Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
ESTÉTICA 1.
A Linguagem da Pintura.
Bazin Cinema e realidade cinema e realidade. Bazin - Bazin - escreveu no período de 1944/56, morre aos 40 anos, Contexto - crítico de cinema (Esprit /Cahiers.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O QUE SABER.
Conhecendo um Artista:
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
François Laplantine Liane Trindade
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Arte e representação.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
INDÚSTRIA CULTURAL.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Prof. Dr. Evilázio Teixeira
Educação.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Arte e representação.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
A criação artística e a obra de arte
Reviver os ideais da cultura greco-romana
A Logomarca.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
A CULTURA Prof. Lucas Villar
Como fazer a leitura de obra de arte?
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci.
A Santa Ceia Leonardo Da Vinci Flori Jane Formatação:
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
As bases da ciência moderna
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Breve introdução ao estudo da Arte.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Perspectiva - Renascimento
Desdobramentos da teoria psicanalitica
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
CAP 23 – IDENTIDADE NARRATIVA
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Estética.
Problemas da Estética.
Enquadramento. O enquadramento de uma imagem é um daqueles conceitos que não são exclusivos do Desenho, usamo-lo também para a fotografia e para o cinema.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Currículo Pós-Moderno Alunos: Deborah Nazário Márcio Franco.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea (Gonçalves, 2004 - UERJ)

A arte nos importa menos pelo que expressa e mais pelas marcas que pode deixar em nós, pela qualidade das experiências subjetivas que pode suscitar.

Por isso cabe pensar a relação entre arte e comunicação hoje: pelos usos diferenciados das tecnologias de comunicação; pelo papel dessas tecnologias na sociedade atual, enquanto processos comunicativos ou produção de subjetividade.

Afinal, a condição contemporânea da produção artística tem ligação: com a cultura comunicacional; com a evolução tecnológica; com a produção de modos de existência, de subjetivação.

Pós-modernidade O mundo atual é marcado por: incerteza; fragmentação; acumulação; colagem e justaposição de tempos, espaços e experiências. Pós-modernidade

modernidade, e vai assumir um permanente estado de descontinuidade. Logo, a arte contemporânea deixa para trás uma certa “coerência sistêmica” característica da modernidade, e vai assumir um permanente estado de descontinuidade.

A noção de “arte” surge no Renascimento A partir da noção de indivíduo moderno e de autoria, a pintura, por exemplo, deixa de ser religiosa e ritual para ser objeto estético, migrando da arquitetura para a tela, que se torna uma “janela” que simula o mundo real.

A arte moderna constitui depois novos modelos de apreciação e produção de arte. Ela discute a própria arte, enquanto linguagem expressiva, estrutura narrativa e modo de perceber o mundo.

Metade do século XX: a história passa a ser contada “em migalhas”. O que morre não é a arte em si, mas sua identificação com um relato oficial e uma experiência que produz objetos auráticos concebidos para serem contemplados.

O homem se torna capaz de reproduzir o real ou alterá-lo (fotografia) e, em seguida, de reinventá-lo (cinema).

Realismo Fantástico (1967) E se a realidade é cada vez mais o que fazemos dela, a arte moderna deseja justamente se libertar das amarras que a limitavam: do mimetismo que reforçava as grandes narrativas sobre a realidade. Realismo Fantástico (1967)

Enquanto a arte moderna diz respeito ao mundo da indústria, das estruturas e categorias, a arte contemporânea se inscreve em outra modalidade de experiência histórico-cultural: ela fala da “morte da arte”.

A arte, em sua condição contemporânea, não se interessa mais por produzir saberes ou sagrados. Daí a grande liberdade para o uso desde objetos banais às telas do computador como suporte para arte, constituindo uma vasta rede sígnica.

A arte se permite interessantes modalidades expressivas: arranjos singulares com a imagem, o texto, o gesto e as sonoridades, que podem ser descolados de seus contextos e usos tradicionais para criações onde são articulados de forma inusitada.

ambientes-objeto vídeo-performances arte e desconstrução teatro-dança

Com isso, é a própria experiência da arte que se modifica, bem como nossos parâmetros de percepção.

O modelo de mundo da civilização ocidental nos fez crer que tudo é transformável em mercadoria e, portanto, intercambiável. ARTE COMO MERCADORIA!

“A única finalidade aceitável das atividades humanas é a produção de uma subjetividade auto-enriquecendo de modo contínuo sua relação com o mundo” (Guattari).

Madonna dei Fusi Da Vinci - 1502 Madonna do Fuso foi uma pintura de Leonardo da Vinci, realizada a óleo, em Florença, no ano de 1501. Foi pintado quase no mesmo período de Mona Lisa, daí o fato de as paisagens no fundo da composição serem semelhantes em ambos os quadros. O nome desta pintura realizada por Leonardo é esse porque o Menino segura um fuso de fiar, cuja forma, em primeira vista, se assemelha a uma cruz. O fuso demonstra o espírito doméstico da Madonna, mas também remete o observador para uma alusão da cruz, símbolo de Jesus Cristo. Ao longo dos tempos, vários críticos têm atribuído diversas interpretações ao fuso, mas o mais certo, é mesmo que represente uma cruz, mas simplesmente, de forma simbólica. Em segunda hipótese, está a idéia de que o Menino brinca com o fuso com alegria, o que seria considerado uma heresia na altura em que foi pintada, caso este represente uma cruz. A imagem de Jesus brincando com a cruz não seria aceite pela conservadora sociedade, e menos ainda pela Igreja e pelo Tribunal Inquisidor. Madonna dei Fusi Da Vinci - 1502

Black Fish Georges Braque - 1942

Instalação Bienal de São Paulo - 2007

Instalação Bienal de São Paulo - 2007 Madonna dei Fusi Da Vinci - 1502 Black Fish Georges Braque -1942 Instalação Bienal de São Paulo - 2007