Construção de casas de gesso é solução para

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

V Conferência Itália América Latina
46a Feria Internacional de Infomática, Multimedia y Telecomunicaciones
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
V SEMINÁRIO NACIONAL DE APLs DE BASE MINERAL – RECIFE PE – SETEMBRO DE 2008.
Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva.
PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SP
REDE DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CAPACIDADE INSTALADA DE SÍNTESE LOCAL.
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Secretaria de Educação Básica
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Movimento Brasil Competitivo
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Comércio Exterior Projetos no Geor. Setores que são atendidos:
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Política Nacional de Empreendedorismo:
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Julho de 2007.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Ministério de Minas e Energia
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
APICULTURA DE VILHENA-RO
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
PARQUE EMPRESARIAL AJORPEME
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Setembro
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Eficiência Energética e Busca de Alternativas
Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
EXPRESSO EMPREENDEDOR
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
Micro e Pequenas Empresas
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Indústria de Máquinas e Equipamentos Dezembro de 2006.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
ENTIDADES INTERVENIENTES
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Painel: "Eletricidade Alternativa” “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Programa para
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Construção de casas de gesso é solução para moradia e emprego em Pernambuco IV SEMINÁRIO NACIONAL DE APLs DE BASE MINERAL – Gestão e Desenvolvimento Sustentável – 19 a 21 de setembro – Curitiba/PR

DADOS MISSÃO Representar as empresas do setor gesseiro do Estado de Pernambuco, fortalecendo o associativismo, buscando meios e situações para o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.

Estão envolvidas com a produção, naquela região; DADOS CADEIA PRODUTIVA do setor, APL – Gesso (Arranjo Produtivo Local do Gesso) . Estão envolvidas com a produção, naquela região; empresas de mineração da gipsita, indústrias de beneficiamento, empresas de transformação, comercialização e distribuição do gesso e produtos derivados, empresas do setor de construção civil, indústrias de máquinas e ferramentas, fabricantes de explosivos, transportadoras, oficinas mecânicas, hotéis, industria química fabricantes de embalagens,

DADOS REGIÃO GEOGRÁFICA Localizado no extremo oeste do Estado de Pernambuco, epicentro do Nordeste, cerca de 800 km eqüidistante de sete capitais brasileiras (Recife, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Maceió, João Pessoa, e Natal)

Faturamento de U$ 8 milhão/ano DADOS NÚMERO DE EMPRESAS O Pólo Gesseiro conta com 29 minas de gipsita, das 36 em operação no pais, 138 indústrias de calcinação e cerca de 380 indústrias de pré-moldados. NÚMERO DE EMPREGOS (2005) O Pólo Gesseiro se apresenta como um conjunto de empresas de micro, pequeno e médio porte que oferecem cerca de 13.600 empregos diretos e aproximadamente 72.000 indiretos. FATURAMENTO ANUAL(2006) US$ 500 milhões/ano VALOR EXPORTADO (2006) Faturamento de U$ 8 milhão/ano

PAÍSES PRODUÇÃO “PER CAPITA” RANKING (%) 9 DADOS CONSUMO PERCAPTA NO BRASIL E NO MUNDO PAÍSES PRODUÇÃO “PER CAPITA” RANKING (%) CANADÁ 315,6 1 ESPANHA 189,3 2 IRÃ 145,9 3 TAILÂNDIA 82,1 4 ESTADOS UNIDOS 81,1 5 FRANÇA 76,4 6 MÉXICO 71,8 7 JAPÃO 43,4 8 BRASIL 13,0 9 China 7,0 10 Fontes: DNPM-DEM, e Mineral Commodity Summaries - 2003 Nota: (p) Dados preliminares (r) Revisado (1) Reservas medidas + indicadas (...) Não disponível *SINDUSGESSO, 2003 Argentina: 21 kg/ano Chile: 42 kg/ano Comunidade Européia: 80 kg/ano

% DA PRODUÇÃO ANUAL de Gesso (2006) Gipsita 6,2 milhões ton/ano DADOS % DA PRODUÇÃO ANUAL de Gesso (2006) Gipsita 6,2 milhões ton/ano Gesso 2,2 milhões ton/ano A produção dos Estados; Pernambuco (1.393.113 ton. - 92% da produção nacional), Ceará (65.303 ton. - 4%), Maranhão (42.162 ton. - 3%), Tocantins (11.674 ton. - 2%) e Amazonas (2.363 ton. - 1%). CAPACIDADE DE EXPLORAÇÃO com previsão para 600 anos.

