UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO.

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Transcrição da apresentação:

UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO

Capítulo 8.b. 01 Políticas educacionais Slide Capítulo 8.b. Políticas educacionais Prof. Hélène Sancho-Garnier, MD, PhD Directeur Scientifique Epidaure, Département de Recherche en Prévention, CRLC Val d'Aurelle Montpellier, França 01 Este conjunto de slides discutirá as políticas educacionais necessárias para a execução dos programas de câncer cevical 2

02 Educação de saúde: finalidades principais Slide Aumentar a consciência pública com respeito ao câncer cervical Esclarecer o comportamento “de risco” Empenhar as pessoas saudáveis em participar de programas de prevenção: proteção, vacinação e triagem As finalidades dos programas de educação de saúde são: 1. Aumentar o conhecimento do público e consciência sobre câncer cervical e suas causas; 2. Esclarecer o comportamento “de risco” dentro do contexto de sensibilidade cultural; 3. Empenhar as pessoas saudáveis em participar de programas de prevenção. 3

Estratégia educacional Slide Estratégia educacional 03 Abrangente: adaptações de ações para determinantes de saúde e populações alvo Global: todos os fornecedores focados no mesmo alvo Coerente: atingir consenso no conhecimento e experiência Para atingir esses objetivos, uma estratégia abrangente, global e coerente é necessária. Abrangente é uma estratégia adotada para a população determinante de saúde identificada e alvo, usando uma variedade de atividades e métodos. Global envolve a produção de um programa educacional interativo que associa a distribuição consistente de uma mensagem à população alvo identificada e através dos vários setores da sociedade. Uma estratégia coerente define as funções e as responsabilidades de todos os participantes em um processo cooperativo, bem como mensagens consistentes e claras para serem divulgadas. 4

Uma estratégia abrangente Slide Uma estratégia abrangente 04 Campos de ação Comportamentos Ambiente Cuidado médico Ações Informações Educação Legislação População Pré-adolescente, adolescente, adulto Cultura e religião Uma estratégia abrangente se refere à orquestração de ações (informações, educação, legislação...) para a população alvo (idade, status sócio-cultural, religião) e para os determinantes de saúde ) comportamento, ambiente, assistência médica...) 5

Profissionais da saúde Slide Uma estratégia global: multidisciplinar e complementar 05 Mídia Amigos Comunidad e Profissionais da saúde Pais Professores Programas de saúde Seguro de saúde Adolescentes Uma estratégia global implica em uma abordagem multidisciplinar (médica, social, educacional...) e complementar (geográfica, econômica, sócio-ambiental). Por exemplo, no caso da sexualidade, os adolescentes são influenciados por um número de pessoas (família, educadores, colegas e líderes, canais de TV e propaganda...) que formam seu comportamento sexual e, em alguns países, os comportamentos podem ser influenciados pela política local (programas de educação com base escolar). 6

Pacto de parceiros 06 Slide A “parceria ideal” Compartilhar o mesmo objetivo Respeitar as expectativas do parceiro Reconhecer: A competência dos parceiros O conhecimento dos parceiros Os valores dos parceiros Compartilhar métodos através de disciplinas Atingir o consenso em cada etapa Ser leal e constante Respeitar as vantagens de cada um Envolver todos os parceiros regularmente e de maneira consistente Valorizar o investimentos de cada um Para obter uma coerência sólida entre os educadores e as mensagens, um “acordo de cavalheiros” é uma boa ferramenta para fornecer uma estrutura para a parceria. O desenvolvimento das vacinas contra HPV foi acompanhado pelas informações relacionadas ao HPV e campanhas de marketing orientadas para diferentes grupos alvo, como adolescentes, pais, profissionais da saúde e políticos. Como um resultado da ênfase sobre as informações da indústria, governo, organizações profissionais e ONGs, várias declarações de posição publicadas e os numerosos folhetos sobre vacinação contra HPV agora estão disponíveis. Usando uma abordagem coordenada, como as atividades pré-existentes, devem ser avaliadas para as melhores práticas e atualizadas com as novas iniciativas coordenadas. 7

