Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
Sexta Maravilha 2008 Monumento à Mãe Preta Escultura de Julio Guerra
POP ARTE.
Teoria crítica.
Estudos da comunicação midiática
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Indivíduos e sociedade:
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.

MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Escola de Frankfurt Teoria Crítica.
Ideologia e Indústria Cultural
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Pierre Bourdieu.
Ocorreu uma hiperinflação na Alemanha decorrente da 1ª Guerra Mundial – devido à suspensão da conversão de papel-moeda em ouro com o intuito de impedir.
Temas para prova Escola de Frankfurt e sua crítica.
Profª Karina Oliveira Bezerra
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
A Indústria Cultural no Brasil
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
O material que você tem abaixo para leitura é um texto complementar
Escola de Frankfurt.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Fonte: Die Zeit, 1 de Agosto de 1997 Legenda: “Berlim, Agosto de 1914: ‘Rumo ao concurso de tiro em Paris !’ Tropas alemães à caminho para a linha de.
Métodos e Técnicas de Pesquisa Análise do conteúdo e análise do discurso e pesquisa em comunicação.
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
TTC- Teorias e Técnicas da Comunicação Profª Eliana
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Trabalho, alienação e consumo
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Conceitos de organização
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Karl Marx (1818 – 1883).
IDEOLOGIA.
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Adriana Barreto Ana Lordelo Felipe Bomfim Gerusa Cruz Milena Santana
O que é a Indústria Cultural?
ESCOLA DE FRANKFURT.
3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo.
Teorias e Técnicas de Comunicação
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Teoria do conhecimento
Educomunicação: leitura crítica da comunicação
“Político é sempre corrupto”. “Baiano é sempre preguiçoso”
INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.
ESCOLA DE FRANCOFORTE GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PROGRAMA DA ESCOLA DE FRANCOFORTE Ou Teoria Crítica da Sociedade.
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
Theodor Adorno Jurgen HabermasWalter Benjamin Resumindo: A escola de Frankfurt era composta por filósofos e cientistas sociais que tinham em comum o.
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Valdemi Mariano.
Indústria Cultural e Ideologia
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
INDÚSTRIA CULTURAL: Adorno e Horkheimer Prof. Me. Edi Carlos Marques
Transcrição da apresentação:

Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali

Escola de Frankfurt – Contextualização Instituto de Pesquisa Social - fundado no auditório da Universidade de Frankfurt em 22/06/1924, como resultado da Primeira Semana de Trabalho Marxista, ocorrida em Ilmenau.

Escola de Frankfurt – Caracterização MARXISMO MARXISMO CULTURAL Os frankfurtianos adaptaram as teorias de Marx às formas culturais; Trataram da produção da cultura em sua relação de interdependência com a sociedade. Karl Marx (1818-1883); Interpreta a sociedade a partir da base produtiva e das lutas de classe que derivam dessas relações produtivas.

Escola de Frankfurt – Caracterização Com a tomada de poder por Hitler, Horkheimer é destituído do cargo de diretor do Instituto. A partir de 1933, os membros judeus da instituição são exilados em outros países (principalmente EUA).

DIALÉTICA DO ILUMINISMO: fragmentos filosóficos Adorno e Horkheimer (1947) SÍNTESE: o desenvolvimento de um ser humano esclarecido e autônomo (ILUMINISMO) traz consigo uma organização econômica e política cujos interesses sistêmicos acabam sendo mais fortes. A INDÚSTRIA CULTURAL: o iluminismo como mistificação das massas

INDÚSTRIA CULTURAL Texto fala da Indústria Cultural, tratando da produção da cultura como mercadoria: O mercado das massas impõe o mesmo esquema de organização e planejamento administrativo das fabricações em série aos produtos simbólicos.

Características da Indústria Cultural Serialização e padronização dos produtos culturais (“A civilização atual a tudo confere um ar de semelhança”) Racionalidade técnica como racionalidade da dominação; Produtos serializados que prescrevem reações (“Falsa identidade do universal e do particular”); Mídia reproduz a dominação através de mensagens ideológicas. Características da Indústria Cultural Através desse entendimento, a Indústria Cultural anula toda a individualidade e qualquer ideia de resistência por parte da audiência.

Escola de Frankfurt – Caracterização MCM Filme e rádio se autodefinem como indústrias; Filme e rádio já não tem necessidade de serem empacotados como arte; “Junta-se a isso o acordo, ou ao menos, a determinação comum aos chefes executivos de não produzir ou admitir nada que não se assemelhe às tábuas da lei, ao seu conceito de consumidor, e, sobretudo, que se afaste de seu auto-retrato”.

Escola de Frankfurt – Caracterização MCM “Distinções enfáticas, como entre filmes de classe A e B, ou entre histórias em revistas a preços diversificados, não são tão fundadas na realidade, quanto, antes, servem para classificar e organizar os consumidores a fim de padronizá-los”. Nenhum pode escapar = FALSA CAPACIDADE DE ESCOLHA

CÍRCULO DE MANIPULAÇÃO A indústria cultural reproduz peças estandizadas Monopólios culturais débeis e dependentes Os clichês seriam causados pelas necessidades dos consumidores Consumidores só se relacionam com os produtos da indústria cultural

Ensaio sobre a Cegueira A RACIONALIDADE TÉCNICA hoje é a racionalidade do próprio domínio, é o caráter repressivo da sociedade que se AUTOALIENA. O instinto serve mais ao animal, que a razão ao homem. Nós, humanos, estamos todos cegos. Ensaio sobre a Cegueira SARAMAGO

A Indústria Cultural Os produtos culturais são entendidos como produtos feitos para impedir a atividade mental do espectador, portanto são vistos como produtos alienantes – cultura da alienação. “O trabalhador, durante seu tempo livre, deve se orientar pela unidade de produção”

Tipo de arte relacionado ao universo urbano e à indústria cultural que começa a ganhar espaço na década de 1950. Conceito baseado no consumo de produtos culturais fabricados em série, na cultura de massa e na satisfação do gosto médio da população - telenovelas, propaganda, cinema etc. De maneira irônica e humorada, a Pop Art foi um movimento crítico, capaz de denunciar o processo de massificação de uma sociedade que se encantava pelo consumo desenfreado e pelo imediatismo descartável. Revista Bravo! POP ART

POP ART