PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo.

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Transcrição da apresentação:

PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF Dr Airton Policarpo - Pedreira Turma – 5º ano A Professora -Sylmara

Relembrando o Problema É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia?

Etapas Programadas após o seminário de 20/09/ Analisar e refletir sobre os itens que compraram. - Levantar novas hipóteses de como adequar a alimentação adequada ao valor energético que será gasto. - Refazer o experimento. - Analisar os resultados do novo experimento segundo a variável dependente nº 2.

Processo de realização da segunda compra Criar uma tabela de compras para, através de uma nova maneira, adquirir os produtos necessários para o experimento.

Os alunos receberam uma tabela de compras contendo 100 itens básicos para que pudessem realizar as compras, assim todos poderiam adquirir os mesmos produtos.

Lista de compras PRODUTOPORÇÃO VALOR ENERGÉTICO QUANTIDADE VENDIDA PREÇO Ovo cozido1 unidade 16 Kcal1 dúziaR$ 2,50 Ovo frito1 unidade105 Kcal1 dúziaR$ 2,50 Macarrão miojo1 pacote376 Kcal1 pacoteR$ 0,80 Nhoque pronto65 gramas200 Kcal1 caixaR$ 5,50 Panqueca carne1 unidade229 Kcal½ dúziaR$ 5,00 Maçã1 unidade 56 Kcal1 unidadeR$ 0,50

Utilizaram a calculadora dos laptops para poderem somar os valores calóricos dos produtos e os preços.

Começaram as compras, sem pressa para realizarem a atividade proposta que seria, com apenas R$10,00 conseguirem comprar alimentos com valores calórico /energético que alcançassem kcal.

Apresentaram uma certa dificuldade no começo para compreenderem como teria, que calcular os valores, tanto calóricos, como monetário e quantidade dos mesmos.

Logo após esclarecermos os conflitos sobre os cálculos, tudo correu tranquilamente. Chegaram a ajudar uns aos outros. Mostraram-se entretidos e curiosos, explorando os produtos e seus valores, atentos em procurar alcançar seus objetivos.

Reflexões Pude perceber que a estratégia de fazer o supermercado virtual trouxe um desafio novo para os alunos. Houve uma dedicação grande por parte deles para resolverem o problema:comprar 1818 Kcal com R$10,00. Fizeram muitas tentativas até chegarem num resultado que consideraram bom.

Reflexões nome Valor da compra em Kcal 1º expe Valor da compra em Kcal 2º expe Valor gasto em R$ 1º exp Valor gasto em R$ 2º exp Diferença em Kcal para as º exp Diferença emKcal para as º exp Jackson ,009, Bruno ,8010, Guilherme , Camili ,009,

Reflexões dos Alunos Warlleson- Eu achei melhor, não comprei porcariada, achei legal essa compra. Iogurte natural, todinho, macarrão miojo, bolacha recheada e sorvete de palito. Eduardo- Essa compra foi melhor do que a outra, pelo valor energético e pelos produtos, tive uma chance de arrumar a compra anterior. Macarrão, quibe, salada de fruta, maçã, manga e pera. Jenifer Santos Eu acho que foi saudável. Porque foi meio que balanceado a qualidade. Água, gelatina, miojo, todinho, pipoca e chocolate bis. Ingrid Eu achei que essa compra melhor que a outra, porque pude ver o valor energético e tinha mais coisas saudáveis. Macarrão, molho de tomate, leite, pão francês, maçã, bolacha wafer, abacate e pipoca doce.

Próxima Etapa EXPERIMENTO 3 - Colocar a segunda pergunta (Variável Dependente 2) Em termos nutricionais, foi uma compra adequada? - Rever a pirâmide alimentar. - Indagar se fariam mudanças nessa terceira compra. Conclusão – terão que responder à pergunta: Afinal, qual seria o melhor cardápio para ser composto com R$10,00 para um dia de atividade física intensa do ponto de vista calórico e nutricional? Isso é possível?