SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Pagamentos internacionais
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Câmbio.
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
MERCADO DE CÂMBIO Conhecimentos Bancários
Questões sobre SFN.
Sistemática de Importação e Exportação
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Banco Central do Brasil Diretoria de Assuntos Internacionais- Direx
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
Introdução às Finanças Corporativas
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Instituições Financeiras do SFN
Aulas presenciais e online
Comércio Exterior Sumário: Exportação
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
AULA 2 – Mercados Financeiros
Prof. Onivaldo Izidoro Pereira
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
Alexsandra O.Bertolla Coord. Acadêmica: Prof. Miguel OBS:
Mercado Futuro.
“Recepção e Remessa de Capitais” Lei n.º 4.131, de 03 de Setembro de 1962 Disciplina a aplicação do capital estrangeiro e as remessas de valores para.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mercado Financeiro e Investimentos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
Sociedade Anônima Características
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
Captação de Recursos no Exterior Felipe Kroeff Susin Guilherme Rangel Hugo Moura.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Transcrição da apresentação:

SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS

INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores Agentes que tem necessidade de consumo maior que a renda ou tomadores Para maximizar a liquidez e a produtividade na economia é necessária a alocação dos recursos poupados para os que dele precisam, esses, por sua vez, movimentarão a economia através do investimento.

INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS É praticamente impossível associar com exatidão os prazos e volumes poupados com a demanda por empréstimo. Surge a necessidade de um intermediário que irá arrecadar os recursos poupados, a prazos indeterminados, para os agentes que deles precisam, à prazo pré-determinados. Ao realizar esse papel o intermediário adquire uma grande responsabilidade, por assumir o risco do não pagamento dos tomadores, na medida que agrega a poupança de vários poupadores para suprir a demanda dos grandes investidores.

COMPRADORES E VENDEDORES DE MOEDA ESTRANGEIRA No Brasil não é permitido o livre curso da moeda estrangeira, isto é, as pessoas físicas ou jurídicas só podem comprar ou vender moedas estrangeiras nos estabelecimentos legalmente autorizados pelo Banco Central do Brasil - Bacen Toda a regulamentação do controle cambial exercido pelo Bacen se encontra no Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais RMCCI O ingresso e a saída de moeda estrangeira correspondente ao recebimento das exportações e ao pagamento das importações deve ser efetuado mediante a celebração e liquidação de contrato de câmbio em banco autorizado a operar no mercado de câmbio.

COMPRADORES E VENDEDORES DE MOEDA ESTRANGEIRA O Contrato de Câmbio é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador de moedas estrangeiras, no qual se definem as características completas das operações de câmbio e as condições sob as quais se realizam, cujos dados são registrados no Sistema de Informações do Banco Central do Brasil - Sisbacen O contrato pode ser celebrado prévia ou posteriormente ao embarque das mercadorias para o exterior ou a sua chegada no País.

SOCIEDADES CORRETORAS DE CÂMBIO As sociedades corretoras de câmbio são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Corretora de Câmbio". Têm por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.770, de 1990).

CORRETAGENS REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS – RMCCI - TÍTULO:1- Mercado de Câmbio CAPÍTULO:1-Disposições Gerais 32 -É facultativa a interveniência de sociedade corretora quando da contratação de operação de câmbio de qualquer natureza, independente do valor da operação, sendo livremente pactuado entre as partes o valor da corretagem.

CORRETAGENS Os custos de corretagem seguem a tabela da BM&F, que cobra uma corretagem de 0,2% sobre o valor da operação mais uma taxa de 1,5% sobre o valor da corretagem. O valor mínimo que a BM&F cobra para qualquer operação é de R$ 8,00 (oito reais).

VERIFICAÇÃO 1 – Porque existe a necessidade da intermediação de instituições financeiras nas operações de compra e venda de moeda estrangeira? 2 – Explique como funciona a intermediação de operações de compra e venda de moeda estrangeira? 3 – O que é um contrato de câmbio? 4 – O que é uma Sociedade Corretora de Câmbio? 5 – Na sua opinião porque o contrato de câmbio é a forma de pagamento internacional mais utilizada?