Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP 24-25 de novembro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
JORNADA PEDAGÓGICA E T A P Ú N I C
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fundação Roberto Marinho
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Pedagogia da pesquisa-ação
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Reorientação curricular
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universitário Empreendedor
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Metodologia do Trabalho Científico
Universidade Federal de Pernambuco
Questionário de Avaliação Institucional
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Salas de Matemática.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
CEPRIL Definindo-se como um Centro de Pesquisas, Recursos, Documentação e Apoio, o CEPRIL foi criado e reconhecido pela PUC-SP na década de 1980 e, desde.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Planejamento e 7 de março de 2014.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Gestão do Conhecimento
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Questionário do Estudante Enade
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Evento junto à COIFFA Organização do Congresso Ibero-americano de Educação Farmacêutica; Objetivo: Promover a troca de conhecimentos e experiências;
Transcrição da apresentação:

Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010 Assessorando professores de inglês em formação continuada

Passos iniciais Programa NAP de extensão, existente desde 1989 Inicialmente, como um Centro de Recursos para professores de Inglês e Português. Centros de Recursos para professores ganharam força nos anos 1960, principalmente na Inglaterra, em função da desarmonia entre a formação recebida em cursos e a realidade das salas de aula.

Centros de Recursos Brown e Halliday (1995) esclarecem que a necessidade de encontrar formas para se resolver o divórcio entre teoria e prática levou à criação de espaços para que professores pudessem compartilhar suas experiências e buscar soluções pedagógicas para as dificuldades vivenciadas. Seus objetivos mais comuns são os de elaborar mecanismos para o aprimoramento profissional de professores que têm dificuldades em se ausentar das aulas para uma formação continuada, e poder criar métodos flexíveis para lidar com situações diversas na sala de aula.

Atividades em Centros de Recursos Um centro de recursos pode tanto oferecer materiais didáticos e pedagógicos, quanto ter seu espaço usado para interação e discussão entre docentes e usuários, e ainda, promover atividades, oficinas, eventos, grupos de estudos, e outras formas de assessoria.

Seus objetivos concentram-se em assessorar professores de inglês em sua formação continuada. Oferece um espaço para que professores possam planejar suas aulas e melhorar seu nível profissional. Disponibiliza, ainda, um acervo com materiais didáticos, teses, monografias, periódicos, livros, dentre outros. Caracteriza-se como uma biblioteca de referência, sem fazer empréstimos, e como um espaço virtual para atualização de professores. Espaço físicoCREALI

Homepage do Programa NAP

Cadernos MAD – Materiais de Apoio Didático Coletânea de reportagens de jornais, textos acadêmicos, artigos de opinião, recortes de publicações diversas, sobre uma temática de interesse de professores MAD-10 Currículo e Ensino de Inglês MAD-10 MAD-11International English: o uso da língua inglesa no mundo MAD-12 Literatura e ensino de Inglês MAD-12 MAD-13 –Inglês e as relações internacionais MAD-13 MAD-14 A Cartilha do Politicamente Correto MAD-14 MAD-15Hegemonia e Plurilinguismo MAD-15 MAD-16 Inglês como Língua Franca MAD-16 MAD-17 Cidadania e Ensino de Inglês MAD-17 MAD-18 Letramento Crítico MAD-18 MAD-19 Avaliação e Remuneração do professor e a qualidade do ensino MAD-19 MAD-20 Ensino de inglês para EJA

NAP Online Boletim mensal, enviado a usuários cadastrados pessoalmente ou via site.

Espaço físico acomoda projetos que reúnem professores em formação e já atuantes (PIBID), orientação de estagiários, disciplinas de Prática de Ensino de Língua Inglesa. Formação inicial e continuada

Professores universitários envolvidos com a formação de outros professores no programa PDE Formação inicial e continuada

Assessoria para desenvolvimento de atividades do Projeto Londrina Global (inglês nas séries iniciais) Formação inicial e continuada

BROWN, G.R.; HALLIDAY, J.J. Feasibility studies on the development of teachers resource centers Disponível em. Acesso em 03 de março de CEZAR, R; ALONSO, T.; Atividades de Formação Continuada em Centro de Recursos para Professores de Inglês. Ao Pé da Letra, V. 6.1, Janeiro – Julho de GIMENEZ, T.; FOGAÇA,. F.C. Criando condições para o desenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o centro de recursos do NAP..In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; GIMENEZ, T. Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina, EDUEL, GIMENEZ, T. Os sentidos do projeto NAP. Londrina, EDUEL, LRC PROJECT PARTNERS. The Language Resource Centre Handbook: guidelines for setting up, running and expanding Language Resource Centres (LRCs). Athens: Kastaniotis Editions, Referências