Tecnologia em prol da sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Curso de Inclusão Digital
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Tecnologia da Informação e a Sociedade
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Material Didático Digital Modalidades de Ensino
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Evasão em Cursos A Distância.
Interação com os Alunos
O Cenário Virtual.
Telemedicina - Telessaúde
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Interação na EAD : 4 desafios
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Ambiente Colaborativo Aplicado à Medicina em Câncer Infantil André L. M. Rosa, Thiago T. Lopes, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo Laboratório de Sistemas.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
V Encontro de professores Ferramentas Web no ensino Rui Isidro 17 de Março de 2004.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Internet e Educação.
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Profissões do futuro Fabiano dos Santos n°:11 Phenom.
O Uso Pedagógico do Blog
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Histórico/ Evolução da EaD
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CREDENCIADOS & OPERADORAS ODONTOLÓGICAS – Uma Relação de Cooperação Mútua 5º SINPLO – Maio 2010 Dr. Roberto Porto Santos.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Técnicas e Projeto de Sistemas
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
Videoconferência. O QUE É VIDEOCONFERÊNCIA?  Criado em 1970  É uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Gerência de Projetos Web Prof. Wander Gomes Eglen Mari Akinaga Arquitetura da Informação – T2.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
EAD As perspectivas históricas na área de bioterismo Prof. Flaminio Rangel.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
A Tecnologia e a Terceira idade
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 10 de Junho.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia em prol da sociedade SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA Petiano: Erick Vagner Cabral de Lima Borges.

INTRODUÇÃO O que é videoconferência? Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local. Facilita a comunicação de longa distância. Imagens e sons calculados em tempo real.

INTRODUÇÃO Para que uma videoconferência aconteça são necessários cinco componentes básicos: monitor ou televisor, câmera, microfone, teclado de controle e codec - dispositivo para receber os sinais de vídeo. Revolucionou o sistema de comunicação!!

VIDEOCONFERÊNCIA

FORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA Conferência Ponto-a-Ponto . Conferência Multicast • Cybercast (ou conferência "one-way"). • Conferência em grupo:

alguns softwares CuSeeMe: NetMeeting:

APLICAÇÕES Videoconferência utilizada no ensino a distância. • Aulas interativas. • Realizações de congressos virtuais. •Aumenta o nível de integração e conhecimento. •Age como complemento a educação tradicional.

APLICAÇÕES Videoconferência em Medicina e Saúde • Prepara profissionais da área. • Videoconferências entre escolas médicas e centros de pesquisas, proporcionando troca de experiências de grande valor educacional. • Apoio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)e do Ministério da Ciência e Tecnologia. • Experiências internacionais. • Realização de sessões clínicas.

APLICAÇÕES Videoconferência no Sistema Judiciário •Acelera o processo de interrogatório. •Diminuição dos gastos com escolta de prisioneiros. •Diminuição do contingente de viaturas e policiais. •Evita possibilidade de resgate. •O problema da superlotação carcerária tende a ser minimizada na medida em que os processos serão agilizados. •Possibilidade de arquivamento do interrogatório. • Evita o envio de milhões de ofícios.

APLICAÇÕES Videoconferência no Sistema Judiciário Refutações: • Retira do preso ou acusado o contato físico, causa prejuízo à defesa do mesmo. • O fato do magistrado estar face-a-face com o acusado aumentaria sensivelmente a possibilidade de julgar de forma mais acertada em favor verdade real.

Até quando a Justiça ficará excluída da modernidade comunicacional? “ No arcabouço das leis penais e processuais penais, a relevância é julgar os fatos e não pessoas.” É o que afirma a vertente favorável ao sistema.

OUTRAS APLICAÇÕES Videoconferência no ambiente familiar • Maior interação com familiares distantes. Videoconferência nas empresas • Assuntos que antes seriam tratados com uma viagem hoje são resolvidos através de videoconferências.

OUTRAS APLICAÇÕES Videoconferência nas finanças • Analistas, clientes e negociadores encontram-se por videoconferência para discutir as últimas notícias, seus desdobramentos e as estratégias do dia.

Vantagens Economia de tempo, evitando o deslocamento físico para um local especial. Economia de custos, evitando o gasto com o deslocamento para certo local. Mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente. Compartilhamento de aplicações e informações(transferência de arquivos). Aumenta a produtividade e diminui custos.

Possíveis desvantagens Pode tornar os encontros menos humanizados devido a distância e interferência das máquinas. Pode ter um alto custo pelo fato de ainda não ser algo muito utilizado. Podem faltar em algumas regiões profissionais capacitados para utilizar as ferramentas.

CONCLUSÕES Percebe-se que as atividades realizadas através da videoconferência, auxiliam a todos que não dispõem de tempo ou recursos financeiros para aulas ou qualquer tipo de reunião presencial. Obrigado!!