DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana,

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DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, Atividades Práticas e Considerações Finais Carga Horária: 6 horas

{joseana, 2  Computador e Internet  O Computador como “Instrutor”  O Computador como “Ferramenta de Suporte” ao Ensino  Dimensões do questionamento do uso de sistemas computacionais na educação  Computador e Internet  O Computador como “Instrutor”  O Computador como “Ferramenta de Suporte” ao Ensino  Dimensões do questionamento do uso de sistemas computacionais na educação Sinopse

{joseana, 3 Considerações Iniciais  Componentes do processo de ensino- aprendizagem com suporte computacional SoftwareInstrucional ProfessoresCapacitados HardwareComputacional Alunos

{joseana, 4 Considerações Iniciais  Abordagens do ensino-aprendizagem com suporte computacional Software Construcioni sta Software Instrucionis ta  Tutoriais  Simulaçõ es  Jogos  Processadores de Texto  Bancos de Dados  Programas de Controle de Processo

{joseana, 5 O Computador e a Internet  O site (sítio) de busca é um formulário. Você digita a(s) palavra(s) que quer localizar, o programa do site faz a busca e lhe retorna uma lista de resultados.  O programa compara a palavra desejada com um banco de dados que inclui o título e as palavras- chave das páginas cadastradas neste site de busca.  Normalmente, o título tem um peso maior na determinação de quais páginas serão mostradas primeiro, mas as palavras-chave, se bem colocadas, podem fazer com que uma determinada página resulte entre as primeiras encontradas.  O site (sítio) de busca é um formulário. Você digita a(s) palavra(s) que quer localizar, o programa do site faz a busca e lhe retorna uma lista de resultados.  O programa compara a palavra desejada com um banco de dados que inclui o título e as palavras- chave das páginas cadastradas neste site de busca.  Normalmente, o título tem um peso maior na determinação de quais páginas serão mostradas primeiro, mas as palavras-chave, se bem colocadas, podem fazer com que uma determinada página resulte entre as primeiras encontradas. DICA: Quando for procurar por palavras em português, não é necessário usar acentos e cedilhas.

{joseana, 6 O Computador e a Internet  Categorias  Um site de busca também divide o banco de dados de páginas cadastradas em categorias e sub categorias (Esporte, Lazer, Negócios, Ciência e Tecnologia...)  Cada site adota um critério para a divisão.  Categorias  Um site de busca também divide o banco de dados de páginas cadastradas em categorias e sub categorias (Esporte, Lazer, Negócios, Ciência e Tecnologia...)  Cada site adota um critério para a divisão.

{joseana, 7 O Computador e a Internet  Procurando por múltiplas palavras  É desejável que a lista seja tão específica quanto possível.  O que é comum a todos os mecanismos de busca é que eles lidam com múltiplas palavras.  Procurando por múltiplas palavras  É desejável que a lista seja tão específica quanto possível.  O que é comum a todos os mecanismos de busca é que eles lidam com múltiplas palavras.

{joseana, 8 O Computador e a Internet  Exercício Informática na Educação.  Localize na Internet sites que contemplem o tema Informática na Educação.  Utilize:     Exercício Informática na Educação.  Localize na Internet sites que contemplem o tema Informática na Educação.  Utilize:    Site interessante:

{joseana, 9 O Computador e a Internet

{joseana, 10 O Computador e a Internet

{joseana, 11 O Computador e a Internet

{joseana, 12 O Computador como “Instrutor”  Tutoriais (Software Tutor)  Acesse os sites  Observe o tutorial do FrontPage Express (um clique sobre a imagem com o botão direito do mouse)  tutorial.html tutorial.html  Tutoriais (Software Tutor)  Acesse os sites  Observe o tutorial do FrontPage Express (um clique sobre a imagem com o botão direito do mouse)  tutorial.html tutorial.html

{joseana, 13 O Computador como “Instrutor”  Software de Treinamento-e-Prática  Acesse o site udents/chem/3/atom_composition.asp udents/chem/3/atom_composition.asp  Software de Treinamento-e-Prática  Acesse o site udents/chem/3/atom_composition.asp udents/chem/3/atom_composition.asp

{joseana, 14 O Computador como “Instrutor”  Jogos Educacionais  Acesse os sites  educacionais.html educacionais.html    Jogos Educacionais  Acesse os sites  educacionais.html educacionais.html  

{joseana, 15 O Computador como “Instrutor”  Software de Simulação  Acesse os sites   iodica1.htm iodica1.htm  Acesse o site   Clique com o botão direito do mouse no nome chem lab e faça download do arquivo Chemlab.zip para o c:\temp.  Descompacte o arquivo e execute o simulador (Chemlab.exe)  Software de Simulação  Acesse os sites   iodica1.htm iodica1.htm  Acesse o site   Clique com o botão direito do mouse no nome chem lab e faça download do arquivo Chemlab.zip para o c:\temp.  Descompacte o arquivo e execute o simulador (Chemlab.exe)

{joseana, 16  Linguagens de Programaçã o (LP) O Computador como “Ferramenta” program oi; uses crt; var i:integer; t:string; p:boolean; begin clrscr; writeln('digite uma palavra:'); read(t); writeln; p:=true; for i:=1 to length(t) div 2 do if t[i]=t[length(t)-i+1] then p:=true else begin p:=false; i:=length(t) div 2; end; if p then write(t,' e palindroma.') else write(t,' nao e palindroma.'); readkey; end.

{joseana, 17  Software – Diversas Categorias  Acesse o site:    Software – Diversas Categorias  Acesse o site:   O Computador como “Ferramenta”

{joseana, 18 Informática na Educação  Sala de Aula Ideal  Dispositivos sensíveis à voz e ao toque  Facilidades de impressão  Computador para cada aluno, com conexão em rede  Variedade de software aplicativo destinado a diferentes níveis de atividades educacionais  Sala de Aula Ideal  Dispositivos sensíveis à voz e ao toque  Facilidades de impressão  Computador para cada aluno, com conexão em rede  Variedade de software aplicativo destinado a diferentes níveis de atividades educacionais

{joseana, 19 Considerações Finais  Computadores na Educação - Reflexões  Comprometimento e perseverança;  Reflexão crítica contínua sobre a prática;  Certeza de que não existe uma receita pronta, em face da diversidade de contextos de uso, de particularidades dos instrutores e dos aprendizes e de limitações sócio-culturais;  Compreensão de que o questionamento e a reflexão constantes sobre os resultados da interação com o aprendiz auxiliam no aprimoramento da atuação do instrutor.  Computadores na Educação - Reflexões  Comprometimento e perseverança;  Reflexão crítica contínua sobre a prática;  Certeza de que não existe uma receita pronta, em face da diversidade de contextos de uso, de particularidades dos instrutores e dos aprendizes e de limitações sócio-culturais;  Compreensão de que o questionamento e a reflexão constantes sobre os resultados da interação com o aprendiz auxiliam no aprimoramento da atuação do instrutor.

{joseana, 20 Informática na Educação – Componentes Fundamentais Informática na Educação – Componentes Fundamentais SoftwareInstrucional ProfessoresCapacitados HardwareComputacional Alunos

DSC/CCT/UFCG {joseana, José Eustáquio Rangel de Queiroz Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz Joseana Macêdo Fechine DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA