As Sete Princesas de Nezami.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«..Levanta-te, toma o Menino e sua
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
O CONTO.
José de Alencar.
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
7 Maravilhas do Mundo antigo
A presença da origem hominídea no
História da Filosofia ANTIGA
A necessidade de nascer de novo
Leandro, Rei da Helíria Alice Vieira
LITERATURA 2º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura.
ILÍADA.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Literatura oral e tradicional
1º de Maio, São José Operário
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Em Caná.
ÁFRICA ÁFRICA3 AVANÇO AUTOMÁTICO E SOM Angola Berço da humanidade e reserva do mundo.
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Mulher virtuosa quem a achará. O seu valor muito excede ao de rubis
A ILHA.
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Introdução à literatura
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Maria e José.
A epopeia Os Lusíadas.
A palavra árabe “haram” significa “o que é resguardado, sagrado”. O harém era um lugar à parte, no palácio do sultão, proibido a todos os homens,
Em Caná.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua Conceição, foi preservada do pecado original, por privilégio.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Uma Virgem conceberá.
Pessoa consagrada a Deus e Seus propósitos. O compromisso de um líder inclui estar em todos os encontros. QUALIDADES DE UM BOM LÍDER PRECISA SER COMPROMETIDO,
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
Eça de queiros.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Leia este lindo texto das Sagradas Letras Medite nele Passe aos da tua lista É parte da Palavra de Deus para nós hoje.
Eu sou poeta.
Maria e Abraão.
Canção do grupo de Corá SALM0 47
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2015 e o tema da revista é SINAIS, MILAGRES E LIVRAMENTOS DO NOVO TESTAMENTO, tendo o Pastor Abner Ferreira,
Natal: Ele é a nossa paz.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
A História Transformadora
LEITURA: LEITURA: GÁLATAS POR QUÊ NÃO DEPOIS? HOJE, NUM MUNDO TECNOLÓGICO DE ALTA INFORMAÇÃO POR QUÊ NÃO ANTES ? NO TEMPO DE ADÃOOU DOS PATRIARCAS.
Igreja de Vencedores, Quem a Edificará?
Hoje comemoramos a Páscoa, momento de renascimento, de renovação, momento do despertar, é este o sentido filosófico deixado por Jesus para a humanidade,
Ptolomeu Clique para adicionar texto.
1. Que livro é esse? 3 DE OUTUBRO DE 2015
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
A Prosa Romântica Brasileira
LIVROS SAPIENSIAIS.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Porquê esta Festa? - Se no ano todo revivemos a vida e as mensagens de Cristo... - Se hoje é um regime político um tanto abandonado… - Se entre os homens.
Grécia: período clássico e período helenístico
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
Transcrição da apresentação:

As Sete Princesas de Nezami. Edmilson Jr

Roteiro: Um pouco sobre Nezami. Introdução à obra. De que se trata a obra. Características da obra. Por que ler a obra?

Um pouco sobre Nezami: Nasceu e permaneceu a vida toda na cidade de Ganja. (Azerbaijão) Mulçumano sunita. Ficou órfão cedo, criado pelo tio. Importante nome da literatura persa medieval. Obras (epopéias): Makhzan al-Asrar (O armazém de mistérios) (1165) Khosrow o Shirin (A história de Khosrow e Shirin) (1175) Leily o Majnoun (A história de Laila e Majnun) (1188) Eskandar-Nameh (O livro de Alexandre, o Grande) (1191) Haft Paykar (As sete esfígies) (1198)

Introdução à obra. Obra original: Acessível hoje como: Haft Paykar (As sete efígies) (1198) Acessível hoje como: Le sette principesse (As sete princesas), introdução e tradução de Alessandro Bausini. Bausini consegue manter fidelidade aos recursos metafóricos e ao jogo de palavras.

Introdução à obra. Monogamia X Poligamia Fábulas ocidentais: Herói vê retrato de uma bela mulher por qual se apaixona. Fábulas orientais: Acontece o mesmo, porém multiplicado.

Introdução à obra. Fábulas em que o herói, a cada prova superada ganha uma mulher mais bem situada na escala social que a anterior. Esposas não “excludentes”, mas se somam como tesouros de experiência e sabedoria.

De que se trata a obra. Narra a história de um soberano do século V, Bahram V, da dinastia sassândica. Rememorando o passado da pérsia zoroastriana. Bahram vê sete retratos de sete princesas enamorando-se por todas de uma vez só. Todas são filhas de soberanos dos 7 continentes.

De que se trata a obra. Construção de sete pavilhões. Visita semanal a cada uma delas, que lhe contaria um conto. Correspondência de cores e planetas a cada uma dessas princesas.

De que se trata a obra. É ilustrado também a vida do príncipe.(antes e depois das fábulas). Educação. Caçadas. Guerras contra os chineses do grande Khan. Festas e bebedeiras. Amores (incluindo servas).

De que se trata a obra. Apesar de um retrato de um soberano ideal, seu reinado não é perfeito. Restabelecimento da justiça no reino. Após cumprir seu destino, só lhe resta desaparecer.(Literalmente é o que acontece.)

Características da obra: Celebração da vontade divida à qual o homem se entrega inteiramente. X Varias potencialidades do homem na terra. O poema é um retrato do soberano ideal. Fusão da antiga tradição iraniana do “rei sagrado” com a tradição islâmica do sultão piedoso. Convergência de tradições na obra, impossível de se separar, devido a “vertiginosa linguagem figurada de Nezami”.

Características da obra: Apresenta grande universo metafórico. Características peculiares. Ex: O onagro (burro selvagem e de porte “modesto”). Outra metáfora polivalente é o cipestre. Apresenta grande erotismo.

Características da obra: Cores dominam as sete fábulas. Como fazer para narrar uma história de uma cor só? Vestir todos os personagens com aquela cor. Ligação apenas simbólica.

Características da obra: Enfim: O poema fala de “um mundo visionário de tensão e trepidação erótica..., onde o sonho poligâmico de um paraíso, se alterna com a realidade da inexperiência juvenil”

Por que ler a obra? Apresenta características fortes das obras orientais. Traz novos conceitos e conhecimentos dessa cultura. Narrativa rica em recursos literários e de “tapeçaria verbal” exuberante.

Alguma dúvida?