Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
EDUCAÇÃO ESPECIAL Orientação Técnica: Professores Coordenadores junho/2008 Supervisão: Elenira ATP: Ana Silvia.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
(Volume I – Orientação a Professores)
O que é? A Educação Especial trata-se de uma modalidade de educação escolar, voltada para a formação do indivíduo, com vistas ao exercício da cidadania.
Adequações/Adptações Curriculares
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Política de Atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no Sistema Municipal de Ensino.
Legislação.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Organização Curricular
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Portfólio de Estágio Supervisionado
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROFESSOR(A) COORDENADOR(A)
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
LEGISLAÇÃO inciso I do Artigo 53 e III e IV do Artigo 54 da Lei nº de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, inciso III do Artigo 4 e os Artigos.
CompetÊncias Profissionais
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Conferência Municipal de Educação
Manual Informativo Sobre Inclusão
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
As leis em vigor e a Declaração de Salamanca
Campina Grande Outubro 2015
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede Art. 1º - A educação, direito fundamental, público e subjetivo da pessoa, na modalidade especial, é um processo definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente, para apoiar, complementar e suplementar o ensino regular, com o objetivo de garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais. Art. 2º - A educação inclusiva ... tem início na educação infantil ou quando se identifiquem tais necessidades em qualquer fase, devendo ser assegurado atendimento educacional especializado.

Art. 3º - Consideram-se educandos com n.e.e.: I - alunos com deficiência física, mental, sensorial e múltipla, que demandem atendimento educacional especializado; II - alunos com altas habilidades, superdotação e grande facilidade de aprendizagem, que os levem a dominar, rapidamente, conceitos, procedimentos e atitudes; III - alunos com transtornos invasivos de desenvolvimento; IV - alunos com outras dificuldades ou limitações acentuadas no processo de desenvolvimento, que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares e necessitam de recursos pedagógicos adicionais. Art. 4º - O atendimento... deve ocorrer, preferencialmente, nas classes comuns do ensino regular. Parágrafo único - As escolas ... organizar-se-ão para o atendimento aos educandos com n.e.e....para propiciar condições necessárias a uma educação de qualidade para todos...

Art. 5.º - As escolas ...prever e prover em suas classes comuns, podendo contar com o apoio das instituições, órgãos públicos e a colaboração das entidades privadas: I - distribuição ponderada dos alunos..., buscando a adequação entre idade e série/ano,...e educar para a diversidade; II - flexibilizações curriculares... recursos didáticos diferenciados... em consonância com o projeto pedagógico da escola; III - professores capacitados...; IV - sustentabilidade do processo escolar..., trabalho de equipe na escola...redes de apoio, com a participação da família e de outros agentes da comunidade; V - atividades de aprofundamento ....que favoreçam aos alunos com altas habilidades/superdotação; VI - serviços de apoio pedagógico especializado, mediante: a) Atendimento com prof.especializado...em sala de recursos...ou instituição especializada...em período diverso da classe comum em que o aluno estiver matriculado;

b) atendimento...em sala de recursos ou em instituição especializada, por meio da utilização de procedimentos, equipamentos e materiais próprios, em período diverso ao da classe comum... c) atendimento itinerante de professor especializado...; d) oferta de apoios didático-pedagógicos alternativos...; Art. 6º - Os alunos que não puderem ser incluídos em classes comuns, em decorrência de severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla, ou mesmo apresentarem comprometimento do aproveitamento escolar em razão de transtorno invasivo do desenvolvimento, poderão contar, na escola regular, em caráter de excepcionalidade e transitoriedade, com o atendimento em classe regida por professor especializado, observado o disposto no Parágrafo único do Art. 4° desta Deliberação. Art. 7º - As escolas poderão utilizar-se de instituições especializadas...áreas de saúde, educação e assistência, e de materiais diferenciados e específicos...; Art. 12º - Aplicam-se aos alunos com n.e.e., os critérios de avaliação previstos pela proposta pedagógica...normas regimentais... Parágrafo único - alunos com severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla... terminalidade específica do E.F....com histórico escolar que apresente, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando.