Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informação Gerencial
Advertisements

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Um sujeito mudou para uma casa que continha muito entulho e, conseqüentemente, muitas baratas. Provavelmente já tinham atingido uma população estável e.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protecção e Convenção da Natureza
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
Ecologia.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
CAPACIDADE SUPORTE DE AMBIENTE AQUÁTICO
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
REGULAMENTAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE RECIFES ARTIFICIAIS EM AMBIENTES AQUÁTICOS IBAMA Maio, 2004.
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Rede EcoVazão Objetivo Geral
Gestão Ambiental Aplicada
A Pesca.
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
                                                                                                
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
3. Gestão das pescas.
A Questão Ambiental.
Consequências da presença de espécies exóticas, com ênfase nos ecossistemas aquáticos Europeus Elaborado por: Alicia Aguilar Erasmus.
PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise a proposta da cota de pesca para a espécie de budião considerando se os impactos sobre.
Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações – Preservar as diferentes.
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Introdução aos Indicadores de Sutentabilidade. A sustentabilidade se baseia numa crença universal de que as coisas serão melhores no futuro do que no.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ECOLOGIA.
Desenvolvimento sustentavel
2. A pesca em Portugal.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
Os corais Sandra e Jéssica.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Impacto Ambiental.
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Ciências Naturais – 8.º ano
FAO, CITES, Pesca e Aquicultura
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 setembro de 2014: Rastreabilidade.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Diversidade Biológica
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes. É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma.
Ecologia.
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
A PESCA.
A ABORDAGEM ECOSSISTÉMICA NO PLANEAMENTO E GESTÃO DO MEIO MARINHO.
 Criado em 1970, nos EUA, pela National Sanitation Foundation. Em 1975 a CETESB começa a adotar.  Desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta,
Oceanos e mares ameaçados Realizado por: ♫ Adriana Correia ♫ Fernando Marcelino ♫ Marina Ferreira.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
Ciências Naturais – 8.º ano
Poluição dos Recursos Hídricos
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos 1.Introduçao 2. A pesca e a aquicultura 3. Ecossistemas aquáticos marinhos 4. Artes de pesca e impactos 5.Medidas de Gestao Pesqueira 6. Conclusoes

1. Introduçao Fonte: FAO 2004 Impacto da pesca e da aquicultura na diversidade biológica concentrou-se no efeito da sobrepesca, no impacto físico no habitat, na sobrecarga de nutrientes e na propagação de doenças;

1. Introduçao Com o aumento do esforço de pesca levando muitos stocks, torna-se imprescindível analisar os impactos das artes de pesca, assentar numa nova mentalidade e aplicar medidas eficazes de Gestão em relação à conservação e à utilização sustentável da biodiversidade no sector das pescas e da aquicultura Objetivo: apresentar os impactos que estão drasticamente atingindo os ecossistemas marinhos e as medidas de Gestão para minimizar esses impactos.

2. A pesca e a aquicultura Crescimento continuado das capturas globais desenvolvimento técnico da frota exploração sequencial de novos ecossistemas e espécies sobrexploração de numerosas espécies. Crescimento continuado das capturas globais Quantidade total de pescado para consumo humano aumentou Diminuição das capturas aumentos pescas com propósitos alimentícios aquicultura

3. Ecossistemas aquáticos marinhos Pelágico e Bentónico

4. Artes de pesca e impactos ARTES DE PESCA PELAGICOS Redes de Cerco Rede de Arrasto Pelágico

4. Artes de pesca e impactos ARTES DE PESCA BENTÓNICOS Rede de Arrasto de fundo • Dragas

4. Artes de pesca e impactos Diferenciam-se três classes principais de impactos ecológicos da pesca: • efeitos direitos nas povoações exploradas • modificações nos habitats bentónicos • efeitos globais nas comunidades e ecossistemas os efeitos da pesca transmitem-se en forma de cascata trófica!!!

4. Artes de pesca e impactos Pesca de arrastão é esmagadora Vulnerabilidade dos corais Disminuçao biodiversidade Deterioradas populações de peixes oceânicos

4. Artes de pesca e impactos Impacto da SOBREPESCA no ecossistema marinho Não só altera drasticamente todo o ecossistema aquático, como também provoca consequências sócio-economicas ao ser humano ecossistema originalmente estável, maturo e eficiente ecossistema imaturo e estressado. Consequência da redução na abundância dos predadores nas pescarias profundas é modificaçao a cadeia trófica e os valores da biomassa

5.Medidas de Gestao Pesqueira A política comum da pesca estabelece medidas coerentes relativas: À conservação, gestão e exploração dos recursos aquáticos vivos. À limitação do impacto da pesca no ambiente. Às condições de acesso às águas e aos recursos. À política estrutural e à gestão das capacidades da frota. Ao controlo e à execução. À aquicultura. À organização comum de mercado. Às relações internacionais.

5.Medidas de Gestao Pesqueira Conservação e gestão sustentável “A Gestão Pesqueira está mais ligada à Gestão do Ser Humano do que com a Gestão do Peixe” • A gestao da exploraçao dos reursos marinhos deve contabilizar objectivos biologicos, sustentavilidade dos stocks e ecossistemas, económicos e sociais, maximizaçao da retabilidade económica, distribuçao dos beneficios, uniao social e cultural. • A avaliação económica e social das alternativas biológicas deve levar a uma tomada de decisões que compatibilizem as capturas sustentáveis, a conservação do equilíbrio dos ecossistemas, incluindo a manutenção da biodiversidade, equilíbrios entre a rentabilidade da exploração e a manutenção do emprego, fornecendo assim as proteínas marinhas necessárias à população.

5.Medidas de Gestao Pesqueira Legislação da pesca • Nao deve autorizarse a captura de ninguem individuo que nao tenha reproducido por lo menos uma vez. seleçao faze-se por suas talhas • Promulagaçao de vedas: prohibiçao da pesca em determinadas datas que coincidem com as épocas de reproducçao. • A proibiçao de determinados artes de pesca como arrasto • Proibiçao da utilizaçao de cualquier procedimento de pesca nao selectivo que poda causar a morte de larvas e juvenis • Proibiçao e reprobaçao da pesca por medio de venenos ou exploxivos

5.Medidas de Gestao Pesqueira Soluções pós-impacto Criação de áreas protegidas e a efectiva proibição de praticas e técnicas pesqueiras destrutivas Necessidade de melhorar a qualidade e a segurança dos produtos do mar Promover uma pesca sustentável com um sistema de gestão fundamentado nas informações provenientes da investigação com base científica Aumentar actividades como o ecoturismo Importância da indústria da aquicultura

6. Conclusoes “A maior preocupação reside na criação de medidas eficazes de Gestão Pesqueira” “A pesca comercial marinha do mundo inteiro pode acabar em 2048 devido à captura de peixes em um ritmo maior do que os animais conseguem se reproduzir ” "Mostramos que quando espécies são perdidas, a produtividade e a estabilidade do ecossistema também se perde” “ O impacto da aqüicultura sobre os ecossistemas é de primordial importância na avaliação de sua sustentabilidade, porque um ecossistema alterado reage sobre o sistema de produção e pode afetá-lo até sua inviabilização ”

Aida Mir Dalemus (erasmus) Maria del Carmen García Rodríguez nºaluno: 32656 (erasmus) Andreia da Conceiçao Lentini