19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que.
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Nosso coração está sempre insatisfeito
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
primeiro, que seja aquele que
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
Jesus, no deserto era guiado pelo Espírito e foi tentado.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
O Verbo se fez carne.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Ao longo da história, Deus toma a iniciativa de chamar o ser humano para participar de seu projeto de salvação e espera respostas audaciosas, como a.
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
IGREJA CORPO DE CRISTO 4ª Aula – “Pão e Vinho”
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
EU SOU A VIDEIRA! MEU PAI O AGRICULTOR! 5º domingo da Páscoa
Quem sou eu? Catequese 2.
4º DOMINGO DA QUARESMA 4º DOMINGO DA QUARESMA 18 de março de Aprofundando os textos bíblicos: 2Crônicas 36, ; Salmo 137(136); Efésios.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,
A Liturgia fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1ª Leitura Elias recebe no deserto um "pão do céu"
Texto: João 6, Tempo Comumo 19 –B- / Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez Cabriada. Música: Bach. Ária da suite en ré. Era muito lógico que.
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens.
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis ; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15.
TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DOS CÉUS !
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012

Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51

A proclamação de Jesus: Eu sou o pão que desceu do céu, transcende as expectativas humanas. Deus responde aos apelos do povo não mais com um dom perecível, como o maná do deserto, mas com o dom do próprio Filho.

Por ser o revelador do Pai, Jesus afirma: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair (v.44). A fé é dom que leva a participar do diálogo amoroso entre o Pai e o Filho.

Em todas as pessoas que aderem a Cristo, realizam-se as promessas proféticas, onde todos serão discípulos do Senhor (v.45; cf. Is 54,13). Acreditar e escutar Jesus, Palavra do Pai, alimenta a vida, que permanece para sempre.

. A participação na vida eterna começa no presente através do acolhimento a Jesus, pão vivo que desce do céu. Ele entrega sua existência como Cordeiro de Deus para libertar o mundo da opressão do pecado (1,29).

O pão que Jesus oferece é símbolo de sua carne doada para a vida do mundo. Comer deste pão é recordar sua entrega, comprometendo-se com seu projeto de amor

Elias, na 1ª leitura, 1Reis 19,4-8 perseguido por causa de sua atuação profética, foge para o deserto e revive a experiência da fé de seu povo. Em meio às adversidades, o pão oferecido pelo anjo dá força para que o profeta continue a caminhada até ao monte de Deus, o Horeb.

O salmista, Salmo 34(33) Após a experiência de ser salvo, convida a provar e ver como o Senhor é bom.

A 2ª leitura Efésios 4,30-5,2 Ressalta que fomos selados com o Espírito Santo para vivermos a compaixão, o perdão mútuo, o amor oblativo, a exemplo de Cristo.

ATUALIZANDO Jesus se oferece como pão vivo, enviado pelo Pai para nos saciar plenamente. Seu ensinamento e atitudes nos direcionam para a vida que permanece para sempre. Como Elias, a força do alimento oferecido por Deus, sustente a nossa caminhada de libertação.

A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO Jesus continua ensinando o verdadeiro sentido de sua pessoa. Assim como Jesus, sejamos pão vivo repartido para a vida do mundo na esperança de um dia habitar para sempre no banquete do Reino celeste.

REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

FIQUEM COM DEUS ! Marineves JESUS DE LIMA