APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
Advertisements

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
COMPREENDER A DIVISÃO.
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES
Trabalho de Educação Matemática- Análise e Álgebra
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES
PARA ADICIONAR UM VÍDEO
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Estatística Básica Utilizando o Excel
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Oficina de Frações.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Matemática Bárbara e Gabriela - 6ª 18 Prof. Kênia EMPSOM.
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Personalizando Tabelas
Como elaborar atividade Dialógica
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
1 – Abra o arquivo Modelo de Ata Clique em Correspondências
Parte ou pedaço de um inteiro.
Sonia Regina de Souza Guedes
ABRA A JANELA DO MEU COMPUTADOR
Desafio Determine o resultado da soma total dos 100 primeiros algarismos pertencentes aos ℕ*
Matemática – Aula 3 Frações Adição – Subtração – Multiplicação e Divisão Prof. Procópio.
Recordando conceitos já elaborados e construídos ...
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Divisão (semana 6).
Operações com frações (semana 9).
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
JOGO: PERGUNTAS E RESPOSTAS
Matemática Básica – Aula 1
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
F R A Ç Õ E s.
Tutorial Aulanet Mundo Verde Manual do Aluno.
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Definindo Fração CRTE/Guarapuava. Provavelmente nunca passou pela sua cabeça que na hora em que você reparte uma pizza está resolvendo um exercício de.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Frações e porcentagens
VAMOS APRENDER MATEMÁTICA
O que são? (clique para passar os slides)
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
com numeradores iguais
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Prof.ª Regente:. Maria Aparecida Progetec: Júnior.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Questões sobre quatro quadrados
Operações com Frações.
Professores Adriana e Wellington
Frações equivalentes.
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
Matemática Renato Tognere Ferron.
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Autorizar Programas para Usuários Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa.
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Como somar ICMS + IPI + Frete no custo do produto
VISITE para mensagens gratuitas PowerPointSemanal Questões sobre quatro quadrados Este teste não tem pegadinhas ou é longo demais, não devia, mas já vou.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
4 Questões do quadrado Está pronto? B A
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Ganhe dinheiro de verdade com a Zeekler! Pessoal, vocês já perceberam que PTC é muito trabalhoso, cansativo, desgastante e que quando pagam é uma miséria.
Prof.ª Juliana Schivani
FRAÇÕES
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
Transcrição da apresentação:

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron Professora: Tânia Michel Disciplina: matemática Computacional IV INICIAR

Quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Convidei meus amigos para comer pizza em minha casa. Ao total seriam quatro pessoas para comer. assamos a pizza, sentamos à mesa e começamos a cortá-la para dividir. Observe: ? Pizza dividida Pizza inteira Quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Conferir Em quantos pedaços foi dividida a pizza? Conferir VOLTAR AVANÇAR

? Vamos avaliar a divisão da pizza e o modo como represento através de frações: 1 = 4 Chamamos o quatro de denominador. Ele representa o número em que quero dividir o meu todo, neste caso entre quatro pessoas. VOLTAR AVANÇAR

? Vamos avaliar a divisão da pizza e o modo como represento através de frações: 1 = 4 Chamamos o quatro de denominador. Ele representa o número em que quero dividir o meu todo, neste caso entre quatro pessoas. Chamamos o um de numerador. Ele representa o número que tenho efetivamente. Será o número de pedaços que cada pessoa poderá comer. VOLTAR AVANÇAR

? Se eu dividir minha pizza em oito pedaços, quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Cada pessoa poderá comer pedaços da pizza. Conferir Represente esta divisão da pizza como uma fração: Conferir Número de partes que cada pessoa irá comer Conferir Número de partes que dividimos a pizza Conferir VOLTAR AVANÇAR

? 1 2 = = 4 8 Analise o que há em comum entre as duas situações: VOLTAR AVANÇAR

? 1 2 = = 4 8 Note que se dividirmos a pizza em quatro pedaços ou em oito, cada pessoa irá comer a mesma quantidade de pizza: VOLTAR AVANÇAR

