ESTATÍSTICA AULA 04.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
Advertisements

GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Apresentação Gráfica Prof. Gilson Dourado.
Apresentação Tabular e Gráfica
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Gráficos Estatísticos
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos.
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 5ºANO.
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
Professora Francisca Barros
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Representação Gráfica
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Em que mês se celebram mais aniversários na turma?
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA 1.
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.
Introdução à Estatística
Estatística Introdução.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Análise Descritiva de Dados
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Distribuição de Probabilidade
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Aula de Estatística Descritiva Material do livro Estatística Aplicada à Administração e Economia Anderson, Sweeney & Williams.
Série Geográfica (espaço).
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Representação gráfica dos dados estatísticos
Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística.
Adaptado Pelo Professor: Wildson Cruz
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Definição de Estatística
Aula 5 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
SÉRIES ESTATÍSTICAS E SUA REPRESENTAÇÃO TABULAR E GRÁFICA
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Aula 2 - Tabelas e Gráficos
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Estatística - Definição
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
Introdução à Estatística
Análise Descritiva de Dados
Profa. Dra. Andréia Nascimento
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
Número de Classes = raiz quadrada do número total de elementos
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani MÉTODO ESTATÍSTIC O.
Módulo 1 Estatística Básica.
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Análise descritiva de dados (2) Apresentação de dados em gráficos.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Colégio Juvenal de Carvalho
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Representação gráfica dos dados estatísticos
Transcrição da apresentação:

ESTATÍSTICA AULA 04

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS Definição Tipos de Gráficos Estatísticos Representação Gráfica de uma Distribuição

GRÁFICO ESTATÍSTICO Forma de se apresentar os dados estatísticos. Objetivos: produzir uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, causar melhor impressão visual. Gráficos Estatísticos e Tabelas facilitam a análise e a interpretação.

INDICADORES DE CONSUMO MELHORAM EM JANEIRO Miriam Leitão

TIPOS DE GRÁFICOS Diagramas Cartogramas Pictogramas Gráficos geométricos dispostos em, no máximo, duas dimensões. Cartogramas Ilustrações relativas a cartas geográficas, utilizadas em Geografia, História e Demografia. Pictogramas Processo gráfico no qual constam figuras.

TIPOS DE GRÁFICOS Diagramas Cartogramas Pictogramas Gráfico em linha ou em curva. Gráfico em colunas ou em barras. Gráfico em colunas ou em barra múltiplas. Gráfico em setores. Cartogramas Pictogramas

GRÁFICOS EM LINHA OU EM CURVA Utiliza uma linha poligonal. Utiliza o Sistema de Coordenadas Cartesianas.

GRÁFICOS EM LINHA OU EM CURVA

GRÁFICO EM COLUNAS Utiliza retângulos dispostos verticalmente. Os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados.

GRÁFICO EM COLUNAS

GRÁFICOS EM BARRAS Utiliza retângulos dispostos horizontalmente. Os retângulos têm a mesma altura e os comprimentos das bases são proporcionais aos respectivos dados

GRÁFICO EM COLUNAS/BARRAS MÚLTIPLOS Representa simultaneamente dois ou mais fenômenos estudados com o objetivo de compará-los.

GRÁFICO EM SETORES Gráficos de pizza. Construído com base em um círculo, dividido em setores, de acordo com o numero de parcelas. Os 3600 disponíveis no círculo são repartidos proporcionalmente. Regra de 3 simples, onde a soma de todas as parcelas corresponde a 3600. Ressalta a participação de cada parcela no todo.

GRÁFICO EM SETORES

Exercícios A tempe ( ) A temperatura máxima observada foi de 30 °C .

A tempe ( ) Às 09:00 horas a temperatura era mais elevada do que às 08:00 horas.

( ) A variação das temperaturas observada foi de 6 °c .

Levantamento dos óbitos ocorridos nos últimos 25 anos, no município de Maratá-RS (município com menos de 3.000 habitantes. 1994

CARTOGRAMA Representam a cartas geográficas Objetivo: apresentar dados estatísticos relacionados com áreas geográficas ou políticas. Utilizado em Geografia, História e Demografia. Dados absolutos (população): pontos em numero proporcional aos dados. Dados relativos (densidade): hachuras ou cores. Representar dados absolutos ou relativos

CARTOGRAMA

CARTOGRAMAS Taxa de mortalidade infantil em grupo de 1000 nascimentos nas regiões brasileiras em 1984

CARTOGRAMAS

CARTOGRAMAS

PICTOGRAMAS Processo gráfico no qual constam figuras. População Urbana no Brasil em 1980 (x10)

PICTOGRAMAS Incendios Florestais em Portugal

Em meados de 1969, uma região situada ao sul do estado do Texas, no Estados Unidos, tinha sua economia baseada quase que exclusivamente no comércio varejista e no turismo. No entanto, em 1970, descobriu-se que nesta região havia petróleo. Estudos geológicos indicavam que ali, encontrava-se a maior reserva petrolífera já encontrada em solo norte-americano. Desde então, várias empresas começaram a explorar este petróleo. O gráfico abaixo, mostra a evolução da produção, entre os anos de 1970 e 1976 (em milhares de barris). OBS: As linha verde, indica a produção máxima, e a linha vermelha, a produção mínima.

Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos. Qual a relação entre os alunos que preferem futebol e volei? 1. Qual é o desporto preferido pela maioria dos alunos que responderam ao inquérito?     2. O que concluis da comparação entre o boneco representativo dos alunos que preferem futebol, em relação aos de que preferem volei? Quantas vezes mais alunos preferirão o primeiro desporto em relação ao segundo? Justifica a tua resposta.

PICTOGRAMAS Qual foi o aumento de produção entre os anos de 1996 e 1997?

PICTOGRAMA A cor que os alunos preferem em um determinado Jardim de Infancia. Quantos preferem a cor azul?

Quantos livros de autores portugueses se venderam? Qual foi o genero de livro menos vendido nesse mês?

( ) Lúcia tem mais moedas da Austrália do que do Canadá ( ) Lúcia tem mais moedas da Austrália do que do Canadá. ( )O país do qual a Lúcia possui mais moedas é a Suíça.

( ) Lúcia tem mais 3 moedas do Brasil do que da Africa do Sul ( ) Lúcia tem menos moedas do Canadá do que do Brasil ( ) O número de moedas que a Lúcia tem na sua colecção é 84.

(a) Gráfico em linha/curva (d) Grafico em Barras (b) Grafico em Colunas (e) Grafico em Setores (c) Pictograma (f) Cartograma

(a) Gráfico em linha/curva (d) Grafico em Barras (b) Grafico em Colunas (e) Grafico em Setores (c) Pictograma (f) Cartograma

(a) Gráfico em linha/curva (d) Grafico em Barras (b) Grafico em Colunas (e) Grafico em Setores (c) Pictograma ( f) Cartograma

Gráfico em Colunas Multiplas Grafico em Barras Multiplas (c) Pictograma (d) Cartograma

(a) Gráfico em linha/curva (d) Grafico em Barras (b) Grafico em Colunas (e) Grafico em Setores (c) Pictograma (f) Cartograma

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA DISTRIBUIÇÃO Histograma, Polígono de Frequência, Polígono de Frequência Acumulada (Ogiva de Galton). Utilizam o primeiro quadrante do sistema de eixos coordenados cartesianos ortogonais. Eixo das abscissas: valores da variável. Eixo das ordenadas: freqüências.

HISTOGRAMAS Conjunto de retângulos (colunas) justapostos com bases sobre o eixo horizontal. Larguras = amplitudes dos intervalos de classe. Alturas proporcionais às freqüências das classes, sendo a amplitude dos intervalos iguais. Alturas numericamente iguais as frequências. Area de cada retângulo é proporcional à frequência da classe que ele representa. Soma dos valores correspondentes às áreas dos retângulos = à freqüência total.

HISTOGRAMAS

HISTOGRAMAS

HISTOGRAMAS Histograma referente à distribuição do número de candidatos segundo as notas finais acumuladas nas duas etapas, com os respectivos pesos. 1998 UnB

POLÍGONO DE FREQUÊNCIA Gráfico em linha, com as freqüências marcadas sobre as perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas pelos pontos médios dos intervalos de classe. É a linha poligonal fechada que une ordenadas traçadas dos pontos médios das classes. Sua construção é feita, quase sempre, acompanhando a do histograma

Polígono de frequências sobre a duração das comunicações por telefones.

POLÍGONO DE FREQUÊNCIA ACUMULADA Ogiva de Galton Sir Francis Galton 1822-1911 Ogiva: gráfico de uma distribuição cumulativa

POLÍGONO DE FREQUÊNCIA ACUMULADA (OGIVA DE GALTON) Representa frequência acumulada. Mantém o eixo das abscissas Altera a escala do eixo das ordenadas, conforme o tipo dessa frequência. Construção: marcamos na abscissa os valores da variável (limites superiores dos intervalos) e na ordenada as freqüências acumuladas. quer seja relativa ou percentual, crescente ou decrescente,

HISTOGRAMA/POLÍGONO DE FREQUÊNCIA

POLÍGONO DE FREQUÊNCIA ACUMULADA