Wilson Rocha Gomes Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desemborrachamento de Pistas de Pouso e Decolagem
Advertisements

Critérios para Ligação de Consumidores
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA
Aula de Física Fevereiro de 2013
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
1.
AEROPORTO INTERNACIONAL
Carlos Barreira MARTINEZ
MODELOS CONCEITUAIS DE SISTEMAS DE PRECIPITAÇÃO
Os climas no mundo (1ª parte)
Cap.8 - Medição de velocidade em escoamentos
Cap MEDIÇÕES VARIADAS Medição de fluxo de sólidos Medição de nível Umidade relativa.
Análises Meteorólogicas
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 14 – CONSIDERAÇÕES.
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos
Configuração de Aeroportos e de Terminais de Passageiros
INTRODUÇÃO À MECÂNICA Prof. Krüger.
ATM 005.
Patologias em Estruturas de Concreto Armado
Conceitos de processamento do passageiro
Aeroporto Congonhas.
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é um sistema de aquisição de dados desenvolvido especialmente para atender.
ANEMOMETRIA, SISTEMAS DE MEDIÇÃO E FLUXOS DE ENERGIA
1. Segurança nos Aeródromos de Pequeno e Médio Porte na Região Amazônica Alexandre Gomes de Barros, Diretor 31/03/2009.
Logística de Carga no Setor Aéreo
INFRAERO EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
Um Custo Desnecessário para a Atividade Aérea
II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de Observatório de Saúde Urbana.
Jucer cesar streit Mecanica 1 Informatica Romerio somaville
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Modais de Transportes e Seguros Internacionais
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Dinâmica da interação entre cápsula porosa água e ar
Aula 4 PESO & BALANCEAMENTO Introdução
Poluição sonora em centros urbanos
ASPECTOS DA ESTRUTURA TERMODINÂMICA DA FLORESTA DE CAXIUANÃ DURANTE A ESTAÇÃO ÚMIDA Carlos José Capela Bispo 1 Leonardo D. A. Sá 2
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Logótipo e slogan.
Jogos Satisficing para Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto
Organização da apresentação:
Anemômetro Sônico Jeanine Falconi Acosta Universidade de São Paulo
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
MÓDULO VII – Airport Safety
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
Desempenho Francisco Castro João Ornelas 79681
Capacidade do Lado Aéreo de um Aeroporto Referência: Capítulo 10
INFRAERO x Sociedade Amapaense
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
O Datalogger (coletor automático de dados ) e sensores elétricos Disciplina ACA 221 Instrumentos Meteorológicos e Métodos de Observação Departamento de.
Junho de 2015 Relatório de Qualidade do Serviço. Operações GrupoIndicadores de Qualidade do Serviço (IQS) Resultado Junho 2015 Serviços Diretos Tempo.
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
Superintendência de Gestão Operacional – DOGP Plataformas Elevatórias - Ambulift DIRETORIA DE AEROPORTOS JOÃO MÁRCIO JORDÃO.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
FLORIANÓPOLIS Novo Terminal de Passageiros
Velocidades MENU 1 É a velocidade mínima que assegura que uma decolagem poderá ser É a velocidade mínima continuada com segurança na pista remanescente,
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Concessões Aeroportuárias Marcelo Guaranys Diretor-Presidente Brasília-DF, 10 de julho de 2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Viação e Transportes.
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÔMICA E ACOMPANHAMENTO DE MERCADO AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão da Amazônia, Integração.
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

Wilson Rocha Gomes Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS DA VELOCIDADE DE EXAUSTÃO DOS GASES DE MOTORES DE AERONAVES (JETBLAST) EM POSIÇÕES DE ESTACIONAMENTO NO PÁTIO DE AERONAVES DO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA Wilson Rocha Gomes Profissional de Serviços Aeroportuários – Infraero Professor de Infraestrutura aeroportuária – Universidade Positivo Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos ANOTAÇÕES Sitraer, 17 de novembro de 2014.

Requisitos: Projeto (RBCA 154/ANAC)  Operação (RBAC 153/ANAC) A área de movimento de um aeroporto é a parte do aeródromo a ser utilizada para decolagem, pouso e taxiamento de aeronaves. ANOTAÇÕES Requisitos: Projeto (RBCA 154/ANAC)  Operação (RBAC 153/ANAC)

RECOMENDAÇÕES NORMATIVAS - INTENSIDADE JETBLAST O Jetblast pode ser entendido como correntes de ar e gases que emanam em alta velocidade a partir da operação de motores de aeronaves a jato e a hélice. RECOMENDAÇÕES NORMATIVAS - INTENSIDADE JETBLAST ANOTAÇÕES

Idlepower (sem impulso); Pode-se afirmar que o alcance do Jetblast em relação às áreas afetadas será proporcional à propulsão gerada pelos motores em cada fase de voo. Três níveis de propulsão dos motores são utilizados para determinar as velocidades críticas do Jetblast em relação às áreas de circulação de aeronaves e construções adjacentes: Idlepower (sem impulso); Breakaway (impulso necessário para iniciar o movimento de taxi), Takeoff (impulso necessário para realizar a decolagem). ANOTAÇÕES

Terminal de Passageiros Estudo de caso Pátio Remoto Pátio Principal Terminal de Passageiros

ESTUDO DE CASO E METODOLOGIA A aplicação de potência excessiva fora dos padrões previstos em Idlepower e Breakaway, a entrada monomotor em posições de estacionamento, bem como configurações inadequadas destas posições, podem contribuir para a ocorrência de sérios danos às outras aeronaves, instalações, veículos, equipamentos e pessoas em solo. ANOTAÇÕES

ESTUDO DE CASO E METODOLOGIA Através de simulação eletrônica no PathPlanner, foi definido um ponto de controle na posição de estacionamento 07 Neste ponto de controle foi utilizado o equipamento Termoanemômetro digital, previamente à operação de aeronaves Aferiu-se no ponto de controle a temperatura, velocidade, direção e umidade do ar a 0º, 90º, 180º e 270º da posição 01. Após o ingresso de cada aeronave na sinalização de entrada da posição 01, iniciava-se a aferição com o sensor de captura do Termoanemômetro orientado e alinhado na direção da posição 01, a 1,5 metros do solo. O equipamento foi configurado para registrar uma medição por segundo. Foram coletadas, para cada aeronave, cerca de 40 medições Das medições coletadas de cada aeronave, foi considerado o vetor obtido com maior intensidade, bem como seu antecessor e sucessor  total 3 segundos. Para cada uma das amostras, foi realizada a decomposição do módulo da velocidade (vetor) no plano cartesiano, a partir das medições de controle obtidas anteriormente operação.

ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

Registro de 46 aeronaves; AMOSTRAGEM Período de 50 dias; Registro de 46 aeronaves; 1.624 segundos de exposição do equipamento e captura de dados; Altitude 910,7m; Temperatura média de 15,55ºC; Pressão média de 1023,53 Hpa. ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

CONCLUSÕES Verificou-se que as posições de estacionamento estudadas foram projetadas e implantadas em conformidade com a legislação apresentada. A intensidade do Jetblast nas operações das aeronaves utilizadas na amostragem a partir do ponto de controle, em relação às posições estudadas, ocorreu dentro da margem de segurança recomendada pela OACI e ANAC. Ao se considerar um cenário mais restritivo, caracterizando o vetor obtido de maior intensidade como rajada de vento, verificou-se que as intensidades médias dos vetores de maior intensidade das aeronaves B7377 e E190 apresentaram variação de 1,03% acima do recomendado pela FAA. ANOTAÇÕES