Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Plano Básico de Comunicação Interna
Curso Informática Básica
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
AS TICS E A ESCOLA.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PROJETO DE INFORMÁTICA
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pederneiras- São Paulo
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PROINFO BAHIA Encontro Regional do ProInfo Integrado Nordeste I – Edição 2010 MACEIÓ/AL.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Portal Educacional Clickideia
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
As TECNOLOGIAS na minha escola
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Laboratório de Ensino a Distância
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
1ª Formação de Professores Coordenadores
& PROJETO CDI COMUNIDADE GOODHART PARCERIA GOODHART FOUNDATION.
Projeto Aluno Monitor em Ação
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Alfabetizando com informática
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
PLANO DE AÇÃO
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Questões dos diretores das escolas rede municipal de Betim.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Oficinas do PAIR- Minas Teófilo Otoni – MG. O convite: Teófilo Otoni, 10 de Agosto de Oficio Nº. 327/2009 Prezados(as) Senhores(ras) Comunicamos.
Transcrição da apresentação:

Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega Projeto: SOMOS MÉLEGA Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega

Apresentação Resgatar e fortalecer as relações de comunicação da comunidade escolar. Esta é a motivação e o desejo deste projeto que busca parcerias nas pessoas (Gestão, educandos, educadores e funcionários)

Justificativa Diariamente, ouvimos que os pais não se importam com a vida escolar dos filhos e que sem o apoio da família a escola tem que trabalhar sozinha. Por outro lado muitos pais alegam dificuldades para acompanhar e cobrar o desempenho dos filhos por falta de conhecimento das disciplinas ou falta de tempo. Muitos pais não se sentem parte da escola ou não sentem necessidade de participar da vida escolar do filho. É preciso que os pais sejam parceiros da escola, assim também é necessário que a escola abra espaço e crie estratégias para que a família possa participar mais ativamente buscando uma educação diferenciada e de qualidade sustentada nas relações e na comunicação. Diante destas indagações e demanda, é preciso estabelecer o diálogo. O uso da tecnologia em especial os recursos da web 2.0 disponíveis na escola e acessível a grande parte das pessoas em casa, no trabalho e até mesmo em Lan Houses e Telecentros, pode ser uma das estratégias adotadas pela escola para tentar suprir uma das dificuldades alegadas pelos pais, a falta de tempo e a distância. Esses recursos permitem estabelecer um diálogo entre as partes, permitir aos pais o acesso ao conteúdo e atividades desenvolvidas, e informações no momento em que ele tiver o tempo disponível para acessá-las.

Público - alvo Comunidade escolar

Objetivo Mobilizar ações que possibilitem uma educação diferenciada e de qualidade sustentada nas relações e na comunicação família/escola.

Metodologia Fazer um levantamento para identificar quantos possuem acesso à internet. Apresentar os espaços virtuais que a escola já possui fazendo uma apresentação no dia de reunião de pais Levantar a hipótese de aceitação de oficinas para os pais conhecerem os recursos e ferramentas da web 2.0 Criar oficinas em parceria com os alunos monitores em vários horários para atender o maior número de pais. Intensificar a produção de conteúdo disponível no Multiply (rede social onde a escola mantém uma página) em parceria com Gestão e professores da Unidade. Realizar de forma colaborativa utilizando todos os recursos, inclusive web, um documentário “Somos Mélega” resgatando a memória das pessoas com relação ao já vivido na escola , identificando que a escola são “todos”, repertoriados pela exposição “Um bilhão de outros” visitada pelos alunos monitores em 2011, e no Projeto Nossa Escola tem História realizado colaborativamente em 2009. Apresentação do documentário produzido. \

Equipe Responsável Regina Célia F. B Gavassa (POIE) Alunos monitores Gestão (Direção/Assistente/CP)

Recursos Materiais disponíveis: Laboratório de informática (21 computadores com internet) Filmadora digital Câmera digital Projetor multimídia Recursos Humanos Professora responsável: Regina C. F.B.Gavassa (04 horas aulas semanais) Grupo de até 20 alunos (04 horas aulas semanais)

Parcerias Educadores Educandos Funcionários Gestão Pais

Diagnóstico de evolução e melhoria do rendimento escolar do aluno Instrumentos de Avaliação Formulário disponível na web para identificar a participação e aceitação pelos pais Diagnóstico de evolução e melhoria do rendimento escolar do aluno Diagnóstico de melhoria nas relações aluno/escola, pais/escola.

Cronograma Junho /Julho – Levantamento de dados e hipótese de formação de oficinas e apresentação dos espaços virtuais. Agosto – Realização das Oficinas. Setembro/Outubro – Ações de divulgação e filmagem de cenas para o documentário. Novembro - Edição de vídeo Dezembro – Apresentação do Documentário produzido.