Pré-vestibular Quilombo Ilha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Prof. Leonardo Queiroga
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Orações Subordinadas Substantivas
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Frase - Oração - Período
MORFOSSINTAXE Classes de palavras.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio.
Gramática da Sapatilha
ROTEIRO DE ESTUDOS 2º. ANO Ensino Médio
Análise Sintática.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Orações Subordinadas Substantivas
Frase - Oração - Período
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
Sintaxe.
SÉTIMO V.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
DISCIPLINA: Português
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
Adjunto Adnominal X Complemento Nominal
As palavras que, se e como.
{Períodos, Frase, Oração
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Classe de palavras.
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Orações Subordinadas Substantivas
Classe de Palavras Invariáveis
Conectivos – Preposições e Conjunções
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Adjunto adnominal Adjunto adverbial
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
TERMOS RELACIONADOS AO NOME PROFª.: ALINE BERNAR MATÉRIA: GRAMÁTICA.
Sintaxe da Frase - Funções sintáticas - Complementação do verbo AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do português. p e PERINI,
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Resumo Assuntos estudados
Análise sintática e classe gramatical
Funções morfológicas da partícula que
Termos Essenciais e acessórios. Classificações FEncontra-se com frequência nas gramáticas tradicionais a classificação das funções sintáticas como “essenciais”
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Ensino Fundamental - 6º Ano
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

Pré-vestibular Quilombo Ilha Professora Vilma Paixão

CLASSIFICAÇAO GRAMATICAL/FUNÇÕES SINTÁTICAS MORFOSSINTAXE CLASSIFICAÇAO GRAMATICAL/FUNÇÕES SINTÁTICAS

MODIFICADORES NOMINAIS

SUBSTANTIVO (NÚCLEO) São palavras que dão nomes aos seres – reais ou imaginários -, nos quais incluem as pessoas, lugares e instituições, bem como estados, qualidades, ações e noções tomados como seres.

FUNÇÃO SINTÁTICA Núcleo do grupo nominal (sujeito,   adjunto adnominal, objeto – direto ou indireto -, complemento nominal)

ARTIGO São palavras variáveis em gênero e número que antecedem os substantivos, determinando-os de modo particular ou de modo genérico.

FUNÇÃO SINTÁTICA ADJUNTO ADNOMINAL

É a palavra variável que especifica o substantivo, caracterizando-o. ADJETIVO É a palavra variável que especifica o substantivo, caracterizando-o.

Mais de uma palavra que desempenha o valor de adjetivo. LOCUÇÃO ADJETIVA Mais de uma palavra que desempenha o valor de adjetivo.

FUNÇÃO SINTÁTICA Determinante do núcleo nominal. predicativo do sujeito ou do objeto , adjunto adnominal.

NUMERAL É a palavra que indica uma quantidade definida de pessoas, ou o lugar que elas ocupam numa série.

Os numerais adjetivos apresentam as mesmas funções de um adjetivo Os numerais adjetivos apresentam as mesmas funções de um adjetivo. Os numerais substantivos, apresentam as mesmas funções de um substantivo.

PRONOME São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere. Falar sobre pronomes substantivos e pronomes adjetivos

FUNÇÃO SINTÁTICA Os pronomes adjetivos ocupam as mesmas funções sintáticas dos adjetivos. Os pronomes substantivos ocupam as mesmas funções sintáticas dos substantivos.

MODIFICADORES VERBAIS

ADVÉRBIOS a) O orador começou o discurso apressadamente. b) O orador começou o discurso às pressas. c) O orador começou o discurso assim que a plateia acomodou-se.

ADVÉRBIOS Os três destaques modificam a forma verbal começou e por isso são advérbios. Observe: a) A febre da criança estava muito alta. b) A criança estava muito mal. Ex. O deputado mostrou-se satisfeito. Satisfeito pode mudar de gênero, logo é adjetivo e não advérbio.

ADVÉRBIOS No primeiro exemplo, a palavra muito refere-se ao adjetivo alta – o que por sua vez, liga-se ao substantivo febre . Desta forma muito é um advérbio que modifica o adjetivo.

ADVÉRBIOS Já no segundo exemplo, ele modifica o advérbio mal – o que por sua vez relaciona-se com o verbo estava. Dessa forma, muito é um advérbio que modifica outro advérbio.

FUNÇÃO SINTÁTICA Adjunto Adverbial

PALAVRAS DE LIGAÇÃO E INTERJEIÇÕES Preposições e conjunções são elementos de ligação entre palavras(PREPOSIÇÕES) e orações (CONJUNÇÕES):

PALAVRAS DE LIGAÇÃO E INTERJEIÇÕES 1. As preposições vinculam um termo dependente a um principal, estabelecendo relações de posse ( o carro de Marcelo), lugar ( ficar em casa), causa ( gritar de dor), etc. 2. Isoladamente a preposição não tem significado.

PALAVRAS DE LIGAÇÃO E INTERJEIÇÕES 3. Tanto a conjunção como a preposição são invariáveis. 4. Nem preposição nem conjunção tem função sintática.

PALAVRAS DE LIGAÇÃO E INTERJEIÇÕES 5. Um grupo de palavras com valor de conjunção é uma Locução Conjuntiva (por mais que, já que), com valor de preposição é uma locução prepositiva (de acordo com, abaixo de).

PALAVRAS DE LIGAÇÃO E INTERJEIÇÕES Dizemos que as preposições ou locuções prepositivas , assim como as conjunções ou locuções conjuntivas tem VALOR CONECTIVO.

INTERJEIÇÕES E “OUTRAS PALAVRAS” Além das preposições e conjunções, outros termos não exercem função sintática alguma dentro das orações: as Interjeições e as chamadas palavras Denotativas.

INTERJEIÇÕES E “OUTRAS PALAVRAS” 1. Interjeições são palavras usadas para exprimir emoções e sentimentos. Não variam (Oh! Oba!). 2. Os grupos de palavras usadas para a mesma finalidade são as Locuções interjetivas (Puxa vida!, deus me livre!).

INTERJEIÇÕES E “OUTRAS PALAVRAS” 3. Os termos de Valor Interjetivo (interjeições e locuções interjetivas), além de não terem função sintática, não fazem parte das estruturas oracionais e são consideradas palavras-frase.

INTERJEIÇÕES E “OUTRAS PALAVRAS” 4. O que chamamos de “outras palavras” são termos que não se enquadram em nenhuma das dez classes gramaticais e que a NGB classifica como palavras e locuções denotativas. Esses termos podem exprimir designação(Eis aqui teu filho), realce (Eu é que pago) entre outros. NGB – Nomenclatura Gramatical Brasileira

FIM