UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Atendimento Educacional Especializado
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Aprender ao Longo da Vida
Educação Permanente em Saúde :
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Informática na Educação
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Comum e Inclusão
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Construindo o futuro do seu filho!
Trabalhando com Grupos
A relação Professor/ Aluno
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
O que é ensinar história?
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Coelho’s Consultoria.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Introdução ao Planejamento
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Campus Universitário de Carazinho Curso Especialização em Informática Aplicada à Educação INFORMÁTICA E POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS. Darli Giacomolli Piva Carazinho, novembro2001.

JUSTIFICATIVA * A arte é produto do homem, através dela faz-se a leitura do mundo ao qual ele esta inserido, a realidade que o cerca e as ferramentas do seu tempo. *A apropriação dos conhecimentos e experimentos através da educação, da arte e das tecnologias, propiciam ao homem responder criativamente, questionar, inovar, mudar, ser autônomo e dono do seu caminho. * A criatividade é inerente ao ser humano, basta exercitar. Aprender a olhar, pensar para poder ver. * Ver novas alternativas, diferentes saídas para a mesma situação

PROPOSTA ATRAVÉS DE UMA IMAGEM EXISTENTE, SELECIONAR UMA PARTE. A PARTIR DESTE NOVO ELEMENTO CONSTRUIR NOVA IMAGEM ATRIBUINDO NOVOS SIGNIFICADOS, PROPORCIONANDO ALTERNATIVAS, E DIFERENTES SOLUÇÕES. RELACIONAR A NOVA IMAGEM COM A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E CONTEÚDOS EM DIVERSAS ÁREAS AMPLIANDO O PENSAMENTO CRIATIVO. “O INDIVÍDUO QUE APRENDE A PENSAR E A APRENDER ESTÁ SEMPRE PREPARADO A LIDAR COM SITUAÇÕES NOVA” Nelson Preto

ARTE, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, INFORMÁTICA *A arte é processo de transformação das expressões em reflexões críticas da realidade. A educação artística tem tanto a contribuir quanto a educação básica e profissionalizante, através de seus experimentos e vivencias nos diversos campos das expressões. Refletindo e administrando melhor seus sentimentos, nas relações com o outro, com o mundo do trabalho, em sua vida. *A arte acompanha as mudanças, sendo fruto do mundo do homem em transformação, adapta-se a novas exigências, espaços e realidades. Usa as ferramentas do seu tempo, utiliza-se das tecnologias, faz a obra digital,onde o espectador já não é passivo mas ativo interferindo na arte.Gerando um trabalho cooperativo, interativo rompendo com os valores tradicionais de originalidades,materiais envolvidos, suportes e valores. *As tecnologias são ferramentas que permitem ampliar as possibilidades de trabalhar a criatividade, o tempo, o espaço distancia, revelando novas alternativas de arte.

EDUCAÇÃO, EDUCADOR, INFORMÁTICA A educação é instrumento poderoso de mudanças, esta em constante evolução. Só a educação garante o conhecimento que gera liberdade e independência. O educador deve ser um profissional idôneo e ético, pois ele é a força , geradora para que aconteça as mudanças. Para a construção e reconstrução de cidadãos dignos e seguros, pensantes e questionadores, conscientes e críticos, seguros para construir e executar mudanças. A mutação das tecnologias, exige do educador, que é um ser consciente de sua constante construção e evolução o acompanhamento das novas tecnologias, onde equipar escolas não é o suficiente, é necessário e urgente a habilitação do educador para lidar com as máquinas , uma nova maneira de abordar os conteúdos, fazendo dela uma nova ferramenta para ensino aprendizagem .

Tentei tornar a figura uma abstração Tentei tornar a figura uma abstração. A imagem formada representa movimentos interligados ,que se assemelham às relações humanas e ao nosso cotidiano confuso e rebuscado. Disciplinas – Português, História ,Sociologia , enfim ,ciências sociais .

Esses dardos simbolizam os diversos caminhos que seguramente surgem em nossa vida, temos uma vida, mas podemos Ter vários objetivos, não quer dizer que todos são alcançados plenamente, porém todos convergem para uma direção. Relaciono esta obra com a áreas de Conhecimentos Gerais da Atualidade, são as milhares de BOMBAS muçulmanas e americanas, divergidas nas mais diversas metas. O QUE SÃO ESSAS MENTES ALUCINADAS?

CONSIDERAÇÕES FINAIS Verifica-se através da execução da proposta de que é viável despertar no homem, “olhar ,pensar para poder ver”, uma nova alternativa, uma nova solução para as imagens, criar vínculos com outras áreas do conhecimento. Que as novas imagens, trazem consigo, características criativas ,experiências culturais,emocionais acumuladas, muitos mundos. A fusão de informática, educação e arte é mais uma oportunidade para que a humanidade possa ampliar, trocar experiências ,conhecimentos, criatividade, consciente de que a construção é constante, nunca esta pronta, é preciso ser cada dia mais inovador, ousado e criativo.