Uma estratégia coerente Slide Uma estratégia coerente 07 Estrutura de consenso: Conhecimento Mensagens dos concorrentes Ações Ferramentas Parceiros … Sem consistência das mensagens através dos canais e em em relação ao tempo, nem as campanhas caras de informação pública nem a disseminação esporádica de informação é eficaz. A homogeneidade e a coerência são de grande importância. É, portanto, fortemente recomendado que as ações devem ser baseadas em uma estrutura de consenso, ambos em termos de conhecimento com base em evidência de métodos educacionais. Evitar controvérsias 8

Função dos profissionais Slide Função dos profissionais 08 As ações devem ser baseadas em evidência Confiar na eficácia das estratégias globais e coerentes versus as individuais Lobby e convencer os políticos Treinar e educar os parceiros em vários setores Realizar ações Colaborar com a comunidade de saúde sobre os programas baseados em evidências Informar e aconselhar os indivíduos A função dos profissionais da saúde é especialmente importante em relação às medidas de prevenção para uma doença: uma decisão sobre se vacinar ou triar depende fortemente das opiniões e do conhecimento dos profissionais da saúde. Sua responsabilidade é garantir que seu conhecimento e prática sejam baseados em evidência e atualizados. Com base nisso, eles podem ajudar a executar e monitorar os programas com base em evidências, informar e tratar os pacientes de maneira adequada. 9

09 Função do governo e da agência de saúde pública Slide Desenvolver recomendações de consenso Projetar diretrizes precisas para o controle e a prevenção do câncer cervical Financiar serviços e programas de educação necessários Promover informações e educação públicas Facilitar o treinamento profissional Monitorar a coerência nas atividades educacionais Identificar e avaliar os processos, produção e resultados Também existe a necessidade de governo e corpos de saúde pública publicarem as recomendações baseadas em evidência e diretrizes consensuais para o controle de câncer cervical. Sua função deve expandir para fornecer recursos para os serviços de educação e programas, para promover a educação pública e consciência, para facilitar o treinamento dos profissionais da saúde, para coordenar as várias atividades de execução/educação de câncer cervical e para avaliar o equilíbrio custo/benefício das medidas de prevenção de câncer cervical. 10

Mensagens educacionais Slide Mensagens educacionais 10 Produzidas e testadas antes do uso extensivo devido a: Complexidade das informações Assuntos sensíveis relacionados à sexualidade Diversidade de públicos Relevante aos alvos: profissionais, mídia, população, idade, cultura... Clareza: compreensível, exato, não alarmante, Sem acusação As informações sobre o HPV e o câncer podem ser alarmantes e difíceis de entender. Essas medidas podem ensinar conceitos e criar receios sobre ser diagnosticado com HPV, bem como sobre ser vacinado com um produto novo. Em alguma situações, as informações negativas ou a saturação de informações sobre câncer cervical e o HPV poderiam reduzir a participação nos programas propostos. Em parte, isto é devido à associação de dois conceitos, de certa forma, incongruentes: um que atrai a culpa (infecções transmitidas sexualmente) e uma que atrai compaixão (câncer). Os desafios no fornecimento de informações sobre o controle do câncer cervical inclui a complexidade de informações e a variação de níveis de alfabetização entre os diferentes públicos (profissionais da saúde ou o público). Em particular, as informações ao público precisam de avaliação cuidadosa dentro do contexto de grupos de cultura e idade diferentes, para evitar os efeitos negativos sobre o bem estar, a adesão aos programas de prevenção e o comportamento de risco na população em geral. As mensagens também devem levar em consideração a idade dos alvos educacionais e as normas sócio-culturais de cada comunidade. Devido à sensibilidade dos assuntos relacionados à sexualidade em diferentes sociedade, as informações devem focar sobre a própria doença e sua transmissão, enquanto evita claramente quaisquer implicações negativas para garotas e mulheres. 11

