A importância do registro na Recuperação Paralela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Currículo e Formação Docente
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SAPEX ALECIO DAMICO (2010)*
Avaliação Institucional
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Sistema de Cadastro de Alunos
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
As Sete Leis do Aprendizado
Construindo uma identidade profissional
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

A importância do registro na Recuperação Paralela Processos de Recuperação: Caminhos e Desafios A importância do registro na Recuperação Paralela

O QUE IRÁ DAR CREDIBILIDADE AO PROFESSOR SÃO OS REGISTROS; SUBSÍDIOS PARA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA.

REGISTRO: AVALIAÇÃO QUALITATIVA O registro permite a sistematização de um estudo feito ou de uma situação de aprendizagem vivida. O registro é História, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. É o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prática de ensino, tanto quanto do compromisso político que a reveste. Madalena Freire

O registro possibilita ao professor: numa primeira fase: registrar suas reflexões sobre o próprio processo de aprendizagem; numa fase posterior: registrar o que está percebendo de mudança na sua prática; entre uma fase e outra: manter debates com colegas (revê o que está fazendo, reorganiza as atividades de ensino).

ESTUDO DE RECUPERAÇÃO PARALELA CABE AO PROFESSOR DO ESTUDO DE RECUPERAÇÃO PARALELA Organizar uma boa rotina, pautas de observação e registros constantes do processo de aprendizagem dos alunos de maneira que o leve a :

Compreender os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Procurar estabelecer vínculos positivos e de confiança com os alunos. Valorizar os saberes dos alunos. Acolher as ideias, dúvidas e tratar os erros dos alunos como sinais de saberes. Manifestar confiança na capacidade dos alunos, respeitar às dúvidas, saberes, etc.

VÍDEO: O DIÁRIO

INSTRUMENTOS DE REGISTRO

INSTRUMENTOS PARA DIAGNÓSTICO, REGISTROS E ACOMPANHAMENTOS Nomes dos alunos para ERP Encaminhamento Acompanhamento Tabulação da Avaliação Autoavaliação Análise da Avaliação Síntese Apreciativa Avaliação Diagnóstica

SUBSÍDIOS PARA OS INSTRUMENTOS Eixos Temáticos Competências do Sujeito: - Matriz de Referência para Avaliação do SARESP MATERIAL DE APOIO PRODUZIDO PELA CENP + Matemática – Volume Especial + Matemática – Volume 2 + Matemática – Volume 3 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Avaliação Diagnóstica 5ª/6ª série EF Avaliação Diagnóstica 7ª/8ª série EF Avaliação Diagnóstica Ensino Médio

Números, operações e funções Tratamento da informação EIXOS TEMÁTICOS TEMA CONTEÚDO TEMA 1 Números, operações e funções TEMA 2 Espaço e forma TEMA 3 Grandezas e medidas TEMA 4 Tratamento da informação

COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO COMPETÊNCIA GRUPO I OBSERVAR GRUPO II REALIZAR GRUPO III COMPREENDER

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO SARESP MATRIZ SARESP.doc HABILIDADES DO EF e EM MATRIZ DE ESPECIFICAÇÃO Matematica EF e EM.doc

MATERIAL DE APOIO PRODUZIDO PELA CENP VOLUME_ESPECIAL-_atividades_e_objetivos[1].doc VOLUME_2-_atividades_e_objetivos[1].doc VOLUME_3-_atividades_e_objetivos[1].doc

Apresentação das Fichas de acompanhamento Registro – EF Registro – EM DE - Região São Vicente Recuperação Paralela 2010 - 25/02

Para saber mais: WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. ANDRÉ, M.; DARSIE, M. M. P. Novas práticas de avaliação e a escrita do diário: atendimento às diferenças? In: ANDRÉ, Marli (org.) Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999. CASTEDO, Mirta L. Uma alternativa de Capacitação Docente para a Alfabetização Inicial. Bogotá, 1993 (mimeo). CASTRO, Edmilson de. A produção do registro do educador: decifrando sinais. In: http://www.pedagogico.com.br/edicoes/8/artigo2241-1.asp?o=r, acesso em 21/01/2010. FREIRE, Madalena. O papel do registro na formação do educador . In: < http://www.pedagogico.com.br/edicoes/8/artigo2242-1.asp?o=r > acesso em 20/01/2010

FREITAS, Alexandre S. Os desafios da Formação de Professores no Século XXI: Telma F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. GÓMEZ, C. M. – O pensamento Prático do Professor – A formação do Professor como Profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e sua Formação. Lisboa: Pub. Dom Quixote, 1995. PERRENOUD, Philippe. A Prática reflexiva do professor : profissionalização e razão docente. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. NÓVOA, A. (org.)- Os Professores e sua Formação. Lisboa: Pub. Dom Quixote, 1995.  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=35606&tipo=ob&cp=000000&cb=&n1=&n2=Biblioteca%20Virtual&n3=Dicion%E1rio%20da%20Educa%E7%E3o&n4=&b=s http://www.alb.com.br/anais16/sem10pdf/sm10ss09_09.pdf

OBRIGADO PCsOP DE MATEMÁTICA: Iara Arakaki & Mutsu-ko Kobashigawa