DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, Atividades Práticas e Considerações Finais Carga Horária: 6 horas
{joseana, 2 Computador e Internet O Computador como “Instrutor” O Computador como “Ferramenta de Suporte” ao Ensino Dimensões do questionamento do uso de sistemas computacionais na educação Computador e Internet O Computador como “Instrutor” O Computador como “Ferramenta de Suporte” ao Ensino Dimensões do questionamento do uso de sistemas computacionais na educação Sinopse
{joseana, 3 Considerações Iniciais Componentes do processo de ensino- aprendizagem com suporte computacional SoftwareInstrucional ProfessoresCapacitados HardwareComputacional Alunos
{joseana, 4 Considerações Iniciais Abordagens do ensino-aprendizagem com suporte computacional Software Construcioni sta Software Instrucionis ta Tutoriais Simulaçõ es Jogos Processadores de Texto Bancos de Dados Programas de Controle de Processo
{joseana, 5 O Computador e a Internet O site (sítio) de busca é um formulário. Você digita a(s) palavra(s) que quer localizar, o programa do site faz a busca e lhe retorna uma lista de resultados. O programa compara a palavra desejada com um banco de dados que inclui o título e as palavras- chave das páginas cadastradas neste site de busca. Normalmente, o título tem um peso maior na determinação de quais páginas serão mostradas primeiro, mas as palavras-chave, se bem colocadas, podem fazer com que uma determinada página resulte entre as primeiras encontradas. O site (sítio) de busca é um formulário. Você digita a(s) palavra(s) que quer localizar, o programa do site faz a busca e lhe retorna uma lista de resultados. O programa compara a palavra desejada com um banco de dados que inclui o título e as palavras- chave das páginas cadastradas neste site de busca. Normalmente, o título tem um peso maior na determinação de quais páginas serão mostradas primeiro, mas as palavras-chave, se bem colocadas, podem fazer com que uma determinada página resulte entre as primeiras encontradas. DICA: Quando for procurar por palavras em português, não é necessário usar acentos e cedilhas.
{joseana, 6 O Computador e a Internet Categorias Um site de busca também divide o banco de dados de páginas cadastradas em categorias e sub categorias (Esporte, Lazer, Negócios, Ciência e Tecnologia...) Cada site adota um critério para a divisão. Categorias Um site de busca também divide o banco de dados de páginas cadastradas em categorias e sub categorias (Esporte, Lazer, Negócios, Ciência e Tecnologia...) Cada site adota um critério para a divisão.
{joseana, 7 O Computador e a Internet Procurando por múltiplas palavras É desejável que a lista seja tão específica quanto possível. O que é comum a todos os mecanismos de busca é que eles lidam com múltiplas palavras. Procurando por múltiplas palavras É desejável que a lista seja tão específica quanto possível. O que é comum a todos os mecanismos de busca é que eles lidam com múltiplas palavras.
{joseana, 8 O Computador e a Internet Exercício Informática na Educação. Localize na Internet sites que contemplem o tema Informática na Educação. Utilize: Exercício Informática na Educação. Localize na Internet sites que contemplem o tema Informática na Educação. Utilize: Site interessante:
{joseana, 9 O Computador e a Internet
{joseana, 10 O Computador e a Internet
{joseana, 11 O Computador e a Internet
{joseana, 12 O Computador como “Instrutor” Tutoriais (Software Tutor) Acesse os sites Observe o tutorial do FrontPage Express (um clique sobre a imagem com o botão direito do mouse) tutorial.html tutorial.html Tutoriais (Software Tutor) Acesse os sites Observe o tutorial do FrontPage Express (um clique sobre a imagem com o botão direito do mouse) tutorial.html tutorial.html
{joseana, 13 O Computador como “Instrutor” Software de Treinamento-e-Prática Acesse o site udents/chem/3/atom_composition.asp udents/chem/3/atom_composition.asp Software de Treinamento-e-Prática Acesse o site udents/chem/3/atom_composition.asp udents/chem/3/atom_composition.asp
{joseana, 14 O Computador como “Instrutor” Jogos Educacionais Acesse os sites educacionais.html educacionais.html Jogos Educacionais Acesse os sites educacionais.html educacionais.html
{joseana, 15 O Computador como “Instrutor” Software de Simulação Acesse os sites iodica1.htm iodica1.htm Acesse o site Clique com o botão direito do mouse no nome chem lab e faça download do arquivo Chemlab.zip para o c:\temp. Descompacte o arquivo e execute o simulador (Chemlab.exe) Software de Simulação Acesse os sites iodica1.htm iodica1.htm Acesse o site Clique com o botão direito do mouse no nome chem lab e faça download do arquivo Chemlab.zip para o c:\temp. Descompacte o arquivo e execute o simulador (Chemlab.exe)
{joseana, 16 Linguagens de Programaçã o (LP) O Computador como “Ferramenta” program oi; uses crt; var i:integer; t:string; p:boolean; begin clrscr; writeln('digite uma palavra:'); read(t); writeln; p:=true; for i:=1 to length(t) div 2 do if t[i]=t[length(t)-i+1] then p:=true else begin p:=false; i:=length(t) div 2; end; if p then write(t,' e palindroma.') else write(t,' nao e palindroma.'); readkey; end.
{joseana, 17 Software – Diversas Categorias Acesse o site: Software – Diversas Categorias Acesse o site: O Computador como “Ferramenta”
{joseana, 18 Informática na Educação Sala de Aula Ideal Dispositivos sensíveis à voz e ao toque Facilidades de impressão Computador para cada aluno, com conexão em rede Variedade de software aplicativo destinado a diferentes níveis de atividades educacionais Sala de Aula Ideal Dispositivos sensíveis à voz e ao toque Facilidades de impressão Computador para cada aluno, com conexão em rede Variedade de software aplicativo destinado a diferentes níveis de atividades educacionais
{joseana, 19 Considerações Finais Computadores na Educação - Reflexões Comprometimento e perseverança; Reflexão crítica contínua sobre a prática; Certeza de que não existe uma receita pronta, em face da diversidade de contextos de uso, de particularidades dos instrutores e dos aprendizes e de limitações sócio-culturais; Compreensão de que o questionamento e a reflexão constantes sobre os resultados da interação com o aprendiz auxiliam no aprimoramento da atuação do instrutor. Computadores na Educação - Reflexões Comprometimento e perseverança; Reflexão crítica contínua sobre a prática; Certeza de que não existe uma receita pronta, em face da diversidade de contextos de uso, de particularidades dos instrutores e dos aprendizes e de limitações sócio-culturais; Compreensão de que o questionamento e a reflexão constantes sobre os resultados da interação com o aprendiz auxiliam no aprimoramento da atuação do instrutor.
{joseana, 20 Informática na Educação – Componentes Fundamentais Informática na Educação – Componentes Fundamentais SoftwareInstrucional ProfessoresCapacitados HardwareComputacional Alunos
DSC/CCT/UFCG {joseana, José Eustáquio Rangel de Queiroz Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz Joseana Macêdo Fechine DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA