O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação de professores para docência online uma pesquisa interinstitucional Marco Silva EDU/UERJ.
Advertisements

Elementos do Jornalismo On-line
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Maria da Conceição Reis Teixeira
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
REVISÃO Comunicação Social.
Processo de Comunicação
... pode copiar, modificar, distribuir tudo
Reflexões sobre educação online
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A revolução da informação: da imprensa à Internet
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
A DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Desejo ver o Exército cada vez mais aberto para a comunidade e mais próximo do nosso cliente principal: a Sociedade.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
IPTV USP CONTEÚDO ACERVO CTR/ECA/USP Almir Almas CTR/ECA/USP.
NTE Santa Cruz
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Estudante, pesquisador, autor.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Técnico em Informática
Learning Networks in Practice Stephen Downes Aprender em comunidades […] aprender é imergir-se na rede. É expor-se às instâncias atuais da disciplina que.
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Criando ambientes comunicativos Repórter Brasil. Estudos de recepção e comunicação comunitária COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA Produção de forma de comunicação.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
E-BOOKS O FUTURO JÁ É PRESENTE!! Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia.
SALA DE AULA INTERATIVA
Rethinking Literacy Education in New Times:
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Sala de Aula Interativa
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ferramentas de monitoramento de ações em de Redes Sociais Slides baseados em: content/uploads/2012/11/Para-Entender-o- Monitoramento-de-Midias-Sociais.pdf.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
A Revolução da Internet.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Sala de Aula Interativa
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
Componentes do Jornalismo Online
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Sistemas de Autoria Luciana Schuch Kreutz. Roteiro Informática na Educação Hipermídia Sistemas de Autoria Conclusões.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Ciberespaço e leitura:
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS Marco Silva

Qual a diferença ente a tela da tv e a tela do computador?

Mídia unidirecional (modelo um-todos)

Novo espectador É menos passivo diante da mensagem fechada à sua intervenção e procura fugir do modelo de recepção clássica.

Que é o digital? O digital é o absoluto da montagem, incidindo esta sobre os mais ínfimos fragmentos da mensagem, uma disponibilidade indefinida e incessantemente reaberta à combinação, à mixagem, ao reordenamento dos signos

A informática não se contenta em reproduzir e difundir as mensagens (o que faz melhor do que a mídia clássica). Ela permite sobretudo engendrá-las, modificá-las à vontade, graças a um controle total de sua microestrutura, bit por bit.

O computador é muito mais do que uma máquina de escrever, canivete suíço!!! Do PC ao CC: um fantástico salto de qualidade em comunicação

O digital autoriza, materializa as operações [da leitura clássica], e amplia consideravelmente seu alcance. Ele propõe um reservatório, uma matriz dinâmica, a partir da qual um leitor ou usuário pode engendrar novos textos

O digital permite interatividade física e não meramente imaginal Permite: Participação-intervenção Bidirecionalidade-hibridação Permutabilidade-potencialidade

Participação-intervenção O professor pressupõe a participação-intervenção do aprendiz. Participar é muito mais que responder “sim” ou “não”, é muito mais que escolher uma opção dada. Participar é modificar, é interferir na mensagem.

Bidirecionalidade-hibridação Comunicar pressupõe recursão da emissão e recepção. A comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção. O emissor é receptor em potencial e o receptor é emissor em potencial. Os dois pólos codificam e decodificam.

Permutabilidade-potencialidade O emissor disponibiliza a possibilidade de múltiplas redes articulatórias. Ele não propõe uma mensagem fechada, ao contrário, oferece informação em redes de conexões permitindo ao receptor ampla liberdade de associação e significações.

A informática potencializa o trabalho do professor presencial e Disponibiliza múltiplas experimentações, múltiplas expressões Disponibiliza uma montagem de conexões em rede que permite múltiplas ocorrências Formulador de problemas Provocador de situações Arquiteto de percursos Mobilizador da experiência do conhecimento A informática potencializa o trabalho do professor presencial e online:

Bibliografia

Contato marco@msm.com.br www.saladeaulainterativa.pro.br (21) 9377-1920