PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO- BAURU/SP INÍCIO AÇÕES DO COMITÊ CONTINUIDADE 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHOS DO COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE URUAÇU – GO
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Projetos de Aprendizagem
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
“Feliz aquele que transfere o
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O nó de afeto.
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
1.
O Uso Pedagógico do Blog
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Mobilizando seus colegas de trabalho
PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Fases da Transformação
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
DEPUTADO MARCÍRIO GOULART LOUREIRO
INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O uso das tecnologias na escola
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização e desenvolvimento do HTPC
O papel pedagógico do órgão gestor
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO- BAURU/SP INÍCIO AÇÕES DO COMITÊ CONTINUIDADE 2010

INÍCIO O INÍCIO DO PLANO DE MOBILIZAÇÃO EM BAURU SE DEU EM NOV. 2008, COM RAFAEL FERRARI NA APRESENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO E PRIMEIRA OFICINA EM ABRIL DE 2009 COM ASSESSORA LINDA GOULART. EM JUNHO DE 2009 ABRIU-SE O COMITÊ, PROCURANDO SE REGISTRAR TUDO EM ATA. O COMITÊ É ABERTO A QUEM QUEIRA PARTICIPAR.

AÇÕES DO COMITÊ DISTRIBUIÇÃO DE CARTILHAS EM DIVERSAS PASTORAIS, CNLB, CÁRITAS DIOCESANA, IASCJ, SEBES, ENTIDADES SOCIAIS, MOSTRANDO O QUE É O PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO, SEU HISTÓRICO, IDEB, CONSCIENTIZANDO E FORMANDO AGENTES QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS ÀS FAMÍLIAS.

CONTINUIDADE EM 2010 CONFORME ESTRATÉGIAS TRAÇADAS PARA ESTE ANO, ESTAMOS INDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO PLANEJAMENTO E HTPC, ONDE É APRESENTADO O PLANO DE MOBILIZAÇÃO, LOCALIZANDO NO PDE E MOSTRANDO A NECESSIDADE PARA QUE O IDEB TENHA UM ÍNDICE MAIOR VISANDO AS PRÓXIMAS METAS DA UNESCO PARA O BRASIL. INFORMAMOS OS ÍNDICES FORMADORES DO IDEB, COMO PODE AJUDAR ESCOLAS, PROFESSORES, PAIS E ALUNOS NA VERIFICAÇÃO ENSINO- APRENDIZAGEM.

DISTRIB. DAS CARTILHAS FORAM DISTRIBUÍDAS ATÉ DEZEMBRO DE 2009, CARTILHAS, INCLUINDO IG. EVANGÉLICA, CÁRITAS, PASTORAL CARCERÁRIA, PASTORAL DO MENOR. EM 2010, ESCOLAS CHRISTINO CABRAL, ERNESTO MONTE, MAJOR FRAGA (DISTRITO DE TIBIRIÇÁ), CAROLINA LOPES DE ALMEIDA, CEAC(U.S.E.), DIRETORIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LENÇÓIS PAULISTA,TOTALIZANDO 29541CARTILHAS.

RETORNO DAS CARTILHAS PARALELAMENTE ESTAMOS COBRANDO DAS CARTILHAS ENTREGUES, UM RETORNO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS, ENVIANDO MENSALMENTE UM RELATÓRIO AO REMEC/SP OU AO MEC BRASÍLIA. ALGUMAS CRIANÇAS, CUJAS MÃES RECEBERAM A ORIENTAÇÃO, APRESENTAM MUDANÇAS DE ATITUDE EM SALA DE AULA. ALGUNS PAIS TEM AGRADECIDO, POIS RECONHECEM A IMPORTÃNCIA DO TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO DE SEU FILHO. ALUNA(O)S DE PEDAGOGIA DA USC FIZERAM UM TRABALHO DIFERENCIADO, LEVANDO PARA DIFERENTES LOCAIS DA CIDADE DE BAURU E DIFERENTES CIDADES DE ONDE VÊEM AS CARTILHAS QUE FORAM ENTREGUES APÓS EXPLICADAS. FEZ PARTE DE ESTÁGIO CURRICULAR. SOLICITAMOS QUE CONTINUEM EM OBSERVAÇÃO DESTAS FAMÍLIAS.

E.E. MAJOR FRAGA (TIBIRIÇÁ)

E.E. MAJOR FRAGA

REUNIÃO DO COMITÊ FEV.2010

Como educar em uma sociedade globalizada? A educação é sempre difícil em uma sociedade globalizada. O jeito com que cada um educa os filhos depende a vida deles para o futuro. Há vários anos, quando a sociedade não estava tão globalizada, o sentido e a forma da educação era muito mais familiar. Agora, com todos as possibilidades de internet, mass media, as crianças ficam fora de casa muito mais tempo ou fora da organização familiar, porque elas aprendem que com o computador podem chegar a qualquer mundo, a qualquer momento. É muito importante ensinar às crianças a eleger. Ensinar que nem todas as coisas são boas. Da mesma forma que você vai à uma sorveteria com 100 sorvetes diferentes e sabe que não pode tomar todos, tem que ensinar que as várias possibilidades não podem ser todas usadas, vistas e estudadas, tem que eleger. Penso que esta é a grande tarefa dos pais, porque somente elegendo bem, as crianças podem ser responsáveis e somente responsáveis podem ser livres. Professora Drª Milagros Otero da Universid. de Santiago de Compostela Espanha III SIMPÓSIO INT. DE LINGUAGENS EDUCATIVAS – USC – BAURU – MARÇO 2010.