O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
1.
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
FISCALIZAÇÃO DO CREA-SC
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Outbreak Communication 2 Planning and Evaluation Meeting Panamá City – Panamá – 30 October – 1 November 2007Conquistas e Desafios do GT de Comunicação.
REUNIÃO TÉCNICA - SP PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONACI Proposta de Trabalho 2012 Ações Realizadas.
Brasília, 27 de setembro de 2012
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Jornada Universitária da Saúde
O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARNAIBA FONASC.CBH/ FÓRUM NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
CONHECENDO AS COMISSÕES DE ENSINO DOS CONSELHOS DE FARMÁCIA DO BRASIL Ana Paula de Almeida Queiroz, Angela Maria de Carvalho Pontes,
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Cidadania Indicadores da.
Local: auditório do Colégio Santa Úrsula
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Projeto e atividades em 2009.
Competência Legal da CIEA-BA
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente São Paulo, 11 de Dezembro de 2008 Renato Rosenberg Centro de Diagnósticos Ambientais.
Contextualização Sustentabilidade na construção civil
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA AGENDA 21 BRASILEIRA E REVITALIZAÇÃO DA CPDS Antecedentes:  11ª Reunião CPDS (16/12/2008) - Apresentação da proposta e constituição.
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL O CONFEA DEFINIU A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL COMO QUESTÃO FUNDAMENTAL E CRIOU SEU GRUPO DE TRABALHO DE MEIO AMBIENTE.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL O GT DE MEIO AMBIENTE É INTEGRADO POR UM REPRESENTANTE DO PLENÁRIO DO CONFEA, POR UM REPRESENTANTE DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DE CREAS E POR TRÊS ESPECIALISTAS, ALEM DE ASSESSORIA.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL SÃO OBJETIVOS DO GT DE MEIO AMBIENTE: 1. APOIAR O CONFEA ATRAVÉS DO PLENÁRIO EM INTERVENÇÕES SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS E DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL 2. PROMOVER E ACOMPANHAR CONVÊNIOS DO CONFEA COM ORGÃOS PÚBLICOS. CONVÊNIO COM O MMA: -AGENDA 21 EMPRESARIAL -EDUCAÇÃO AMBIENTAL -SALA VERDE -AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS -INDICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO SISTEMA NAS CÂMARAS TÉCNICAS DO CONAMA

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL CONVÊNIO COM A UNB – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - CURSOS, ESTUDOS E PESQUISAS. CONVÊNIO COM A CNBB.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL 3. APOIAR O CONFEA NA REALIZAÇÃO DE EVENTOS NA ÁREA AMBIENTAL - REALIZOU DURANTE A 64ª SEMANA DA ENGENHARIA ENCONTRO DE COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE DE CREAS. -INTEGRA A ORGANIZAÇÃO DA WEC 2008 NO QUE SE REFERE A QUESTÃO AMBIENTAL. PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DO FORUM DAS ÁGUAS, QUE ACONTECERÁ EM 05/12/2008.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL 4. O GT DE MEIO AMBIENTE REPRESENTA O CONFEA, INTEGRANDO O DEBATE EM EVENTOS SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL 5. O GT DE MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DE PROPOSTAS AO PLENÁRIO DO CONFEA, PROMOVE O APOIO AS AÇÕES DOS CREAS NA ÁREA AMBIENTAL, PROCURANDO FACILITAR A TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. COM BASE NAS AÇÕES DOS CREAS TRABALHA AS POLÍTICAS DO FEDERAL, PARA AS DIVERSAS REGIÕES E NO NÍVEL NACIONAL.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL ENCONTROS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE A PARTIR DE MARÇO, O GT DE MEIO AMBIENTE ORGANIZOU OS ENCONTROS REGIONAIS DE COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE DE CREAS. ESTES ENCONTROS TEM COMO FINALIDADE BÁSICA REALIZAR SEMINÁRIOS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS ESPECÍFICAS DA REGIÃO E DIAGNOSTICAR A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES, FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE ELAS, E INTEGRÁ-LAS COM A DO GT DE MEIO AMBIENTE (CONFEA).

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL AGENDA AMBIENTAL DO SISTEMA CONFEA CREAS TENDO COMO BASE TODOS OS DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS POR REGIÃO, SERÁ ELABORADA A AGENDA AMBIENTAL DO SISTEMA CONFEA/CREAS

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL ENCONTROS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE O PRIMEIRO DESSES ENCONTROS (REGIÃO NORDESTE) OCORREU NOS DIAS 27 E 28 DE MARÇO DE 2008 NA CIDADE DE SALVADOR – BAHIA. O SEGUNDO ENCONTRO ACONTECEU NA REGIÃO LESTE, NA CIDADE DE SÃO PAULO, NOS DIAS M E N DE SETEMBRO DE 2008 ESTÁ PREVISTA A REALIZAÇÃO DE TODOS OS ENCONTROS REGIONAIS ATÉ O PRIMEIRO BIMESTRE DE 2009.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL ESTÁ EM DISCUSSÃO, NO ÂMBITO DO GT DE MEIO AMBIENTE, A REALIZAÇÃO DE UMA REUNIÃO NACIONAL DE COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE DE TODO PAÍS, EM DEZEMBRO/2008 EM BRASÍLIA, DURANTE A REALIZAÇÃO DA WEC 2008.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL O MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DE MEIO AMBIENTE E DE RECURSOS HÍDRICOS HISTÓRICO SITUAÇÃO ATUAL

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL TEMAS EM DEBATE E ACOMPANHAMENTO PELO GT: 1. NASCENTES DO AMAZONAS 2. AQUÍFERO GUARANI 3. BIOCOMBUSTÍVEL - MATRIZ ENERGÉTICA 4. MUDANÇA CLIMÁTICA 5. REVITALIZAÇÃO/TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL FORUM SOCIAL MUNDIAL 2009 VAI SER REALIZADO EM BELEM – PA DE 27 JAN A 1º FEV 2009 PROPOSTA DO GT MEIO AMBIENTE: APOIAR DIVULGAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DENTRO DO SISTEMA CONFEA CREAS E ORGANIZAR POSÍVEIS INSERÇÕES DO SISTEMA.

O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL GT DE MEIO AMBIENTE E O PROJETO PENSAR BRASIL TRABALHO CONJUNTO E DE APOIO, COLOCANDO COMPONENTE DE SUSTENTABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL NOS ESTUDOS, PROPOSTAS E DECISÕES