AS INSTITUIÇÕES TOTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos à cerca do Direito
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Silvia Tatiana Maurer Lane
Trabalho de Sociologia
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
O que é uma instituição social?
Instituições Sociais em um mundo em mudanças.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Profª: Gabrielle Bertolli
Serão os valores morais universais?
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Comunicação e Formas de poder.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Agrupamentos sociais.
A S0CIOLOGIA DO DIREITO, SUA HISTÓRIA E SUAS PRINCIPAIS TEMÁTICAS.
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
Instituição Familiar Sociologia.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Cícero paulino dos santos costa
Segundo Émile Durkheim
AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fato social.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
Sociologia – Professor Romildo Tavares
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Aula 2 Acesso à Justiça.
Sociologia geral Introdução.
Sociologia das Organizações
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Moral e Direito.
IDEOLOGIA.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
RELAÇÕES DE PODER.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Émile Durkheim
Sociologia Prof. Gildo Júnior
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.
PODER, DIREITO E MORAL.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
As Instituições Sociais
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
A educação como processo social
Émile Durkheim.
Émile Durkheim
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Padrões de controle.
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS

OS SOCIÓLOGOS BRIGTTE E PETER BERGER DEFINEM INSTITUIÇÃO SOCIAL COMO “UM PADRÃO DE CONTROLE, OU SEJA, UMA PROGRAMAÇÃO DA CONDUTA INDIVIDUAL IMPOSTA PELA SOCIEDADE”. ESSA DEFINIÇÃO, EXTREMAMENTE ABRANGENTE, NÃO SE DIFERENCIA MUITO DA DE PADRÃO CULTURAL. TALVEZ POR ISSO, NEM SEMPRE É ACEITA POR OUTROS SOCIÓLOGOS, QUE PREFEREM DEFINIR INSTITUIÇÃO COMO UMA ESTRUTURA ESPECÍFICA DA SOCIEDADE, UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL ESTÁVEL, RELATIVAMENTE DURADOURA, CUJA EXISTÊNCIA ULTRAPASSA A DAS PESSOAS QUE ELA PARTICIPAM E QUE PODE DURAR GERAÇÕES, OU MESMO SÉCULOS.

Como estruturas sociais específicas que funcionam no interior da sociedade, as instituições se diferenciam dos grupos sociais pelo seu caráter estável e por seu funcionamento baseado em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade. Um dos exemplos mais visíveis dessas formas de organização são as instituições políticas que compõem o Estado.

1- CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS: Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja, ela define regras(Normas) e exerce formas de controle social. São instituições sociais: O Estado, a escola, a família, a religião, o trabalho remunerado, a propriedade privada, etc.

As Instituições são formadas para atender a necessidades sociais As Instituições são formadas para atender a necessidades sociais. servem também de instrumento de regulação e controle das relações sociais e das atividades dos membros da sociedade em que estão inseridas. Para isso, dispõem de um poder normativo e coercitivo aceito pela maioria da população dessa sociedade.

Segundo Brigitte e Peter Berger, as principais características das instituições são: exterioridade, objetividade, coercitividade, autoridade moral, historicidade. EXTERIORIDADE: As instituições sociais são experimentadas como algo dotado de realidade externa aos indivíduos. OBJETIVIDADE: Todas(Ou quase todas) as pessoas da sociedade admitem que elas existem e reconhecem que elas são instituições legítimas.

COERCITIVIDADE: As instituições têm o poder de exercer pressões sobre as pessoas, de modo a levá-las a agir segundo os padrões de comportamento considerados corretos pela sociedade. AUTORIDADE MORAL: As instituições não se mantêm na sociedade apenas pelo poder de coerção, mas também porque são reconhecidas pelas pessoas dessa sociedade como tendo o direito legítimo de exercer seu poder e obrigar os integrantes da sociedade(Seja pela força, seja pelo convencimento) a agir segundo determinados padrões.

HISTORICIDADE: As Instituições já existiam antes do nascimento do indivíduo e continuarão a existir depois de sua morte, elas têm sua própria história. 2-AS INSTITUIÇÕES NORMATIZAM OS GRUPOS  Apesar de dependerem um do outro, grupo social e instituição são duas realidades distintas.

Os grupos sociais são conjuntos de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo. Já as instituições sociais se baseiam em regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos. Por exemplo: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário. Já as regras e procedimentos que regulam as relações familiares fazem parte da instituição familiar.

As mesmas regras e normas de conduta de uma família valem para todas as famílias de uma determinada sociedade, já que elas assumem um caráter institucional. A instituição é família é uma estrutura que existe há milhares de anos. Diversamente, cada família concreta tem um período relativamente curto de vida. Dura enquanto permanecerem vivos marido e mulher, pois os filhos, uma vez casados, formam suas próprias famílias.