Valor subjetivo $ $ Escolhas envolvendo perdas: busca de risco Preferência por um prospecto arriscado a uma perda certa a = b; x > y Escolhas envolvendo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão das recomendações de Wasserman
Advertisements

Julgamento Sob Incerteza
Professor: Samir Silveira
O PROBLEMA DA GRAÇA “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vêm de vós, é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios.
Pastoral Estudantil APV Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Resposta do Exercício sobre Árvores de Decisão
6a Aula Horacio Nelson Hastenreiter Filho
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
ESTIMAÇÃO.
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
UNIDADE 2 -complementos
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
MODELO DE EQUILÍBRIO EM OLIGOPÓLIOS
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
A ética Kantiana.
Como se forma um paradigma?
Casos de acidente de trabalho em duas fábricas
O Porteiro do Prostíbulo.
1 EM
Flávio Paranhos PUC Goiás UnB CEP-HC-UFG CONEP
Como se forma um paradigma?
Microeconomia III Prof. Edson Domingues 1. Reação dos indivíduos à incerteza 2. Problemas com a forma de utilidade esperada.
Microeconomia A III Prof
FAZENDO DE CONTA Letícia Thompson.
UMA FORMA DE REGULAÇÃO Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Direito da Concorrência como forma de regulação de riscos; Intervenção.
Marketing de Serviços O diferencial.
Reflexão Modulo 16 Tânia Teixeira Formador: Fernando Almeida
1 EM 1 MILHÃO
APRENDIZ DA VIDA!.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Aspectos Técnicos da Operação de Seguros
HEMOES. HEMOES Nossa Missão Coordenar e executar as políticas estaduais relativas à Hematologia e Hemoterapia em consonância com a política do Ministério.
Economia e Gestão ESAPL - IPVC
"O Seguro Incêndio no Brasil"
por Diogo Gomes de Araújo
Escolha sob Incerteza Prof. João Manoel Pinho de Mello
Os Recursos do Consumidor
Reabilitacao Geriatrica
Empreendedorismo Prof° Carlos Augusto
O tema do nosso trabalho é “Clonagem”
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Viviane Rodrigues Graner Carolina Novoa Fernandes
Aleksandro Rodrigues.
Administração Financeira
Processos Decisórios apostila 3 – capítulo 5 Profa. Josy Júdice
Problema Selecionar todos os lotes desocupados (sem uso) no bairro da prata, que possuam uma declividade baixa e uma boa área útil para a implantação/construção.
Escolha sob Incerteza Prof. João Manoel Pinho de Mello Depto. de Economia, PUC-Rio Agosto, 2006.
Estratégia empresarial de TI
Escolha sob Incerteza Prof. João Manoel Pinho de Mello Depto. de Economia, PUC-Rio Agosto, 2008.
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
APAIXONE-SE Alberto Goldin Apaixone-se definitivamente pelo SEU SONHO. O sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu.
A ética Kantiana.
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Teoria dos Jogos.
A importância de uma vírgula..
OSTEOPOROSE O que é Osteoporose? O osso
AUTOCONFIANÇA.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
Os quatro erros….
Análise de investimentos
Educação Financeira para crianças e Jovens
ESTUDOS DE COORTE E CASO-CONTROLE
APRENDIZ DA VIDA!.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/14 Escolha de Portfolio [Carteira de Ativos] Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros.
Acondroplasia (Nanismo)
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
Fernando NogueiraAnálise de Decisão1. Fernando NogueiraAnálise de Decisão2 Introdução A Análise de Decisão envolve o uso de processos racionais para selecionar.
A Estruturação de Decisões e a Psicologia de Escolhas
Transcrição da apresentação:

Valor subjetivo $ $ Escolhas envolvendo perdas: busca de risco Preferência por um prospecto arriscado a uma perda certa a = b; x > y Escolhas envolvendo ganhos: aversão ao risco Preferência pelo ganho certo a um prospecto arriscado Adaptado de Shafir & Tversky (1995) ab y x

valor perdas ($) ganhos ($) Tversky & Kahneman (1992) Teoria prospectiva Aversão à perda: há uma assimetria na avaliação do valor subjetivo pelo valor $ quando se passa de ganhos para perdas (e vice-versa) [N=126] Estou $300 mais rico. Posso escolher entre: Um ganho certo de $100 [72%] 50% de chance de ganhar $200 e 50% de não ganhar nada [28%] [N=128] Estou $500 mais rico. Posso escolhoer entre: Uma perda certa de $100 [36%] 50% de chance de não perder nada e 50% perder $200 [64%] Efeito de enquadramento Embora as opções tenham o mesmo valor esperado, quando colocadas em termos de perdas ou ganhos, geram respectivamente busca ou aversão de risco

Exemplo de enquadramento O país está se preparando para um surto de uma doença rara, que pode matar 600 pessoas. Dois programas alternativos foram propostos: Grupo 1 –Se o programa A for adotado, 200 pessoas serão salvas –Se o programa B for adotado, há 1/3 de probabilidade de que se salve 600 pessoas, e 2/3 de probabilidade de que nenhuma pessoa seja salva Grupo 2 –Se o programa C for adotado, 400 pessoas vão morrer –Se o programa D for adotado, há uma probabilidade de 1/3 de que ninguém morra, e 2/3 de probabilidade de que 600 pessoas morram Resultados: –Grupo 1 – 72% programa A; 28% programa B –Grupo 2 – 22% programa C; 78% programa D

Proeminência relativa Problema 1: O câncer de pele devido a exposição solar é comum em trabalhadores. Intervenção: Financiar exames médicos gratuitos para grupos de risco. Problema 2: Várias espécies de mamíferos australianos estão praticamente extintas devido à caça. Intervenção: Contribuir para um fundo pela garantia de áreas seguras para a reprodução dessas espécies. Resultados: Grupo 1: escolheu entre as duas causas qual iria apoiar –Primeira causa recebeu mais apoio na escolha direta Grupo 2: apresentou-se uma causa de cada vez, perguntando a máximo de dinheiro que doaria –Muitas vezes inverteram a escolha (escolha direta acentuou o atributo proeminente)