Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010 Assessorando professores de inglês em formação continuada
Passos iniciais Programa NAP de extensão, existente desde 1989 Inicialmente, como um Centro de Recursos para professores de Inglês e Português. Centros de Recursos para professores ganharam força nos anos 1960, principalmente na Inglaterra, em função da desarmonia entre a formação recebida em cursos e a realidade das salas de aula.
Centros de Recursos Brown e Halliday (1995) esclarecem que a necessidade de encontrar formas para se resolver o divórcio entre teoria e prática levou à criação de espaços para que professores pudessem compartilhar suas experiências e buscar soluções pedagógicas para as dificuldades vivenciadas. Seus objetivos mais comuns são os de elaborar mecanismos para o aprimoramento profissional de professores que têm dificuldades em se ausentar das aulas para uma formação continuada, e poder criar métodos flexíveis para lidar com situações diversas na sala de aula.
Atividades em Centros de Recursos Um centro de recursos pode tanto oferecer materiais didáticos e pedagógicos, quanto ter seu espaço usado para interação e discussão entre docentes e usuários, e ainda, promover atividades, oficinas, eventos, grupos de estudos, e outras formas de assessoria.
Seus objetivos concentram-se em assessorar professores de inglês em sua formação continuada. Oferece um espaço para que professores possam planejar suas aulas e melhorar seu nível profissional. Disponibiliza, ainda, um acervo com materiais didáticos, teses, monografias, periódicos, livros, dentre outros. Caracteriza-se como uma biblioteca de referência, sem fazer empréstimos, e como um espaço virtual para atualização de professores. Espaço físicoCREALI
Homepage do Programa NAP
Cadernos MAD – Materiais de Apoio Didático Coletânea de reportagens de jornais, textos acadêmicos, artigos de opinião, recortes de publicações diversas, sobre uma temática de interesse de professores MAD-10 Currículo e Ensino de Inglês MAD-10 MAD-11International English: o uso da língua inglesa no mundo MAD-12 Literatura e ensino de Inglês MAD-12 MAD-13 –Inglês e as relações internacionais MAD-13 MAD-14 A Cartilha do Politicamente Correto MAD-14 MAD-15Hegemonia e Plurilinguismo MAD-15 MAD-16 Inglês como Língua Franca MAD-16 MAD-17 Cidadania e Ensino de Inglês MAD-17 MAD-18 Letramento Crítico MAD-18 MAD-19 Avaliação e Remuneração do professor e a qualidade do ensino MAD-19 MAD-20 Ensino de inglês para EJA
NAP Online Boletim mensal, enviado a usuários cadastrados pessoalmente ou via site.
Espaço físico acomoda projetos que reúnem professores em formação e já atuantes (PIBID), orientação de estagiários, disciplinas de Prática de Ensino de Língua Inglesa. Formação inicial e continuada
Professores universitários envolvidos com a formação de outros professores no programa PDE Formação inicial e continuada
Assessoria para desenvolvimento de atividades do Projeto Londrina Global (inglês nas séries iniciais) Formação inicial e continuada
BROWN, G.R.; HALLIDAY, J.J. Feasibility studies on the development of teachers resource centers Disponível em. Acesso em 03 de março de CEZAR, R; ALONSO, T.; Atividades de Formação Continuada em Centro de Recursos para Professores de Inglês. Ao Pé da Letra, V. 6.1, Janeiro – Julho de GIMENEZ, T.; FOGAÇA,. F.C. Criando condições para o desenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o centro de recursos do NAP..In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; GIMENEZ, T. Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina, EDUEL, GIMENEZ, T. Os sentidos do projeto NAP. Londrina, EDUEL, LRC PROJECT PARTNERS. The Language Resource Centre Handbook: guidelines for setting up, running and expanding Language Resource Centres (LRCs). Athens: Kastaniotis Editions, Referências