Ser jovem não é apenas uma questão de idade;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VALORIZANDO E COMPREENDENDO A NOVA GERAÇÃO na adolescência e juventude
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Colégio Elisa Andreoli
Entendendo o Adolescente Normal
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Matemática para todos Educação Básica
Por Quê os Planos Falham?
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
O Início da Comunicação
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
Deus, Espiritualidade e Fé na vida do Adolescente
Drogas na adolescência
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Instituto de Desenvolvimento Humano e Social
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Transição do estado infantil para o adulto: crise
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM CAMPEÕES
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
29- O CUIDADO PELOS IDOSOS
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Igreja: comunidade de comunidades
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Amor e Sexualidade.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Sagrada Familia.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Diretrizes de um programa de prevenção
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O adolescente cristão e a sexualidade
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Jovens.
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Pr. Jonas Arrais Associação Ministerial DSA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Pr. Kenneth Eagleton 2a parte
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
EVANGELISMO PÚBLICO.
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
ADOLESCÊNCIA.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Os anos das grandes oportunidades
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
Desafios da adolescência
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
O desenvolvimento do adulto
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Transcrição da apresentação:

Ser jovem não é apenas uma questão de idade; O que é ser JOVEM? A palavra JUVENTUDE vem da mitologia grega onde se diz que Júpiter transformou a ninfa Juventa em uma fonte cuja água devolvia a mocidade, mas Júpiter escondeu a fonte, e ninguém mais sabe onde ela fica. Ser jovem não é apenas uma questão de idade; Mas, é uma questão de personalidade.

Adolescência ou Juventude? Os termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinônimos (como em alemão Jugend e Adoleszenz, inglês Youth e Adolescence), por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem. A ONU define juventude (ing. youth) como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira; A Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os 10 e 20 anos de idade[carece de fontes?]

O que é a adolescência? No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece ainda outra faixa etária - dos 11 aos 18 anos. Como quer que seja, é importante salientar que "adolescência" é um termo geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. O fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas sobretudo de ordem sócio-cultural; o presente artigo se dedica assim à adolescência em sentido restrito, tomando a idade da maioridade civil - 18 anos - como fim.

Caracterização da adolescência Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de deixar para trás a infância e começar a adquirir as características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais da vida adulta.

Características psicológicas da adolescência O adolescente nesta etapa vive no seu mundo interior, pois quer descobrir quem ele é, mas para isso, compara-se com o mundo dos outros. Mostra-se apático, pois ainda não entendeu as mudanças pelas quais está passando. A descoberta de si passa pelas esferas intelectuais, filosóficas e espirituais, trocando os “mitos” da infância pelos “ídolos” da juventude.

As características mais próprias deste período, são: Crescente consciência e conhecimento do “eu”. Nascimento da independência e liberdade. Facilidade em fazer novos amigos e adaptar-se a novos círculos de amizade. Mudança rápida e contraste no estado de humor como: sorriso e lágrima; amor e ódio; ternura e violência. Torna-se detalhista e gosta de imitar e copiar as coisas que observa na pessoa a quem idealiza. Torna-se muito crítico com os membros da família (negação da infância) e aceita facilmente as ideias dos que simbolizam o novo.

Conduta social em relação com a vida escolar Em geral manifesta atitude hostil para com a escola, porque não gosta de exigências e normas rígidas. Revoltam-se às vezes contra a autoridade, em geral, não individualmente mas em grupo. Prefere as matérias que exigem menos concentração e mais animação ligadas a preferência da idade (música, esportes). Integra-se na comunidade escolar, participando nas atividades de caráter mais recreativo. Às vezes a vida escolar converte-se em válvula de escape, em meio para afrouxar as ataduras familiares. No âmbito escolar, aparecem certas diferenças individuais, culturais e sociais, relacionadas com a capacidade de liderança, talento e as atitudes intelectuais.

Atitudes das pessoas implicadas na sua educação É necessária a atitude de abertura e de conhecimento das fases desta idade, para evitar atritos desnecessários. Ter autoridade sem o autoritarismo. Ele precisa limites e não de controles. Senão há a crise e a revolta. Deve-se aceitar a emancipação progressiva dos filhos, e ajudá-los a serem livres, mas responsáveis. A crise tem sua origem na falta de afeto, por isso temos de criar vínculos familiares onde há o amor a Deus. Devem sentir-se realizados numa atividade onde possam aspirar algo, isto é, devem ter um ideal, fé. É muito importante a relação familiar e social.

O que os jovens precisam? Certas crises passam com o tempo e tudo volta a normalizar-se, o que não significa que se deixe de atuar e não se procure orientar positivamente de modo a que não deixem conflitos na personalidade do jovem. Procure orientação e conselho de pessoas experientes que possam orientar como agir e proceder nas fases de crise. Precisam de compreensão e ajuda para esclarecer e definir os seus pensamentos e estados anímicos: sozinhos entram em depressão. Às vezes convém tratá-lo com a mesma frieza ou indiferença com que se comporta, para que repare na sua própria atitude.

Pais! Os jovens precisam de vocês! Temos de passar a ser “observadores participantes” na vida dos adolescentes. Devemos ajudá-los a encontrar a forma de se expressarem nas diversas atividades, que o ensino seja estimulante e interessante, senão podem cair no desleixo e na apatia perante o estudo. Pais, lembrem-se da sua própria adolescência, assim estarão em condições de ajudá-los de forma mais compreensiva. Devemos inculcar-lhes o respeito pelos valores humanos e espirituais.

Os filhos crescem Vejam o que aconteceu com esta “turminha”!

Eles cresceram ... E viraram adolescentes!

Qual é a importância do Departamento de Jovens? Formar uma “União Juvenil”; Educação cristã continuada; Oportunidades de convívio por identidade: etária, social e espiritual; Aprendizados diversos; Preparação para liderança na congregação.

Temas relevantes para os jovens de hoje: O despertar da sexualidade Piercing e tatuagem Álcool e drogas Estudo e trabalho Amizades e Namoro Lazer e diversão Família e Igreja

C O N V I T E O Departamento de Jovens da Comunidade Evangélica Luterana da Paz do Morro da Cruz CONVIDA os pais e os jovens a se unirem para o desenvolvimento de suas atividades porque o benefício será de todos: 1º) dos próprios jovens; 2º) dos próprios pais; 3º) da própria congregação; 4º) da sociedade em geral; 5º) do Reino de Deus.