Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa.

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Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa

Introdução ao Java 2 Histórico do Java Em 1991 a Sun Microsystems financiou uma pesquisa sobre o que seria a nova onda digital. Desta pesquisa resultou a criação da linguagem OAK (baseada em C++). Depois descrobriram que já existia uma linguagem chamada OAK. Em 1995 Java foi anunciada formalmente em uma conferência. Diferentemente de outras linguagens que são compiladas para código nativo Java é compilado para um “bytecode” que é executado por uma “máquina virtual”. Java foi preparada para se mover em redes de dispositivos heterogêneos, como a Internet. Ela chamou o interesse por causa do grande interesse do mercado de negócios sobre programação na WEB. Desde seu lançamento em 1995 Java foi adotado mais rápido do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação. Ela continua crescendo e hoje é uma referência no mercado de software.

Introdução ao Java 3 Histórico do Java Hoje há ambientes de execução Java presentes em web browsers, mainframes, SOs, celulares, palmtops, cartões inteligentes, entre outros. Hoje Java é usado para: –Aplicativos corporativos de grande porte; –Aprimorar a funcionalidade de servidores WEB; –Fornecer aplicativos para dispositivos portáteis e etc. Java é um padrão de fato, controlado pela JCP (Java Community Process). Em 13 de Novembro de 2006 a Sun lançou a maior parte do Java com software livre sob os termos da licença GPL (GNU General Public License). Em 8 de maio de 2007 a Sun finalizou o processo tornando a maior praticamente todo o código de Java como software de código aberto.

Introdução ao Java 4 Características A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos: –Orientação a Objeto Baseado no modelo de Smaltalk e Simula67; –Portabilidade - Independência de plataforma - "write once run anywhere"; –Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP; –Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução; Programas Java não são traduzidos para a linguagem de máquina não como outras linguagens estaticamente compiladas e sim para uma representação intermediária, chamada de bytecodes. Os bytecodes são interpretados pela máquina virtual Java (JVM - Java Virtual Machine). Novos avanços têm tornado o compilador dinâmico (a JVM), em muitos casos, mais eficiente que o compilador estático.

Introdução ao Java 5 Aprendendo Java Bibliotecas de Classes do Java – APIs Java (Application Programming Interface) Em Java é importante aprender as construções da linguagem, mas tambem é interessante conhecer as classes nas extensas bibliotecas de Java. Para trabalhar com Java iremos usar o J2SE – Java 2 Standard Edition – a sun oferece o J2SE Development Kit – JDF pode ser baixado do endereço Java cresceu tanto que agora tem 2 edições: - J2EE – Java 2 Platform Enterprise Edition – Voltado para o desenvolvimento de aplicativos de rede de grande porte. - J2ME – Java 2 Platform Micro Edition – Voltado para o desenvolvimento de aplicativos de pequenos dispositivos com limitações de memória, como telefones celulares, pagers e PDA’s.

Introdução ao Java 6 Aprendendo Java Para editar um programa Java podemos usar qualquer editor de texto sem formatação. Salvar os programas com extensão.java. Para projetos maiores é interessante usar um IDE – Integrated Development Environments – que fornece ferramentas para o desenvolvimento de software, como editores, depuradores, etc. Estes IDE’s rodam sobre o JDK. Ex: Eclipse, Jbuilder, BlueJ, JCreator etc. Uma vez que o JDK esteja instalado na máquina para compilar devemos invocar o compilador Java com o comando javac –Ex: javac exemplo.java Se não forem encontrados erros, irá compilar e será gerado um arquivo.class Ex: exemplo.class O código fonte é então convertido em bytecodes. Estes serão executados pela JVM.

Introdução ao Java 7 Aprendendo Java Vejamos o código Java de um programa que escreve “Alô mundo!” na tela do computador: //Programa para impressão de uma frase public class Saudacao { //Método principal inicia a execução do //aplicativo public static void main ( String args[ ]) { System.out.println(“Alô mundo!”); } //Fim do método principal } //Fim da classe