Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO DE TRABALHO DE DIREITOS HUMANOS REUNIÃO PREPARATÓRIA DA XIV REUNIÃO ESPECIALIZADA DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DO MERCOSUL E ESTADOS ASSOCIADOS.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Participação na Argentina – Buenos Aires, na ocasião dos 76 anos do Tratado de União Cultural e da Bandeira da Paz e Cultura De 15 a 18 de abril de 2011.
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
“PATRIMÔNIO INTANGÍVEL E A DINÂMICA CULTURAL CAIÇARA”
PATRIMÔNIO CULTURAL.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Decreto nº de 24 de abril de 2007
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA REAF- MERCOSUL.
Sheila Pitombeira Apresentação ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Reabilitação e Restauro Sustentabilidade Futura
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Património Mundial Origem: Wikipédia
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Direitos das Minorias © 2013
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
1/12 VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL INSTALAÇÃO DOS MODAIS E DO P.I.F.E.C. JOAL TEITELBAUM PRESIDENTE DO CRIAS
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville

Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Defesa Civil, Proteção Civil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Método e processo de investigação  Objectivo: conhecer os museus enquanto organizações  Pesquisa na internet  Visitas ao ao museu  Entrevista com.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Metodologia Científica
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Politicas publicas de Educação em Saúde
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Mercado Comum do Sul Mercosul
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Ministério da Cultura.
MEIO AMBIENTE CULTURAL
O Art. 225 exerce na Constituição o papel de principal norteador do meio ambiente, devido a seu complexo teor de direitos, mensurado pela obrigação do.
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Licenciamento Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Patrimônio cultural.
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNADES MACHADO PROFESSOR COORDENADOR: RONALDO DE AZEVEDO SILVA BOLSISTAS: JANIEL SOUZA, REGINALDO CARLOS E TELMA RODRIGUES AULA:RELEMBRANDO.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Patrimônio cultural.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
Transcrição da apresentação:

Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN

Comissão Técnica de Patrimônio Instituição O Mercosul Cultural foi instituído a partir do Memorando de Entendimento celebrado em Buenos Aires, Argentina, em 15 de março de 1995, que foi assinado pelos Ministros e Secretários de Cultura dos Estados Partes e por representantes da Bolívia e do Chile enquanto observadores. O Mercosul Cultural foi instituído a partir do Memorando de Entendimento celebrado em Buenos Aires, Argentina, em 15 de março de 1995, que foi assinado pelos Ministros e Secretários de Cultura dos Estados Partes e por representantes da Bolívia e do Chile enquanto observadores.

Comissão Técnica de Patrimônio Missão dedicada à análise de ações conjuntas no sentido do conhecimento, proteção, conservação e valorização do patrimônio cultural do MERCOSUL, com particular atenção ao projeto das missões jesuíticas, na preservação do patrimônio arqueológico pré-colombiano e na valorização do patrimônio intangível constituído por idiomas, tradições e costumes de nossos países. dedicada à análise de ações conjuntas no sentido do conhecimento, proteção, conservação e valorização do patrimônio cultural do MERCOSUL, com particular atenção ao projeto das missões jesuíticas, na preservação do patrimônio arqueológico pré-colombiano e na valorização do patrimônio intangível constituído por idiomas, tradições e costumes de nossos países.

Comissão Técnica de Patrimônio Breve Histórico Na reunião de constituição as delegações presentes trocaram informações acerca do projeto missões, tratando de intercâmbio técnico/científico; apoio à criação do centro de documentação e pesquisa em São Miguel das Missões; inventários; turismo cultural; educação patrimonial; divulgação. Na reunião de constituição as delegações presentes trocaram informações acerca do projeto missões, tratando de intercâmbio técnico/científico; apoio à criação do centro de documentação e pesquisa em São Miguel das Missões; inventários; turismo cultural; educação patrimonial; divulgação.

Comissão Técnica de Patrimônio Breve Histórico Desde sua instituição, o CTP tratou de alguns temas com maior ênfase que outros, dentre os temas priorizados pode-se citar: Desde sua instituição, o CTP tratou de alguns temas com maior ênfase que outros, dentre os temas priorizados pode-se citar: 1. Compatibilização de informações; 2. Compatibilização de legislações; 3. Missões Jesuíticas; 4. Intercâmbio e capacitação técnica; 5. Turismo Cultural; e 6. Dia do Patrimônio.

Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Compatibilização de informações: I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000); VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000); IX Reunião do CTP (Porto Seguro, 2000); e IX Reunião do CTP (Porto Seguro, 2000); e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Compatibilização de Legislações: I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Missões Jesuíticas : Reunião de Instituição do CTP (Buenos Aires, 1995); Reunião de Instituição do CTP (Buenos Aires, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998);e V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998);e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Intercâmbio e capacitação técnica : II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000);e VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000);e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Turismo Cultural: I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000). VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000).

Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Dia do Patrimônio : I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); e III Reunião do CTP (Assunção, 1997); e IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997). IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997).

Comissão Técnica de Patrimônio Outros Temas Ademais dos temas elencados acima, o CTP tratou de questões sobre: Ademais dos temas elencados acima, o CTP tratou de questões sobre: 1. Fundo Comum da Cultura; 2. Desenvolvimento de processos de educação patrimonial; 3. Prêmio do MERCOSUL na área do Patrimônio; 4. Criação de Casas do MERCOSUL; 5. Centro de Documentação; 6. Avaliação de empreendimentos de porte, causadores de impactos ambientais; e 7. Gestões conjuntas ao Comitê do Patrimônio Mundial;

Comissão Técnica de Patrimônio Tendo em vista que um dos temas priorizados pelo CTP diz respeito à compatibilização de legislações e que durante a última reunião de representantes da área de patrimônio cultural do MERCOSUL reiterou-se o interesse dos países em sistematizar legislações sobre o Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Tendo em vista que um dos temas priorizados pelo CTP diz respeito à compatibilização de legislações e que durante a última reunião de representantes da área de patrimônio cultural do MERCOSUL reiterou-se o interesse dos países em sistematizar legislações sobre o Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Considerando que na XIV Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL foi acordado que o CTP deveria retomar suas atividades como instância autônoma e permanente do MERCOSUL Cultural e que o mesmo deveria priorizar o tema sobre Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Considerando que na XIV Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL foi acordado que o CTP deveria retomar suas atividades como instância autônoma e permanente do MERCOSUL Cultural e que o mesmo deveria priorizar o tema sobre Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Conclui-se que o Patrimônio Cultural é a área de maior interesse dos países do MERCOSUL e que deve-se estabelecer um projeto de comum acordo o qual será apresentado ao FOCEM. Conclui-se que o Patrimônio Cultural é a área de maior interesse dos países do MERCOSUL e que deve-se estabelecer um projeto de comum acordo o qual será apresentado ao FOCEM.

MUITO OBRIGADA