11 Grupos alvo para educação Slide É necessário diferenciar entre as informações mediadas, rumores e a realidade Profissionais de saúde: atualizar seu conhecimento, aprender como dialogar com os pais e adolescentes sobre a vida sexual e prevenção Pais: entender a natureza sexual da doença e os benefícios da prevenção Adolescentes: entender e aceitar os métodos contraceptivos Existem três grupos importantes para educar: profissionais da saúde, pais e adolescentes. Cada grupo precisa de mensagens e ferramentas específicas. Uma primeira etapa consistirá em ajudar esses grupos a distinguir os fatos das informações potencialmente errôneas e rumores que eles receberam a partir da mídia, amigos e grupos de influência. Apenas quando os fatos reais são entendidos, a mensagem emocional necessária, personalizada para o grupo alvo, serem conduzidos para atingir as alterações comportamentais. Os profissionais de saúde, em geral, não são ainda muito bem informados sobre o câncer cervical e suas causas. Isso inclui os profissionais de saúde primários, bem como ginecologistas e pediatras. Eles devem, portanto, ser educados sobre a causa do câncer cervical e as vias de prevenção e para detectar a doença. Além disso, eles devem ensinar como convencer as mães a vacinar suas filhas e como se comunicar com os adolescentes em relação à sexualidade e prevenção dos comportamentos de “risco”. Enfermeiros e educadores de saúde podem ser de grande ajuda em tais comunicações, mas eles precisam reforçar seu conhecimento e experiências pedagógicas antes de participar em um programa educacional. 12

12 Comunicação com os pais Slide Percepção negativa infundada de programas de vacinação podem: afetar a decisão dos pais interferir na vida sexual das garotas jovens Adesão ao programa de vacinação pode ser atingida e ampliada através de uma estratégia múltipla aceita pelos profissionais de saúde, políticos e líderes religiosos Para os pais, uma boa compreensão dos benefícios de vacinação e a função de triagem pode sobrepor relutância parental inicial para a vacinação que pode estar relacionada à natureza da sexualidade transmitida da infecção e cobertura de mídia negativa de vacinas atualmente no mercado. As atitudes dos pais em relação às vacinas contra HPV foram examinadas em vários estudos. Fatores associados com a relut6ancia em aceitar a vacinação contra o HPV eram efeitos colaterais da vacinação (incluindo efeitos colaterais não encontrados ou desconhecidos), o fato de que HPV é sexualmente transmitido e a ideia de que a vacinação pode encorajar garotas a começarem a vida sexual mais cedo. Líderes religiosos em muitas comunidades também poderiam desempenhar uma função importante positiva ou negativa. Eles também devem ser bem informados para que eles possam aconselhar em uma abordagem com base em evidência e de maneira precisa. 13

13 Comunicação com os adolescentes Slide A comunicação deve ser baseada na participação ativa ancorada no envolvimento individual e nos valores Isto ajudará os adolescentes a: Equilibrar os comportamentos entre os riscos e o prazer Dizer “não” sem medo de perder a honra Refrear a adoção de atitude de “grupo” em relação ao comportamento sexual Reconhecer manipulação Discutir abertamente Adolescentes vivem o presente sem se preocuparem com o que acontece amanhã. Eles podem dar um sentimento de invulnerabilidade, cujos limites da sua avaliação de doenças futuras que são provocados pelo comportamento atual. Se os adolescentes forem desinformados, é difícil para eles assumir a responsabilidade de adotar comportamentos saudáveis para seu bem estar futuro. É importante que um adolescente se torne um participante ativo na sua saúde. A comunicação deve, portanto, ser baseada na participação ativa ancorada no envolvimento individual e nos valores. Isso ajuda o adolescente a equilibrar seu comportamento entre os riscos e o prazer, a dizer “não” sem medo de perder a honra, a não adotar uma atitude de “grupo” sobre a sua saúde, a reconhecer a manipulação externa e a discutir abertamente os assuntos relacionados a todos esses aspectos. Eles precisam de tempo e espaço para discussão usando as ferramentas com base nas tecnologias e jogos mais atuais, sua própria linguagem e seu modo de vida. As informações organizadas adaptadas para as faixas etárias definidas, com ferramentas interativas e divertidas (multimídia) e a participação de peças com interpretação de papéis relacionadas às intervenções preventivas (peça de teatro, música, vídeo-games) é uma das maneiras mais eficazes de estimular adolescentes na comunicação sobre as boas práticas de saúde sexual e assuntos relacionados a essa dificuldade. Evidentemente, este tipo de abordagem se torna coerente com outros programas educacionais, incluindo informações dadas por parentes, em escolas ou por profissionais de saúde. 14

Slide 14 Obrigado Esta apresentação está disponível em www.uicc.org/curriculum Obrigado pela sua atenção. Esta apresentação pode ser baixada do website da UICC. 15