Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
“leitura é um processo de seleção que se dá como um jogo, com avanço para predições, recuos para correções, não se faz linearmente, progride em pequenos blocos ou fatias e não produz compreensões definitivas.” Marcuschi “leitura é uma atividade de construção de sentido que pressupõe a interação autor-texto-leitor, é preciso considerar que, nessa atividade, além das pistas e sinalizações que o texto oferece, entram em jogo os conhecimentos do leitor.” Ingedore Kock Ingedore Kock
“(...) uma atividade interativa altamente complexa (...), que se realiza, evidentemente, com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na forma de organização, mas que requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes e a reconstrução deste no interior do evento comunicativo. O sentido de um texto é, portanto construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação.” (KOCH 2002)
“(...) atividade cognitiva que realizamos quando reunimos algumas informações conhecidas para chegarmos a outras informações novas”. (MARCUSCHI, 1996) “(...)[inferências] são conexões que as pessoas fazem quando tentam alcançar uma interpretação do que lêem ou ouvem, isto é, o processo através do que o leitor (ou ouvinte) consegue captar, a partir do significado literal do que é escrito ou dito, o que o escritor (falante) pretendia vincular”. (BROW e YULE apud KOCH e TRAVAGLIA, 1993) (BROW e YULE apud KOCH e TRAVAGLIA, 1993)