? 1 2 = = 4 8 Neste caso dizemos que as frações são equivalentes, ou seja, elas representam a mesma parte de um todo. Assim, se eu dividir a pizza em 12 pedaços, quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Conferir 12 VOLTAR AVANÇAR

? = = Desta forma podemos dizer que: 2 3 1 = = 4 8 12 VOLTAR AVANÇAR

Tenho o todo de uma pizza, ou seja, tenho uma pizza inteira. ? Abaixo tenho o desenho de uma pizza. Vamos mexer as setas do denominador da fração e ver o que acontece: Tenho o todo de uma pizza, ou seja, tenho uma pizza inteira. VOLTAR AVANÇAR

Tenho uma pizza dividida em duas partes. ? Tenho uma pizza dividida em duas partes. VOLTAR AVANÇAR

Tenho uma pizza dividida em três partes. ? Tenho uma pizza dividida em três partes. VOLTAR AVANÇAR

? Agora vamos mexer as setas do numerador da fração e ver o que acontece: Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer apenas uma destas partes. VOLTAR AVANÇAR

? Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer apenas duas destas partes. VOLTAR AVANÇAR

? ? Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer todas as partes. VOLTAR VOLTAR AVANÇAR AVANÇAR

? Agora é a sua vez. Mexa as setas do numerador e do denominador da fração para cima e para baixo e veja o que acontece: VOLTAR AVANÇAR

? SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES: Para somarmos frações, elas deveram estar divididas pelo mesmo denominador. Por exemplo: Se desejar somar 1/3 com 2/3, procedemos: Como os denominadores, ou seja, número em que eu dividi o meu todo, é igual, basta somarmos a quantidade de partes que tenho, neste caso uma parte mais duas partes, que resultam em três. Desta forma, na verdade eu tenho um todo. VOLTAR AVANÇAR

? Já, para somarmos 2/3 + 2/9, perceba que os denominadores são diferentes. Então primeiramente, teremos que tornar os denominadores iguais. Para isto será possível o cálculo do MMC. Então observe: Veja que 2/3 é equivalente a 6/9. = VOLTAR AVANÇAR

? Assim, 2/3 é equivalente a 6/9. Então 2/3 + 2/9 = 6/9 + 2/9 Agora sim poderemos somar: VOLTAR AVANÇAR

? Para subtrairmos frações o processo segue como o da soma. Os denominadores devem ser iguais. Depois disto, basta fazer a operação de subtração. Por exemplo: Tinha uma pizza dividida em nove pedaços. Ao final do dia, foram comidos oito pedaços. Com quantos pedaços fiquei? VOLTAR AVANÇAR

? Agora é a sua vez. Com a ajuda da “pizza”, calcule os seguintes exercícios: 3 + 2 4   5 7 1 - 6 10 9 15 Conferir Conferir Conferir VOLTAR FECHAR Conferir

Mensagens: FECHAR FECHAR Para desenvolver as atividades deste objeto, você precisa ler todas as informações que aparecem na tela e fazer o que é solicitado. Depois de tudo pronto, clique em conferir. De as suas respostas estiverem corretas clique no botão “avançar”. Ou no botão “voltar”. Para fechar a caixa de texto e continuar clique no botão fechar. Boa sorte! FECHAR Você precisa responder a pergunta corretamente. Basta digitar o número no campo e clicar em conferir. Caso tenham ficado dúvidas volte uma tela. Caso tenha acertado a resposta, clique em “avançar”. FECHAR

Mensagens FECHAR FECHAR Clique no botão conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR Digite na caixinha a resposta e clique em conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR

nas explicações clique nas setas e . Mensagens Leia todas as informações que o objeto esta apresentando. Para avançar ou voltar nas explicações clique nas setas e . FECHAR Digite na caixinha a resposta e clique em conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR

? VOLTAR AVANÇAR

? ? colar VOLTAR VOLTAR AVANÇAR AVANÇAR