CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

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Transcrição da apresentação:

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES Aula 06 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Evolução nos conceitos relacionados aos SI Evolução dos Sistemas de Informação Evolução nos conceitos relacionados aos SI ANOS 70 ANOS 80 ANOS 90 ANO 2000 Infra-estrutura Integração Arquitetura Redes Processamento de dados Sistemas de informação Tecnologia de informações Sistemas inteligentes Apoiar o negócio Executar o negócio Transformar o negócio Vantagem Competitiva

PAPÉIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Classificação dos SI Apoio à Vantagem Estratégica Tomada de Decisão Gerencial Apoio às Operações SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE SUPORTE A DECISÃO

Informações x Estrutura Organizacional Vendas e Marketing Produção Finanças Contabilidade Recursos Humanos Nível Operacional Nível de Conhecimento Nível Gerencial Nível Estratégico Gerentes Seniores Gerentes de Nível Médio Trabalhadores de Dados e do Conhecimento Gerentes Operacionais Tipo de Sistema Grupos Assistidos

Classificações Operacionais e Gerenciais dos SI Sistemas de Informação Sistemas de Apoio às Operações Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas Colaborativos Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva

Principais tipos de SI Sistemas de Processamento de Transações – SPT Sistemas de Informações Gerenciais – SIG ERP - Enterprise Resource Planning CRM - Customer Relationship Management SCM - Supply Chain Management Sistemas de Comércio Eletrônico Sistemas de Automação de Escritório – SAE Sistemas de Apoio a Decisão – SAD (BI e Data Mining) Sistemas de suporte ao trabalho em grupo – Groupware Portais, Intranets e Extranets Sistemas Especialistas Sistemas de Inteligência Competitiva Sistemas de Informações Geográficas

Tomada de Decisão Decisão Estruturada: relacionadas a atividades que podem ser automatizadas e padronizadas. As decisões são tomadas em nível operacional, não dependendo de intervenção direta do gerente. Exemplos: pedido de compra com base no nível de estoque; troca de produto com defeito aparente. Decisão Não-estruturada: relacionadas a situações originais, não rotineiras e que dificilmente poderiam ser padronizadas. As decisões têm como ponto central o processo de julgamento e decisão do gerente. Exemplos: escolha da capa para uma edição da revista; contratação de um novo Gerente. Decisão Semi-estruturada: com características estruturadas e não estruturadas. Exemplos: definição de turnos de trabalho e plantões; definição de produção de produtos de acordo com a demanda projetada para o mercado.

SI x Tomada de Decisão NÍVEL ORGANIZACIONAL TIPO DE DECISÃO SPT SIG SAE SIG STC SAD SIE TIPO DE DECISÃO OPERACIONAL CONHECIMENTO GERENCIAL ESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO SEMI- PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS

Classificação dos Sistemas de Informação

Sistemas de Processamento de Transações - SPT Também chamados de “Transacionais”, representam a aplicação dos conceitos de informação e tecnologia para transações empresariais rotineiras, repetitivas e comuns, mas críticas para as funções diárias da empresa. Foram os primeiros sistemas desenvolvidos para substituir ações manuais por ações computadorizadas.

Características dos Sistemas Transacionais Suportam as operações do dia-a-dia da empresa; Registro e controle das transações básicas da empresa; Processam grandes volumes de dados; Necessitam de alta velocidade de processamento; Exige grande capacidade de armazenamento; Os dados recebidos e enviados são organizados e formatados de modo padrão; Orientados para necessidades funcionais bem estabelecidas; Pouca complexidade de cálculos (operações matemáticas e estatísticas simples; Os dados são atualizados continuamente ao longo do dia. Necessita alto nível de precisão, integridade de dados e segurança; Requer muita confiabilidade de processamento.

Exemplos de Sistemas Transacionais São sistemas cujo principal propósito é responder questões de rotina: Quantas peças existem no estoque? Quanto dinheiro precisamos para pagar as contas deste mês? Para responder esses tipos de questões a informação deve ser facilmente acessível, atual e precisa. Exemplos: Folha de pagamento; Faturamento; Controle de contas a receber; Controle de estoque; Controle de Vendas (PDV); Etc.

Conclusão sobre os Sistemas Transacionais Constituem a espinha dorsal dos sistemas de informação de uma organização, pois capturam, processam e armazenam fatos sobre as operações fundamentais da empresa. Os dados capturados pelos Sistemas Transacionais são automaticamente utilizados pelos outros sistemas de informação da organização. Como em qualquer estrutura, os demais sistemas de informação de uma organização serão tão bons quanto a base que os sustenta.

Sistemas de Informações Gerenciais - SIG Um SIG tem por objetivo fornecer detalhes sobre as operações regulares da empresa aos seus Gerentes. SIG’s fornecem informações para que os Gerentes possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade. Está ligado ao nível tático da organização. Os SIG’s juntos auxiliam o alcance das metas da organização.

Sistemas de Informações Gerenciais - SIG Um SIG fornece informações que darão suporte a tomadas de decisão que serão mais efetivas. Um SIG também fornece informações sobre as operações diárias, aumentando a eficiência e, assim, agregando valor aos processos da organização. Cada SIG compreende um conjunto integrado de subsistemas organizados de acordo com cada departamento funcional da organização. A principal fonte de informações dos SIG’s são os Sistemas Transacionais da organização.

Características de um SIG São projetados para servir o monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas da média gerência (nível tático). Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações. Freqüentemente respondem questões “o que/quanto ... se”: Qual seria o impacto na produção de brinquedos se as vendas para o Natal crescerem 30%? Quanto economizaremos em deslocamentos se modificarmos os roteiros de venda?

Sistemas de Suporte a Decisão - SAD Utilizados para dar suporte a tomada de decisões relacionadas a problemas ou situações específicas. Visa aumentar a efetividade das decisões sobre problemas não-estruturados ou semi-estruturados. Utilizados pelos profissionais de nível tático-estratégico.

Tipos de Sistemas de Informação

SI’s são soluções integradas Nenhum Sistema sozinho engloba todas as atividades da empresa inteira. Os Sistemas de Informação levam em conta os Processos Organizacionais, que normalmente são orientados por especialidades funcionais. Portanto, é natural que áreas com processos específicos tenham seus próprios SI’s. Importante: a informação deve circular dentro da organização, portanto é fundamental que os SI’s “conversem” entre si.

Integração de SI’s = Integração da Organização Produção/ Operações Marketing Administração de Recursos Humanos Finanças Contabilidade

MODELO DE INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS As informações podem ser estruturadas em níveis ou tipos de informação: Estratégica Gerencial/Tática Operacional Podem estar distribuídas nas respectivas funções organizacionais.

MODELO DE INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS Função Organizacional: Serviços Hoteleiros NI Módulo: Recepção (Check-in e check-out) Estratégico valor total das despesas versus quantidade de acompanhantes nr de dias do hóspede no hotel versus nr médio de dias de hspedagem Gerencial Quantidade de acompanhantes Nr de dias no Hotel Valor total das despesas Operacional Nome do hóspede Tipo de unidade habitacional (apto individual, coletivo, luxo) Preço da unidade habitacional Data de entrada Data de saída Nome da refeição predileta

MODELO DE INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS Função Organizacional: Financeira NI Módulo: Contas a Receber Estratégico Valor total das contas a receber versus valor total de contas a pagar Valor total das contas a receber versus valor líquido da folha de pagamento % do valor de contas a receber versus valor do fluxo de caixa Gerencial Valor total de contas a receber Quantidade de títulos pagos Número de inadimplentes Operacional Nome do cliente Valor nominal do título Data de vencimento do Título Data de pagamento do Título Nome do banco recebedor MODELO DE INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS

EXERCÍCIO Escolha três funções organizacionais de sua empresa e proceda a estruturação das informações segundo o nível estratégico: Função Organizacional: NI Módulo: Estratégico Gerencial Operacional