1 A IMPORTÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE GARANTIA DE QUALIDADE EM RADIOTERAPIA VISÃO GERAL Pedro Paulo P. Jr. – INCA/RJ Depto. Física Médica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Advertisements

Membro da Equipe Mundial
Feiras.
Propagação de Ondas e Antenas
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Para Casa – Montar o cariograma
AULA PRÁTICA DIRIGIDA Nº 02
AULA PRÁTICA DIRIGIDA Nº 01
1 Camada de redes: Interoperabilidade com IP. 2 Enlaces entre duas máquinas.
DATA MATRIX EQUIPE Danielli Lilian de Souza Giselle de Souza Lady Anai
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Quantificação DNA – Grupo 1
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Planejamento estratégico
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
ALGORITMO PARA DETECÇÃO DO CENTRO DO CAMPO DOS SISTEMAS RADIOLÓGICOS
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Classes e objetos Modelagem
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Contagem de Pessoas por Vídeo Usando Câmeras em Posição Zenital
E. B. 2, 3 Jose Maria dos Santos Prof. Sandra Sousa
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Accuracy of Image-guided Surgical Systems at the Lateral Skull Base as Clinically Assessed Using Bone- Anchored Hearing Aid Posts as Surgical Targets.
Arquitetura de Sistemas Operacionais – Machado/Maia 10/1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo Maia Capítulo 10 Gerência.
Atenção Seletiva e Movimentos Oculares
Vanessa Farias Pereira
Políticas de Backup FATEC – Americana
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Trabalho e Energia Cap. 14.
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
Desenvolvimento de um programa para medidas comparativas de ganho para as MWPC do LHCb Maria Luisa Porto - PIBIC Orientadores: Érica Polycarpo Burkhard.
Fernando Mecca Augusto Físico - Radiologia
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Salas de Matemática.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Prof. Dr. Homero Schiabel Aluno: Alexandre H. Macchetti
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
Diagnóstico do melhor acesso para endoprótese
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Vetores e Matrizes Ameliara Freire
Algoritmos Evolutivos Algoritmos Genéticos Introdução
1.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Rogério Dias. Zig Koch DIAS, Rogério. [Sem título] acrílica sobre tela, color., 22cm x 16 cm. Coleção particular.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Incidência AP Factores Técnicos Protecção Respiração
Diagrama Polar 请看下页.
O Que é a Física.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL PULMONAR A PARTIR DE CORTES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COM VOLUMETRIA PULMONAR CALCULADA COMPARADA COM VOLUMETRIA PULMONAR.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Constitui uma forma de tratamento que utiliza fontes radioativas próximo ao tumor, sendo indicada em cerca de 10% dos pacientes que se submetem à radioterapia.
Calculo de dose para feixes externos: Teleterapia (24ª/25aaula)
EQUIPAMENTOS DE RADIOTERAPIA E DOSIMETRIA
COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES DE IMRT STEP AND SHOOT E VMAT PARA TRATAMENTOS DE PRÓSTATA. Irmer AL, Ribeiro JCM, Barsanelli DM, Wayss HF. INTRODUÇÃO:
Controle de Qualidade em Tomografia Computadorizada
Anatomical imaging for radiotherapy Philip M Evans IBM Diagnóstico por Imagem para Informática Biomédica Francisco Nunes Navarro Tarcísio Giroldo.
RTC3D x IMRT Ernani Castilho.
Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE GARANTIA DE QUALIDADE EM RADIOTERAPIA VISÃO GERAL Pedro Paulo P. Jr. – INCA/RJ Depto. Física Médica

2 I - Aspectos Clínicos Desenvolvimento de técnicas sofisticadas de tratamento Possibilidade de prescrição de doses mais elevadoas nas lesões Redução significativa da dose nos tecidos sãos II - Aspectos Técnicos Implementação dos processos de localização das lesões e fixação dos pacientes Disponibilidade de equipamentos sofisticados para garantia de qualidade Desenvolvimento de modelos matemáticos que viabilizam o cálculo das distribuições de dose, em 3 dimensões, nos pacientes

3 Produção comercial de equipamentos mais precisos para uso clínico a um custo aceitável Integração entre os procedimentos de diagnóstico e terapia III – Aspectos Operacionais Implante permanente em próstata com sementes de Iodo 125, guiado por ultrassom transretal IV – Exemplo da Tratamentos Radiocirurgia estereotáxica Teleterapia conformacional e de intensidade modulada

4 IMPLANTE PERMANENTE EM IMPLANTE PERMANENTE EM A Equipe : PRÓSTATA COM SEMENTES DE PRÓSTATA COM SEMENTES DEUrologista IODO 125 GUIADO POR IODO 125 GUIADO PORRadioterapeuta ULTRASSOM TRANSRETAL ULTRASSOM TRANSRETAL Físico Médico 1- Ultrassom completo da próstata 2 - Marcação do volume alvo

5 3- Isodose e mapas do implante Produção: Bastão de prata adsorvido com I-125, encapsulado em titânio e soldado nas extremidades. Características: - Meia-vida : 59.4 dias -Decai por captura eletrônica com emissão de fótons e elétrons característicos - Energia Média :

6

7 Sonda transretal com o template

8 Procedimento Pós-implante - Fluoroscopia do implante - Citoscopia para busca de sementes - Levantamento radiométrico do paciente Fluoroscopia do implante Imagens pictóricas do implante RX - APRX - LL

9 Avaliação do implante (30 dias após) TC para avaliação - Posição de implante - Cortes a cada 5mm com 3mm de espessura - Radiografia AP para contagem das sementes Histograma Dose-volume (DVH)

10 Dosimetria local das fontes Câmara poço e eletrômetro

11 RADIOCIRUGIAESTEREOTÁXICA Localização de lesões com alta precisão Utilização de técnicas sofisticadas de diagnóstico e tratamento

12 RADIOCIRUGIAESTEREOTÁXICA Frame estereotáxico De alta precisão

13 RADIOCIRUGIAESTEREOTÁXICA Marcas fiduciais na tomografia computadorizada Fusão multimodfal de imagens

14 RADIOCIRUGIAESTEREOTÁXICA Visulização e cálculo em 3D dimensões Uso de múltiplos campos isocêntricos

15 RADIOCIRUGIAESTEREOTÁXICA Locolização com alta precisão

16 TELETERAPIA CONFORMACIONAL Colimadores com multifolhas permitem limitação o tratamento ao formato da lesão Modelos matemáticos permitem a utilização de algoritmos para o cálculo de doses em 3 dimensões – 3D

17 TELETERAPIA CONFORMACIONAL Dispositivos de fixação e imobilização garantem a reprodução diária e precisão de localização Melhor delimitação da área irradiada

18 TELETERAPIA DE INTENSIDADE MODULADA Múltiplos campos poli-segmentados permitem a modelagem de tratamentos em regiões irregulares Tratamentos de intensidade modulada obtidos pela variação da fluência de dose em cada campo

19 EQUIPAMENTOS DE GARANTIA DE QUALIDADE Calibração absoluta dos equipamentos Aquisição de parâmetros físicos de equipamentos de teleterapia

20 EQUIPAMENTOS DE GARANTIA DE QUALIDADE Garantia de qualidade de funcionamento dos equipamentos de teleterapia Verificação dos tratamentos planejados