ÓRGÃOS E ENTIDADES ENVOLVIDAS COM O SETOR DADOS ÓRGÃOS E ENTIDADES ENVOLVIDAS COM O SETOR Associadas ao Pólo Gesseiro existem ações de suporte realizadas e em execução por: SECTMA - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco; CPRH - Companhia Pernambucana do Meio Ambiente; Instituto de Tecnologia do Estado de Pernambuco - ITEP; Secretaria de Desenvolvimento Industria e Comércio do Estado de Pernambuco; AD/DIPER – Agência de Desenvolvimento do Estado; Ministérios do Governo Federal; Prefeituras Municipais da Região do Araripe; Bancos Regionais e Agências de desenvolvimento; Associações e Sindicatos; Universidades, Instituições de Ensino e Pesquisa; SEBRAE; SENAI; SESI; APEX – Agência Brasileira de Exportação Sistema CNI; FIEPE/BFZ (Centros de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera) – Projeto Cooperar; PBQPH – PSQ - Gesso; CEDENE – Centro de Desenvolvimento do Nordeste(OSCIP)

Centro Tecnológico do Gesso DADOS CEDENE – Centro de Desenvolvimento do Nordeste(OSCIP) Centro Tecnológico do Gesso

Estrutura da Gestão do CEDENE DIRETORIA Diretor Presidente Diretor Tesoureiro Diretor Secretario CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Representantes do Governo do Estado (SECTMA,SEDUC, ITEP) Representações Prefeituras da Regiões Representantes do Governo Federal Representantes Sistema S – SEBRAE, SENAI Academia (Representante de UPE, UFPE) Representantes do Setor Produtivo, Sociedade Civil, Instituições do Meio-Ambiente, Instituições Tecnológicas e de Ensino Profissional Gerência de Planejamento, Desenvolvimento e de Políticas Associativistas. Gerência de Programas de Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Profissional. Gerência de Investimentos e Promoção de Negócios e Exportação. PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE DESENVOLVILMENTO DO APL - GESSO Gerência Administrativa e Financeira.

NÚCLEO DE GESTÃO DO SI - CTA CENTRO TECNOLÓGICO DO ARARIPE NÚCLEO DE GESTÃO DO GESSO – CEDENE CENTRO TECNOLÓGICO DO ARARIPE EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Incubadora de Empresas Marketing Projeto do Sistema Integrado do Gesso Associativismo Políticas Públicas Gestão Social Cooperativa de Crédito Desenvolver Sistemas Construtivos (Inovação) Adequação de Produtos e Processos Difusão Tecnológica Logística Normas Técnicas Segurança e Saúde no Trabalho Meio Ambiente; Educação Profissional ; Requalificação Profissional; Gestão Administrativa e Financeira. VISÃO EXPORTADORA

Chuvas de 2004 Como o trabalho social surgiu... Philips do Brasil Colméia Arq e Engenharia CEHAB Chuvas de 2004 UNINDO MORADIA DIGNA E OPORTUNIDADE DE EMPREGO...

Prefeitura de Trindade Caixa Econômica/ ITEP Prefeitura de Tamandaré INICIATIVA SE EXPANDE... Prefeitura de Trindade Caixa Econômica/ ITEP Prefeitura de Tamandaré

INVESTIMENTO EM PROFISSIONAIS... MISSÃO Representar as empresas do setor gesseiro do Estado de Pernambuco, fortalecendo o associativismo, buscando meios e situações para o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. MISSÃO Representar as empresas do setor gesseiro do Estado de Pernambuco, fortalecendo o associativismo, buscando meios e situações para o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável.