SEBRAE – AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MARINGÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Diagnóstico da Violência no Trânsito
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Exercícios Porcentagem.
A razão como comparação
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
IV Encontro de Mantenedores do UNO Estudo: Escolas Particulares X Matrículas Escolas Particulares X Matrículas Evolução
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA QUE SE HOSPEDA EM RECIFE E MACRO REGIÃO METROPOLITANA Primeiro semestre 2007.
O Desempenho Recente da Indústria Brasileira
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006.
Quem é o jovem brasileiro?
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Apresentação CAIXA.
Indicadores do Mercado
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Renda até 2 SM.
Maio de 2009 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DAS COMPRAS NO DIA DAS MÃES PESQUISA.
PEC 301/2013 Medicamentos mais Baratos Deputado Francisco Chagas - PT
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Os Jovens no Brasil.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
Os números a seguir, representam as notas de
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
SÉRIES ESTATÍSTICAS.
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
LEILÃO nº 3/2014 Dia 12 de setembro, às 14 horas.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

SEBRAE – AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MARINGÁ

1 – INTRODUÇÃO Cenário, Objetivos, Sequência Metodológica, Apresentação do Estudo

Cenário O empreendedorismo é um fator determinante para o progresso econômico de uma região. Percebe-se um número cada vez maior de pessoas com o desejo de abrir seu próprio negócio, contudo nem todos podem ser chamados de “empreendedores”. Não basta ter apenas vontade, ou mesmo capital para investir, mas é preciso combinar estes recursos com a habilidade em avaliar as demandas existentes. O presente estudo pretende auxiliar empreendedores e empresários, individualmente ou em grupos, que atuem em Maringá neste sentido, apontando diversas possibilidades de negócios para aquelas pessoas que desejam investir seus recursos em um novo negócio ou queiram aprimorar sua atuação. São possibilidades detectadas através de um estudo que reúne coleta e tratamento de dados existentes, abordagem exploratória com lideranças e uma pesquisa específica com consumidores e empresas, que tem como objetivo identificar as principais tendências de consumo da região. A pesquisa mostra necessidades, da população em geral e das empresas, não supridas atualmente na cidade e que sob a análise de alguns parâmetros e indicadores mostraram-se boas possibilidades de negócios para novos empreendedores e para empresários já atuantes. Esta apresentação dá origem a fichas de oportunidades que detalham as possibilidades de negócios sugeridas, que ficarão à disposição do público que consulta o SEBRAE Maringá em busca destas informações.

Cenário Como em todo processo de investigação de novos negócios, a sinalização de uma demanda não pode ser tomada como garantia do sucesso. Muitas vezes as possibilidades de negócios originadas destas demandas podem não obter o êxito esperado por uma série de variáveis que influenciam no decorrer da implementação e administração do negócio. Fatores como a má administração, falta de direcionamento de comunicação e problemas com atendimento são apenas alguns exemplos de motivos que podem levar uma empresa ao fracasso. Neste contexto, este estudo visa fornecer elementos para que os empreendedores possam tomar decisões baseadas em informações mais consistentes. Isto não quer dizer, necessariamente, que estas sugestões apontadas irão gerar o sucesso do negócio, pois este está relacionado também a outros fatores.

Validade Temporal do Estudo As pesquisas, de modo geral, são fotografias obtidas do momento em que são realizadas. Sem fugir a esta regra, a Pesquisa SEBRAE – Ambiente de Negócios em Maringá aponta para a realidade atual, do ano de 2010, em que foi realizada, indicando tendências e demandas da população local dentro deste contexto. Não se trata de afirmar que a pesquisa perde a sua validade, mas posteriormente, quando houver necessidade de utilizar as informações aqui contidas, é relevante que estes dados passem por uma checagem e desta forma possam ser “atualizados”.

Objetivos do Estudo Analisar o ambiente econômico e mercadológico de Maringá; Detectar demandas não atendidas na cidade, que possam gerar possibilidades de negócios para empresários e empreendedores dentro deste ambiente; Analisar as possibilidades de negócios detectadas sob a luz de indicadores mercadológicos e de outros parâmetros estabelecidos para cada segmento.

Sequência Metodológica O estudo percorrerá as seguintes etapas: Análise de dados econômicos e de desenvolvimento Hipóteses: principais demandas levantadas na etapa inicial Análise exploratória, entrevistas em profundidade com lideranças e profissionais ligados ao tema 1 Teste de Atratividade das Hipóteses Iniciais e Levantamento de Novas Demandas 2 Pesquisa com Consumidores Finais Pesquisa com Empresas Estudos de casos, benchmarking 3 Apresentação com Rol de Possibilidades de Negócios e suas defesas prévias Análise das possibilidades de negócios e contribuições do SEBRAE Maringá 4 Produção de fichas de Possibilidades de Negócios

Sequência Metodológica Análise de dados econômicos e de desenvolvimento Hipóteses: principais demandas levantadas na etapa inicial Análise exploratória, entrevistas em profundidade com lideranças e profissionais ligados ao tema 1 Fontes: IBGE IPARDES RAIS TARGET DENATRAN Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil PRVL (Programa de Redução de Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens) Fontes: 20 entrevistas com credenciados do SEBRAE , lideranças da cidade e grandes empresas (nestas, junto aos decisores de compras e contratações) 40 entrevistas exploratórias com a população

Sequência Metodológica Teste de Atratividade das Hipóteses Iniciais e Levantamento de Novas Demandas 2 Pesquisa com Consumidores Finais Pesquisa com Empresas Estudos de casos, benchmarking 1.141 entrevistas distribuídas em 7 regiões (próximo slide) 386 entrevistas com os responsáveis por compras e contratação de fornecedores Foram entrevistados adicionalmente 70 estudantes universitários para complementar a amostra inicial e formar um núcleo de pelo menos 120 estudantes para análises específicas

Regiões Definidas para a Pesquisa com a População 7 6 5 2 1 4 3 1 – Zona 20, próximo a Rua Nildo Ribeiro 2 – Zonas 6 e 5, Maringá Velho 3 – Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e suas imediações 4 – Novo Centro 5 – Jardim Alvorada, incluindo Av. Pedro Taques 6 – Região entre Zona 24 e Zona 46, abrangendo Av. Morangueira 7– Região das Zonas 30 e 31, abrangendo a Av. Kakogawa

Regiões Definidas para a Pesquisa com a População Distribuição de Entrevistas por Região Regiões Quantidade de Entrevistas Zona 20 157 Zonas 5 e 6 165 Zona 14* 159 Novo Centro 158 Jardim Alvorada 193 Zonas 24 e 46 155 Zonas 30 e 31 154 Foi incluída uma amostra específica de estudantes universitários Total: 1.141 entrevistas com a população. (margem de erro de 3% considerando um universo infinito) * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Indústria e Construção Civil Pesquisa com Empresas Quantidade de Entrevistas por Ramo de Atividade Indústria e Construção Civil Comércio Serviço 139 128 119 Indústria Construção Civil Comércio - Varejo Comércio - Atacado Serviço 114 25 93 35 119 Total: 386 entrevistas com empresas (margem de erro de 5% considerando um universo infinito)

2 – CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E ECONÔMICAS DE MARINGÁ

2.1 – Dados Demográficos, Econômicos e de Desenvolvimento Oriundos de Órgãos Oficiais Características Sociodemográficas e Econômicas de Maringá

O município de Maringá está localizado no norte do estado do Paraná. Dados Demográficos O município de Maringá está localizado no norte do estado do Paraná.

Dados Demográficos Municípios Pertencentes à Microrregião de Maringá Maringá Paiçandu Além de Maringá, sua microrregião é composta por quatro municípios, Paiçandu, Sarandi, Marialva e Mandaguari. Para referência, os dados apresentados neste capítulo serão, em sua maioria, comparados com outras grandes cidades do estado. Em alguns momentos a microrregião será apresentada considerando apenas as quatro cidades. População

64% da população desta microrregião está em Maringá. Dados Demográficos População Geral e Evolução - Maringá e Microrregião Curitiba Paraná 2000 1.587.315 9.563.458 2009 1.851.215 10.686.247 Δ 17% 12% 16% 8% Atualmente 64% da população desta microrregião está em Maringá. 15% 15% Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo)

Dados Demográficos 2009: 690 2009: 308 2009: 4.251 2009: 155 2009: 533 Densidade Demográfica (hab/km2) – 2000 a 2009 Área Territorial (km²) Cascavel 2.091 Ponta Grossa 2.026 Londrina 1.657 Foz do Iguaçu 610 Maringá 486 Curitiba 435 Maringá: 2000: 593 2009: 690 Londrina: 2000: 270 2009: 308 Cascavel: 2000: 117 2009: 142 Curitiba: 2000: 3.645 2009: 4.251 Ponta Grossa: 2000: 135 2009: 155 Foz do Iguaçu: 2000: 424 2009: 533 Fonte: IBGE-IPARDES

Dados Demográficos Faixas etárias – 1996 a 2007 % da População Total Até 4 anos De 5 a 9 anos De 10 a 14 anos De 15 a 19 anos De 20 a 29 anos De 30 a 44 anos De 45 a 59 anos Mais de 60 anos Cascavel 1996 219.652 11% 10% 19% 23% 6% 2007 285.784 7% 9% 18% 24% 15% Δ 30% -36% -18% -9% -10% -5% 4% 36% 17% Curitiba 1.476.253 13% 8% 1.797.408 25% 22% -33% -22% -11% 0% 31% Foz do Iguaçu 231.627 12% 20% 311.336 34% -25% 44% 50% Londrina 421.343 497.833 38% Maringá 267.942 325.968 -20% -6% Ponta Grossa 256.302 306.351 16% 5% 33% Fonte: IBGE-IPARDES

Dados Demográficos 15% 15% 14% 11% 11% 9% Variação 1996-2007 Idade Média da População 15% 14% 11% 11% 9% Variação 1996-2007 15% Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo)

Dados Demográficos 50% 38% 38% 17% 25% Curitiba Paraná 1996 8% 2007 Envelhecimento da População Percentual da População com mais de 60 anos 38% Curitiba Paraná 1996 8% 2007 10% Δ 25% 38% 25% 17% 50% Variação 1996-2007 Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo)

Dados Demográficos Alguns Aspectos da População Crescimento da população Em termos populacionais, Maringá representa 64% da Microrregião. No entanto, as demais cidades apresentaram um crescimento de 2000 para 2009 tão dinâmico quanto grandes cidades do estado, como Londrina, Ponta Grossa e a própria Maringá, e superior ao Estado do Paraná. Densidade Demográfica Considerando as cidades comparadas, Maringá é a 2ª menor em espaço geográfico, mas a 2ª maior em densidade demográfica. Este fato indica a tendência de verticalização na cidade, como acontece na Capital.

Dados Demográficos 1,93 1,90 2,02 2,00 2,30 Curitiba Paraná PEA 2009 População Economicamente Ativa* - 2009 PEA Relação População e PEA O dado significa que, em Maringá por exemplo, existem 1,90 habitantes para cada cidadão economicamente ativo. Para as demais cidades da sua microrregião são 1,99. 1,93 1,90 2,02 2,00 2,30 Curitiba Paraná PEA 2009 966.496 5.197.976 Relação População e PEA 1,92 2,06 Fonte: BDE-IPARDES e IBGE * PEA é a soma das pessoas a partir de 10 anos de idade que estão trabalhando com as pessoas que estão desempregadas e estão procurando emprego. A PEA de 2009 foi estimada com base no crescimento da população de 2000 para 2009. Por exemplo, Maringá teve um crescimento populacional de 16%. Assim, foi considerado o crescimento da PEA.

Dados Demográficos 1,9 1,4 3,5 Curitiba Paraná 771.798 2.503.927 1,2 Empregos Formais e PEA – 2008 Empregos Formais PEA e Empregos Formais Em Maringá existem 1,4 potenciais candidatos para cada emprego formal. No entanto, nas demais cidades da sua microrregião são 3,6. 1,9 1,4 3,5 Curitiba Paraná Empregos Formais 2008 771.798 2.503.927 Relação Empregos Formais e PEA 1,2 2,1 Fonte: BDE-IPARDES (IBGE), RAIS-MTE

Dados Demográficos População PEA Empregos Formais População, Empregos Formais e PEA (População Economicamente Ativa) A relação entre população e população economicamente ativa mostra o quanto existem geradores de renda para apenas consumidores de renda. Quanto menor a relação, mais dinâmica é a economia da área analisada. Neste sentido, Maringá (1,4 potenciais candidatos para cada emprego formal) apresenta um desempenho melhor que o estado do Paraná (2,1) e muito próximo ao de Curitiba (1,2). População PEA A relação entre a PEA e os empregos formais mostra o quanto a população economicamente ativa conta com empregos formais ou empregos de carteira assinada para sua subsistência. Quanto menor esta relação, mais emprego existe para cada potencial trabalhador, e consequentemente mais renda a cidade pode gerar. Por este indicador, nota-se que Maringá também apresenta desempenho melhor do que o Paraná, ficando logo atrás de Curitiba. Empregos Formais

passando de 50.173 domicílios em 2002, para 55.658 em 2008. Dados Demográficos Número de Domicílios – 2002-2008 Curitiba Paraná 2002 498.097 2.813.870 2008 582.654 3.173.106 Δ 17% 13% 14% Nas demais cidades da microrregião de Maringá o número de domicílios cresceu 11%, passando de 50.173 domicílios em 2002, para 55.658 em 2008. 17% 15% 24% Variação 2002-2008 19% Fonte: TARGET.

Dados Demográficos Curitiba Paraná 2000 3,28 3,48 2008 3,16 3,29 Habitantes por Domicílios Curitiba Paraná 2000 3,28 3,48 2008 3,16 3,29 Fonte: TARGET

Demais Cidades da Microrregião de Maringá Dados Demográficos Percentual de Domicílios Urbanos por Classe Econômica – 2007 Classe A Classe B Classe C Classe D Classe E Maringá 8% 33% 43% 15% 1% Curitiba 11% 35% 18% Ponta Grossa 5% 28% 44% 20% 2% Londrina 32% 16% Cascavel 6% 29% 19% Foz do Iguaçu 30% Paraná 21% Demais Cidades da Microrregião de Maringá 3% 23% 46% 41% 46% 33% 40% 35% 36% 34% 26% Fonte: Target – 2007

Dados Demográficos 33% 32% 32% Automóveis* 27% 22% Curitiba Paraná Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Automóveis* 22% Curitiba Paraná 2005 686,7 2181,1 2009 856,3 2860,9 Δ 25% 31% 33% 32% 32% 27% Variação 2005-2009 Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Inclui somente carros

Dados Demográficos 94% 78% 51% Motos* 43% 52% Curitiba Paraná 2005 Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Motos* 43% Curitiba Paraná 2005 85,38 577,2 2009 131,86 989,7 Δ 54% 71% 52% 78% 51% 94% Variação 2005-2009 Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Inclui ciclomotor, motocicleta e motoneta.

Dados Demográficos Londrina 163,9 65,1 229,0 28% Maringá 123,4 52,8 Comparação de Motos e Veículos nas Principais Cidades e Estado do Paraná – Valores em Milhares Automóveis Motos Total % Motos Londrina 163,9 65,1 229,0 28% Maringá 123,4 52,8 176,2 30% Cascavel 84,8 31,8 116,6 27% Ponta Grossa 79,2 20,6 99,8 21% Foz do Iguaçu 72,4 21,2 93,6 23% Curitiba 856,3 131,86 988,16 13% Paraná 2.860,9 989,7 3.850,6 26% Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito

Dados Demográficos 38% 36% 36% Caminhonetes* 30% 20% Curitiba Paraná Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Caminhonetes* 30% Curitiba Paraná 2005 90,0 358,0 2009 122,3 479,4 Δ 36% 34% 38% 36% 36% 20% Variação 2005-2009 Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Caminhonetes, caminhonetas e utilitários.

Demais Cidades da Microrregião de Maringá Dados Demográficos Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Demais Cidades da Microrregião de Maringá 42% Maringá Auto Motos Caminhonetes 2005 92,2 34,7 15,7 2009 123,4 52,8 21,6 Δ 33% 52% 38% 84% A frota de veículos das demais cidades da Microrregião de Maringá apresenta crescimento expressivo comparada a Maringá e outras grandes cidades do Estado. 42% Variação 2005-2009 Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito

Habitantes por veículo Dados Demográficos Habitantes por veículo* – 2005 a 2009 (em milhares) Habitantes por veículo Curitiba Paraná 2005 2,0 3,3 2009 1,7 2,5 Δ 15% 24% 16% Para as demais cidades da microrregião de Maringá a variação de 2005 para 2009 é de 36%, passando de 4,2 para 2,7 habitantes por veículo. 24% 27% 17% Variação 2005-2009 23% Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito *Automóveis, ciclomotor, motocicleta, motoneta, caminhonetes, caminhonetas e utilitários.

PIB per capita (em mil R$) Dados Econômicos PIB per capita e Evolução PIB per capita (em mil R$) 45% 87% 64% 70% 75% Variação 2002-2007 Curitiba Paraná 2002 12,15 8,95 2007 21,23 15,71 Δ 73% 76% Fonte: BDE-IPARDES

No ranking Nacional Curitiba está em 5º Dados Econômicos Potencial de Consumo (em R$ milhões) – 2007 Ranking Nacional Ranking Estadual Curitiba Paraná Potencial de Consumo 24.741 91.781 34º 2º 52º 3º 75º 4º 77º 5º 84º 6º No ranking Nacional Curitiba está em 5º Ranking Estadual CURITIBA LONDRINA MARINGÁ Fonte: TARGET-2007

Microrregião de Maringá Dados Econômicos Potencial de Consumo Urbano e Rural – 2007 Microrregião de Maringá Urbano: 96% Rural: 4% % Urbano % Rural Curitiba 100% 0% Foz do Iguaçu 99,6% 0,4% Londrina 99,4% 0,6% Ponta Grossa 99,2% 0,8% Cascavel 97,2% 2,8% Paraná 93,8% 6,2% Fonte: TARGET-2007

Dados de Desenvolvimento Taxa de Alfabetização– 2002 e 2007 Variação 2002-2007 3% 2% 2% 2% Curitiba Paraná 2002 94% 88% 2007 97% 91% Variação 3% 2% Fonte: TARGET

Dados de Desenvolvimento Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 1991 e 2000 Variação 1991-2000 Curitiba Paraná 1991 0,799 0,711 2000 0,856 0,787 Variação 7% 11% 10% 8% 11% 11% 9% Ranking 2000 Estadual Nacional Curitiba 1º 16º Maringá 6º 65° Londrina 10º 193º Cascavel 15° 373º Ponta Grossa 18º 490º Foz do Iguaçu 42º 852º Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

Dados de Desenvolvimento IHA – Índice de Homicídios na Adolescência Tem como objetivo estimar o risco de mortalidade por homicídio de adolescentes que residem em um determinado território. O Índice representa o número esperado de vidas perdidas por homicídio entre os 12 e 18 anos, para cada grupo de 1.000 adolescentes, ou seja, de cada 1.000 adolescentes que completam 12 anos, quantos serão vítimas de homicídio antes de completar 19 anos. O valor médio do IHA para os 267 municípios considerados é de 2,03 adolescentes mortos por homicídio antes de completar os 19 anos, para cada grupo de 1.000 adolescentes de 12 anos, pode ser considerado elevado, partindo do princípio que uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero. O índice foi divulgado em 2009 com dados de 2006, sendo calculado para todos os municípios com mais de 100.000 habitantes no Brasil.

Dados de Desenvolvimento IHA – Índice de Homicídios na Adolescência Ranking Nacional Cidade IHA 1º Foz do Iguaçu 9,74 14º Pinhais 5,48 27º Toledo 4,29 28º São José dos Pinhais 4,27 39° Cascavel 3,68 49º Colombo 3,31 56º Piraquara 3,10 59º Curitiba 3,03 60º Londrina 3,01 Ranking Nacional Cidade IHA 64° Araucária 2,92 67º Almirante Tamandaré 2,90 124º Guarapuava 1,72 155° Campo Largo 1,35 158° Apucarana 1,29 169º Arapongas 1,13 177° Ponta Grossa 0,98 236° Paranaguá 0,35 240º Maringá 0,31 PRVL (Programa de Redução de Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens)

2.2 – Características da População nas Regiões Pesquisadas 42

Bairros Onde as Pessoas Moram Divisão da Cidade Por Regiões Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Divisão de Maringá por Regiões Com o objetivo de determinar o fluxo das pessoas em Maringá, e também para poder fazer a análise de algumas demandas, a Diferencial optou por dividir a cidade em 5 Regiões: Central, Norte, Sul, Leste e Oeste, conforme ilustração ao lado.

Regiões e Bairros Pesquisados Divisão de Maringá por Bairros e Zonas Onde Foi Realizada a Pesquisa Zona 20 Zonas 30 e 31 24 e 46 Novo Centro Jardim Alvorada Zona 14* 5 e 6 Divisão de Maringá por Regiões E combinou com a localidade da abordagem realizada com a população, determinando os fluxos mais intensos de pessoas ao trabalho ou estudo FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Origens e Destinos Origem (Mora) Destino: Trabalha ou Estuda Zona 20 Zonas 5 e 6 14** Novo Centro Jardim Alvorada 24 e 46 30 e 31 Norte 8% 11% 88% 22% 89% 92% 93% Central 12% 74% 5% 55% 3% Sul 69% 6% - 2% 1% Leste 9% Oeste Outras cidades FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1095* *Entrevistados que informaram onde moram. **Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Zona 20 Região Norte Região Oeste Zona 20 69% 9% 12% Região Leste Região Central Região Sul FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Região das Zonas 5 e 6 Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Zonas 5 e 6 6% 74% 11% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Zona 14* Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Zona 14 5% 88% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam o Novo Centro Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Novo Centro 9% 22% 55% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam o Jardim Alvorada Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Jardim Alvorada 89% 5% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Região das Zonas 24 e 46 Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Zonas 24 e 46 92% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Região das Zonas 30 e 31 Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste Zonas 30 e 31 93% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Formas de Deslocamento Meios de Transporte Utilizados para ir ao Trabalho ou ao Local de Estudo Como se Desloca Para o Trabalho ou Local de Estudo? Automóvel próprio 34% A pé 28% Transporte público 22% Motocicleta própria 12% Bicicleta 3% Outros meios de transporte* 1% Base: 945 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Refere-se a outros meios de deslocamento, como transporte da empresa e carona com colegas

Formas de Deslocamento Meios de Transporte Utilizados para ir ao Trabalho ou ao Local de Estudo Como se Desloca Para o Trabalho ou Local de Estudo? Região onde foi realizada a pesquisa Base*: 118-153 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Total de entrevistados que informaram como se deslocam para o trabalho ou local de estudo ** Refere-se à outros meios de deslocamento como transporte da empresa e carona com colegas *** Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Tempo de Deslocamento 18 minutos Em média Tempo Médio Gasto pelo Maringaense no Deslocamento de Casa até o Trabalho ou o Local de Estudo Em média 18 minutos Base: 900* *Total de entrevistados que informaram o tempo de deslocamento para o trabalho ou local de estudo.

Por Região Onde Foram Abordados (em min) Tempo de Deslocamento Tempo Médio Gasto pelo Maringaense no Deslocamento de Casa até o Trabalho ou o Local de Estudo Por Região Onde Foram Abordados (em min) Por Meio de Transporte 33 minutos 13 minutos 13 minutos 13 minutos Base: 107-149 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

3 – POSSIBILIDADES GERAIS DE NEGÓCIOS VOLTADAS AO CONSUMIDOR FINAL DE MARINGÁ

3.1 – Serviços e Produtos do Dia a Dia 58

Serviços e Produtos do Dia a Dia Os Serviços Mais Usados Pela População no Dia a Dia Que serviços, estabelecimentos e produtos utiliza normalmente no seu dia-a-dia? FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141 59

Serviços e Produtos do Dia a Dia Destaques dos Serviços Mais Usados Pela População, por Segmento Por Classe AB1 B2 C Supermercados 86% 91% 92% Açougues 59% 64% Lotéricas 62% 65% Posto de gasolina 80% 69% 39% Shoppings 68% 58% Lojas de roupas femininas 56% 48% 52% Base 321 394 426 AB1 B2 C Salão de beleza 60% 52% 44% Lojas de roupas masculinas 56% 53% 45% Bares 59% 39% Pizzarias 36% Lanchonetes 49% 42% 33% Clínicas Odontológicas Base 321 394 426 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 60

Serviços e Produtos do Dia a Dia Destaques dos Serviços Mais Usados Pela População, por Segmento Por Gênero Sexo M F Panificadoras 67% 72% Posto de gasolina 69% 52% Lojas de roupas femininas 22% 84% Salão de beleza 43% 60% Lojas de roupas masculinas 71% 29% Bares 57% 41% Base 585 556 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 61

Serviços e Produtos do Dia a Dia Destaques dos Serviços Mais Usados Pela População, por Segmento Por Idade Faixa Etária -30 +30 Supermercados 84% 94% Farmácias 65% 79% Panificadoras 64% 73% Açougues 50% 70% Lotéricas 48% 71% Posto de gasolina 56% 63% Shoppings 61% 49% Salão de beleza 53% Base 426 714 Faixa Etária -30 +30 Lojas de roupas masculinas 46% 54% Bares 67% 39% Pizzarias 53% 45% Clínicas Médicas 33% 48% Cinema 58% 32% Lanchonetes Clínicas Odontológicas Base 426 714 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 62

Serviços e Produtos do Dia a Dia Serviços e Produtos com os Quais as Pessoas Estão Insatisfeitas Com Quais? Considerando os Produtos e Serviços que Utiliza, Há Algum com Que Está Insatisfeito? Base: 1141 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141*

Serviços e Produtos do Dia a Dia Relação entre Utilização e Insatisfação Relação entre Utilização e Insatisfação 16% das pessoas que utilizam Lotéricas estão insatisfeitas 10% 7% 7% Base: 1141 Base: 1141 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Serviços e Produtos do Dia a Dia Potencial de Mercado Usam Insatisfeitos Potencial de Mercado Supermercados 90% 9,0% 17.121 Lotéricas 62% 9,6% 12.581 Posto de gasolina 61% 4,3% 5.544 Farmácias 73% 2,9% 4.476 Panificadoras 69% 2,1% 3.063 Clínicas Médicas 42% 3,1% 2.752 Lojas de roupas femininas 52% 2,3% 2.528 Base 1141 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Continua.... NOTA: Potencial de Mercado calculado com base na população de Maringá acima de 18 anos, pertencente às classes ABC 65

Serviços e Produtos do Dia a Dia Potencial de Mercado Continuação.... Usam Insatisfeitos Potencial de Mercado Lojas de roupas masculinas 51% 1,8% 1.940 Açougues 63% 1,3% 1.731 Bares 49% 1,4% 1.450 Clínicas Odontológicas 41% 1,2% 1.040 Pizzarias 48% 0,9% 913 Lanchonetes 780 Salão de beleza 0,7% 755 Base 1141 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 NOTA: Potencial de Mercado calculado com base na população de Maringá acima de 18 anos, pertencente às classes ABC 66

Próximos ao local de trabalho Em locais diversos, por conveniência Serviços e Produtos do Dia a Dia Locais Que Costumam Frequentar para Utilizar ou Adquirir Produtos e Serviços Próximos ao local de trabalho Próximos à residência Outros bairros Centro da cidade Em locais diversos, por conveniência Base Supermercados 15% 65% 7% 9% 1026 Farmácias 17% 58% 13% 838 Panificadoras 14% 74% 5% 4% 791 Açougues 72% 714 Lotéricas 21% 41% 12% 710 Posto de gasolina 49% 10% 691 Lojas de roupas femininas 593 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Continua.... 67

Próximos ao local de trabalho Em locais diversos, por conveniência Serviços e Produtos do Dia a Dia Locais Que Costumam Frequentar para Utilizar ou Adquirir Produtos e Serviços Próximos ao local de trabalho Próximos à residência Outros bairros Centro da cidade Em locais diversos, por conveniência Base Salão de beleza 14% 62% 11% 10% 583 Lojas de roupas masculinas 9% 19% 2% 60% 580 Bares* 8% 28% 6% 21% 563 Pizzarias 7% 37% 13% 32% 550 Clínicas Médicas 20% 38% 484 Lanchonetes 40% 30% 465 Clínicas Odontológicas 12% 39% 15% 34% Continuação.... FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * 30% dos entrevistados não informaram onde costumam frequentar bares. 68

Serviços e Produtos do Dia a Dia Locais Que Costumam Frequentar para Utilizar ou Adquirir Produtos e Serviços O Centro da Cidade Quando se fala em locais que as pessoas costumam frequentar para adquirir os diversos produtos e serviços utilizados no dia a dia, percebe-se que tanto as pessoas que moram na região central quanto as pessoas que moram em outros bairros costumam frequentar estabelecimentos próximos à residência. Desta forma, quem mora no centro tem preferência por adquirir produtos e serviços no próprio centro, por estar próximo à residência. 69

Possibilidade de Negócio: Mercados Origem da Demanda Usa Supermercado? Principais Motivos de Insatisfação Principalmente para o público... Problemas com o atendimento do estabelecimento 1º Classes AB1 e B2 2º Preços muito elevados Classe C Base: 1141 Poucas opções de produtos ou serviços 3º Classe AB1 9% dos entrevistados estão insatisfeitos (10% dos usuários) Potencial de 17.121 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 70

Possibilidade de Negócio: Mercados Onde as Pessoas Utilizam? Este percentual chega a 71% na região Norte, e apenas 51% na região Sul. Na região Sul este percentual é de apenas 4%. Índices que demonstram carência de supermercados na região Sul. Este percentual chega a 29% na região Sul, e apenas 4% na região Norte e no Centro. Este percentual chega a 14% na região Sul, e apenas 6% na região Norte. Base: 1026* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Total de pessoas que afirmaram fazer compras em supermercados. 71

Possibilidade de Negócio: Mercados Índice de Supermercados por 100 mil Habitantes nas Principais Cidades do Paraná Supermercados por 100 mil habitantes Maringá 12,68 Curitiba 81,23 Ponta Grossa 14,05 Londrina 27,76 Cascavel 28,79 Foz do Iguaçu 16,45 FONTE: RAIS 2008 – Considerando os estabelecimentos com pelo menos um funcionário

Possibilidade de Negócio: Mercados Porte dos Supermercados Maringá Curitiba Ponta Grossa Londrina Cascavel Foz do Iguaçu Até 4 funcionários 29% 20% 31% 23% 30% 12% De 5 a 9 funcionários 13% 10% 19% 8% 22% De 10 a 19 funcionários 21% 14% De 20 a 49 funcionários 15% 17% 11% De 50 a 99 funcionários 6% 5% De 100 a 249 funcionários 18% De 250 a 499 funcionários 1% 7% 3% 2% Até 50 funcionários 69% 59% 77% 65% 60% 83% Mais de 50 funcionários 31% 40% 22% 35% 41% 17% Maringá possui uma distribuição média no que diz respeito ao porte dos supermercados quando comparada às demais cidades do Paraná. FONTE: RAIS 2008

Possibilidade de Negócio: Mercados Localização das Principais Redes de Supermercados em Maringá Região Central Região Norte Região Oeste Região Sul Região Leste FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio: Mercados Abertura de Novos Supermercados em Maringá Possibilidade de Abertura de Novos Supermercados em Maringá Esta possibilidade de negócio pode ser desdobrada na abertura de dois novos minimercados bem segmentados na cidade, um mais sofisticado e outro mais popular Sugestões: Minimercado mais sofisticado: produtos importados, carnes especiais, sessão de orgânicos, sessão gourmet, adega, padaria com produtos de inspiração internacional. Minimercado mais popular: variedade restrita de marcas, marcas mais baratas, promoções para produtos da cesta básica, “pague 1 leve 2”, açougue e padaria apenas com itens básicos. 75

Possibilidade de Negócio: Clínicas Médicas Origem da Demanda Usa Clínicas Médicas? O principal motivo de insatisfação dos usuários de clínicas médicas são os problemas relativos ao atendimento do estabelecimento, principalmente no que diz respeito à demora. Base: 1141 3% dos entrevistados estão insatisfeitos (7% dos usuários) Potencial de 2.752 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 76

Índices que demonstram carência de clínicas médicas na região Sul. Possibilidade de Negócio: Clínicas Médicas Onde as Pessoas Utilizam? Índices que demonstram carência de clínicas médicas na região Sul. Este percentual chega a 40% no Centro, e apenas 19% na região Sul. Este percentual chega a 38% na Região Sul. Este percentual é de apenas 2% na Região Sul. Base: 484* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Total de pessoas que afirmaram utilizar serviços de clínicas médicas. 77

Possibilidade de Negócio: Clínicas Médicas Índice de Clínicas Médicas por 100 mil Habitantes nas Principais Cidades do Paraná Clínicas Médicas por 100 mil habitantes Maringá 5,48 Curitiba 6,13 Ponta Grossa 3,45 Londrina 10,89 Cascavel 10,56 Foz do Iguaçu 4,18 Quando comparado aos índices das demais cidades, este número aponta que há espaço em Maringá para abertura de novas Clínicas Médicas FONTE: RAIS 2008 – Considerando os estabelecimentos com pelo menos um funcionário

Maringá Atrai Pessoas de Toda a Região para Tratamentos de Saúde Possibilidade de Negócio: Clínicas Médicas Maringá: Um Centro de Excelência no Atendimento à Saúde Maringá Atrai Pessoas de Toda a Região para Tratamentos de Saúde A fase exploratória da pesquisa, realizada por meio de entrevistas em profundidade, mostrou que Maringá é um pólo de atração em sua região no que diz respeito ao atendimento à saúde. A cidade possui clínicas, profissionais e laboratórios de renome, o que atrai pessoas inclusive das cidades vizinhas. Contudo, algumas especialidade, como a Dermatologia, ainda têm carência de profissionais na cidade e as filas de espera para atendimento são longas. Os profissionais da saúde podem ficar de olho nesta possibilidade de negócio, agregando diferenciais de tratamentos inovadores, laboratório para manipulação de cremes e outras substâncias utilizadas nesta especialidades, entre outros serviços.

3.2 – Imprevistos e Necessidades Pontuais 80

Imprevistos e Necessidades Pontuais Principais Serviços que Necessitou nos Últimos 6 Meses e Teve Dificuldade de Encontrar Eletricista Encanador Pequenos reparos Jardineiro Dedetização e desratização Hidráulica Pintor Diarista Babá Borracharia Automecânica Autopeças Autoelétrica Funilaria Agência de turismo Viagem de férias para outras regiões do Brasil Viagem de férias para o exterior FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141 81

Imprevistos e Necessidades Pontuais Segmentos com Maiores Dificuldades de Contratação destes Serviços Por Classe AB1 B2 C Serviços de Manutenção para o Lar 21% 14% 11% Prestadores de Serviços Domésticos 20% 9% 6% Base 321 394 426 Por Sexo Por Faixa Etária M F Prestadores de Serviços Domésticos 8% 14% Serviços Automotivos 12% Base 585 556 -30 +30 Prestadores de Serviços Domésticos 13% 10% Serviços Automotivos 12% 9% Base 426 714 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 82

Imprevistos e Necessidades Pontuais Potencial de Mercado Procurou e teve dificuldade de encontrar Potencial de Mercado Serviços de Manutenção para o Lar 15% 31.706 Prestadores de Serviços Domésticos 11% 23.251 Serviços Automotivos 10% 19.777 Viagens 4% 8.455 Chaveiro Cursos preparatórios para concursos públicos 3% 6.341 Auto-escola 2% 4.227 Base 1141 O Potencial de Mercado de serviços automotivos foi calculado com base na frota de veículos* de Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 NOTA: Potencial de Mercado calculado com base na população de Maringá acima de 18 anos, pertencente às classes ABC *Frota de veículos considerando a soma de automóveis, motos e caminhonetes 83

Possibilidade de Negócio: Serviços para Manutenção do Lar Origem da Demanda Precisou contratar Serviços de Manutenção para o Lar e teve dificuldades? Principais Dificuldade Encontradas Principalmente para o público... Pessoas com mais de 30 anos e chefes de família Falta de qualificação dos profissionais 1º Poucas opções de produtos e serviços 2º 3º Falta divulgação Base: 1141 Potencial de 31.706 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 84

Possibilidade de Negócio: Serviços para Manutenção do Lar Quais Serviços para Manutenção do Lar Precisou Contratar e Teve Dificuldade? A classe AB1 foi a que mais necessitou destes serviços e teve dificuldade de contratar. Base: 1141 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 85

A Construção Civil em Maringá Possibilidade de Negócio: Serviços para Manutenção do Lar Motivos pelos Quais Teve Dificuldades em Contratar Serviços de Manutenção para o Lar A Construção Civil em Maringá A pesquisa exploratória, realizada por meio de entrevistas em profundidade, mostrou que Construção Civil é um dos segmentos mais expressivos em Maringá atualmente, fato este facilmente comprovado quando se dá um breve passeio pela cidade. A cidade é um verdadeiro “canteiro de obras” e bairros praticamente inteiros, como o Novo Centro, estão repletos de novos empreendimentos. Por este motivo é natural que toda a mão de obra da cidade relativa a serviços de construção e manutenção estejam absorvidas, dando espaço a novas empresas e profissionais nesta área. 86

Principais Dificuldade Encontradas Principalmente para o público... Possibilidade de Negócio: Agência Para Profissionais Domésticos Origem da Demanda Precisou contratar Prestadores de Serviços Domésticos e teve dificuldades? Principais Dificuldade Encontradas Principalmente para o público... Chefes de família, pessoas mais velhas e classe B2 Poucas opções de escolha 1º Profissionais pouco qualificados Classe AB1 e mais jovens 2º Serviços não são encontrados próximos à residência 3º Mais velhos Base: 1141 Potencial de 23.251 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 87

Possibilidade de Negócio: Agência Para Profissionais Domésticos Quais Prestadores de Serviços Domésticos Precisou Contratar e Teve Dificuldade? Classe AB1 e mulheres foram os públicos que mais necessitaram destes serviços e tiveram dificuldade de contratar. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141 88

Possibilidade de Negócio: Serviços Automotivos Origem da Demanda Precisou contratar Prestadores de Serviços Automotivos e teve dificuldades? Principais Dificuldade Encontradas Principalmente para o público... Poucas opções de escolha Homens e mais velhos 1º Problemas com a localização do estabelecimento Mulheres e mais jovens 2º Problemas com negociação de preços e prazos de pagamento Classe AB1 e homens 3º Base: 1141 Potencial de 19.777 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 89

Possibilidade de Negócio: Serviços Automotivos Quais Serviços Automotivos Precisou Contratar e Teve Dificuldade? FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141 90

Possibilidade de Negócio: Viagens Origem da Demanda Precisou de serviços relacionados a viagens e teve dificuldades? Principais Dificuldade Encontradas Principalmente para o público... Problemas em encontrar pacotes e passagens Homens e Chefes de família 1º Problemas com a localização Mulheres e Classe AB1 2º Mulheres e mais jovens 3º Preço alto Base: 1141 Potencial de 8.455 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 91

Possibilidade de Negócio: Viagens Quais Serviços Relativos a Viagens Precisou Contratar e Teve Dificuldade? FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141 NOTA: Não foram apontadas diferenças pois os percentuais são pouco representativos 92

Possibilidade de Negócio: Chaveiros Origem da Demanda Precisou contratar Chaveiros e teve dificuldades? Principais Dificuldade Encontradas Principalmente para o público... Homens, pessoas com menos de 30 anos e classe C Poucas opções de produtos e serviços 1º Problemas para encontrar locais para estacionar Classe AB1 e pessoas com mais de 30 anos 2º Base: 1141 Potencial de 8.455 consumidores entre as classes ABC, acima de 18 anos, em Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 93

3.3 – Outras Possibilidades de Negócio Decorrentes da Análise de Dados Secundários 94

Possibilidade de Negócio: Informática e Academia para a Terceira Idade Origem da Demanda Crescimento de 38% da população idosa em Maringá entre 1996 e 2007 Considerando a evolução dos dados entre 1996 e 2007, a população com mais de 60 anos em Maringá teve um crescimento de 38%, um índice maior que o do estado do Paraná, que foi de 25% neste mesmo período. Junto com Foz do Iguaçu, Maringá teve o maior aumento da idade média da população neste mesmo período, considerando-se as principais cidades do estado*. A partir destes dados pode-se afirmar que a cidade tem demanda para novos serviços voltados à população da Terceira Idade e abre possibilidade para abertura de dois novos negócios: 1) Escola de Informática 2) Academia de Ginástica São negócios que exigem planejamento, profissionais treinados e programas especialmente direcionados a este público, considerando-se todas as suas limitações. *Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo) 95

Possibilidade de Negócio: Escola de Cursos Profissionalizantes Origem da Demanda Baixa relação entre PEA e empregos formais 1,4 Crescimento das empresas formais 14% Robusto crescimento de empregos formais 21% Baixo percentual de mão-de-obra com ensino superior comparativamente a outras cidades 17% com ensino superior Uma Escola de Cursos Profissionalizantes pode dar oportunidade de especialização e de crescimento profissional àquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de cursar o nível superior. 96

Possibilidade de Negócio: Escola de Cursos Profissionalizantes Case Centro Europeu Foi implantado em 1991, na cidade de Curitiba, o Centro Europeu, uma escola que prepara em menos de um ano profissionais de alto nível. O Centro Europeu tem como público milhares de pessoas que buscam novas ferramentas para o seu crescimento no mercado de trabalho através de uma nova formação, atualização dos conhecimentos já acumulados ou, ainda, no aprendizado de novos idiomas. A escola conta hoje com 6 unidades em Curitiba, incluindo um hotel-escola, uma unidade em Joinville e uma unidade em Ponta Grossa. Alguns dos cursos profissionalizantes oferecidos são: marketing e propaganda, fotografia, turismo, design de moda, hotelaria e eventos e chef de cuisine. Texto baseado nas informações do site do Centro Europeu Disponível em: www.centroeuropeu.com.br 97

Possibilidade de Negócio: Restaurante de Alta Gastronomia Origem da Demanda Estes dados, somados à informação obtida na fase exploratória da pesquisa, de que Maringá carece de restaurantes de alta gastronomia, mostra a viabilidade de abertura de um estabelecimento deste gênero na cidade. É preciso estar atento para que o estabelecimento esteja adequado ao perfil do consumidor de Maringá que, muitas vezes, apesar de seu bom poder aquisitivo, tem preferência por ambientes e serviços com menos requinte. Evolução de 87% no PIB per capita de Maringá entre 2002 e 2007 Maringá teve uma evolução do PIB, entre 2002 e 2007, maior do que todas as principais cidades do Paraná, da capital e do próprio estado como um todo. Alto percentual de Classe AB em Maringá: 63% Fonte: BDE-IPARDES 98

Possibilidade de Negócio: Restaurante de Alta Gastronomia Case Barolo Trattoria O Barolo é um restaurante italiano presente em Curitiba, no bairro da Água Verde, há mais de dez anos, com a casa sempre cheia para almoço e jantar. O novo deque surge como opção para os dias ensolarados. No cardápio, entradas, massas, carnes e sobremesas, que utilizam de forma criativa diferentes ingredientes, fazem sucesso entre os clientes. A carta de vinhos conta com 320 rótulos. Texto baseado nas informações do site Veja Curitiba Disponível em: www.barolotrattoria.com.br 99

Possibilidade de Negócio: Motocenter e Boutique de Motos Origem da Demanda Frota de motos aumenta 52% em Maringá entre 2005 e 2009 É o maior percentual de motos sobre a frota nas cidades de referência (30%) Maringá teve um crescimento vigoroso na sua frota de motos neste período de 2005 a 2009. Este dado aponta para a possibilidade de abertura de um negócio em Maringá de novos produtos e serviços voltados aos motoqueiros e motociclistas, como por exemplo um Motocenter e uma Boutique de Motos. Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Inclui ciclomotor, motocicleta e motoneta. 100

Possibilidade de Negócio: Motocenter e Boutique de Motos Case IRA – Na Moto com Você A IRA é uma marca voltada para motocicletas de baixa cilindrada. Com um mix de produtos que junta a qualidade de ponta com os preços acessíveis, a IRA oferece um conceito novo voltado para as tendências desse público que não pára de crescer. A empresa fornece produtos e serviços para este público, com destaque para a linha de roupas e acessórios, como capacetes, jaquetas, luvas e camisetas. Texto baseado nas informações do site da IRA Disponível em: www.ira.com.br 101

4 – POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS VOLTADAS AO CONSUMIDOR FINAL DE MARINGÁ POR REGIÃO

Sobre a População Pesquisada População Circulante A pesquisa com a população de Maringá, ou seja, com os consumidores finais, foi realizada em 7 regiões da cidade com o que chamamos de “população circulante”. “População circulante”, como o próprio nome explica, é composta por pessoas que costumam circular em determinada região, seja porque residem ou trabalham naquele local. Para fazer este filtro, os entrevistados foram questionados se trabalham ou residem no local onde foram abordados para a pesquisa.

As Regiões Pesquisadas Regiões Definidas para a Pesquisa com a População 7 6 5 2 1 4 3 1 – Zona 20, próximo a Rua Nildo Ribeiro 2 – Zonas 6 e 5, Maringá Velho 3 – Zona 14, Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações. 4 – Novo Centro 5 – Jardim Alvorada, incluindo Av. Pedro Taques 6 – Região entre Zona 24 e Zona 46, abrangendo Av. Morangueira 7– Região das Zonas 30 e 31, abrangendo a Av. Kakogawa

As Regiões Pesquisadas Distribuição de Entrevistas por Região Regiões Quantidade de Entrevistas Zona 20 157 Zonas 5 e 6 165 Zona 14* 159 Novo Centro 158 Jardim Alvorada 193 Zonas 24 e 46 155 Zonas 30 e 31 154 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Perfil Comparativo das Regiões Entrevistadas Faixa Etária da População Entrevistada em Cada Região Região onde foi realizada a pesquisa Zona 20 Zonas 5 e 6 Zona 14* Novo Centro Jardim Alvorada Zonas 24 e 46 Zonas 30 e 31 Até 20 anos 5% 8% 16% 25% 9% De 21 a 30 anos 28% 27% 30% 34% 24% 21% 23% De 31 a 40 anos 18% 12% 15% 22% 19% De 41 a 50 anos De 51 a 60 anos 13% 14% Mais de 60 anos 10% 7% 4% Base 157 165 158 193 155 154 Até 30 anos 33% 35% 46% 59% 29% 28% Acima de 50 anos 22% 20% 12% 21% 24% 38% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Mesmo com a existência de controles de incidência durante a pesquisa, fica desenhado que negócios voltados para os mais jovens tendem a ter um potencial mais elevado no Novo Centro e na Zona 14, enquanto que os negócios voltados para as pessoas mais velhas tendem a ter maior potencial nas Zonas 30 e 31 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Perfil Comparativo das Regiões Entrevistadas Classificação Econômica da População Entrevistada em Cada Região Região onde foi realizada a pesquisa Zona 20 Zonas 5 e 6 Zona 14* Novo Centro Jardim Alvorada Zonas 24 e 46 Zonas 30 e 31 Classe A 10% 6% 9% 5% 4% Classe B 55% 54% 60% 57% 53% 61% 49% Classe C 34% 36% 33% 41% 47% Base 157 165 159 158 193 155 154 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 As possibilidade de negócios destinadas a um público mais elitizado tendem a apresentar maior potencial na Zona 20, Zonas 5 e 6 e no Novo Centro, enquanto que as possibilidades de negócios destinadas a um público mais popular tendem a apresentar maior potencial nas Zonas 30 e 31. * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Perfil Comparativo das Regiões Entrevistadas Classificação por Gênero da População Entrevistada em Cada Região Região onde foi realizada a pesquisa Zona 20 Zonas 5 e 6 Zona 14 Novo Centro Jardim Alvorada Zonas 24 e 46 Zonas 30 e 31 Masculino 57% 56% 50% 44% Feminino 43% Base 157 165 159 158 193 155 154 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 As possibilidades de negócios destinadas às mulheres tendem a apresentar maior potencial nas Zonas 30 e 31 e no Novo Centro, enquanto que as possibilidades de negócios destinadas aos homens tendem a apresentar maior potencial na Zona 20 e nas Zonas 24 e 46 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Demandas nos Bairros Os Bairros Que Apresentam Maiores Necessidades de Produtos e Serviços Percentual da População Circulante que Sente Falta de Algum Produto ou Serviço na Região A Zona 20, até por ser uma das mais afastadas da Região Central, é a que apresenta maiores carências e possibilidades de abertura de novos negócios Já o Novo Centro, por ser a região mais central de todas as pesquisadas, é o bairro mais completo, onde a população circulante sente menos falta de produtos e serviços. Base: 1.141

4.1 – Possibilidades de Negócios para a Zona 20

Zona 20, Próximo à Nildo Ribeiro Características da Região Pesquisada 80% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço A cidade de Maringá sofre hoje um processo natural de descentralização, e cresce em direção às fronteiras com suas cidades vizinhas. A Zona 20, no término da Avenida Cerro Azul, encontra-se ainda em desenvolvimento, tanto no âmbito residencial quanto comercial. O pequeno número de pessoas que circulam pela região e o destaque para o aumento de residências, que inclui a construção de condomínios residenciais fechados, acarretará em uma maior demanda por estabelecimentos comerciais voltados à população residente. Hoje, na região, há algumas “micro-indústrias”, bares precários, uma academia, comércios de materiais de construção (o que indica o desenvolvimento da região) e muitos terrenos baldios. O comércio é bastante inexplorado, o que gera dificuldades em encontrar estabelecimentos como panificadoras, por exemplo. O trânsito de automóveis e de pedestres é muito baixo. Os trabalhadores da região, em sua maioria, alimentam-se nos “bares” que improvisam o almoço.

Zona 20, Próximo à Nildo Ribeiro Faixa Etária dos Entrevistados Região sem uma concentração de potencial para pessoas mais velhas ou mais novas Média 40 anos Base: 157* *Total de entrevistados da Zona 20 que informaram a idade.

Zona 20, Próximo à Nildo Ribeiro Gênero e Classificação Econômica dos Entrevistados Classificação Econômica Gênero Base: 157 Região com tendência a possuir maior potencial para abertura de negócios direcionados aos homens e à classe média alta. Base: 157 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Demandas da Zona 20 Principais Produtos e Serviços que a População Gostaria de Utilizar Nesta Região, Mas Não Utiliza Demanda Zona 20 Demanda Amostra Total ∆ Lotérica 46% 17% 29% Loja de Calçados 21% 8% Supermercado 27% 9% 18% Farmácia 26% 10% 16% Panificadora 23% 5% Loja de Roupas Femininas 13% Loja de Roupas Masculinas 14% 4% Açougue 11% Base: 157 Enquanto 17% da amostra total gostaria de utilizar lotéricas na região, 46% da população entrevistada na Zona 20 sente falta deste serviço. Ou seja, o percentual é 29% superior do que na amostra total.

Possibilidade de Negócio para a Zona 20: Supermercado Sofisticado Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Supermercado Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento na região, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Este número é 18% acima da demanda na amostra completa Base: 157 Para quem? 65% dos entrevistados na Zona 20 pertencem às classes A e B e a população local é predominantemente residente, o que aponta para a possibilidade de abertura de um minimercado com produtos mais sofisticados. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para a Zona 20: Panificadora Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Panificadora Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência também deste tipo de estabelecimento, seja por estarem distantes ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Este número é 18% acima da demanda na amostra completa Base: 157 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 40 anos e com uma quantidade um pouco maior de homens do que de mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para a Zona 20: Açougue Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Açougue Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência também deste tipo de estabelecimento na região, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Este número é 11% acima da demanda na amostra completa Base: 157 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 40 anos e com uma quantidade um pouco maior de homens do que de mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

4.2 – Possibilidades de Negócios para as Zonas 30 e 31

68% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Zonas 30 e 31, Abrangendo Av. Kakogawa Características da Região Pesquisada 68% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço A cidade de Maringá vem crescendo principalmente no sentido Norte. Com a construção do Contorno Norte, todo o tráfego de caminhões que atualmente passa pela Avenida Colombo se deslocará para aquela região, criando uma nova dinâmica no local. Atualmente o comércio da região encontra-se em trechos da Rua das Palmeiras e da Avenida Kakogawa. São 200 metros de concentração de lojas de roupas, calçados, aviários, açougues, mercados, padarias, lanchonetes e restaurantes. Próximo a esta região o comércio não é explorado, há apenas residências. 119

Zonas 30 e 31, Abrangendo Av. Kakogawa Faixa Etária dos Entrevistados Região sem uma concentração de potencial para pessoas mais velhas ou mais novas Média 43 anos Base: 154* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados das Zonas 30 e 31 que informaram a idade.

Classificação Econômica Zonas 30 e 31, Abrangendo Av. Kakogawa Gênero e Classificação Econômica dos Entrevistados Classificação Econômica Gênero Base: 154 Região com tendência a possuir maior potencial para abertura de novos negócios direcionados às mulheres e às classes média e baixa. Base: 154 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 121

Demandas para as Zonas 30 e 31 Principais Produtos e Serviços que a População Gostaria de Utilizar Nesta Região, Mas Não Utiliza Demanda Zonas 30 e 31 Demanda Amostra Total ∆ Casa Lotérica 43% 17% 26% Loja de Calçados 32% 21% 11% Clínica Médica 12% 9% Loja de Roupas Masculinas 20% 14% 6% Loja de Roupas Femininas 16% 13% 3% Clínicas Odontológicas 7% Pizzaria 15% Posto de Gasolina 8% Base: 154 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 30 a 31: Loja de Calçados Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Calçados Nesta Região? Motivos De modo geral, os preços são considerados altos e há insatisfação com a variedade deste tipo de produto nas lojas. Este número é 11% acima da demanda na amostra completa Base: 154 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 43 anos, uma concentração maior de pessoas na Classe C, com uma quantidade um pouco maior de mulheres do que homens. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 30 a 31: Clínica Médica Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Clínica Médica Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento que atenda os convênios utilizados pela população circulante. Este número é 9% acima da demanda na amostra completa Base: 154 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 43 anos, uma concentração maior de pessoas na Classe C, com uma quantidade um pouco maior de mulheres do que homens. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

4.3 – Possibilidades de Negócios para as Zonas 24 e 46

66% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Região Entre Zonas 24 e 46, Abrangendo Av. Morangueira Características da Região Pesquisada 66% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Esta é uma região igualmente cortada por duas grandes e importantes Avenidas, a Morangueira e a Pedro Taques. Também vem ganhando grandes investimentos e, portanto, passando por um grande desenvolvimento nos últimos anos. Serviços automotivos predominam na região. O tráfego de caminhões é intenso e há muitas borracharias, funilarias, auto-peças, mecânicas, etc. Há também pequenas lojas de roupas, farmácias, mini-mercado e restaurante. 126

Região Entre Zonas 24 e 46, Abrangendo Av. Morangueira Faixa Etária dos Entrevistados Região sem uma concentração de potencial para pessoas mais velhas ou mais novas Média 40 anos Base: 155* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados das Zonas 24 e 46 que informaram a idade.

Classificação Econômica Região Entre Zonas 24 e 46, Abrangendo Av. Morangueira Gênero e Classificação Econômica dos Entrevistados Classificação Econômica Gênero Base: 155 Região com tendência a possuir maior potencial para abertura de negócios direcionados aos homens e à classe média. Base: 155 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 128

Demandas para as Zonas 24 e 46 Principais Produtos e Serviços que a População Gostaria de Utilizar Nesta Região, Mas Não Utiliza Demanda Zonas 24 e 46 Demanda Amostra Total ∆ Loja de Calçados 23% 21% 2% Loja de Roupas Masculinas 14% 7% Clínicas Médicas 12% 9% Loja de Roupas Femininas 16% 13% 3% Casa Lotérica 17% Clínicas Odontológicas 5% Loja de Presentes e Variedades - Churrascaria 8% 6% Pizzaria Supermercado 4% Base: 155 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 24 e 46: Clínica Médica Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Clínica Médica Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento, principalmente que atendam os convênios utilizados pela população circulante. Este número é 9% acima da demanda na amostra completa Para quem? A população circulante possui uma idade central de 40 anos, uma concentração maior de pessoas na Classe B2, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. Base: 155 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Gostaria de Utilizar Loja de Roupas Masculinas Nesta Região? Possibilidade de Negócio para as Zonas 24 e 46: Loja de Roupas Masculinas Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Roupas Masculinas Nesta Região? Motivos Basicamente pela percepção que há falta de variedade de produtos nos estabelecimentos existentes. Os preços também são considerados altos. Ainda, há percepção de carência deste tipo de estabelecimento na região, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Este número é 7% acima da demanda na amostra completa Base: 155 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 40 anos, uma concentração maior de pessoas na Classe B2, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 24 e 46: Churrascaria Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Churrascaria Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento na região, seja por estar mal localizado ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Este número é 6% acima da demanda na amostra completa Base: 155 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 40 anos, uma concentração maior de pessoas na Classe B2, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

4.4 – Possibilidades de Negócios para as Zonas 5 e 6 (Maringá Velho)

59% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Zonas 5 e 6: Maringá Velho Características da Região Pesquisada 59% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Maringá Velho, que compreende as zonas 5 e 6, é umas das regiões pioneiras da cidade, onde a sua história começou. A região é atravessada pela Avenida Brasil, e hoje abriga um grande número de empresas, com destaque para a facção. É também em suas proximidades que se concentra uma grande quantidade de clínicas e serviços médicos. O comércio é bastante completo, com a presença de farmácias, restaurantes, bancos, despachantes, lava-cars, poucos comércios de roupas e sapatos e a concentração de alguns comércios voltados ao reparo de automóveis (oficinas mecânicas, auto-peças, funilarias, etc.). A região é bem desenvolvida, e apesar do grande trânsito de automóveis, o fluxo de pedestres não é muito alto. Há uma área próxima ao Bosque das Grevíleas com grandes sobrados de classe média alta.

Zonas 5 e 6: Maringá Velho 42 anos Média Faixa Etária dos Entrevistados Região sem uma concentração de potencial para pessoas mais velhas ou mais novas Média 42 anos Base: 165* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados das Zonas 5 e 6 que informaram a idade.

Classificação Econômica Zonas 5 e 6: Maringá Velho Gênero e Classificação Econômica dos Entrevistados Classificação Econômica Gênero Base: 165 Região com tendência a possuir maior potencial para abertura de negócios direcionados à classe média alta. Embora o percentual de homens seja maior que o de mulheres, percebe-se uma demanda maior para possibilidades de negócios voltados ao público feminino. Base: 165 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 136

Demandas para as Zonas 5 e 6 Principais Produtos e Serviços que a População Gostaria de Utilizar Nesta Região, Mas Não Utiliza Demanda Zonas 5 e 6 Demanda Amostra Total ∆ Loja de Calçados 33% 21% 12% Loja de Roupas Femininas 22% 13% 9% Loja de Roupas Masculinas 19% 14% 5% Loja de Presentes e Variedades 16% 7% Loja de Roupas Íntimas 15% 8% Loja de Roupas Infantis 11% 4% Livrarias 10% 6% Base: 165 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 5 e 6: Loja de Calçados Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Calçados Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Também há percepção de pouca variedade de produtos nos estabelecimentos existentes. Este número é 12% acima da demanda na amostra completa Base: 165 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 42 anos, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 5 e 6: Loja de Roupas Femininas Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Roupas Femininas Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Também há percepção de pouca variedade de produtos e preços elevados nos estabelecimentos existentes. Este número é 9% acima da demanda na amostra completa Base: 165 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 42 anos, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Gostaria de Utilizar Loja de Presentes e Variedades Nesta Região? Possibilidade de Negócio para as Zonas 5 e 6: Loja de Presentes e Variedades Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Presentes e Variedades Nesta Região? Motivos Há percepção de falta de variedade de produtos nos estabelecimentos existentes, e também de carência deste tipo de estabelecimento, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Este número é 7% acima da demanda na amostra completa Base: 165 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 42 anos, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para as Zonas 5 e 6: Loja de Roupas Íntimas Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Roupas Íntimas Nesta Região? Motivos Basicamente, há carência deste tipo de estabelecimento, seja por estar distante ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Também há percepção de preços altos nos estabelecimentos existentes na região. Este número é 7% acima da demanda na amostra completa Base: 165 Para quem? A população circulante possui uma idade central de 42 anos, com uma quantidade um pouco maior de homens do que mulheres. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

4.5 – Possibilidades de Negócios para o Jardim Alvorada

57% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Jardim Alvorada, Incluindo a Avenida Pedro Taques Características da Região Pesquisada 57% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço O Jardim Alvorada é o bairro mais populoso e um dos mais tradicionais da cidade de Maringá, funcionando quase que como uma “cidade” autônoma. Duas importantes avenidas, a Morangueira e a Pedro Taques, cortam o bairro. O comércio é bem desenvolvido e a população local conta com serviços importantes como agências bancárias e diversas linhas de ônibus. Há um grande fluxo de pessoas e o trânsito de veículos é alto. O comércio é bem explorado e mais voltado para o “popular”. Mercados, açougues, papelarias, lojas de informática, poucos restaurantes, escritórios de contabilidade e outros serviços são encontrados na região. 143

Jardim Alvorada, Incluindo a Avenida Pedro Taques Faixa Etária dos Entrevistados Região sem uma concentração de potencial para pessoas mais velhas ou mais novas Média 39 anos Base: 193* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados do Jardim Alvorada que informaram a idade.

Classificação Econômica Jardim Alvorada, Incluindo a Avenida Pedro Taques Gênero e Classificação Econômica dos Entrevistados Classificação Econômica Gênero Base: 193 Região sem uma concentração de potencial para homens ou mulheres, mas com tendência a possuir maior potencial para negócios voltados à classe média. Base: 193 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 145

Demandas para o Jardim Alvorada Principais Produtos e Serviços que a População Gostaria de Utilizar Nesta Região, Mas Não Utiliza Base: 193 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para o Jardim Alvorada: Loja de Calçados Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Loja de Calçados Nesta Região? Motivos Apesar de o Jardim Alvorada não apresentar uma demanda por loja de calçados maior do que a da amostra total, a pesquisa detectou que esta é uma boa possibilidade de negócio para esta região, principalmente porque há uma percepção, por parte da população circulante, de que há falta de variedade de produtos nos estabelecimentos deste gênero já existentes no Jardim Alvorada e também que os preços praticados são altos. Base: 193 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

4. 6 – Possibilidades de Negócios para a Zona 14 (Av 4.6 – Possibilidades de Negócios para a Zona 14 (Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e suas imediações)

48% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço Zona 14, Incluindo Avenida Mandacaru Características da Região Pesquisada 48% da população circulante sente falta de algum produto ou serviço A região da Avenida Mandacaru vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente como conseqüência dos investimentos imobiliários feitos na região. Atualmente a Avenida conta com uma ciclovia, um shopping center e outros empreendimentos, que naturalmente atraem cada vez mais pessoas para a região. O fluxo de pessoas e o trânsito de veículos são extremamente altos nesta Avenida. O comércio é bem explorado e variado na região, com a presença de padarias, salões de beleza, papelarias, farmácias, lojas de informática, restaurantes, lojas de calçados e roupas, revendas de veículos e até mesmo um shopping center, o Mandacaru Boulevard. 149

Região com uma leve concentração de potencial para pessoas mais novas Zona 14, Incluindo Avenida Mandacaru Faixa Etária dos Entrevistados Região com uma leve concentração de potencial para pessoas mais novas Média 37 anos Base: 158* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados da Zona 14 que informaram a idade.

Classificação Econômica Zona 14, Incluindo Avenida Mandacaru Gênero e Classificação Econômica dos Entrevistados Classificação Econômica Gênero Base: 159 Região sem uma concentração de potencial para homens ou mulheres, mas com tendência a possuir maior potencial para abertura de negócios voltados à classe média. Base: 159 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 151

Demandas para a Zona 14 Principais Produtos e Serviços que a População Gostaria de Utilizar Nesta Região, Mas Não Utiliza Base: 159 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio para a Zona 14: Restaurante por Quilo Origem da Demanda Gostaria de Utilizar Restaurante por Quilo Nesta Região? Motivos Apesar de a Zona 14 não apresentar uma demanda por restaurante por quilo significativamente maior do que a da amostra total, a pesquisa detectou que esta é uma boa possibilidade de negócio para a região, basicamente porque há carência deste tipo de estabelecimento, seja por estar mal localizado ou pela quantidade existente estar aquém da demanda. Base: 159 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

4.8 – Resumo das Possibilidades de Negócios por Região

5 – LAZER E ENTRETENIMENTO EM MARINGÁ

6.1 – Preferências e Hábitos em Relação a Lazer e Entretenimento 156

Lazer e Entretenimento em Maringá Satisfação dos Entrevistados com as Opções de Lazer em Maringá 57% dos entrevistados estão satisfeitos 22% dos entrevistados estão insatisfeitos FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1065* * Total de entrevistados que informaram o nível de satisfação com as opções de lazer oferecidas em Maringá. 157

Lazer e Entretenimento em Maringá Satisfação dos Entrevistados com as Opções de Lazer em Maringá Houveram poucos destaques significativos quanto à satisfação com as opções de lazer em Maringá: 57% dos entrevistados estão satisfeitos 22% dos entrevistados estão insatisfeitos O grau de insatisfação com as opções de lazer se eleva entre jovens até 30 anos 27% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1065* * Total de entrevistados que informaram o nível de satisfação com as opções de lazer oferecidas em Maringá. 158

Lazer e Entretenimento em Maringá Locais que Costumam Frequentar 10% das pessoas pesquisadas informaram que não costumam frequentar nenhum local de lazer e entretenimento FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1141 159

Lazer e Entretenimento em Maringá Destaques dos Locais Frequentados pela População, por Segmento Por Classe AB1 B2 C Bares 57% 47% 33% Cinema 52% 43% 32% Pesque-pague 37% 24% Shows 39% 29% 23% Clubes 30% 21% 13% Base 321 394 426 AB1 B2 C Casas noturnas 29% 21% 15% Teatros 33% 20% 10% Ciclovias 8% 16% Quadra poliesportiva 13% 9% Base 321 394 426 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 160

Lazer e Entretenimento em Maringá Destaques dos Locais Frequentados pela População, por Segmento Por Gênero Sexo M F Bares 51% 37% Cinema 38% 45% Teatros 18% 23% Quadra poliesportiva 17% 8% Base 585 556 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 161

Lazer e Entretenimento em Maringá Destaques dos Locais Frequentados pela População, por Segmento Por Idade Faixa Etária -30 +30 Bares 63% 33% Cinema 59% 31% Pesque-pague 27% Shows 51% 16% Casas noturnas 39% 10% Quadra poliesportiva Base 426 714 Os entrevistados mais novos tendem a frequentar mais locais que os mais velhos FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 162

Lazer e Entretenimento em Maringá Opções de Lazer e Entretenimento com as Quais as Pessoas Estão Insatisfeitas Com Quais? Considerando os Locais Frequentados, Há Algum com o Qual Esteja Insatisfeito? Base: 1027 Base: 1027* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Manteve-se a base total para identificar o real percentual de insatisfação com cada estabelecimento no mercado.

Lazer e Entretenimento em Maringá Relação entre Utilização e Insatisfação Relação entre Utilização e Insatisfação Relação entre Utilização e Insatisfação 35% das pessoas que frenquentam parques ou bosques estão insatisfeitas 19% 35% 18% 24% 17% 10% 23% 6% 21% Base: 1141 Base: 1027 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

6.2 – Possibilidades de Negócios Relativas a Lazer e Entretenimento em Maringá 165

Possibilidade de Negócio: Assessoria Esportiva e Academia de Escalada Origem da Demanda 15% dos entrevistados estão insatisfeitos OU 35% dos usuários Frequenta Parques e Bosques em Maringá? Principais Motivos O parque encontra-se fechado temporariamente (Parque do Ingá) Falta de segurança Espaço físico Poucas opções na cidade Dificuldade de estacionar Localização Base: 1.141 São utilizados por todos os públicos: homens e mulheres de todas as idades e classes econômicas. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Possibilidade de Negócio: Assessoria Esportiva e Academia de Escalada O Parque do Ingá O Parque do Ingá O Parque do Ingá é o principal parque da cidade de Maringá e único do gênero, com bosque e lago. Os demais parques da cidade são do tipo aquático, com diversões mais voltadas ao público infantil. A população da cidade costuma fazer caminhadas e corridas na pista externa que contorna o parque, mas não dentro dele. Esta acaba sendo praticamente a única opção que a população tem para a prática deste tipo de exercício, o que abre espaço para novas possibilidades de negócios voltadas a este segmento. Não é possível à iniciativa privada oferecer espaços públicos à população, como parques, mas existem serviços que podem dar mais prazer aos exercícios praticados nestes locais, como por exemplo os grupos de corrida, ou mesmo “substituí-los” de alguma forma, como fazem as academias que unem exercício ao entretenimento, que é caso das academias de escalada.

Assessorias Esportivas: Quarentões e BPM Possibilidade de Negócio: Assessoria Esportiva e Academia de Escalada Cases Assessorias Esportivas: Quarentões e BPM A Quarentões e a BPM são assessorias esportivas sediadas em Curitiba. A BPM é voltadas às práticas de Ciclismo, Corrida, Natação, Triatlo e esportes de aventura (trekking, mountain bike e corrida de montanha). A Quarentões, por sua vez, é especializada em corridas em equipe. Via Aventura A Via Aventura é um academia localizada em Curitiba que, além de oferecer modalidades tradicionais como step, pilates, circuito, yoga e outros, oferece também alternativas de esportes como escalada indoor e corrida externa. A academia ainda oferece cursos de escalada em rocha, técnicas verticais e prevenção a acidentes e alto resgate. Para completar, seus clientes e alunos contam com serviços de fisioterapia e massoterapia. Corrida no Parque Tingui, em Curitiba, promovida pela Quarentões Assessoria Esportiva. (Foto: www.quarentoes.com.br) Disponível em: www.viaaventura.com.br, www.bpmonline.com.br e www.quarentoes.com.br

5 – OS UNIVERSITÁRIOS Cenário da Educação Superior em Maringá; Possibilidades de Negócios

5.1 – Cenário dos Universitários em Maringá 170

Cenário A Presença dos Universitários em Maringá A Educação é um dos setores que mais se desenvolve em Maringá, principalmente no que diz respeito ao ensino superior. Os universitários compõem hoje cerca de 10% da população da cidade, resultando em um contingente de aproximadamente 35 mil pessoas. O aumento do número de instituições de ensino superior e a ampliação da oferta de cursos atraem cada vez mais alunos de outras cidades do Paraná e de outros estados. São pessoas que demandam e utilizam uma diversidade de produtos e serviços, e que desta forma transformam o cenário local, a infra-estrutura da cidade, sua dinâmica e sua economia. A cidade tem um alto poder de atratividade para este público devido à grande oferta de cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas. Apesar de muitos destes universitários concluírem seus estudos e permanecerem em Maringá, é um público que se renova todo ano com os novos alunos que passam no vestibular. As necessidades deste público, que cresce cada vez mais, ainda estão longe de serem totalmente atendidas, o que representa uma gama de novas possibilidades de negócios na cidade.

Cenário Instituições de Ensino Superior em Maringá Educação Maringá Curitiba Londrina Cascavel Foz do Iguaçu Total Por 100 mil hab. Profissional de nível tecnológica 0,00 11 0,60 1 Superior - graduação 13 3,92 69 3,77 14 3,13 15 0,51 10 Superior - graduação e pós-graduação 6 1,81 24 1,31 17 1,25 0,21 4 Superior - pós-graduação e extensão 1,21 19 1,04 0,31 2 0,07 Maior índice de instituições de ensino superior, quando comparada às principais cidades do Paraná. Não possui ainda uma instituição para formação de tecnólogos.

Cenário Principais Instituições de Ensino Superior Presentes na Cidade UEM – Universidade Estadual de Maringá Faculdade Alvorada CESUMAR – Centro Universitário de Maringá Faculdade Uningá Faculdade Maringá Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma PUC - Pontifícia Universidade Católica do Paraná FCV – Faculdade Cidade Verde

Cenário Localização das Principais Instituições de Ensino Superior Presentes na Cidade UEM – Universidade Estadual de Maringá Faculdade Maringá FCV – Faculdade Cidade Verde Faculdade Uningá Faculdade Alvorada Unifamma – Faculdade Metropolitana de Maringá CESUMAR – Centro Universitário de Maringá PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná 1 4 2 5 3 6 8 7

Cenário UEM – Universidade Estadual de Maringá Características das Instituições UEM – Universidade Estadual de Maringá Fundada em 1969, é a única instituição de ensino superior pública da cidade. No campus de Maringá ela oferece 34 cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas e Biológicas, com cerca de 15 mil alunos matriculados*. Oferece anualmente vestibulares de Verão, com provas em dezembro, e de Inverno, com provas em Julho. Oferece também cursos de especialização, mestrado e doutorado, em diversas áreas, e ainda cursos de educação à distância. Localiza-se em uma região central de Maringá, que concentra outras instituições de ensino superior. * Informação do ano de 2008, obtida no site da instituição.

Cenário CESUMAR – Centro Universitário de Maringá Características das Instituições CESUMAR – Centro Universitário de Maringá A CESUMAR é a principal instituição de ensino superior particular de Maringá. Fundada em 1990, no ano de 2009 tinha cerca de 15.500 alunos matriculados. Oferece 49 cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas e Biológicas. Oferta também cursos de especialização e um mestrado em Direito, além de cursos à distância. Seu campus possui um centro comercial e de serviços com lanchonetes, restaurantes, farmácias, papelaria e outros, para atender às necessidades dos alunos, o que é bastante interessante, uma vez que ele é um pouco isolado e distante de centros comerciais. Localiza-se próximo ao aeroporto da cidade, distante da região central onde concentram-se outras instituições de ensino superior.

Cenário Faculdade Maringá Características das Instituições Faculdade Maringá A Faculdade Maringá iniciou suas atividades no ano de 1998, com o curso de Administração com ênfase em Análise de Sistemas. Hoje oferece cinco cursos, que abrangem as áreas de Administração, Comunicação Social e Direito. Localiza-se em uma região central de Maringá, que concentra outras instituições de ensino superior.

Cenário PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná Características das Instituições PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, originariamente de Curitiba, iniciou suas atividades em Maringá no ano de 2004. Possui hoje cerca de 1.100 alunos. Oferece em Maringá os cursos de Administração, Direito, Filosofia e Nutrição. Localiza-se na região central da cidade, próxima a outras instituições de ensino superior.

Cenário Faculdade Alvorada Características das Instituições Faculdade Alvorada A Faculdade Alvorada oferece quinze cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas e Tecnológicas. Possui sede própria, na Avenida Anchieta, e alguns cursos funcionam também dentro do Colégio Regina Mundi, na mesma avenida.

Cenário Faculdades Uningá Características das Instituições Faculdades Uningá As Faculdades Uningá oferecem um total de 12 cursos de graduação, bastante focados na área da Saúde, como Medicina, Odontologia, Enfermagem e outros. Oferta também cursos de especialização e de mestrado. Localiza-se na Avenida Colombo, umas das principais de Maringá.

Cenário Unifamma – Faculdade Metropolitana de Maringá Características das Instituições Unifamma – Faculdade Metropolitana de Maringá A Unifamma iniciou suas atividades em Maringá no ano de 2000. Oferece 9 cursos de graduação, todos voltados às áreas de Ciências Humanas e Sociais. Oferta diversos cursos de especialização, incluindo também a área da Saúde. Localiza-se na região central de Maringá, próxima a outras instituições de ensino superior.

Cenário FCV – Faculdade Cidade Verde Características das Instituições FCV – Faculdade Cidade Verde A Faculdade Cidade Verde iniciou suas atividades em Maringá no ano de 2005. Oferece três cursos de graduação: Administração, Contabilidade e Economia. Oferta também cursos de especialização. Está localizada no Novo Centro.

5.2 – Perfil dos Universitários em Maringá 183

Perfil dos Universitários Entrevistados Faixa Etária Média Universitários 21 anos Média Não Universitários 40 anos Base: 120 Base: 1.072 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 184

Perfil dos Universitários Entrevistados Gênero e Classificação Econômica Classificação Econômica Gênero A classificação econômica dos universitários é superior à da população em geral. Base: 120 Base: 1.073 Base: 120 Base: 1.073 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 185

Perfil dos Universitários Entrevistados Origem dos Estudantes Já morava em Maringá ou veio de outra cidade para estudar? Veio de qual cidade? Cidades do interior do Paraná: local de origem de mais da metade dos estudantes universitários de Maringá que vêm de fora. Cidades do estado de São Paulo também se destacam por enviarem estudantes universitários a Maringá. Há ainda universitários oriundos de outras regiões do Brasil, até mesmo do Nordeste. Base: 100* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados que responderam a esta questão 186

Perfil dos Universitários Entrevistados Como Mora Atualmente Já morava em Maringá ou veio de outra cidade para estudar? Imóveis Alugados são a forma de moradia da maior parte dos universitários de Maringá que vêm de outras cidades, seja morando sozinhos ou com amigos. Pensões, pensionatos, repúblicas e casa de parentes e amigos também são opções bastante utilizadas por estes estudantes. Base: 100* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de universitários que informaram como moram atualmente. 187

Universitários: Necessidades Específicas Investimentos que Foram necessários Quando se Mudou para Maringá a Estudo Já morava em Maringá ou veio de outra cidade para estudar? Móveis, utensílios para casa e eletroeletrônicos foram os artigos mais necessitados pelos estudantes universitários que se mudaram para Maringá. Muitos necessitaram também de serviços imobiliários. Base: 100* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de universitários que informaram quais os investimentos necessários quando se mudaram para Maringá. 188

Universitários: Necessidades Específicas O que Sente Falta como Estudante Universitário em Maringá Como estudante universitário, sente falta de algum produto, serviço ou estabelecimento específico na cidade? Do quê? Base: 100* Base: 100* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados que responderam a esta questão 189

5.3 – Serviços e Produtos do Dia a Dia Utilizados pelos Universitários de Maringá 190

Universitários: Serviços e Produtos do Dia a Dia Os Serviços Mais Usados Pelos Universitários no Dia a Dia Quais Produtos e Serviços Costuma Utilizar no Seu Dia a Dia? Base: 120 Base: 1073 Continua.... FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 191

Universitários: Serviços e Produtos do Dia a Dia Os Serviços Mais Usados Pelos Universitários no Dia a Dia Continuação.... Quais Produtos e Serviços Costuma Utilizar no Seu Dia a Dia? Base: 120 Base: 1073 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 192

5.4 – Possibilidades de Negócios Voltados aos Universitários em Maringá 193

Possibilidade de Negócio: Pizzaria e Lanchonete Origem da Demanda % de Utilização pelo Público Universitário % de Utilização pelo Público Não-Universitário Pizzarias 74% 48% 26% Lanchonetes 64% 40% 38% Onde abrir? O mais próximo possível a uma universidade, de preferência daquelas que tenham mais alunos e que oferecem cursos nos três turnos: de manhã, à tarde e à noite. Contudo, caso o proprietário do estabelecimento deseje vender bebidas alcoólicas no local, é preciso estar atento à lei de zoneamento da cidade que delimita uma distância mínima de venda de bebidas alcoólicas das instituições de ensino. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Diferenciais voltados ao público universitário Jogos: fliperama, sinuca, etc. Venda de fatias avulsas de pizza - Internet wireless Preços acessíveis 194

Possibilidade de Negócio: Sorveteria Origem da Demanda % de Utilização pelo Público Universitário % de Utilização pelo Público Não-Universitário 86% 48% 38% Onde abrir? O mais próximo possível a uma universidade, de preferência daquelas tenham mais alunos e que oferecem cursos nos três turnos: de manhã, à tarde e à noite. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Diferenciais voltados ao público universitário Mesas com guarda-sol e cadeiras ao ar livre, criando um ambiente de “ponto de encontro” Sabores e aparência diferenciados Preços acessíveis 195

Possibilidade de Negócio: Sorveteria Cases Freddo Freddo é uma marca de sorvetes artesanais vendidos em lojas próprias desde 2002 em Curitiba e agora também em Londrina. O sorvete vendido é fabricado no próprio dia, com equipamentos e ingredientes italianos. As cores e sabores são diferenciados e vibrantes, com destaque para os de torta belga, ferrero rocher e os de iogurte. O ambiente é bastante agradável e descontraído. Os preços não são dos mais convidativos, mas trata-se de um produto premium. Yoguland A Yoguland já está presente em todo o Brasil e vende os chamados “frozen yogurts”, que são sorvetes a base de iogurte. Os sabores disponíveis são o natural, lichia, blueberry e os de temporada, que podem ser combinados com coberturas como frutas picadas e caldas. Trata-se também de um produto premium. O ambiente é bem colorido, jovial e descontraído, e as lojas acabaram virando um verdadeiro ponto de encontro para o público jovem. FONTE: Textos baseados em informações dos sites da Freddo e da Yoguland. Disponível em: www.freddogelateria.com.br e www.yoguland.com.br 196

Possibilidade de Negócio: Livraria com Papelaria Origem da Demanda % de Utilização pelo Público Universitário % de Utilização pelo Público Não-Universitário Papelaria 55% 30% 25% Livraria 39% 14% Onde abrir? O mais próximo possível a uma universidade, de preferência daquelas tenham mais alunos e que oferecem cursos nos três turnos: de manhã, à tarde e à noite. FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Diferenciais voltados ao público universitário Títulos solicitados pelos professores das instituições Espaço para os clientes sentarem e folhearem os livros Cafeteria Eventos voltados aos universitários Preços e condições de pagamento acessíveis 197

Possibilidade de Negócio: Livraria com Papelaria Cases É uma Megastore presente em Curitiba e em outras cidades. Ela possui todas as características deste tipo de loja, como por exemplo uma diversidade de produtos que inclui livros, revistas, CDs e DVDs, suprimentos de informática e papelaria, além de possuir cafeteria em seu interior e sofás para que o cliente possa sentar e folhear os livros. Um dos diferenciais da Saraiva em relação a outras Megastores é o fato de ela investir em uma maior especialização em títulos de algumas áreas, como direito e administração de empresas, por exemplo. Presente em Curitiba, Maringá e outras cidades, a Livraria do Chain, por sua vez, funciona mais como uma “distribuidora” de livros para o consumidor final. Seu grande diferencial é a disponibilização constante dos principais títulos utilizados nos cursos de ensino superior. Por outro lado ela não oferece diferenciação no atendimento, no ambiente, etc. A proposta aqui é pensar em um modelo que agregue, portanto, a diversidade de títulos do Chain, voltados aos cursos de ensino superior, com o ambiente e o atendimento da Saraiva, característicos de uma Megastore. 198

Possibilidade de Negócio: Móveis com Recompra Garantida Origem da Demanda Após o término da graduação você pretende: Diante da grande quantidade de universitários que se formam e saem de Maringá, se mostra adequado um estabelecimento que venda os móveis básicos utilizados pelos estudantes quando eles se mudam para a cidade, com garantia de recompra. Ou seja, quando eles deixarem Maringá, entregam novamente os móveis para a loja e esta “devolve” um percentual do que foi pago, mediante condições de conservação dos móveis. Buscar emprego em Maringá 39% Sair de Maringá 37% Abrir negócio em Maringá 21% Continuar os estudos em Maringá 1% Base: 100* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Total de entrevistados que responderam a esta questão 199

7 - PANORAMA DAS EMPRESAS DE MARINGÁ

7.1 – Panorama das Empresas em Maringá: Dados Secundários 201

Administração Pública* % do setor na economia do município Dados Econômicos PIB por Setores (em R$ 1 mil) - 2007 Maringá Curitiba Ponta Grossa Londrina Cascavel Paraná Administração Pública* 470.520 2.768.765 429.164 677.370 378.335 14.962.922 % do setor na economia do município 8% 7% 9% Serviços 3.927.682 22.226.859 2.103.578 4.595.473 2.425.170 75.356.986 % do setor 64% 59% 43% 57% 61% 47% Agropecuária 35.197 15.207 143.499 129.085 137.748 12.124.778 1% 0,04% 3% 2% Impostos 726.134 6.415.017 520.946 1.187.477 420.082 19.919.987 12% 17% 11% 15% 10% Indústria 1.005.971 6.365.291 1.733.760 1.403.102 640.426 39.217.171 16% 35% 18% 24% Neste caso, Foz do Iguaçu não foi utilizada pois a produção de energia elétrica está inclusa no Setor Indústria, fazendo com que a informação não seja analiticamente comparável. * Inclui administração, saúde e educação pública Fonte: BDE-IPARDES

Produto Interno Bruto (em bilhões R$) Dados Econômicos PIB a Preços Correntes e Evolução Produto Interno Bruto (em bilhões R$) 82% Curitiba Paraná 2002 20,24 88,41 2007 37,79 161,58 Δ 87% 83% 102% 62% 76% 92% Variação 2002-2007 Fonte: BDE-IPARDES Nota: PIB a preços correntes e o valor do PIB global expresso em moeda corrente, resultante da multiplicação do valor constante por um índice de preço.

Dados Econômicos 28% -1% -2% -34% Variação 2000-2008 Evolução da Pecuária em Maringá e Microrregião – 2000/2008 -1% Maringá Outras cidades da Microrregião de Maringá -2% 28% Variação 2000-2008 -34% Fonte: BDE - Ipardes

Dados Econômicos 97% 18% Variação 2000-2008 Evolução da Pecuária em Maringá e Microrregião – 2000/2008 Maringá Outras cidades da Microrregião de Maringá 97% 18% Variação 2000-2008 Fonte: BDE - Ipardes

Galináceos (em milhares) Dados Econômicos Comparativo da Pecuária nas Microrregiões do Paraná – Em 2008 Rebanho de Bovinos Rebanho de Suínos Galináceos (em milhares) Microrregiões Fonte: BDE - Ipardes

Dados Econômicos Δ% 9% 11% 12% 13% 14% 15% 7% 10% -1% 19% Número de Estabelecimentos Formais - 2005 a 2008 Total de Empresas Total de empresas com pelo menos um funcionário 2005 2008 Δ% Curitiba 119.924 130.547 9% 42.069 46.610 11% Londrina 30.787 34.583 12% 12.089 13.366 Maringá 24.232 27.283 13% 10.393 11.867 14% Cascavel 15.559 17.286 5.873 6.747 15% Ponta Grossa 15.415 16.422 7% 5.560 6.134 10% Foz do Iguaçu 12.425 12.362 -1% 4.468 4.769 Microrregião de Maringá 6.650 7.120 2.509 2.991 19% Paraná 519.211 565.644 191.949 216.790 Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos 14% 15% Curitiba Paraná 2005 42.069 191.949 2008 Crescimento do Número de Empresas Formais com Pelo Menos Um Funcionário – 2005 a 2008 Curitiba Paraná 2005 42.069 191.949 2008 46.610 216.790 Δ% 11% 13% 11% 14% 15% 10% Variação 2005-2008 7% Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos 21% 20% 18% 14% Curitiba Paraná 2005 648.706 Crescimento do Número de Empregos Formais* – 2005 a 2008 14% 21% Curitiba Paraná 2005 648.706 2.109.348 2008 771.798 2.503.927 Δ% 19% 18% 20% Variação 2005-2008 11% *Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos 8% 5% 3% 3% 4% Variação 2005-2008 8% 5% Crescimento do Tamanho Médio das Empresas* – 2005 a 2008 8% 8% 3% 5% 3% 5% Variação 2005-2008 4% Fonte: RAIS – MTE *Número de funcionários por empresa

Dados Econômicos Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores em Maringá - 2008 Setor Total de Empresas Empresas com pelo menos 1 Funcionário Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas* Serviços 10.153 4.395 43.987 10,0 Comércio Varejista 9.846 4.270 28.119 6,6 Indústria 3.133 1.643 27.202 16,6 Comércio atacadista 2.601 784 6.032 7,7 Construção Civil 1.151 539 6.298 11,7 Agropecuária 379 225 561 2,5 Extração Mineral 6 2 79 39,5 Total 27.283 11.867 120.415 10,1 Depois de Serviços, o conjunto dos segmentos Indústria e Construção Civil é o segundo maior responsável pelos empregos formais em Maringá. Fonte: RAIS – MTE * Média de funcionários por empresa. Considerando apenas as empresas com pelo menos 1 funcionário.

Dados Econômicos Serviços Total de Empresas Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores em Maringá - 2008 Serviços Principais atividades Total de Empresas Empresas com pelo menos 1 Funcionário Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas Comércio e administração de imóveis, valores mobiliários etc 3.784 1601 9.734 6,1 Serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação etc 3.189 1197 9.926 8,3 Serviços médicos, odontológicos e veterinários 1.223 687 5.154 7,5 Transportes e comunicações 1.180 551 8.096 14,7 Ensino 394 193 8.422 43,6 Instituições de crédito, seguros e capitalização 383 166 2.655 16,0 Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos Comércio Varejista Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores em Maringá - 2008 Comércio Varejista Principais atividades Total de Empresas Empresas com pelo menos 1 Funcionário Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas Artigos do vestuário e acessórios 1201 497 2478 5,0 Peças e acessórios para veículos automotores 761 394 2527 6,4 Ferragens, madeira e materiais de construção 586 297 1609 5,4 Minimercados, mercearias e armazéns 524 123 340 2,8 Manutenção e reparação de veículos automotores 515 274 1217 4,4 Equipamentos e suprimentos de informática 478 195 984 Tecidos e artigos de cama, mesa e banho 347 127 399 3,1 Produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário 319 198 1149 5,8 Comércio varejista de bebidas 317 67 187 Livros, jornais, revistas e papelaria 262 109 633 Móveis, colchoaria e artigos de iluminação 252 125 566 4,5 Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos Comércio Atacadista Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores em Maringá - 2008 Comércio Atacadista Principais Atividades Total de Empresas Empresas com pelo menos 1 Funcionário Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral 497 43 117 2,7 Artigos do vestuário e acessórios 457 230 961 4,2 Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem 98 2 1,0 Hortifrutigranjeiros 89 46 298 6,5 Calçados e artigos de viagem 37 83 2,2 Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo 82 1 8 8,0 Representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens 71 3 4 1,3 Produtos alimentícios em geral 68 27 378 14,0 Animais vivos, alimentos para animais e matérias-primas agrícolas, exceto café e soja 56 21 147 7,0 Combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, exceto gás natural e GLP 38 14 91 Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos Indústria Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores em Maringá - 2008 Indústria Principais Atividades Total de Empresas Empresas com pelo menos 1 Funcionário Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas Indústria têxtil do vestuário e artefatos de tecidos 1.058 508 7.197 14,2 Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico 419 216 8.892 41,2 Indústria metalúrgica 306 174 1.655 9,5 Indústria da madeira e do mobiliário 275 165 1.662 10,1 Indústria do papel, papelão, editorial e gráfica 273 143 1.437 10,0 Indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários, perfumaria etc 189 108 1.769 16,4 Indústria da borracha, fumo, couros etc 172 68 1.018 15,0 Indústria mecânica 157 94 1.098 11,7 Indústria de produtos minerais não metálicos 97 63 772 12,3 Indústria do material de transporte 79 55 729 13,3 Indústria do material elétrico e de comunicações 59 33 753 22,8 Serviços industriais de utilidade pública 30 11 186 16,9 Indústria de calçados 19 5 34 6,8 Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos Construção Civil Distribuição das Empresas e Funcionários por Setores em Maringá - 2008 Construção Civil Principais Atividades Total de Empresas Empresas com pelo menos 1 Funcionário Número de Funcionários Tamanho Médio das Empresas Construção de edifícios 617 304 3.027 10,0 Obras de acabamento 106 38 342 9,0 Instalações elétricas 54 18 77 4,3 Instalações hidráulicas, de sistemas de ventilação e refrigeração 30 11 227 20,6 Obras de fundações 25 13 170 13,1 Construção de rodovias e ferrovias 22 14 621 44,4 Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações 16 10 572 57,2 Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas 7 41 5,9 Obras de terraplenagem 4 34 8,5 Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas 5 29 7,25 Fonte: RAIS – MTE

Dados Econômicos 22.387 7.197 8.892 6.298 Têxtil e vestuários Setores que Mais Geram Empregos em Maringá Os maiores empregadores Estes setores são responsáveis por 19% do total de empregos formais Têxtil e vestuários 7.197 Alimentos, bebidas e Álcool 8.892 Construção Civil 6.298 22.387 Funcionários

Dados Econômicos 28% 25% 25% 21% Curitiba Paraná 2005 1.363 960 2008 Salário Médio (R$) Variação 2005-2008 14% 25% 21% 25% 28% Curitiba Paraná 2005 1.363 960 2008 1.678 1.197 Δ% 23% 25% Fonte: BDE-IPARDES O salário médio é o resultado da massa salarial dividida pelo número de empregos. Integram essa remuneração os salários, ordenados, vencimentos, honorários, vantagens adicionais, gratificações etc. Está excluída a remuneração do 13º salário.

Variação de Funcionários com pelo menos o Ensino Médio Dados Econômicos Escolaridade da Mão de Obra – 2005 e 2008 2005 2008 7% 8% 5% 5% 6% 5% Variação de Funcionários com pelo menos o Ensino Médio Paraná Fonte: RAIS – MTE

7.2 – Empresas em Maringá: Perfil da Amostra Pesquisada 220

Tratam-se de dados primários, coletados com 386 empresas de Maringá. Perfil da Amostra Segmento de Atuação das Empresas Pesquisadas As informações contidas neste capítulo são resultado de Pesquisa Quantitativa realizada pela Diferencial Pesquisa de Mercado. Tratam-se de dados primários, coletados com 386 empresas de Maringá. Serviço 31% Indústria 29% Comércio (total) 33% Construção Civil 7% Varejo 24% Atacado 9%

Perfil da Amostra 20 anos Em média Tempo que a Empresa Existe em Maringá Há Quanto Tempo Sua Empresa (ou unidade) Existe em Maringá? Em média 20 anos Até 10 anos De 11 a 20 anos Mais de 20 anos 28% 37% 36% Base: 386

Quantidade de entrevistas Perfil da Amostra Porte das Empresas Entrevistadas Pessoas que Trabalham na Empresa, entre Sócios, Funcionários, Estagiários e Prestadores de Serviço em 2010 Pessoas trabalhando na empresa Até 25 26 a 50 Mais de 50 Quantidade de entrevistas 107 133 146 % 28% 34% 38%

Qual foi o Faturamento em 2009? Faturamento médio estimado para 2010 Empresas de Maringá Faturamento Faturamento médio de 2009 R$275 mil Qual foi o Faturamento em 2009? Faturamento médio estimado para 2010 R$287 mil Base: 274* * Total de entrevistados que souberam informar.

Empresas de Maringá 10 unidades Em média Unidades A Sua Empresa Possui Apenas uma Unidade ou faz Parte de uma Organização com Mais de Uma Unidade? A Sua Unidade é: Em média 10 unidades Base: 110* Base: 110* Base: 386 * Total de empresas que fazem parte de uma Organização com mais de uma unidade.

7.3 – Panorama das Empresas em Maringá: Dados da Pesquisa Quantitativa 226

Empresas de Maringá Ações na Empresa nos Últimos 5 anos Quais Fatos Ocorreram na sua Empresa nos Últimos Cinco Anos? Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá Ações na Empresa nos Últimos 5 Anos – Por Segmentos Quais Fatos Ocorreram na sua Empresa nos Últimos Cinco Anos? Número de Funcionários Tempo em Maringá Até 25 26 a 50 Mais de 50 Até 10 anos De 11 a 20 Mais de 20 Comprou novas máquinas e equipamentos relacionados diretamente com a atividade da empresa 72% 73% 86% 80% Expandiu a área física das instalações 55% 50% 68% 67% 56% Lançou um novo produto ou serviço 31% 36% 35% 41% 28% Começou a atuar em novos mercados (geográficos) 19% 30% 20% 29% Começou a atuar em um novo segmento de negócios 11% 14% 13% 16% 9% Abriu novas unidades 5% 12% 15% 10% Base 107 133 146 106 143 137 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá Aquisições fora de Maringá Adquire Algum Produto ou Suprimento fora de Maringá? Adquire Algum Serviço Fora de Maringá? Base: 386 Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá 87% 88% 92% 94% 89% 83% 19% 23% 30% 22% 27% Aquisições fora de Maringá Número de Funcionários Ramo de Atividade Até 25 26 a 50 Mais de 50 Indústria e Construção Civil Comércio Serviço Adquirem Produtos Fora de Maringá 87% 88% 92% 94% 89% 83% Contratam Serviços Fora de Maringá 19% 23% 30% 22% 27% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Adquire Algum Produto ou Suprimento fora de Maringá? Empresas de Maringá Motivos pelos Quais Adquirem Produtos e Suprimentos Fora de Maringá Por Que? Adquire Algum Produto ou Suprimento fora de Maringá? Base: 386 Base: 345* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Entrevistados que afirmaram que a empresa adquire produtos ou suprimentos fora de Maringá.

Adquire Algum Serviço Fora de Maringá? Empresas de Maringá Motivos pelos Quais Adquire Serviços Fora de Maringá Adquire Algum Serviço Fora de Maringá? Por Que? Base: 386 Base: 87* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Entrevistados que afirmaram que a empresa que adquire serviços fora de Maringá.

Empresas de Maringá Materiais de construção Materiais para confecção Insatisfação com Produtos e Suprimentos que Adquire em Maringá Existe Algum Produto ou Suprimento que Está Insatisfeito ou Gostaria de Contar com mais Alternativas de Fornecedores? Quais? Materiais de construção Materiais para confecção Minerais/Metais Rótulos e embalagens Artigos para automotivos Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Manteve-se a base total para identificar a real insatisfação no mercado.

Empresas de Maringá Serviços de informática e TI Insatisfação com Serviços que Adquire em Maringá Quais? Existe Algum Serviço que Está Insatisfeito ou Gostaria de Contar com mais Alternativas de Fornecedores? Serviços de informática e TI Serviços gerais de manutenção Serviços de logística e entrega Serviços para confecção Serviços gráficos Contabilidade Serviços de marketing e consultoria Serviços de recursos humanos Serviços de reforma Base: 386 Base: 386* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *Manteve-se a base total para identificar a real necessidade do mercado.

Empresas de Maringá Exigência para os Fornecedores Quais São as Principais Exigências que uma Empresa Deve Cumprir Para ser seu Fornecedor de Produtos e Suprimentos? Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá Exigência para os Fornecedores Quais São as Principais Exigências que uma Empresa Deve Cumprir Para ser seu Fornecedor de Serviços? Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá 98% Expectativa em Relação a Maringá Pela Sua Percepção, nos Últimos Anos a Cidade Está: 98% Acreditam que Maringá está crescendo Base: 378* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Total de entrevistados que souberam informar.

Empresas de Maringá Atividades Aquecidas Quais? Pela Sua Percepção, Existem Atividades na Cidade que Estão Mais Aquecidas? Quais? Base: 386 Base: 337* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Considerando os entrevistados que acreditam que existem atividades na cidade que estão mais aquecidas.

Empresas de Maringá Atividades Que Estão Passando por Dificuldades Quais? Pela Sua Percepção, Existem Atividades na Cidade que Estão Passando por Dificuldades? Base: 386 Base: 386* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 *A base total foi mantida para se detectar o real percentual de atividades que estão passando por dificuldades.

Apontaram dificuldades em relação a mão de obra Empresas de Maringá Dificuldades Enfrentadas Acredita que Enfrenta Alguma Dificuldade Pelo Fato de Estar Localizado em Maringá? Quais? 46% Apontaram dificuldades em relação a mão de obra Base: 386 Base: 161* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Considerando os entrevistados que acreditam que enfrentam alguma dificuldade por estarem em Maringá.

Empresas de Maringá Vantagens Percebidas Quais? Acredita que Usufrui de Vantagens Pelo Fato de Estar Localizado em Maringá? Quais? Base: 386 Base: 257* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Considerando os entrevistados que acreditam que usufruem de alguma vantagem por estarem em Maringá.

49% 24% 26% Empresas de Maringá 1% Sua Cidade e Região Origem da Receita Qual Percentual do Faturamento Estima que Venha de: 49% Sua Cidade e Região Outras Regiões Dentro do Estado, mas Fora de Sua Cidade 24% 26% Outros Estados Outros Países 1% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá Origem da Receita – Por Segmentos Ramo de Atuação Número de Funcionários Tempo em Maringá Indústria e Construção Civil Comércio Serviço Até 25 26 a 50 Mais de 50 Até 10 anos De 11 a 20 Mais de 20 Sua Cidade ou Região 36% 51% 61% 58% 46% 45% 52% 50% Outras Regiões Dentro do Estado 26% 21% 25% 24% Outros Estados 27% 14% 29% 23% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá Dificuldades na Administração do Negócio Quais? Atualmente, Enfrenta Alguma Dificuldade na Condução e Administração do seu Negócio? Quais? Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 197* * Entrevistados que acreditam que enfrentam dificuldades.

Empresas de Maringá Dificuldades na Administração do Negócio Percentual de Empresários que Acreditam que Enfrentam Dificuldades na Condução do Seu Negócio Por Segmentos Ramo de Atividade Número de Funcionários Tempo que Está em Maringá Base: 106-146 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Que Tipo de Mão de Obra Acredita que Falta na Cidade? Empresas de Maringá Necessidade de Mão de Obra Que Tipo de Mão de Obra Acredita que Falta na Cidade? Falta Algum Tipo de Mão de Obra em Maringá que Limite o Desenvolvimento ou Atrapalhe o Crescimento das Empresas? Base: 371* Base: 245** FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Total de entrevistados que responderam a questão. ** Considerando os entrevistados que acreditam que falta algum tipo de mão de obra na cidade.

Destaques da Necessidade em Cada Ramo de Atividade Empresas de Maringá Necessidade de Mão de Obra por Ramo de Atividade Destaques da Necessidade em Cada Ramo de Atividade Comércio Mão de obra para vendas e atendimento Indústria e Construção Mão de obra para serviços braçais Técnicos da indústria (ferramentista, soldador, operador de máquinas) Costureiras Serviço Profissionais com mais experiência e melhor formação FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

23% Empresas de Maringá 54% 29% 17% Número de Ocupações em Maringá – 2008 a 2010 Considerando o período de 2008 a 2010 Quantas empresas ampliaram seu quadro de funcionários 54% Mantiveram o quadro de funcionários 29% Reduziram a quantidade de funcionários 17% Quantas Cresceram Taxa de Crescimento Final 23% Quanto Cresceram FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá 23% 24% 16% 27% 30% 16% 23% Taxa de Crescimento Final – Por Segmentos Taxa de Crescimento Final 23% Quanto Cresceram, no Geral Ramo de Atividade Indústria e Construção Civil Comércio Serviço Taxa de Crescimento 24% 16% 27% Tempo em Maringá Até 10 anos De 11 a 20 Mais de 20 Taxa de Crescimento 30% 16% 23% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Empresas de Maringá 50% 44% 6% Previsão para 2011 13% Previsão do Número de Ocupações para 2011 Previsão para 2011 Quantas empresas ampliarão seu quadro de funcionários 50% Manterão o quadro de funcionários 44% Reduzirão a quantidade de funcionários 6% Quantas Crescerão Taxa de Crescimento Prevista 13% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Taxa de Crescimento Prevista Indústria e Construção Civil Empresas de Maringá Taxa de Crescimento Prevista – Por Segmentos Taxa de Crescimento Prevista 13% Ramo de Atividade Indústria e Construção Civil Comércio Serviço Taxa de Crescimento 10% 9% 20% Tempo em Maringá Até 10 anos De 11 a 20 Mais de 20 Taxa de Crescimento 23% 7% 11% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

27% Empresas de Maringá 11% 107 ocupações média de 96 ocupações Crescimento do Número Médio de Ocupações 11% Quantas Pessoas, em Média, Trabalham na Empresa, entre Sócios, Funcionários, Estagiários e Prestadores de Serviço? Previsão média para 2011 107 ocupações 7% Em 2010 média de 96 ocupações 7% Em 2009 média de 90 ocupações 27% Em 2008 média de 84 ocupações FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

13% 23% 32% Empresas de Maringá 69% 23% 8% Crescimento do Mercado* Faturamento das Empresas em Maringá – 2008 a 2009 Considerando os períodos de 2008 e 2009 Quantas empresas tiveram Crescimento no faturamento 69% Mantiveram a mesma faixa de faturamento 23% Tiveram queda no faturamento em 2009 em relação ao de 2008 8% Percentual médio de crescimento 23% Percentual médio de queda 32% *Considerando o percentual de Empresas que tiveram crescimento multiplicado pelo percentual médio, + a quantidade que tiveram queda e o percentual médio de queda 69% x 23% - 8% x 32% = 13% Crescimento do Mercado* 13% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

Crescimento do Mercado Indústria e Construção Civil Empresas de Maringá Crescimento de Mercado (2009-2010) – Por Segmentos Crescimento do Mercado 13% Ramo de Atividade Indústria e Construção Civil Comércio Serviço Taxa de Crescimento 10% 14% 17% Tempo em Maringá Até 10 anos De 11 a 20 Mais de 20 Taxa de Crescimento 12% 16% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

15% 23% 21% Empresas de Maringá 71% 25% 4% Estimativa para 2010 Estimativa do Faturamento para 2010 Estimativa para 2010 Quantas preveem Crescimento no faturamento 71% Preveem manter a mesma faixa de faturamento 25% Preveem queda no faturamento 4% Percentual médio de crescimento 23% Percentual médio de queda 21% Crescimento do Mercado 15% FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010

8- POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS DO SEGMENTO BUSINESS TO BUSINESS EM MARINGÁ

Produtos Adquiridos pelas Empresas Fora de Maringá Principais Produtos Adquiridos pelas Empresas Fora de Maringá Base: 386 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 257

Possibilidade de Negócio: Materiais de Construção (venda para empresas) Origem da Demanda Adquire materiais para construção fora de Maringá? Motivos pelos quais adquire materiais para construção fora de Maringá O produto não é fornecido em Maringá Preços de Maringá não são competitivos Padrão estabelecido pela empresa Prazos de entrega em Maringá não atendem à necessidade Estoque de Maringá não atende à demanda O que adquire? Tintas, Lajotas e pastilhas, Cimento, Areia, Telhas, Isomanta, PVC, Materiais elétricos, Passador de tubos, canos e fios, Lixas, Mármore, Portas. Base: 139* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Empresas do segmento de Indústria e Construção Civil

Materiais para Construção ATACADO Possibilidade de Negócio: Materiais de Construção (venda para empresas) Origem da Demanda Construtora (1 funcionário ou mais) Materiais para Construção ATACADO Quantidade Lojas de Materiais de Construção* para cada 100 Construtoras Maringá 318 18 5,7 Curitiba 875 53 6,1 Ponta Grossa 151 4 2,6 Londrina 286 21 7,3 Cascavel 170 12,4 Foz do Iguaçu 79 12 15,2 O número relativamente baixo de Atacados de Materiais de Construção para cada 100 construtoras em Maringá, quando comparado aos das principais cidades do estado, leva a crer que há espaço na cidade para esta possibilidade de negócio. *Lojas de materiais de construção considerando somente lojas de atacado. Fonte: RAIS – MTE.

Possibilidade de Negócio: Distribuidor de Matéria Prima para Indústria Têxtil Origem da Demanda Adquire matéria para indústria têxtil fora de Maringá? Motivos pelos quais adquire matéria para indústria têxtil fora de Maringá O produto não é fornecido em Maringá Preços de Maringá não são competitivos O que adquire? Tecidos, Aviamentos, Fibras têxteis, Etiqueta para roupas, Seda, Zíper, Poliéster, Nylon, Jeans Base: 114* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Total de entrevistados que informaram quais produtos e suprimentos adquirem fora de Maringá

Possibilidade de Negócio: Serviços de Facção de Roupas Voltados para a Indústria do Vestuário Origem da Demanda A grande participação de indústrias dedicadas ao vestuário em Maringá, quando comparada a das principais cidades do Paraná e em conjunto com informações obtidas nas Entrevistas em Profundidade da fase exploratória da pesquisa sobre as necessidades de mão-de-obra deste segmento, apontam para a possibilidade de abertura de um negócio voltado ao fornecimento de Serviços de Facção voltados à indústria têxtil. Indústrias Dedicadas ao Vestuário com 1 Funcionário Participação do Setor na Cidade Maringá 508 31% Londrina 317 21% Cascavel 97 13% Foz do Iguaçu 34 12% Curitiba 411 10% Ponta Grossa 56 9% Fonte: RAIS – MTE

Possibilidade de Negócio: Serviços de TI Origem da Demanda Utiliza serviços de TI Mais novas (até 10 anos) Mais velhas (acima de 20 anos) Base: 106 Base: 137 Ou seja, 32% das empresas mais novas que utilizam serviços de TI contratam fora de Maringá Destas 8% Adquirem fora de Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Serviços de TI envolvem desenvolvimento de sistemas e de páginas para a internet, serviço de instalação de equipamentos de informática e programas de computador, sistemas operacionais, aplicativos, assessoria e acompanhamento de projetos de informática etc. 

Possibilidade de Negócio: Serviços Gerais de Manutenção Origem da Demanda Utiliza serviços gerais de manutenção Menores (Até 25) Maiores (Mais de 50) Base: 107 Base: 146 Ou seja, 34% das empresas maiores que utilizam serviços gerais de manutenção contratam fora de Maringá Destas 7% Adquirem fora de Maringá FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Serviços de manutenção envolvem manutenção elétrica, industrial, de ar condicionado, pintura, encanamento etc.

9 - RESUMO DAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS PARA MARINGÁ

Possibilidades de Negócios Voltadas ao Consumidor Final (Pessoa Física) Supermercado popular; Supermercado Sofisticado; Clínica médica; Serviços de manutenção para o lar; Agência de empregados domésticos; Serviços automotivos; Viagens; Chaveiros Informática para 3ª idade; Academia para 3ª idade; Escola de cursos profissionalizantes; Restaurante alta gastronomia; Motocenters; Boutique de motos; Pizzaria e lanchonete; Sorveteria; Livraria com papelaria; 265

Possibilidades de Negócios Voltadas ao Consumidor Final (Pessoa Física) Móveis com recompra garantida (possibilidade voltada aos estudantes); Academia de escalada; Panificadora; Açougue; Loja de calçados; Loja de roupas masculinas; Loja de roupas femininas; Loja de presentes e variedades; Loja de roupas íntimas; Restaurante por quilo. 266

Possibilidades de Negócios Business to Business (Voltados à Pessoa Jurídica) Materiais de construção (venda para empresas); Distribuidor de matéria para indústria têxtil; Serviços de facção de roupas voltados para a indústria do vestuário; Serviços de TI; Serviços gerais de manutenção. 267

Vocação das Regiões para Receber as Possibilidades de Negócios Voltadas ao Consumidor Final Áreas que Apresentam Tendência de Oferecer Maior Potencial Supermercado Sofisticado Zona 20 Clínica Médica Zonas 30 e 31, Zonas 24 e 46 Panificadora Açougue Loja de Calçados Zonas 30 e 31, Jardim Alvorada Loja de Roupas Masculinas Zonas 24 e 46 Loja de Roupas Femininas Zonas 5 e 6 Loja de Presentes e Variedades Loja de Roupas Íntimas Restaurante por Quilo Zona 14* Supermercado (mais popular) Zonas 30 e 31 Serviços de Manutenção para o Lar Agência de Prestadores de Serviços Domésticos Toda cidade * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.

Vocação das Regiões para Receber as Possibilidades de Negócios Voltadas ao Consumidor Final Áreas que Apresentam Tendência de Oferecer Maior Potencial Serviços Automotivos Zonas 24 e 26 Viagens Toda cidade Chaveiros Informática para a 3ª Idade Zonas 30 e 31 Academia para a 3ª Idade Escola de Cursos Profissionalizantes Restaurante de Alta Gastronomia Zonas 5 e 6 e Novo Centro Motocenter Zonas 24 e 25, Zona 20, Zonas 5 e 6 Boutique de Motos Academia de Escalada Pizzaria e Lanchonete Região Central, próximo às instituições de ensino superior Sorveteria Livraria com Papelaria Móveis com Recompra garantida