Capacitação dos multiplicadores para PPAs Municipais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
- Proposta Orçamentária 2004
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
1 Brasília, março de 2005 Planos Gerenciais para os Programas do PPA.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Ministério da Agricultura, Pecuária.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão PPA Pactos de Concertamento.
Plano Plurianual e seu modelo de gestão
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PLENÁRIA FINAL.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Ministério da Cultura.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Plano de Gestão do PPA Brasília, novembro de 2004.
Fórum de Secretários Executivos
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Rio Mulher.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
José Alberto Ribeiro Carvalho
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Transcrição da apresentação:

Capacitação dos multiplicadores para PPAs Municipais Modelo de Gestão da União e o roteiro de elaboração do PPA para Municipios Vitória, maio de 2005

Modelo de Gestão Sumário O modelo de gestão do PPA Conceitos básicos e o Decreto nº 5.233, de 06 de outubro de 2004 Elaboração do PPA para Municípios – pontos críticos e esclarecimentos do roteiro

Como implantar o programa de governo? Modelo de Gestão Processo de Elaboração do PPA Como implantar o programa de governo? Programa de Governo

Modelo de Gestão Programa de Governo “UM BRASIL DE TODOS” Orientação Estratégica Estratégia de Desenvolvimento Megaobjetivos Dimensões 3 30 374 5 Desafios Programas Ações de Governo

Modelo de Gestão Estratégia de Desenvolvimento Emprego + desconcentração da renda + inclusão social; crescimento ambientalmente sustentável e redução de desigualdades regionais Dinamizar o mercado de consumo de massa e a expansão competitiva das atividades superadoras da vulnerabilidade externa Valorização da identidade e da diversidade cultural, fortalecimento da cidadania e da democracia

Modelo de Gestão Megaobjetivos Dimensão social MEGAOBJETIVO I Dimensões 3 5 Dimensão social MEGAOBJETIVO I Inclusão social e redução das desigualdades sociais 10 Desafios Dimensões econômica, ambiental e regional MEGAOBJETIVO II Crescimento com geração de trabalho, emprego e renda, ambientalmente sustentável e redutor das desigualdades sociais 11 Desafios Dimensão Democrática MEGAOBJETIVO III Promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia 9 Desafios

Inclusão social e redução das desigualdades social Modelo de Gestão Lei nº. 10.933/04 - PPA 2004-2007 ANEXO I MEGAOBJETIVO I Inclusão social e redução das desigualdades social 1. Combater a fome visando a sua erradicação e promover a segurança alimentar e nutricional, garantindo o caráter de inserção e cidadania 2. Ampliar a transferência de renda para as famílias em situação de pobreza e aprimorar os seus mecanismos 3. Promover o acesso universal, com qualidade e equidade à seguridade social (saúde, previdência e assistência) ... 10. Ampliar o acesso à informação e ao conhecimento por meio das novas tecnologias, promovendo a inclusão digital e garantindo a formação crítica dos usuários DESAFIOS

(PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS) Modelo de Gestão Desafios Programas 30 374 Programa Problema Objetivo + Indicador Ações A 1 A 2 A 3 Causas C 1 C 2 C 3 SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS)

Os Programas no Plano Plurianual PROBLEMA CAUSAS AÇÕES Programa ... OBJETIVO+ INDICADOR Programa C Programa B Programa A PPA Programa N CADU SOCIEDADE: PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS

Estruturação do Programa a partir do PROBLEMA Conceitos Básicos Desafios Programas Estruturação do Programa a partir do PROBLEMA Programa PROBLEMA OBJETIVO + INDICADOR CAUSAS AÇÕES A1 C1 A2 C2 A3 C3 SOCIEDADE: PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS

Estruturação do Programa a partir do PROBLEMA “Erradicação do Trabalho Escravo” OBJETIVO: Erradicar a prática de exploração do trabalho escravo PROBLEMA: Existência de trabalho escravo no Brasil AÇÕES CAUSAS A1 –Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo C1 –Fiscalização insuficiente para proibir a prática do trabalho escravo A2 –Capacitação de Recursos Humanos para a Prevenção e a Repressão ao Trabalho Escravo C2 –Inadequada atuação do judiciário para punição de responsáveis (impunidade) A3 – Implantação de Vara do Trabalho Itinerante nos Estados A4 – Pagamento do Seguro-Desemprego ao Trabalhador Resgatado de Condição Análoga à de Escravo C3 –Insuficiente assistência posterior por parte do Estado para quem é libertado do trabalho escravo A5 – Atendimento ao Trabalhador Libertado de Trabalho Escravo SOCIEDADE (Público-Alvo): Trabalhadores submetidos à condição análoga a de escravos

Qual a Escala Adequada do meu Problema/Programa? Conceitos Básicos Qual a Escala Adequada do meu Problema/Programa? PROBLEMA Objetivo Setorial Compatível com Missão Institucional Orient.Estr.Governo Adequada ao Gerenciamento Recursos Disponíveis Outros Fatores

PROGRAMA Conceitos Básicos PLANEJAMENTO ORÇAMENTO PROGRAMA GESTÃO Elemento central da integração do planejamento, orçamento e gestão PLANEJAMENTO ORÇAMENTO PROGRAMA GESTÃO

Entendendo o PPA

Ciclo de Planejamento Impacto na Sociedade Avaliação Revisão dos Participação Revisão dos Programas Monitoramento Impacto na Sociedade Execução dos Programas Problema ou Demanda da Sociedade Planejamento expresso em Programas 16

Estrutura dos ministérios Conceitos Básicos Estrutura dos ministérios Programa ? Causas C 1 C 2 C 3 SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS) Objetivo + Indicador Plano de Gestão PPA 2004-2007

Plano de Gestão PPA 2004-2007 Estrutura Atores Decreto nº 5.233, de 06-10-2004 Estrutura Atores Sistema de Avaliação – art. 8º Comitê de Coordenação dos Programas – art. 5º Secretário Executivo Gerente de Programa SPOA/Equivalente Titulares de unidades indicados. Comissão de Monitoramento e Avaliação Unidade de Monitoramento e Avaliação Comitê Gestor de Programas Multissetoriais – art.6º Gerente Executivo Coordenador de Ação Câmaras do Conselho de Governo – art. 7º (Temas Transversais) De acordo com agenda das Câmaras do Conselho de Governo Programas

Sistemas de informações (SIGPlan e Infrasig) (art.4º) Plano de Gestão PPA 2004-2007 Decreto nº 5.233, de 06-10-2004 Instrumentos Uma síntese do que o programa faz; associado a uma lista dos principais eventos (resultados físicos e financeiros) que ocorrerão até 31 de dezembro de 2005. Plano Gerencial = Sistemas de informações (SIGPlan e Infrasig) (art.4º)

Onde encontro os conceitos? Conceitos Básicos Onde encontro os conceitos?

Conceitos Básicos www.planobrasil.gov.br

Conceitos Básicos www.planejamento.gov.br

Conceitos Básicos www.sigplan.gov.br

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO Planejamento Integrado Convergência de Prioridades PPA Federal PPA Estadual Participação da sociedade Diagnóstico Visão de futuro Programação (ações, prazos, prioridades, responsáveis, etc.) Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território: Sociedade PPA/LOA Municipal Sincronização PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO

Capacitação dos multiplicadores para PPAs Municipais Modelo de Gestão da União e o roteiro de elaboração do PPA para Municipios Muito Obrigado! Carlos Eduardo Lacerda Veiga Tel.: (61)- 4294662 carlos.veiga@planejamento.gov.br Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos

Modelo de Gestão do Plano Plurianual Informações: Modelo de Gestão do Plano Plurianual Secretário: Ariel Pares ariel.pares@planejamento.gov.br Diretora: Mariana Meirelles Guimarães mariana.guimaraes@planejamento.gov.br (61) 429-4080 Diretora: Beatrice Valle beatrice.valle@planejamento.gov.br Gerente: Carlos Veiga carlos.veiga@planejamento.gov.br (61) 429-4352