Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Portal do Professor SEED/MEC
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
O que é a UNA-SUS? Um programa do Ministério da Saúde, vinculado ao DEGES/SGTES, que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa para.

Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Portfólio de Matemática
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Comunidade de Aprendizado Conectada Para Instituições de Ensino.
CURRICULO +.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Informações sobre o Teleduc
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Contribuições do mundo editorial para a produção de conteúdos impressos e digitais Andrea Filatro.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Materiais Didáticos para Diversidade: possiblidades
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
MOODLE COMO AMBIENTE DE GESTÃO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS NO PROJETO UNA-SUS Alessandra Dahmer, Eduardo Xavier, Lina Sandra Barreto Brasil.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Atividade complementar 05
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Service Relationship Management: do foco no usuário ao atendimento integrado em redes sociais.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
Transcrição da apresentação:

Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem Florianópolis, Novembro - 2009 Anna Christina de Azevedo Nascimento Secretaria de Ed a Distância – Ministério da Educação

O que é um repositório? Repositórios digitais servem para armazenar conteúdos que podem ser pesquisados por meio de busca e acessados para reutilização. Os mecanismos de identificação, armazenagem e acesso são partes importantes de um repositório. Diferentes níveis de acesso - acesso para visualização, ou de visualização e download. Ou visualização, download, e contribuição de material

O Repositório educacional Qualquer recurso digital com aplicação na educação pode ser incluído em um repositório educacional. Tipos de materiais encontrados nos repositórios: software, multimídia, textos, livros eletrônicos, testes, ementas de cursos, cursos, simulações, planos de aula, apresentações, arquivos de áudio e vídeo, e outros.

Objetos de aprendizagem Recursos educacionais digitais desenvolvidos com certos padrões para permitir reutilização em vários contextos educacionais, e eles são armazenados em repositórios educacionais.

Objetos de aprendizagem precisam ser catalogados para permitir que os usuários os encontrem facilmente nos repositórios.

O compartilhamento gratuito de recursos pode reduzir bastante o tempo que os professores gastam para pesquisar e obter permissão de uso para incluí-los em seus materiais de ensino.

Os repositórios educacionais que oferecem recursos digitais no formato de animações, simulações e vídeos estão beneficiando alunos a compreenderem fenômenos científicos complexos, mesmo sem ter acesso a laboratórios de alta tecnologia.

Para oferecer acesso aberto a bons recursos educacionais o MEC desenvolveu um repositório de objetos de aprendizagem

Os recursos, nos formatos de áudio, vídeo, imagens e animações atendem a educação infantil, básica, profissionalizante e superior, nas diversas áreas do conhecimento.

Benefícios esperados do Banco Enriquecer o acervo de recursos educacionais disponíveis Aumentar a demanda por conteúdos de qualidade, através de controle de qualidade e feedback Economia de tempo e investimento através da reutilização dos recursos

Para apoiar os professores, e complementar a oferta do repositório foi implementado um portal. O objetivo é estimular a construção de uma comunidade de professores para compartilhar e reutilizar os recursos educacionais.

Um repositório de acesso aberto Professores de qualquer parte do mundo poderão acessar os recursos educacionais em seus idiomas originais, incluindo o português do Brasil. Os recursos poderão ser traduzidos para qualquer outra língua e publicados novamente no Banco Internacional, gerando assim uma escalabilidade. Nesse modelo, todos cooperam e todos são beneficiados.

Totalmente desenvolvido em software livre, o BIOE facilita a oferta de recursos educacionais igualmente livres, representando assim um importante instrumento de divulgação e disseminação do uso de plataformas abertas.

Desenvolvimento do BIOE Escolha de plataforma D-Space, recurso aberto e gratuito Recrutamento de equipes de professores e alunos nas universidades para identificar na web recursos educacionais de qualidade Obtenção de cessão de direitos para publicação e uso educacional dos materiais Catalogação dos recursos no Banco

Duas formas de alimentação do Banco 13 instituições foram selecionadas em 2007 num edital público para produzir recursos digitais multimídia, num investimento de 55 milhões São 9 equipes de diferentes universidades que pesquisam e catalogam recursos - 350 pessoas

Por que trabalhar com as universidades? Enriquecimento da formação de futuros docentes, e bibliotecarios por meio das atividades de pesquisa, avaliação e catalogação de recurso para o BIOE.

A construção de uma rede colaborativa para alimentar o Banco Internacional e a integração com outros repositórios de recursos digitais favorecerá o surgimento de um volume significativo de materiais, que poderá ter um grande impacto nas inovações das práticas educativas brasileiras.

Propriedade intelectual Instituições e autores diversos devem entregar a cessão de direitos de seus materiais antes que eles possam ser publicados no repositório e no portal. Apesar de adotarmos a licença do creative commons, cada autor pode determinar condições específicas para o material que criou.

Todos os recursos do portal são de acesso aberto e gratuito. Porém a preocupação do MEC é de que esses recursos sejam de alta qualidade educacional

Qualidade Para garantir qualidade é essencial que os recursos passem por uma avaliação de especialistas antes de serem publicados no Banco Os recursos excluídos retornam com feedback para permitir revisão e melhoria de qualidade

A avaliação dos recursos é realizada por um comitê de professores de diferentes áreas, que acessam o sistema do repositório e recomendam a exclusão ou publicação dos recursos

Perto de 800.000 pessoas já acessaram o repositório desde seu lançamento em junho de 2008 144 países já acessaram o repositório 7.771 objetos multimídia disponíveis no repositório

Países que cederam recursos para o BIOE: Argentina, Ilha Bovet, Canadá, China, Colômbia, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Portugal, Estados Unidos, Uruguai Os 10 países que mais acessam o Banco: Brasil, Portugal, Estados Unidos, México, Angola, Moçambique, Colômbia, Espanha, Peru Argentina Os 10 estados brasileiros que mais acessam o Banco: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Recife, Goiânia, Fortaleza e Porto Alegre.

Futuras implementações Possibilidade dos usuários submeterem seus recursos Usuários poderão criar suas listas de favoritos e coleções Interoperabilidade entre outros sistemas do MEC – Portal, Domínio publico, e-proinfo

Principais questões que envolvem o uso de recursos de repositórios Confiança na qualidade dos recursos Direitos autorais Relutância de autores em oferecer materiais de gratuitamente Vocabulário utilizado para criação de metadados nem sempre de fácil compreensão para o usuário Pesquisas sobre os progressos nas práticas de utilização dos repositórios e recursos

Obrigada! Contato Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento Banco Internacional de Objetos Educacionais http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ Secretaria de Educação a Distância Ministério da Educação (55)(61) 2022-9557 annanacimento@mec.gov.br