Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Advertisements

A objetividade no Jornalismo
A blogosfera frente à mídia tradicional no Brasil
Ver TV Sem Culpa A linguagem da TV (por João Brant, Júlio Bernardes e Rodrigo Ratier) Rodrigo Ratier Curso de Difusão Cultural.
Curso de Difusão Cultural
Poder, persuasão e ética
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Origem e desenvolvimento da crônica
Arte e representação.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
BORDADOS DA VIDA.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
VIVENDO DEDICADO AO SENHOR
Seminário Gêneros Televisivos
Aula 3 Práticas em Mídia II.
A importância da comunicação
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
A Loja de Deus.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
ENCERRANDO CICLOS.
UniCeub – RTV – Prof. Floriano Filho 1 A Decisão de Anunciar Por que razão? O que espera do anúncio ? Tornar a empresa mais conhecida? Comunicar.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
A FORÇA MENTAL.
SELECIONANDO CLIENTES
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Rede Ligado Plano de mídia.
A benção em sentir paz.
AVALIAÇÕES CENTRADAS EM ADVERSÁRIOS Capítulo 9. Abordagem centrada em adversários Procura equilibrar visões positivas e negativas na avaliação. Há defensores.
BORDADOS DA VIDA.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Programação – Quando é onde...
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Aula 2 Acesso à Justiça.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
OBJETIVO DE DESEMPENHO
Apresenta O Bordado da Vida Desconheço a Autoria Ligue o Som.
Sociedade do Espetáculo Guy Debord ( )
Mídia Impressa.
Redigindo a opinião do grupo.
O Idiota 'O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca.
“Provem, e vejam como o Senhor é bom.” Salmo 34.8a NTLH
Relações entre mídia e poder na sociedade da informação Alon Feuerwerker
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. POR QUE UTILIZAR OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA? Alcance geográfico Alcance populacional.
Algumas teorias do jornalismo
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
AULA 04.
(todas as informações contidas nesta apresentação são, infelizmente, baseadas em fatos reais)
Comunicação e Redação Empresarial
MANTRAS.COM Olhe diferente este mundo diferente; o mundo mudou, há muito mais tecnologia à nossa volta.
Professor Jardson Brito
Professor Jardson Brito
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Texto: Mídia e Produção de modos de Existência Autora: Cecília Coimbra.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant

Para começar Não existe UMA realidade A mídia observa E cria a realidade, do seu modo Um fato retratado na mídia ganha vida própria, ele passa a ser um outro fato novo, portanto uma nova realidade.

Ver TV sem culpa Audiência não é aprovação Contemplação não é necessariamente passividade Desvincular a vontade de assistir do julgamento de qualidade

Entretanto... Importância da TV na formação da opinião TV traz falsa sensação de envolvimento Por estar diante da coisa, você se sente participante da coisa Cada vez mais consciente, cada vez menos transformador

Pergunta que não quer calar A TV não é sempre RUIM ou BOA Olhar sem moralismo Às vezes há temas bons, mas com formatos ruins Às vezes há formatos bons, mas com temas ruins Que raios significa TV de qualidade?

3 aspectos sobre a mídia brasileira 1.TVs são concessões públicas 2.Prevalece a mídia comercial 3.Há concentração de propriedade, portanto concentração de poder

4 conseqüências dos 3 aspectos 1.Conformação de hábitos 2.Super poder (independentemente de boas ou más intenções) 3.Mídia é negócio 4.Funciona como peça chave para a conformação de padrões de consumo

Uma ciranda midiática Se a mídia é um negócio, o objetivo é o lucro Se o objetivo é o lucro, e recebe-se o sinal da TV de graça, então é preciso buscar anunciantes Se os anunciantes condicionam o anúncio ao número de espectadores, então é preciso buscar audiência a todo custo. Portanto, a TV vende o seu público aos anunciantes

A ditadura da audiência Ter a audiência como único parâmetro NÃO é um pressuposto, mas sim uma conseqüência de um modelo comercial e desregulamentado. NÃO deveria ser objetivo ter 100% das pessoas vendo televisão o tempo todo. Mas se a TV atrai é também porque a rua expulsa. Quem disse que é isso que o povo quer ver?

A mídia brasileira Se não deu na TV... A mídia é quem pauta a sociedade. Na prática, é o editor da emissora ou do jornal que permite que um assunto se torne relevante. Por exemplo: Se houve uma manifestação e ela não foi noticiada, ela não tem efeito, é como se não tivesse acontecido. Se o caso de Waldomiro Diniz fosse conhecido mas não fosse exposto na mídia, não haveria o escândalo. Se duas ONGs têm o mesmo projeto e só uma ganha exposição na mídia, este será o projeto legitimado pela sociedade, só ele existe.

A mídia brasileira Produtos como outros quaisquer Tanto o jornal impresso como a TV são produtos, que precisam ser vendidos diariamente. Imparcialidade e neutralidade são estratégias para se ganhar credibilidade. Algumas outras táticas: o balcão do jornalismo tradicional o tom de voz neutro e sem sotaques as vestimentas

A mídia brasileira Limitações ao trabalho jornalístico A edição pode alterar todo o trabalho de um repórter. – Seleção: o que entra e o que não entra no pouco espaço ou tempo que se tem. – Proporção: por quanto tempo, ou qual o espaço ocupado em relação a outros temas e matérias. – Ordenação: o que abre o bloco? O que está na parte de cima da página? – Foco: de tudo o que foi apurado, o que se privilegia? Qual a versão que ganha mais tempo?

A mídia brasileira Algumas estratégias típicas da TV... Os personagens - a partir de uma realidade específica, generaliza-se a conclusão 2 lados do mesmo lado - criar uma falsa oposição entre duas posições parecidas, e deixar a diferente de fora. Linguagem cifrada - a gente só guarda a conclusão, sem entender o caminho Solução de conflitos insolúveis - não há debate franco, não é o espectador que decide sua posição.

A mídia brasileira Outras conseqüências dessa história... Predomínio do fait-divers Reprodução de valores, construção de conceitos A escolha de UM olhar sobre identidades e culturas A novela conforma a visão de cultura de nós brasileiros há quase 40 anos.

Exemplos práticos Telejornais Telenovelas Programas de auditório