Seminário A Engenharia Nacional e o TAV Promovido pelo CBT no Instituto de Engenharia 28/10/2009 Engº Sergio E. F. Salvadori.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Unidade IV: Características da informação contábil
Plano de ação [sua empresa]
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Engenharia de Software
Secretaria de Estado da Saúde
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
Financiadora de Estudos e Projetos
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Avaliação da situação de saúde
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
Fundo de Desenvolvimento do Nordeste-
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Ministério da Educação
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
A cidade de Ilhéus, localizada no Sul do Estado da Bahia, conhecida através da obra do escritor Jorge Amado, a terra de “Gabriela Cravo e Canela” e dos.
Compra coletiva - como aproveitar?. É uma forma de comprar produtos e serviços com descontos de 50 à 90% em todo o tipo de estabelecimento; Através de.
Plano de Negócio Elber Sales.
FTAD – Contabilidade e Finanças
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Trem Regional São Paulo – Jundiaí Projeto Funcional
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Web-Design O projeto de sistemas de e-commerce para B2B na web é vital para o sucesso de uma organização. Clientes de websites B2B devem tomar decisões.
DESENVOLVIMENTO RECENTE E PERSPECTIVAS DA BAHIA
Logística de distribuição
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Localiza Rent a Car S.A. Divulgação do LAJIDA/LAJIR
Soluções em Comunicação Social
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Partner2business Oportunidade de Negócios.
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFBA
Partner2business Oportunidade de Negócios Ligue agora para:
IDÉIAS PARA A DESCENTRALIZAÇÃO PARA AS 10 COORDENAÇÕES DE ÁREAS a)a) iniciar a tramitação e autuação de processos b)diretamente nas Coordenações de Área;
Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo
Recursos e Fontes de Financiamento
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
CTR Nova Iguaçu.
05/03/2007Prateleira de projetos - Saneamento Básico 1 Prateleira de projetos – saneamento básico Proposições do.
Ferramentas apresentadas
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
Desafios brasileiros: saúde pública
Projeto de Modernização do Anhembi
TEORIA DA CONTABILIDADE
Planejamento Urbano e Plano Diretor
ISO 9000.
Vice-Presidencia de Gestão de Ativos de Terceiros
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros.
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Transcrição da apresentação:

Seminário A Engenharia Nacional e o TAV Promovido pelo CBT no Instituto de Engenharia 28/10/2009 Engº Sergio E. F. Salvadori

Ajustes entre o empreendimento TAV e os planos da Prefeitura de São Paulo A Prefeitura não é contra o TAV. A Prefeitura defende a transferência e absorção da tecnologia pelos brasileiros. A SIURB não participou de nenhuma discussão sobre o TAV.

Ajustes entre o empreendimento TAV e os planos da Prefeitura de São Paulo As estatísticas demonstram que a quantidade de feiras em São Paulo vem decrescendo, apesar de São Paulo ser um grande pólo de negócios e oportunidades. A razão é a falta de espaço para permitir a realização de feiras maiores com infraestrutura adequada e projetada para grandes eventos. Aumento de 3x do nº de feiras 320% Aumento de 4x do nº de empresas participantes Aumento de 4x do área locada

Ajustes entre o empreendimento TAV e os planos da Prefeitura de São Paulo A Prefeitura pretende construir um novo Pólo de Feiras na região de Pirituba em área de 5,0 milhões de m2 (três vezes a área do Parque do Ibirapuera) já declarada de utilidade pública em agosto de Este empreendimento precisa da participação da iniciativa privada (Concessão Urbanística) e está em desenvolvimento pela Prefeitura. O Campo de Marte pode ser uma alavancagem para o negócio, ampliando-se o Anhembi e dotando a área de infraestrutura adequada. Hoje a área não tem suporte para atividades para feiras de maior porte. Não tem acesso fácil, nem tem integração com transporte urbano como trens e especialmente com o metrô. A INFRAERO já foi informada na ocasião da elaboração dos estudos e, portanto, sabe das intenções municipais.

ANHANGUERA BANDEIRANTES IMIGRANTES RODOANEL MARIO COVAS RAPOSO TAVARES AV. FRANSCISCO MORATO AV. PRES. CASTELO BRANCO ROD. PRES. DUTRA ROD. DOS TRABALHADORE S MARGINAL PINHEIROS GUARULHOS AV. DOS BANDEIRANTES OSASCO SÃO CAETANO DO SUL N Novo Polo de Feiras

Campo de Marte

Ainda persiste a indefinição do proprietário da área ocupada pelo Campo de Marte. A última manifestação judicial é favorável à Prefeitura. A INFRAERO é a operadora do aeroporto. O Anhembi, com m2 está muito longe de possuir área adequada para feiras, especialmente as permanentes ou sistemáticas, quando comparada, por exemplo, com a Feira de Milão, com m2. A implantação de uma estação do TAV no Campo de Marte requer amplas discussões com a Prefeitura para conciliar os empreendimentos. Não está afastada a hipótese da estação do TAV não se tornar possível no local. Foram estudadas cerca de 20 alternativas para a estação do trem em São Paulo e se descartou Barra Funda, que a Prefeitura entende ser um local adequado e não afeta os planos integrados de transporte para a cidade de São Paulo, desenvolvidos com o Estado. A Prefeitura não conhece em detalhes as razões do descarte da Barra Funda. Ajustes entre o empreendimento TAV e os planos da Prefeitura de São Paulo

Não é o objetivo criticar as Empresas que até agora trabalharam. Elas fizeram mais do que lhes foi possível pelo prazo fornecido, porém com todas estas indefinições o orçamento de R$ 35 bilhões parece irreal. Há manifestações que dão conta que o valor superará os R$ 50 bilhões. Segundo gráficos de evolução de projetos, empreendimentos deste porte e nas condições atuais não oferecem segurança aos Proponentes, aos Bancos de Financiamento e às Seguradoras, pois as incertezas vão muito além dos 25% esperados para uma fase como esta: projeto insipiente, valoração insegura, demandas de usuários discutíveis e a falta de envolvimento adequado dos atores estaduais e municipais. Reportando-se aos empreendimentos financiados pelo Banco Mundial ou Banco Interamericano de Desenvolvimento, empreendimentos desta natureza exigem prazo de estudos de vários anos, até que o projeto esteja consolidado e a sua viabilidade seja comprovada, tanto técnica quanto financeiramente. Estas incertezas, como se sabe, podem trazer conseqüências de difícil administração pelo Poder Público, podendo levar até ao rompimento do contrato de concessão. E mais uma vez vai se amargar um empreendimento interminável ou mutilado. Por tudo quanto exposto, parece ser intempestiva a licitação nos próximos dias, como anunciado. Ajustes entre o empreendimento TAV e os planos da Prefeitura de São Paulo