Como evitar a repetição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Termos Integrantes da Oração
Advertisements

Dificuldades da Língua Portuguesa
Concordância Nominal.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Pronomes Demonstrativos
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PRONOMES.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Redação de textos técnicos recomendações
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COERÊNCIA E COESÃO.
Gramática da Sapatilha
Professora Lúcia Brasil
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
MANOELA MALHEIRO MARTA DUWE
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Professora: Raysa Ferreira
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Coesão gramatical Coesão referencial.
Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:
Texto Publicitário.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS
Orações Subordinadas Adjetivas
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
COESÃO Profª. Valéria.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal I.
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Dicionário Terminológico
Funções Morfológicas do SE
Pronomes Indefinidos Emprego.
Desafio Pré-Vestibular
Uma Cartilha sobre a Lógica Dialética
Recursos de coesão Prof. Rafael Costa.
Coesão e coerência Coesão referencial.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Texto Dissertativo Argumentativo
Desafio Pré-Vestibular Aula de Redação
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
LÍNGUA PORTUGUESA Pronomes.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Coesão textual É a função exercida pelos os elementos que realizam a ligação dos componentes dos textos, a fim de que eles formem um só corpo estrutural.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Movimentos sociais.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Particularidades Gramaticais Aula 1
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Figuras de Linguagem.
Transcrição da apresentação:

Como evitar a repetição

A repetição de palavras só é considerada um problema na composição de um texto sob algumas condições: 1. Quando há proximidade entre os vocábulos repetidos Ex.: Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu viajar.

2. Quando os vocábulos são rigorosamente os mesmos, sem qualquer expansão ou redução e mesmo sem variação de gênero ou número. Ex.: Ao divulgar sua tabela de preços, a Sunab poderá anunciar a tabela de preços do frango vendido em corte, anexando-a a atual tabela de preços dos alimentos. 3. Quando ocorre em número excessivo. Ex.: A fome vem se agravando nos países pobres. São vários os motivos que causam a fome, por isso a fome tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.

Observações a) Em alguns casos especiais (textos publicitários, literários, ditados populares), a repetição não é vista como deficiência. Ex.: Quem bebe cerveja alemã, não bebe outra cerveja; Quem bebe cerveja dinamarquesa, bebe qualquer cerveja; Quem bebe cerveja inglesa, não gosta de cerveja. b) Também no caso de o termo repetido estar sendo usado em outro sentido, a repetição não é vista como um problema textual. Ex.: Há duas espécies de mulheres: as que arrumam a casa e as que se arrumam.

Como evitar a repetição problemática de palavras? Podemos reunir os processos que evitam a repetição problemática em dois grupos: Substituição Omissão

Substituição Pronomes pessoais. Ex.: A pressão da sociedade de consumo foi elevada a tais extremos que os presentes de Natal já não os damos por generosidade, mas por medo. Pronomes relativos. Ex.: O homem é o único animal que ri. Pronomes indefinidos. Ex: O mundo tem muitos idiotas, mas, felizmente, estão todos nas outras mesas.

Pronomes adverbiais. Ex Pronomes adverbiais. Ex.: Devagar se vai ao longe, mas quando se chega lá não se encontra mais ninguém. Pronomes numerais. Ex.: Chegaram separados o homem e a mulher, mas logo os dois se sentaram juntos. Sinônimos ou quase sinônimos em substituição a termos anteriormente expressos. Ex.: Os alunos das escolas particulares estão em greve, pois esse foi o caminho que os estudantes encontraram para protestar contra as altas mensalidades.

O emprego dos hiperônimos O emprego dos hiperônimos. Nesse caso duas situações podem apresentar-se: a) O hiperônimo tem por antecedente um só de seus hipônimos. Ex.: Logo depois de o sargento ter sido vítima de um acidente, o militar foi levado ao hospital. b) O hiperônimo pode abarcar uma série de hipônimos. Ditados, cópias, redações, todas essas atividades preenchiam o tempo de aula.

Emprego de termos resumitivos. Ex.: Até o século XIX, as cidades ficavam em contato bastante estreito com o campo ou com o mar, de maneira que o homem podia satisfazer suas necessidades fisiológicas e psicológicas. Com a industrialização, elas se desenvolveram unicamente em função de imperativos econômicos ou políticos, ignorando os imperativos ecológicos naturais. As conseqüências dessa expansão desordenada foram trágicas.

Nominalização, ou seja, a transformação de uma frase ou de uma proposição em grupo nominal, que pode ser feita a partir de: a) Verbo. Ex.: Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito. b) Adjetivo. Ex.: Este trabalho é fácil. A facilidade deste trabalho.

Emprego de termos cognatos dos antecedentes. Ex Emprego de termos cognatos dos antecedentes. Ex.: O emprego da vírgula é bastante difícil, mas não é por isso que devemos desistir de empregá-la. Utilização de símbolos. Ex.: Santo Inácio foi um soldado da Igreja e divulgou, por meio de sua ordem, os ideais da cruz.

Omissão O soldado pretendia casar-se no final de semana. (?) Decidiu deixar o quartel e procurar a noiva.