PROPRIEDADES DA SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA FÍSICA Sumário
Advertisements

CÁLCULOS EM QUÍMICA Unidade de Massa Atômica Massa Atômica
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Aula de Física Fevereiro de 2013
Química dos Biocombustíveis
PROPRIEDADES DA SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL José Queiroz.
Professor: José Queiroz
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
SOLUÇÕES.
Termodinâmica Eng. Ambiente 1ºAno (Nocturno)
Propriedades das Substâncias Puras
Avaliando Propriedades Termodinâmicas
Avaliando Propriedades Termodinâmicas
Exercícios - Capítulo 2 Definições e Conceitos Termodinâmicos
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
PROPRIEDADES DA SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL
TM Termodinâmica.
Cap. 3 – Avaliando propriedades
EQUILÍBRIO DE FASES EM SISTEMAS SIMPLES
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.
Transformações Físicas das Substâncias Puras
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Mudanças de Fases.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
Mudanças de Estado Físico da Matéria
Objeto do conhecimento: Matéria
QUÍMICA João Neto.
Capítulo 10 :Misturas de gases Ar úmido
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
A Propriedade Termodinâmica Entalpia
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
RESUMO DE TERMODINÂMICA DA ATMOSFERA
Hidráulica Aplicada PARTE 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS.
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
Ciências da Natureza Enem 2012
Propriedades Coligativas
A Energia Interna, Entalpia e Calor Específico de Gases Perfeitos
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Física Calorimetria – Diagramas de fase Ilan Rodrigues.
Sistemas reacionais multicomponentes multifásicos
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
Soluções.
Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng.
Propriedades Coligativas
Diagrama de Fases.
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Introdução à Termodinâmica.
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
Calor e Energia.
Gases reais Os gases reais não obedecem exatamente à lei dos gases perfeitos.Os desvios são mais acentuados nas pressões elevadas e em baixas temperaturas.
RESUMO DE PARÂMETROS CONSERVATIVOS em PROCESSOS ADIABÁTICOS
Propriedades Termodinâmicas
MUDANÇA DE FASE.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Caderno 2 Capítulo Calor.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Termodinâmica Substância Pura
Termodinâmica Avançada Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon / 2006 Propriedades Termodinâmicas de Substâncias Puras Prof. Dr. Vicente Luiz Scalon.
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES DA SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL José Queiroz

ESTADO DE SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL SIMPLES. Substancia pura é aquela cuja composição química é invariável e homogênea. Pode existir em mais de uma fase, mas a composição química é a mesma em todas as fases. Água líquida, uma mistura de água liquida e vapor d’ água ou uma mistura de água liquida e gelo são substâncias simples.

EQUILÍBRIO DE FASES VAPOR-LÍQUIDA-SÓLIDA NUMA SUBSTÂNCIA PURA. O que ocorre ao fornecermos calor a uma certa quantidade de água (substância pura)?

EQUILÍBRIO DE FASES VAPOR-LÍQUIDA-SÓLIDA NUMA SUBSTÂNCIA PURA. O que ocorre ao fornecermos calor a uma certa quantidade de água (substância pura)? a) m= 1kg ; p= 101,3 kPa; 20 0C. Durante esta etapa , observa-se aumento da temperatura e aumento ( pequeno do volume), ou seja, pequeno aumento do volume específico da água b) M= 1 kg; P = 0,1 MPa; T = 99,6 oC. Nestas condições ocorre mudança de fase, líquido em vapor, e ocorre aumento de Volume,( volume específico) da água. Nesta etapa P e T são constantes c) M= 1 kg; P = 0,1 MPa; T = 110 oC. Quando todo o liquido for vaporizado, com o fornecimento de calor aumenta a temperatura e o volume do vapor.

Diagrama T –V- P para a água

Temperatura de saturação e pressão de saturação Temperatura de saturação e pressão de saturação.A temperatura na qual ocorre a vaporização a uma dada pressão é chamada temperatura de saturação. A pressão na qual ocorre a vaporização a uma dada temperatura é chamada de pressão de saturação. Exercício Qual a temperatura de saturação da água a 46,6 kPa? Qual a pressão de saturação a 60 oC? Líquido saturado: quando uma substância está na forma líquida na temperatura e na pressão de saturação (em ebulição) Vapor saturado: quando uma substância está na forma gasosa na temperatura e na pressão de saturação (em ebulição)

