Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

FDE FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO.
F Ó RUM NACIONAL DE EDUCA Ç ÃO Hist ó rico Reivindica ç ão da Sociedade Educacional A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica.
PLANO DE GESTÃO.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Plano Nacional de Educação
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
participação e controle social
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Governo do Estado de Alagoas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Consocial METODOLOGIA.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Governo do Estado de Alagoas
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
4 ª C ONFERÊNCIA N ACIONAL DE P OLÍTICAS PARA AS M ULHERES.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Etapa Intermunicipal

CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto de propostas subsidiará a definição de responsabilidades concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados na efetivação e implementação do Plano Nacional de Educação pelos Municípios, Estados e Distrito Federal, no contexto da articulação do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração. A COMAE A COMAE tem por objetivo construir proposições norteadoras para o Plano Estadual de Educação, que orientarão a Política Nacional obedecendo à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas.

A COMAE SERÁ REALIZADA A COMAE SERÁ REALIZADA em São Luís - MA, precedidas Conferências Intermunicipais de Educação, que acontecerão no período de abril a junho de Participarão desse processo o Poder Público, segmentos sociais e entidades, que atuam na área da educação e setores organizados da sociedade civil dispostos a contribuir para a melhoria da educação maranhense. O FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO instituído através da Portaria n.º 894, de 17 de outubro de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão nº 206 em 25 de outubro de O Fórum tem como uma de suas responsabilidades deliberar e acompanhar as políticas públicas para a educação nos âmbitos estaduais e municipais, e no cumprimento desta, organizar a Conferência Estadual de Educação.

TEMA CENTRAL: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. EIXOS TEMÁTICOS EIXO I - O PNE e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação EIXO II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos EIXO III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente EIXO IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condição de Participação e Aprendizagem EIXO V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social EIXO VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho EIXO VII - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos

PROGRAMAÇÃO CONFERÊNCIAS INTERMUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO 1º DIA - MANHÃ 07h30 – 14hCREDENCIAMENTO 07h30 – 8h30ATIVIDADE CULTURAL 08h30 – 9hSOLENIDADE DE ABERTURA 9h – 10hCONFERÊNCIA DE ABERTURA: TEMA CENTRAL 10h – 10h30APRESENTAÇÃO DO REGIMENTO 10h30 – 11hAPRESENTAÇÃO DA SISTEMÁTICA DE TRABALHO 11h – 12h GTs: APRESENTAÇÃO DO EIXO E EXPOSIÇÃO DA METODOLOGIA DE TRABALHO 12hALMOÇO 1º DIA - TARDE 14h – 16h GTs: LEITURA E DISCUSSÃO DAS PROPOSIÇÕES POR EIXO 16hINTERVALO 16h30 – 17h30 GTs: LEITURA E DISCUSSÃO DAS PROPOSIÇÕES POR EIXO 17h30 – 18h30 GTs: ELABORAÇÃO DE PROPOSIÇÕES PARA O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 2º DIA - MANHÃ 8h – 10h PLENÁRIA PARA SOCIALIZAÇÃO E APROVAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES ELABORADAS NOS GTs 10h – 10h15INTERVALO 10h15 – 12h PLENÁRIA PARA SOCIALIZAÇÃO E APROVAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES ELABORADAS NOS GTs 12hALMOÇO 2º DIA - TARDE 14h – 16h15 PLENÁRIA PARA SOCIALIZAÇÃO E APROVAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES ELABORADAS NOS GTs 16h15 – 16h30INTERVALO 16h30 – 18hELEIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS DELEGADOS 18hSOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

Conselho Estadual de Educação Coordenação: Membros do FEE:____________________________________ CIDEMA Conselho Estadual de Educação FPEDEREM Fórum Estadual da Educação Infantil Educação Infantil