Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
A Gestão Social pode ser vista como...
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Avaliação da situação de saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
PLENÁRIA FINAL.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Avaliação na Atenção Básica
PES – Plano Estadual de Saúde
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação da Implantação da LCGP
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
Encontro Estadual do PMAQ
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
DAB e-SUS Atenção Básica
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015

Regiões participantes do Projeto QualiSUS-Redes

O Projeto QualiSUS-Rede abrange duas grandes frentes de trabalho:   Componente 1: Abrange 15 Subprojetos Regionais voltados à implementação de RAS ou de estratégias que promovam sua implantação e consolidação com execução financeira do Governo Estadual. Componente 2: Abrange um conjunto de intervenções sistêmicas estratégicas centradas em prioridades nacionais e execução financeira do Governo Federal.

Principais linhas de intervenção propostas pelos Subprojetos Regionais Temáticas Regiões de caráter Interestadual: mecanismos de governança Transporte Sanitário Eletivo Regulação Linhas de cuidado Qualificação da AB Qualificação no âmbito das Redes Temáticas Estruturação física e adequação tecnológica de pontos de atenção e pontos de apoio diagnóstico

Dimensão de Acompanhamento da execução do Projeto QualiSUS Dimensão Administrativa Prestação de contas com apresentação da documentação suporte a comprovação de gastos (Notas fiscais e Ordens Bancárias). Responsável: SES e MS Verificação da conformidade documental dos processos de aquisição e comprovação de gastos. Responsável: CGU

Dimensão de Acompanhamento da execução do Projeto QualiSUS Dimensão Técnico-Política Implementação das ações previstas nos Subprojetos Regionais Responsável: SES e SMS Verificação da implementação Responsável: UGP e BIRD Pesquisa Avaliativa Responsável: UGP e LASER/ENSP

Intervenções Sistêmicas Estratégicas Componente 2 Intervenções Sistêmicas Estratégicas Abrange um conjunto de intervenções sistêmicas estratégicas centradas em prioridades nacionais e execução financeira do Governo Federal.

Implantação da Gestão de Custos em Hospitais Apoiar tecnicamente os Núcleos de Economia de Saúde – NES nas regiões do QualiSUS-Rede, quanto à implementação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC); Disponibilizar o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS – APURASUS juntamente com treinamentos e apoio técnico que viabilizem a sua utilização.

Qualificação da Gestão de Tecnologias Médico-Hospitalares nas RAS Levantamento situacional sobre a capacidade instalada existente nos territórios para gestão de tecnologias em saúde em unidades hospitalares; Curso EAD - Qualificação 500 profissionais com o objetivo de elaborarem projetos executivos para a implantação de metodologias para gestão de tecnologias em saúde, desde a manutenção dos equipamentos hospitalares, a retirada de tecnologias obsoletas e a elaboração de pareceres técnicos científicos para análise de novas tecnologias pautadas para incorporação no sistema de saúde.

Apoio a Implantação do ESUS-AB O objetivo central dessa aquisição é de apoiar a implantação do e-SUS-AB (e - Sistema Único de Saúde - Atenção Básica) nas Unidades Básicas de Saúde das regiões do Projeto QUALISUS Redes. Envolve a aquisição de equipamentos de informática para melhoria da infraestrutura tecnológica nas UBS

Gestão da Assistência Farmacêutica Qualificação da Assistência Farmacêutica e implantação do Sistema informatizado HORUS para gestão da Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde das Regiões do Projeto QualiSUS-Rede e Projeto Piloto de Cuidado Farmacêutico na AB para implantação de serviços de clínica farmacêutica

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando a uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

QualiSUS-Rede articulado ao QUALIFAR-SUS Informatização dos estabelecimentos de saúde EAD QualiSUS-Rede para equipe da AF Pesquisa da AF nas RRAS e Base de Dados de Ações e Serviços da AF Piloto - Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica Contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos no SUS, de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas na Assistência Farmacêutica, considerando área física, os equipamentos, mobiliários e recursos humanos. Promoção da educação permanente e capacitação dos profissionais de saúde para qualificação das ações de Assistência Farmacêutica voltadas ao aprimoramento das práticas profissionais no contexto das redes de atenção à saúde Produzir documentos técnicos e disponibilizar informações que possibilitem o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços de Assistência Farmacêutica Inserir a Assistência Farmacêutica nas práticas clínicas visando a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados à farmacoterapia.

Unidade de Gestão do Projeto UGP QualiSUS-Rede 61 3315.3509 qualisus@saude.gov.br www.saude.gov.br