O que fazem as RP Um exemplo…
1º passo: um «press release» difundido para os jornalistas
O press release é enviado pela empresa de RP Hill and Knowlton
A quem interessa (‘quem é o proprietário da mensagem?’): Aos diabéticos (e em concreto à Associação de Jovens Diabéticos de Portugal); … teriam muito melhor qualidade de vida se a bomba fosse comparticipada
A quem interessa (‘quem é o proprietário da mensagem?’): A quem tem a patente das bombas electrónicas de insulina (as suas bombas seriam muita mais vendidas) Há duas empresas a comercializar essas bombas em Portugal: a Roche…
E a Medtronic:
Pelos vistos apenas uma das empresas está a trabalhar, através da comunicação social, para conseguir os seus objectivos: Produtos: Bomba de insulina disponível em Portugal Bomba de insulina em Portugal Diabéticos satisfeitos com o novo mecanismo Terapia indicada em crianças
O trabalho de relações públicas tem dois objectivos: - um, menor, que visa dar notoriedade ao produto, torná-lo conhecido e solicitado pelos diabéticos (ou familiares); - outro, principal, que é conseguir que ele venha a ser incluído nas comparticipações do Ministério da Saúde
Enquanto o segundo não for alcançado, o trabalho contínua…