Adolescência e Afectos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Colégio Elisa Andreoli
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Mudanças Físicas.
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
O Início da Comunicação
AMOR HUMANO Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Liberdade Trabalho realizado por: Ana Carreira Docente: José António
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Adolescência e Afectos
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Os Conflitos e Questões Mais Importantes da Adolescência
Deus, Espiritualidade e Fé na vida do Adolescente
QUESTÕES AFETIVO-SEXUAIS
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Adolescência.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
FICAR DOS ADOLESCENTES
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Afectos e família.
Os Estudantes e a Leitura
Promover a concórdia.
Relações Interpessoais Na Família
Autobiografia Ilustrada
Quem sou eu? Será que me conheço?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
Escola E. B. 2/3 do Couto Mineiro E. M. R. C
Liberdade Disciplina: EMRC Ano lectivo: 2010/2011
A pessoa humana.
Racismo e Xenofobia Trabalho realizado por:
Fraternidade.
AS DORES DO ABANDONO Ev. Sérgio Lenz Fone (48) MSN:
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Desenvolvimento Físico.
E.B. 2/3 Couto Mineiro Educação Moral Religiosa Católica Professor José Oliveira Ano letivo 2011/2012 Trabalho realizado por: Adriana Silva, nº1 do 8ºB.
Amor e Sexualidade.
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Amor Humano.
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Educação Sexual na Adolescência
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco Rapazes e Raparigas: Educação SexualEducação Sexual Duas formas diferentes de ver o mundo.
Dicas Especiais.
Relatório de Proposta de Projeto
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Edificando Famílias Saudáveis
Adolescência.
Processo de Pesquisa Luciana Oliveira.
Transformando o mundo I João
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
Liberdade Trabalho orientado pelo professor: José António
Adolescência e Afectos
Os anos das grandes oportunidades
As Religiões Abraâmicas
Paz universal.
tempo de mudança e crescimento
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Porque fumam os jovens?.
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Transcrição da apresentação:

Adolescência e Afectos Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro Educação Moral e Religiosa Católica Professor José António Ano lectivo 2010/2011 Adolescência e Afectos Trabalho realizado por: Adriana Silva Nº.1, Inês Teixeira Nº.8 e Vânia Lopes Nº.18

Introdução No âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, o professor propôs-nos a realização de um trabalho com o tema “Adolescência e Afectos”. Iremos falar da Adolescência a nível físico, social e afectivo, da consciência moral, de novos valores, de riscos e problemas, etc…

Adolescência A adolescência é um período muito importante na vida de todas as pessoas, pois é nela que cada um descobre a sua identidade e define a sua personalidade. A adolescência é também uma etapa com grades transformações, dúvidas, angústias e desafios.

Nível Físico A nível físico, há uma discórdia entre o que se é e o que se pensa ser. Às vezes ficamos desiludidos com o nossos corpo, dado que somos influenciados pela comunicação social com imagens de silhuetas e corpos perfeitos, que nos levam a pensar o porquê de não sermos assim.

Nível Afectivo A nível afectivo pode haver desencontros afectivos que se relacionam com a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e de ser amado. Podem surgir dúvidas relativas à sexualidade.

Nível Social Nesta fase da adolescência há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se refugiar em si mesmo. Ele isola-se dos seus amigos e familiares, fugindo à realidade.

Construção da Identidade As alterações da adolescência são vividas por todos os rapazes e raparigas. A adolescência é enfrentada com etapas de preparação para o futuro. O adolescente passará a ser adulto, mas antes terá de mostrar a sua coragem e sentido de responsabilidade.

Amor / Sexualidade A sexualidade é muito importante e contém várias coisas: Afecto; Comunicação; Companhia; Partilha; Reprodução; Amizade; … Todas as pessoas viverão a sexualidade até ao fim da vida.

Riscos/ Problemas Nesta fase da vida, há alguns riscos e problemas. A maior parte dos adolescentes ficam dependentes do telemóvel, do computador e em alguns casos surgem doenças, como a anorexia, bulimia, etc…

Uso do telemóvel O uso do telemóvel é de facto um dos maiores vícios dos adolescentes. Fez-se um estudo numa escola acerca do uso do telemóvel e concluíram que: 93,3% dos pré-adolescentes têm telemóvel; 100% dos alunos do 10º ano possuem telemóvel. Os pré-adolescentes enviam, em média, 84 sms por semana; Os mais velhos enviam quase o triplo - 235 sms por semana.

Consciência Moral A consciência moral é a capacidade de julgar as situações a partir de critérios de valor fundados racionalmente. O adolescente já não evita um determinado comportamento porque os pais lhe dizem para o não fazer; evita-o porque vê nele um mal que prejudica os outros ou a si mesmo.

Bíblia / Amor O amor humano é a grande metáfora para falar de Deus, a referência ao amado e à amada reproduz a história da aliança entre Deus e o seu povo. Deus, por exemplo, exprime a relação que existe entre ele e o povo. O amor não é domínio, nem submissão, nem violência, nem brutalidade, nem realização meramente fisiológica mas é procura e encontro, entrega e doação da totalidade de ser humano.

Novos Valores É na Adolescência que se começa a saber aceitar e lidar com o corpo. O valor dos outros expressa-se em nós pela descoberta da amizade. É nos amigos que confiamos todas as nossas preocupações e sonhos.

Desejo / Namoro É na fase da adolescência que começam a compreender o sexo feminino e masculino. O namoro não é brincadeira mas sim é o momento em que duas pessoas gostam uma da outra.

Conclusão Com este trabalho enriquecemos os nossos conhecimentos sobre a Adolescência. Esperamos que este trabalho tenha sido útil e que tenham aprendido com ele.

Bibliografia Manual de ensino “Desafios 7” http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories& op=view&fokey=ae.stories/9648