DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Advertisements

Informática na Educação
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
1 INF0198 – Introdução à Computação Prof. Ulisses Sperle e Vanilde Manfredi Introdução à Computação Unidade I – Conceitos Básicos.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Programa e Plano de Ensino
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Comércio Eletrônico Objetivo
Disciplina: Introdução à Computação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Informática na Educação
Introdução à Informática
Introdução à organização de computadores e sistemas operacionais
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
O uso dos softwares nas escolas
Informática e educação Claudio de Oliveira
Informática Aplicada Carga Horária: 72 horas
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Introdução à Informática
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
XII SEMINÁRIO DA INTERDISCIPLINARIDADE DO CÁLCULO – SINCAL
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES
Sistemas de Informação
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Programa e Plano de Ensino
Gabriel Bastos Machado
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Técnicas e Projeto de Sistemas
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Tecnologias de Comando Numérico
Introdução a Computação 1º Período CSTA Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Luiz Corrêa / 2012.
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Sistemas de Informação para Operações
DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana,
CEEIDSC Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Carga Horária: 60 h.
Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com
Mini-curso Informática Básica
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Computação Eletrônica 2
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB Apresentação da Disciplina Prof(o): Elton H. Paula.
Introdução à Informática
Elementos de Informática
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
INF Introdução à Programação 1 - Objetivos: Apresentar os principais conceitos sobre o computador, suas partes e acessórios, bem como conhecer.
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Computação na Engenharia Antônio Carlos Maida Bruno Dodorico Gabriel Furlan Douglas Alves Leonardo Possi 1 Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
O computador como Meio e como Fim...
Programa de Pós- Graduação Virtual Prof. Luiz Nacamura Júnior Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Universidade Federal de Alagoas
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 1. Apresentação Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

DSC/CCT/UFCG Introdução à Informática Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Plano de Curso Carga Horária: 60 horas

DSC/CCT/UFCG 2 “Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.” Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 3 Introdução à Informática O que é Computação ?

DSC/CCT/UFCG 4 Introdução à Informática O que é Computação ? INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO PROCESSAMENT O DADOSDADOS

DSC/CCT/UFCG 5 O que é Informática ? Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 6 Introdução à Informática auto MÁTICA O que é Informática ? INFOR mação

DSC/CCT/UFCG 7 Introdução à Informática O que é um Computador ?

DSC/CCT/UFCG 8  Máquina composta por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações Introdução à Informática O que é um Computador ?

DSC/CCT/UFCG 9  Máquina programável capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com as especificações feitas Introdução à Informática O que é um Computador ?

DSC/CCT/UFCG 10  Máquina implementada para processar dados ao comando de um usuário, gerando informações de seu interesse Introdução à Informática O que é um Computador ?

DSC/CCT/UFCG 11  Processamento de uma diversidade de dados  numéricos  textuais  pictóricos estáticos  pictóricos dinâmicos  sonoros  Processamento de uma diversidade de dados  numéricos  textuais  pictóricos estáticos  pictóricos dinâmicos  sonoros Introdução à Informática Características de um Computador

DSC/CCT/UFCG 12  Negócios  Medicina e Saúde Pública  Educação  Arqueologia  Engenharia  Manufatura  Direito  Política  Entretenimento Introdução à Informática Aplicações de um Computador

DSC/CCT/UFCG 13 Introdução à Informática Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder Binômio Informação x Comunicação

DSC/CCT/UFCG 14  Cursos que têm predominantemente a computação como atividade fim  Cursos que têm predominantemente a computação como atividade meio  Cursos de Licenciatura em Computação  Cursos seqüenciais de Tecnologia  Cursos que têm predominantemente a computação como atividade fim  Cursos que têm predominantemente a computação como atividade meio  Cursos de Licenciatura em Computação  Cursos seqüenciais de Tecnologia Introdução à Informática Cursos na área de Computação e Informática

DSC/CCT/UFCG 15  Exemplos  armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil  computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais  comunicação segura, rápida e confiável  automação, controle e monitoração de sistemas complexos  Exemplos  armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil  computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais  comunicação segura, rápida e confiável  automação, controle e monitoração de sistemas complexos Introdução à Informática Necessidades sociais x Uso de Computadores

DSC/CCT/UFCG 16  Exemplos  computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados  processamento de voz e imagem  jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem  realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica)  Exemplos  computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados  processamento de voz e imagem  jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem  realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) Introdução à Informática Necessidades sociais x Uso de Computadores

DSC/CCT/UFCG 17  Exemplos  realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica)  ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial)  ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente)  Exemplos  realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica)  ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial)  ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) Introdução à Informática Necessidades sociais x Uso de Computadores

DSC/CCT/UFCG 18  Exemplos  processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa  processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas  processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais  Exemplos  processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa  processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas  processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais Introdução à Informática Aplicações de Computadores

DSC/CCT/UFCG 19  Exemplos  controle de tráfego aéreo  comunicação via Internet  cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM)  atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral  Exemplos  controle de tráfego aéreo  comunicação via Internet  cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM)  atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral Introdução à Informática Aplicações de Computadores

DSC/CCT/UFCG 20 O domínio da informação requer pensamento crítico O domínio da informação requer pensamento crítico Introdução à Informática Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas Domínio da Informação x Pensamento Crítico

DSC/CCT/UFCG 21  Objetivo Geral Apresentar conceitos básicos, terminologias e tecnologias de Informática necessárias ao estudante de administração de empresas  Objetivo Geral Apresentar conceitos básicos, terminologias e tecnologias de Informática necessárias ao estudante de administração de empresas Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 22  Objetivos Específicos - I  Apresentar uma visão sinóptica da sociedade da informação  Discutir possibilidades de aplicação de sistemas computacionais no contexto empresarial  Delinear a arquitetura e o esquema de funcionamento de um computador  Introduzir conceitos de programação  Listar os principais tipos de software e de componentes de um sistema de informação  Objetivos Específicos - I  Apresentar uma visão sinóptica da sociedade da informação  Discutir possibilidades de aplicação de sistemas computacionais no contexto empresarial  Delinear a arquitetura e o esquema de funcionamento de um computador  Introduzir conceitos de programação  Listar os principais tipos de software e de componentes de um sistema de informação Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 23  Objetivos Específicos - II  Listar e discutir os principais tipos de redes de computadores, contextualizando aplicações de redes computacionais em empresas  Definir Internet e discutir sua popularidade, enfatizando a utilização de redes baseadas na Internet dentro de organizações empresariais  Explicar o funcionamento do correio eletrônico na Internet  Objetivos Específicos - II  Listar e discutir os principais tipos de redes de computadores, contextualizando aplicações de redes computacionais em empresas  Definir Internet e discutir sua popularidade, enfatizando a utilização de redes baseadas na Internet dentro de organizações empresariais  Explicar o funcionamento do correio eletrônico na Internet Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 24  Programa 1. Conhecimentos gerais de Informática e do domínio da informação 2. Software básico e software aplicativo 3. Aplicativos de uso genérico e específico 4. Fundamentos de redes de computadores 5. A Internet e seus serviços  Programa 1. Conhecimentos gerais de Informática e do domínio da informação 2. Software básico e software aplicativo 3. Aplicativos de uso genérico e específico 4. Fundamentos de redes de computadores 5. A Internet e seus serviços Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 25  Recursos Didáticos  Quadro branco  Retroprojetor/ Datashow  Software básico (SO) e aplicativo (editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações, correio eletrônico, etc.)  Recursos Didáticos  Quadro branco  Retroprojetor/ Datashow  Software básico (SO) e aplicativo (editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações, correio eletrônico, etc.) Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 26  Avaliação  Contínua - avaliações individuais e trabalhos em laboratório individuais e grupais  Trabalhos interativos de pesquisa extra-classe - individuais e grupais  Trabalhos de pesquisa em sala de aula - individuais e grupais  Avaliação  Contínua - avaliações individuais e trabalhos em laboratório individuais e grupais  Trabalhos interativos de pesquisa extra-classe - individuais e grupais  Trabalhos de pesquisa em sala de aula - individuais e grupais Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 27  Bibliografia Recomendada  NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books  MONTEIRO, M. A. Introdução à Organização de Computadores. LTC  MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman  LANCHARRO, E. A., LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books  Bibliografia Recomendada  NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books  MONTEIRO, M. A. Introdução à Organização de Computadores. LTC  MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman  LANCHARRO, E. A., LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books Introdução à Informática

DSC/CCT/UFCG 28 “Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um desse poder.” “Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder.”