Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

Os caminhos da gestão da saúde em MS
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Saúde – Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília, DF, agosto de 2011.
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Proposta de Repactuação dos Recursos dos Planos de Educação Permanente em Saúde 2007 e 2008, considerando o Plano Operativo Estadual da Redução da Mortalidade.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
REDE MATERNO-INFANTIL
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Recomendações para elaboração do Plano de Ação
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
A atenção obstétrica, neonatal, infantil e os desafios para alcançar os ODM 3, 4 e 5
Algumas ações do prestador hospitalar que podem impactar no coeficiente de mortalidade e morbidade infantil de uma população.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
1. Redução da transmissão do HIV em 50% até Redução da transmissão do HIV em 50% entre pessoas usuárias de drogas até Eliminação da transmissão.
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
PLANO DE BACIAS COMITÊS-PCJ 2004/2007
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
OFICINA ANS Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças
José Alberto Ribeiro Carvalho
Compensação de Especificidades Regionais
“A SITUAÇÃO DE SAÚDE NO PARANÁ” Departamento de Vigilância Epidemiológica - DEVE Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS SESA - PARANÁ Curitiba,
Regionalização Solidária.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Rio Verde - Goiás - Brasil
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Atenção Básica em Saúde
Saúde Integral da Criança
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Saúde Mais Perto de Você.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Rede Cegonha João Henrique T. Araújo da Silva André Bento Chaves Santana Rubens Carvalho Silveira.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos

Seguimento no Parlamento Brasileiro e as recomendações da Comissão de Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças.

Redução da Morbi Mortalidade Materna e Mortalidade Infantil (ODM Nº 4 e 5) Reunião Regional na Guatemala, de 22 a 24 de Outubro de 2012. Delegação Brasileira e seus compromissos.

2. Ações concretas na Câmara Federal: Pronunciamentos em 12 de Novembro de 2012 e em 05 de Dezembro de 2012. Proposta da Comissão destinada a tratar do Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças. Realização de Audiências Públicas na Comissão, nos Estados e Municípios. Criação de Frente Parlamentar. Marco Legal, Leis e Projetos que tratam do tema. Integração dos parlamentos em torno do tema.

Marco Legal O pacto pela redução da Mortalidade Infantil é um compromisso do Governo Federal, que segundo as fontes do Ministério da Saúde, tem a proposta de reduzir em, no mínimo, 5% ao ano a Mortalidade Infantil. O diagnostico no Brasil é que a mortalidade infantil mantém tendência contínua de queda desde 1990, passando de 47,1 óbitos para 19,3 mortes para cada mil bebês nascidos, uma redução de 59,7%. Projeto de Lei nº5644 de 2005 institui o ano de 2007 como “Ano de Combate à Mortalidade Materna”.

PORTARIAS Portaria GM nº 1459, de 24/06/2011 – institui a rede cegonha. Portaria GM nº 2351, de 05/10/2011 – altera a portaria GM nº1459, de 24/06/2011: Artigo 10 modifica a alínea “b” do inciso II e inclui o parágrafo 12; Anexos II e V tem uma nova redação; Portarias SAS nº 650, de 05/10/2011 – dispõe sobre os planos de ação regional e municipal. Portaria Conjunta SAS/SE nº4, de 09/11/2011 – dispõe sobre os kits para as UBSF, gestantes e parteiras.

PORTARIAS Portaria GM nº68, de 11/01/2012 – institui benefício para deslocamento da gestante (pré natal e parto). Portaria GM nº77, de 12/01/2012 – dispõe sobre teste rápido HIV e sífilis. Portaria GM nº930, de 10/05/2012 – define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém – nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de UTI Neonatal.

PORTARIA Portaria GM nº1286, de 22/06/2012 – aprova a Etapa I do Plano de Ação da Rede Cegonha do Ceará. Portaria GM nº1918, de 05/09/2012 – autoriza o repasse de recursos, em parcela única, para Estados e Municípios, referentes aos novos exames do Componente Pré – Natal da Rede Cegonha do ceará. Portaria GM n°2829, de 14/12/2012 – habilita o Estado na Fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal.

3.Parlamento e seu papel fiscalizador do Executivo: Financiamento do Sistema. Acompanhamento das Politicas Públicas. Metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

4. Reunião de trabalho da Delegação Brasileira nos dias 4 e 5 de Abril.

Obrigado. Deputado Federal João Ananias.