Líquido sub-resfriado: quando a temperatura do líquido está à temperatura mais baixa que a temperatura de saturação do líquido para uma dada pressão. Ts = 100 oC a 101,3 kPa. Líquido comprimido: a pressão do líquido é mais alta que a pressão de saturação para uma dada temperatura. Vapor superaquecido: quando a temperatura do vapor está à temperatura mais alta que a temperatura de saturação do vapor para uma dada pressão

Diagrama T –V- P para a água Obs.: Ponto liquido saturado; Ponto vapor saturado; Linha de processo de mudança de fase Região superaquecida: Pressão constante, Tv>Ts, v também aumenta significativamente

Transformações da substância pura Vapor saturado seco

Título . Quando uma substância tem uma parte na fase líquida e outra na fase vapor, na temperatura de saturação, existem diversas relações entre as quantidades de líquido e as de vapor. Uma relação entre as quantidades de massa é chamada de título. Assim se a quantidade de vapor for 0,2 kg e quantidade de líquido for 0,8 kg seu título será 0,2 ou 20 %. Só se poder falar em título quanto a substancia esta no estado de saturação, o seja, na pressão e temperatura de saturação. onde x = fração mássica de líquido, também conhecida como título do líquido, e y é a fração mássica de vapor, também conhecida como título do vapor.

EQUILÍBRIO DE FASES VAPOR-LÍQUIDA-SÓLIDA NUMA SUBSTÂNCIA PURA. Título: Razão entre a massa de vapor e a massa total Obs.: O cálculo do título só tem razão quando a substância encontra-se no estado de saturação, ou seja, na pressão e temperatura de saturação. Ex. Na figura acima temos: 1 kg de água em a) Digamos que em b temos 0,2 kg de vapor o título então é de 20% Em c temos um título de 100%

Título

Considere a linha AB (de pressão constante) A pressão nessa linha é 0,1 MPa. Água a 20 0C e 0,1 MPa está na fase líquida. Se fornecermos calor aumenta-se a temperatura do sistema. Da Tabela B1.1 obtém-se: 99,6 oC Qual a temperatura de saturação para esta pressão? A temperatura de saturação a essa pressão é 99,60 oC (0,1 MPa). Isso significa que a água a 20 oC e 0,1 MPa , assim como a 25 oC, 35 oC, 75 oC, 98 oC está a uma temperatura abaixo da temperatura de saturação a essa temperatura e, nessas condições, a água é um líquido sub-resfriado. Por outro lado , a pressão de saturação a 20 oC é 2,3385 kPa, e como o líquido está a 100 kPa, o fluido é um liquido comprimido. No ponto B, TB = 99,60 oC que é a temperatura de saturação e y =0.

Reta BC. Quando a água atinge a temperatura de saturação, um fornecimento adicional de calor leva a mudança de fase, de líquido para vapor com aumento do volume ( e do volume específico) do sistema a P e T constantes. Ao longo da reta BC varia o título e o volume ( volume específico). Ponto C. É o ponto de vapor saturado. No ponto B, TC = 99,60 oC que é a temperatura de saturação do vapor. Título do vapor, y = 100 %. A partir do ponto C todo o liquido é convertido em vapor

Linha CD. Vapor superaquecido. O fornecimento de calor leva a aumento da temperatura. Pressão e temperatura de vapor superaquecido são propriedades independentes. Exercício 2.7. Considere a linha de pressão constante, P= 1 MPa, EF. Em que estado está a água nessa linha sabendo-se que a temperatura da água é 20 oC? O que indica o ponto F? E o ponto G? Qual a temperatura de saturação do líquido? e a do vapor? O que caracteriza a linha GH?

Considere a linha de pressão constante MNO, P= 22,09 MPa Considere a linha de pressão constante MNO, P= 22,09 MPa. Qual a temperatura em N? Em que estado está a água nessa linha? O que caracteriza geometricamente o ponto N? Considere a linha de pressão constante PQ, P=40 MPa. Em que estado está a água nessa linha? O que ocorre se a temperatura for reduzida até 20 oC?

2.4. Condições críticas P<Pc;T>Tc => vapor superaquecido; Fluido supercrítico P>Pc ; T>Tc. P<Pc;T<Tc => vapor superaquecido; P<Pc; T<Tc => liquido comprimido; Fluido P> Pc p/a qualquer Temp.

Propriedades críticas de substâncias Substância Temperatura Pressão Volume específico Crítica ( oC) Crítica (MPa) crítico (m3/kg) Água 374,14 22,09 0,003155 Dióxido de carbono 31,05 7,39 0,002143 Oxigênio -118,35 5,08 0,002438 Hidrogênio -239,85 1,30 0,032192 Nitrogênio -146,95 3,39 0,089800

Transformações da substância pura a) m= 1kg ; p= 100,0 kPa; -20 0C. Durante esta etapa , observa-se aumento da temperatura até atingir 0 oC e pequeno aumento do volume, ou seja, pequeno aumento do volume específico da água b) m= 1kg ; p= 100,0 kPa; 0 0C. Durante esta etapa, a temperatura permanece constante enquanto o gelo funde. O sólido no inicio do processo é chamado de sólido saturado. A maioria das substâncias têm aumento de volume específico. A água é uma exceção, o volume da água líquida é menor, na região de equilíbrio, é menor do que o da água sólida.

Transformações da substância pura c) m= 1kg ; p= 100,0 kPa; 0 0C. Durante esta etapa, a temperatura aumenta até atingir 99,6 0C. O volume específico diminui até 4 oC e, em seguida, a aumenta. d) m= 1kg ; p= 0,260 kPa; -20 0C. A temperatura aumenta até atingir -10 oC. Nesse ponto o gelo passa da fase sólida para a fase vapor. Qualquer fornecimento de calor adicional leva a um aumento da temperatura e superaquecimento do vapor . e) m= 1kg ; p= 0,6113 kPa; -20 0C. A temperatura aumenta até atingir 0,01 oC. Nesse ponto qualquer transferencia adicional de calor leva a mudança de fases: de gelo para água líquida ou vapor d`água. Existe equilíbrio de três fases : sólida, líquida e gasosa. Ponto triplo. Qualquer fornecimento de calor adicional leva a um aumento da temperatura e superaquecimento do vapor .

Diagrama de fases G H E F C D A B

O ponto triplo de uma substância é a temperatura e a pressão nas quais os três fases (sólida, líquida e gasosa) coexistem em equilíbrio termodinâmico. O ponto triplo a temperatura da água é exatamente 273,16 kelvin (0,01 °C) e a pressão é 611,73 pascal (cerca de 0,006 bar). O ponto triplo do mercúrio é a -38.8344 °C e a 0,2 mPa. The kelvin, unit of thermodynamic temperature, is the fraction 1/273.16 of the thermodynamic temperature of the triple point of water. BIPM O ponto triplo da água é usado para definir o kelvin, a unidade de temperatura termodinâmica no Sistema Internacional de Unidades. O número dado para a temperatura do ponto triplo da água é uma definição exata, e não uma quantidade medida. Temperatura (oC) Pressão(kPa) H2 -259 7,194 O2 -219 0,15 N2 -210 12,53 H2O 0,01 0,6117 Hg -39 0,000 000 130 Zn 419 5,099 Ag 961 Cu 1083 0,000 079

Exercícios T = 120 oC | > líquido comprido P = 500 kPa | Exercício 2.13. Considere a água como fluido de trabalho e os estados termodinâmicos definidos por a) 120 oC e 500 kPa e b) 120 oC e 0,5 m3/kg. Determine a fase de cada um dos estados indicados utilizando as tabelas termodinâmicas dadas. Indique a posição desses estados (a) e (b) no diagrama p-v,T, T_v,p e p-T(diagrama de fases. a)T = 120 oC => Psat = 198,53 kPa => líquido comprido P = 500 kPa => Tsat = 151.9 oC (B1.1.2) T = 120 oC | > líquido comprido P = 500 kPa | a) T = 120 oC => Psat = 198,53 kPa => líquido comprido v = 0,5 m3/kg => vl = 0,001061 m3/kg; vv =0,8915 m3/kg estado saturado, eq. líd/vapor

Exercícios título=0,56

Exercício 2.14. Considere os seguintes fluidos e estados termodinâmicos definidos por: a) amônia a 30 oC e 1000 kPa. b) R-22 a 200 kPa e v = 0,15 m3/kg. Determine a fase de cada um dos estados indicados utilizando as tabelas termodinâmicas dadas. Indique a posição desses estados (a) e (b) no diagrama de fases , p-v,T e p-T. a) B.2.1 Se Tsat = 30 oC => Psat = 1167,0 kPa. Se Psat =1000 kPa então Tsat = 24,9 oC 20 oC 857,5 kPa x 1000 kPa 25 oC 1003,2 x = 24,9 oC. Liq sat. Como temos amônia a 30 oC e 1000 kPa então trata-se de amônia como vapor superaquecido. Figura 2.9.