Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Padrões de competência em TIC para professores
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Programa e Plano de Ensino
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Redes para Automação Industrial
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Etapas da construção do PDI IFTO
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design.
Gerenciamento de Integração.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Programa e Plano de Ensino
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Laboratório de Ensino a Distância
Iniciando na logística empresarial
OBJETIVO ESTRATÉGICO MELHORAR A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
E-commerce e E-business
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Projeto Aluno Monitor em Ação
O Computador e o Sistema de Informação Formanda: Sandra Santos Formador: Luís Balão S/13 1.
REDES Escola básica e secundaria de velas Escola básica e secundária de velas Trabalho realizado por: Tiago Moreira Turma: Profij 2-2.
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
O papel pedagógico do órgão gestor
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Sistemas de Informação
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (1): Focada na leitura, análise e elaboração de artigos Os artigos serão baseados nas seguintes áreas, podendo variar de acordo com os interesses dos alunos: Gerência de redes Detecção de anomalias Distribuição de conteúdo multimídia Protocolos de transporte Medidas na Internet Obs: não esquecer vínculo com Sistemas de Informação

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (2): Intenção 1: cada aula terá a apresentação de um artigo por um aluno e subsequente debate para análise crítica por todos (cada aluno apresentará ao menos dois) Intenção 2: reproduzir resultados, parciais ou na íntegra, de alguns artigos selecionados (pelo menos um por aluno) Intenção 3: discutir e definir propostas de trabalho de pesquisa visando artigos ao final do curso (num. de artigos = combin. 4 a 4 do num. de alunos) Intenção 4: elaboração e defesa dos artigos propostos segundo padrões usuais das conferências na área

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Pontos de Avaliação: Apresentação dos artigos em sala de aula Participação nos debates e nas análises críticas Pesquisa e proposta de tópicos para artigos Entendimento do conteúdo discutido Documentação e defesa do artigo final

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Cronograma desejável: Agosto: seleção de tópicos e artigos para apresentação em aula, inicia apresentação dos artigos Setembro: continua apresentação dos artigos, inicia discussão sobre artigos finais Outubro: finaliza apresentação dos artigos, definição sobre artigos finais, inicia elaboração dos artigos finais Novembro: continua trabalhos e finaliza artigos finais Início de dezembro: defesa dos artigos finais

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre “Sistemas de Informação”, segundo a SBC (1): Os cursos que trabalham os sistemas de informação, no campo acadêmico, abrangem duas grandes áreas: (1) aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia de informação e (2) o desenvolvimento e evolução de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organizacionais.

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre “Sistemas de Informação”, segundo a SBC (2): A função de sistemas de informação tem a responsabilidade geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação) dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organização. Tem a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização. A função também apóia sistemas de tecnologia da informação departamentais e individuais. A atividade de desenvolvimento de sistemas para processos organizacionais e interorganizacionais envolve o uso criativo de tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão.

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre “Sistemas de Informação”, segundo a SBC (3): O estudo de Sistemas de Informação bem como o seu desenvolvimento envolve perspectivas múltiplas e conhecimentos multidisciplinares que incluem diversos campos do conhecimento como: ciência da computação, ciência comportamental, ciência da decisão, ciências gerenciais, ciências políticas, pesquisa operacional, sociologia, contabilidade, etc. Esta visão indica que Sistemas de Informação são sistemas sociais compostos de tecnologia de informação que exigem investimentos sociais, organizacionais e intelectuais para faze-los funcionar adequadamente.

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre “Sistemas de Informação”, segundo a SBC (4): Entende-se por tecnologia de informação como sendo uma combinação de hardware e software de uso geral ou específico, incluindo sistemas de informação, aliado às tecnologias de armazenamento, distribuição, telecomunicação e visualização através das diversas mídias e suas respectivas técnicas.