Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica na Pespecitiva de Visão humanista
Advertisements

RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Metodologia de Pesquisa
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Prof. Dirce Stein Backes
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Trabalho em equipe na Atenção Hospitalar
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
A Ética Médica na Informatização da Relação Humana Médico-Paciente
Habilidades em Comunicação V
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Currículo por Competências e Habilidades.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
A Sociedade humana: generalidades
Universidade Federal de Uberlândia
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Os PCN e o Ensino Médio.
Transformação com as PIC
Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA POR ELETROACUPUNTURA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE: Enfermeiras.
Universidade Castelo Branco
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves. Artigo: “ A SOCIOLOGIA (DA SAÚDE) NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Departamento de Ciências Socias/ MONITORIA

Pesquisa Trabalho feito em 2006, pelo Departamento de Ciências Sociais ao Curso de Enfermagem da UFPB; Importância da disciplina para a formação do profissional de Enfermagem; Integração da monitoria do curso com a pesquisa

Objetivo Importância das Ciências Sociais para a formação do profissional de Enfermagem;

Onde tudo começou Século XVIII - auge das ciências naturais, pois eram as únicas ciências que relatavam a verdade inquestionável, ou legítima; Século XIX – começa a surgir a necessidade de se estudar as transformações sociais, daí surgem as Ciências Humanas;

Sociologia Se destaca a partir do século XIX, e tem como principal representante, August Comte, quando recebe sua certidão de nascimento, pois este estudioso; Comte, tenta aplicar os princípios teóricos e metodológicos das Ciências Naturais às Ciências Humanas – Sociologia; Comte – Sociologia é a rainha das ciências.

Mudanças Rapidamente, a Sociologia que surge como uma ciência geral, perde valor, pois as ciências naturais são incontestáveis; Ciências Naturais – objetividade Ciências Humanas – Subjetividade.

Ciências Naturais Especialização das ciências; Reducionismo prejudicial a realidade; Divisão do corpo em várias especialidades; Não dá a importância as ciências humanas;

Ciências Sociais Ocupa lugar, ainda, periférico para os profissionais de saúde; Os Alunos acham a disciplina interessante, mas não vêem a importância dela para a vida profissional; Provocam a interdisciplinaridade entre as ciências; Estuda a realidade, suas transformações e ética entre os profissionais.

Medicina Social Século XIX; Surgiu com a necessidade de compreender os fatores sociais, econômicos e sociais do desencadeamento das doenças; Será mais presente na segunda metade do século XX, com o questionamento do modelo biomédico.

Brasil - 1970 Aparecimento dos estudos sociológicos no Brasil, para com as ciências médicas, ampliando a compreensão do processo saúde-doença; Capacitação do profissional de saúde;

Médicos e outros Profissionais de Saúde – mudança de paradigmas Paciente como ser passivo; Corpo doente – tratamento em retalhos, especificado; Medicina Alternativa – Homeopatia; Interdisciplinaridade – políticas de saúde;

DCN – Diretrizes Circulares Nacionais Os cursos de Enfermagem incluíram em suas grades curriculares a Sociologia e a Homeopatia, como ciências que contribuem de maneira humanista nos procedimentos e tratamentos com os pacientes;

DCN – Diretrizes Circulares Nacionais Resolução CNE/CES nº03/2001, artigo 5º - “o profissional deverá atuar compreendendo a natureza humana e suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas, estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social suas transformações e expressões”.

Enfermagem - UFPB A Sociologia é importante para os alunos, no que tange a vida profissional, porque os ajuda a enxergar os fatos em uma visão macro dos fatos sociais, da realidade dos pacientes, de maneira digna e eficiente, ou seja, através da saúde coletiva.

SUS – Sistema Único de Saúde Implantou o modelo de saúde coletiva; Prevenção e promoção da saúde; Profissionais centrados na humanização – o paciente não é máquina e sim um ser pensante. Contribuição com os fatores externos para o estabelecimento da boa saúde.

Metodologia da Pesquisa Entrevistas semi-diretivas; Questionários abertos; Pesquisas bibliográficas; Análise dos Dados.

Resultados Ainda não tem resultados concretos; A importância da Sociologia para a Enfermagem; Programa saúde da família; SUS – conceito ampliado de saúde; O enfermeiro como profissional independente –não submisso ao médico.

Conclusão Há o reducionismo profissional da área médica, mas já é perceptível mudanças, devido a inserção das Ciências Sociais neste processo.