Encontros Regionais da Agenda Territorial

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Transcrição da apresentação:

Encontros Regionais da Agenda Territorial PANORAMA DA EJA NO ESPÍRITO SANTO Marcus Vinícius C. Podestá

Percentual de Analfabetismo Absoluto Brasil Espírito Santo Dados do censo 2010 e 2011. 2000 2010 13,63% 9,6 2000 2010 11,7 8,1

Percentual de analfabetismo no ES por idade 15 anos ou mais 15 a 24 anos 25 a 39 anos 40 a 59 anos 60 anos ou mais Total % 219.762 8,1 8.662 1,4 28.552 3,2 81.813 9,8 100.735

Dados sobre analfabetismo absoluto na região da Grande Vitória Município Nº de analfabetos Percentual Atendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Ibatiba 2.985 17,9 77 38,7 Irupi 1.633 18,86 48 34,02 Iúna 3.126 15,25 76 41,3 Castelo 2.336 8,43 48,66 Ibitirama 1.225 19,04 15 81,6 Cachoeiro 2.674 11,6 479 4,59 Muni Freire 2029 14,69

Município Nº de analfabetos Percentual Atendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Castelo 2336 8,43 48 48,66 Divino de São Lourenço 510 15.18 5 102 Dores do Rio Preto 846 17.59 28 30,2 Guaçui 2736 12.88 65 42,09 Alegre 3266 13,56 74 44,13 Atílio Vivaqua 794 10,46 10 79,4 Jeronimo Monteiro 1112 11,48 21 52,95 Vargem Alta 1621 11,30 43 37,69 São José do Calçado 1008 12,35 31 32,51 Apiacá 897 15,25 29 30,93

Município Nº de analfabetos Percentual Atendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Bom Jesus do Norte 680 9,15 4 170 Mimoso do Sul 2615 12,85 107 24,43 Pres. Kennedy 1348 17,11 146 9,23 Rio Novo do Sul 808 9,03 Muqui 1296 11,48 29 44,68 Itapemirim 2674 11,56 118 22,66 Marataízes 2543 9,78 31 82,03 Piúma 1052 7,61 25 42,08 Iconha 843 8,22 16 52,68 Anchieta 1242 6,75 109 11,39 Alfredo Chaves 883 7,89

Dados negativos sobre estrutura educacional do estado Dos 78 municípios do Espírito Santo apenas 24 se constituíram como sistemas de ensino; Dos 78 municípios apenas 46 municípios possuem alguma oferta de EJA em um dos primeiros segmentos ou em ambos (Dados fornecidos pela SEDU); Do total de municípios 21 não possuem nenhuma oferta no ensino médio, embora em 15 desses municípios o estado oferte ensino fundamental (Dados fornecidos pela SEDU); Forte cultura de desobrigação dos municípios para com a EJA; Retrocesso no IDEB para média de 3,6 no ensino médio; Permanência de forte referencial do ensino regular mesmo com a vinculação do financiamento para EJA estabelecido pelo fundeb.

Orientações para ampliação da EJA no estado Flexibilização das propostas na constituição da modalidade – currículo, carga horária, espaços de funcionamento; superar a cultura de que os municípios não possuem obrigação com a EJA; atendimento diversificado, incluindo propostas diversificadas no âmbito de um mesmo sistema/rede de ensino para grupos étnicos, camponeses, possibilidade de estudos; faixa etária; Obrigar municípios e estado a assumir continuidade das demandas de turmas iniciadas em programas de alfabetização ; Acionar o ministério público e demais órgãos competentes quando constatado negligência por parte do estado; Realizar chamada pública para EJA; contratação de assessoria técnica (sociólogos, assistente sociais, psicólogos e outros) para pesquisa permanente nas secretarias para elaboração de seus planos de intervenção e avaliação da efetividade das políticas