ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.

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ALGORITMIA

ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa

Problema Solução em forma de algoritmo Codificação numa linguagem Solução como programa de computador

Duas representações são possíveis para um algoritmo: Pseudo-código ou pseudo-linguagem Fluxograma Ler Número Início Soma=Número+5 Afixar Soma Fim

Dados e seus Tipos Quando se guardam os dados num computador temos que saber que tipos de dados é possível guardar. Ele poderá guardar números, booleanos, letras, palavras, etc.

Tipos Primitivos em qualquer linguagem Numéricos –Inteiros –Reais Cadeia de caracteres (string) Informação Lógica –True (qualquer coisa diferente de zero) –False (zero) Apontadores (Pointer)

Tipos Compostos em qualquer linguagem Arrays –Vectores (unidimensionais) –Matrizes (bidimensionais) Listas Ficheiros

Variáveis Num programa de computador, uma variável é uma entidade que em determinado instante possui um e um só valor. Valor esse que só poderá ser dos tipos atrás referidos. Se o dado armazenado na variável permanecer inalterado do princípio ao fim do programa, então temos uma constante.

Operadores Aritméticos em C -Subtracção +Adição *Multiplicação /Divisão %Resto da divisão inteira ++Incremento --Decremento

Operadores Lógicos em C && (AND)Conjunção || (OR)Disjunção ! (NOT)Negação

Operadores Relacionais em C == Igual != Diferente >Maior que >=Maior ou igual <Menor que <=Menor ou igual

Operador de Atribuição A operação de atribuição é utilizada para armazenar um dado valor numa determinada variável. Em algoritmia representa-se por uma seta x  23a variável x vai ficar com 23 x  ya variável x vai ficar com o conteúdo de y x  x+1a variável x é incrementada de uma unidade = Operador de atribuição na linguagem C :=Operador de atribuição em linguagem Pascal

Estruturas de Programação Estrutura Sequencial As diversas acções são executadas umas a seguir às outras pela ordem em que estão escritas Início acção 1 acção 2 Fim.....

Estrutura de Decisão Binária (if then else) condição acção 1 acção 2 V F If (condição) acção1; else acção2; If (condição) acção1; else acção2; Se o resultado da condição for verdade, faz a acção1, caso contrário faz a acção2.

Estrutura de Decisão Binária (cont) condição acção 1 V F If (condição) acção1; If (condição) acção1; De salientar que em C, verdade é qualquer valor diferente de zero; falso é o valor zero.

Estrutura de Decisão Múltipla (switch) acção A x x acção B acção N Msg erro... valor1 valor2Valor nerro

Estrutura de Decisão Múltipla (switch) (cont) switch (variável){ case valor 1: acção A; break; case valor 2: acção B; break; : default: mensagem de erro; } switch (variável){ case valor 1: acção A; break; case valor 2: acção B; break; : default: mensagem de erro; }

Estruturas Repetitivas condição acção 1 VF Enquanto... Fazer while (condição) acção 1;

Estruturas Repetitivas condição acção 1 VF Fazer... Enquanto do{ acção 1; }while (condição);

Estruturas Repetitivas var <= final acção VF Para... até... inc For (início; condição; step) acção; var =var+inc

DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS em C Sintaxe: Exemplos: int xpto; float x; int y=0; Tipo nome_variável; Esta declaração significa que a variável xpto é inteira. Poderá conter um número inteiro dentro dos limites que o computador suporta Esta declaração significa que a variável x é real A variável y é inteira e é inicializada com zero

Tipos de Dados em C int –Poderá conter um valor compreendido entre a –Se usarmos a palavra chave unsigned a variável pode conter um valor compreendido entre 0 e char –Permite guardar um caracter –Cada caracter ocupa um byte, logo permite guardar números de 0 a 255 ou de -128 a 127

Tipos de Dados em C (cont.) float –Permite guardar um real –Possui 6 casas de precisão double –Permite guardar um real –Possui 12 casas de precisão

Instrução de Afectação O resultado da expressão será armazenado na variável O sinal = é o operador de afectação. Não confundir com == nome_variável = expressão;

Exemplos com os operadores x = 5; x = a+3; x = a/5; w = x+1; w = ++x;w = x++; w = 5%2 - 3;w = (5%2)-3;

Inicialização de uma Variável Exemplo: int xpto = 20; int z = max; /* max é uma constante */ char car =‘a’; float raio = 12.2; Tipo nome_variável = constante;

Declaração de Constantes Exemplo: #define pi #define max 3 # define nome_constante valor