Metodologia e Expressão Técnico-Científica

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Transcrição da apresentação:

Metodologia e Expressão Técnico-Científica Módulo de Redação Científica Aula 1 Flávia Barros (fab@cin)

Objetivos da Disciplina Possibilitar ao aluno a compreensão do método e sua relevância na construção de conhecimento científico Capacitar o aluno para estruturar e realizar as diversas etapas de um trabalho científico: Pesquisa e redação científica

Redação Científica Objetivos deste módulo do curso: Observação Dar dicas sobre como fazer uma boa apresentação oral Ensinar normas e estratégias de compreensão e produção de textos técnicos/científicos Observação Não vou ensinar Português (gramática, ortografia,...) Nosso enfoque é a produção de textos para o curso e para um futuro trabalho

E eu preciso mesmo saber isso? Prof. Daniel Menascé realizou uma pesquisa junto a empresas nos EUA Requisitos desejados em um profissional (em ordem decrescente) 1) Saber trabalhar em equipe 2) Boa comunicação verbal e escrita 3) Saber apresentar os resultados (para clientes diversos) 4) Saber usar o tempo (definição de cronogramas) 5) Ter capacidade de aprender 6) E por último… ter domínio técnico

Redação Científica Conteúdo deste módulo: Etapas da Pesquisa Científica Pesquisa Bibliográfica Redação do plano de trabalho Leitura e Compreensão de Texto Tipos de Textos Científicos Apresentação oral Redação dos documentos da disciplina de Projeto Aulas baseadas no livro: Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas Autor:João Bosco Medeiros, Editora Atlas, 1991

Pesquisa Científica Objetivo principal Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas consagradas pela Ciência Deve ser sistematicamente planejada E executada de acordo com critérios rigorosos de processamento das informações Possui técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade.

Pesquisa Científica: Fases 1. Estabelecimento do problema Escolha do assunto, formulação do problema, revisão bibliográfica sobre o problema a ser resolvido/investigado, redação do plano de pesquisa 2. Organização da pesquisa Formulação de hipóteses, descrição do método empregado, definição do corpus (dados da pesquisa) 3. Execução da pesquisa de campo Elaboração do plano de trabalho, coleta de dados, análise dos resultados obtidos 4. Redação dos resultados Redação preliminar, revisão gramatical e de conteúdo, redação final, bibliografia

Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecendo o problema 1.1 Escolha do assunto (Hermano, Alex, Sérgio) Selecionar o tema Delimitar a extensão da pesquisa em termos de Tempo e Abrangência 1.2 Formulação do problema (Patrícia???) 1.3 Pesquisa Bibliográfica (Flávia) 1.4 Redação do Plano de Pesquisa (Flávia???)

Pesquisa Científica - Fase 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento da bibliografia (dos documentos) referente ao tema de pesquisa escolhido É um passo decisivo em qualquer pesquisa científica Elimina a possibilidade de se perder tempo investigando o que já foi solucionado! Etapas Identificação, seleção, compilação, fichamento, redação da revisão bibliográfica Detalhes daqui a pouco...

Tipos de Documentos: uma classificação Documentação Direta: Documentos que ainda não foram utilizados em pesquisas científicas Encontrados em museus, arquivos públicos, escolas, instituições religiosas, filmotecas, correspondências, fotografias, etc Pode ser obtida também pela observação direta E.g., entrevistas, pesquisas de campo ou de laboratório Documentação Indireta: obtida pela pesquisa bibliográfica baseia-se em documentos pré-existentes

Bibliotecas Podem ser Guardam um acervo bibliográfico Especializadas (CCEN/CIn) ou Gerais (UFPE) Convencionais (CCEN/CIn) ou Digitais Guardam um acervo bibliográfico conjunto de obras que formam o patrimônio de uma biblioteca Livros, periódicos, mapas, fitas de vídeo, CD-Roms, etc As obras são classificadas e registradas no catálogo (espécie de índice) da biblioteca O catálogo possibilita a rápida localização das obras desejadas

Bibliotecas: Classificação das obras Cada obra é classificada segundo seu conteúdo Existem dois sistemas para classificação das obras de uma biblioteca Sistema Melvil Dewey (Classificação Decimal de Dewey – CDD) Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) Ambos são decimais As obras são distribuídas em 10 classes E.g., matemática, história, etc. Nossa biblioteca adota o sistema CDU

Bibliotecas: Catálogos São índices para as obras disponíveis na Biblioteca Podem ser manuais ou digitalizados Bibliotecas convencionais: Catálogos manuais utilizam fichas de papelão como índices Número de classificação da obra em CDD ou CDU, título, autor (sobrenome, nome), editora, ano da edição, número de páginas, resumo (opcional) Catálogos digitalizados contêm um índice digital para acervo “em papel” Normalmente, são armazenados em um banco de dados Possibilitam busca automática por palavras-chaves no título, assunto, autor, tipo de publicação editora, ano, …

Bibliotecas: Catálogos Bibliotecas Digitais: O acervo está digitalizado também! Normalmente, o acesso é feito via um browser na Web Com ou sem password (pagamento  ) O Catálogo pode ser construído manualmente ou (semi)automaticamente Possibilita busca automática por palavras-chaves no título, assunto, autor, tipo de publicação editora, ano, … Alguns sistemas permitem busca por palavras no texto ou por partes do texto Semelhantes ao Engenhos de Busca na Web (e.g., Google)

Bibliotecas Disponíveis na Web Acervos digitais para vocês usarem Bib-ufpe – www.biblioteca.ufpe.br Contém informações sobre o acervo disponível nas bibliotecas da UFPE Citeseer – http://citeseer.ist.psu.edu/cs Contém citações e textos completos de artigos científicos na área de ciência da computação Capes – www.periodicoscapes.gov.br Portal de acesso a periódicos eletrônicos de diversas áreas de conhecimento (incluindo computação)

Bibliotecas Disponíveis na Web Acervos digitais para vocês usarem ACM Digital Library – www.acm.org Disponibiliza as publicações da ACM em formato eletrônico Link direto - http://portal.acm.org/dl.cfm Google – www.google.com Disponibiliza ainda um serviço específico para cientísticas e acadêmicos http://scholar.google.com

Bibliotecas Disponíveis na Web Acervos digitais para vocês usarem Web of Science – http://isiknowledge.com Informações sobre artigos científicos publicados em diversas áreas de conhecimento DBLP Computer Science Bibliography – http://www.informatik.uni-trier.de/~ley/db/ Uma bibliografia bastante rica da área de ciência da informação

Pesquisa Bibliográfica: Etapas 1. Identificação: Onde posso encontrar material do meu interesse? Livrarias, Bibliotecas, Web, Universidades, Hospitais, Museus,… Nas referências bibliográficas de livros e artigos 2. Seleção: Como selecionar o material a ser usado? Por título, autor, edição, prefácio, resumo, índice, bibliografia… Os documentos selecionados devem ser confiáveis Coletados de fontes reconhecidamente aceitas Cuidado com a Web...

Pesquisa Bibliográfica: Etapas 3. Compilação Obtenção e reunião do material desejado 4. Fichamento Transcrição dos dados de interesse em fichas, para posterior consulta e referência 5. Redação da Revisão Bibliográfica Análise e interpretação do que foi lido, resultando em um texto/resumo

O que é Fichamento? Fichas de leitura Exemplo Registram o levantamento bibliográfico realizado pelo leitor Podem estar em papel ou digitalizadas O tempo inicial é longo, mas o ganho futuro é grande As fichas auxiliam nos estudos e na redação do trabalho final Exemplo A seguir…

Exemplo de ficha Título genérico: A evolução dos computadores Título específico: O S.O. MS Windows Plano de trabalho: 1.2 N. ficha: A Referência Bibliográfica: SMITH, John E. Introdução a MS Windows. 1a ed. São Paulo: Editora Royal, 1998. P. 210. Texto Local onde está a obra: Biblioteca do CCEN/CIn – UFPE

Fichamento Tipos de fichas De leitura Temáticas Por autor De citações Separadas por tema Por autor De citações Contendo apenas citações De trabalho Sugestões, ligações enter as idéias, … Bibliográficas Contêm apenas as informações bibliográficas necessárias para se localizar um livro

Fichamento Fichas de Leitura Registram informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, resumo do texto lido e comentários O corpo da ficha pode conter Citações diretas (transcrições) Resumo do texto Informações sobre o autor Comentários apreciativos O conteúdo da ficha pode ser indicado no seu cabeçalho

Fichas de leitura: Fichamento de transcrição ATENÇÃO: Essas fichas obedecem as mesmas normas utilizadas para fazermos citação direta de textos de outros autores dentro de textos de nossa autoria Normas gerais: A citação deve vir entre aspas Traz a reprodução fiel do texto do autor citado

Citação: Normas gerais Se já houver um trecho entre aspas no texto sendo transcrito, elas transformam-se em aspas simples: “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) Deve-se indicar o número da página de onde o texto foi copiado Nas citações, deve-se também incluir o nome do autor e o ano de publicação da obra Isso aparece no cabeçalho das fichas…

Citação: Normas gerais Se for necessário suprimir palavras do texto original, deve-se indicar isso com três pontos entre parênteses “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, (…) nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) A supressão de parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada. Não se deve alterar o texto original sendo citado Respeitar aspas, letras maiúsculas, pontuação, itálico, etc

Citação: Normas gerais No trabalho científico As citações com até duas linhas podem ser incluídas no parágrafo em que é feita a referência ao autor Citações com mais de duas linhas devem vir em parágrafo próprio, com recuo (exemplo anterior)

Fichas de leitura: Fichamento de Resumo Condensação do texto Deve apresentar todo o pensamento exposto no texto, não apenas um fragmento Engloba duas fases Compreensão do texto Técnicas de leitura já apresentadas Elaboração de um novo texto Ver aula passada Anotações resumidas!

Fichas de leitura: Fichamento de Comentário Comentários analisam o texto sob aspectos quantitativos e qualitativos Aspectos quantitativos Tamanho do texto (n. de páginas) Sua constituição (exemplos, figuras, bibliografia) Conceitos abordados

Fichas de leitura: Fichamento de Comentário Comentários sob aspectos qualitativos Detecção e análise da hipótese do autor Objetivos do texto Idéias que fundamentam o texto Avaliação da obra Verificar se: A organização do texto é clara e consistente A exposição das idéias é formal ou informal A terminologia é precisa Se há pontos fracos na argumentação A conclusão é convincente

Fichas de leitura: Fichamento Informatizado Vantagens: Não há limite de linhas na ficha É possível/fácil copiar textos (para fazer citações) É possível consultar dicionários on-line Facilita a troca de informação

Pesquisa Bibiográfica: Etapas Identificação, seleção, compilação, fichamento – OK Redação da revisão bibliográfica Tipos de documentos gerados Resumo breve Seção de documento curto (artigo científico) Capítulo de documento longo (dissertações e teses) Documento completo Conteúdo Resumo crítico dos trabalhos desenvolvidos em determinada área de pesquisa

Pesquisa Bibiográfica: Etapas Redação da revisão bibliográfica Veremos detalhes sobre a forma e o conteúdo desses documentos depois de vermos os tipos de textos científicos.