SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE Módulo II
Advertisements

Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
MARCO LEGAL DO CONTROLE INTERNO PREVENTIVO NO ESTADO DO CEARÁ
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Portal dos Convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União Antonio de Brito Vidal Neto Brasília, setembro de 2009.
NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
Portal dos Convênios Um novo paradigma nas Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, 10/11/2008.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
BARRACÃO INDUSTRIAL.
Convênios Fernando Silveira Camargo Analista de Controle Externo
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
SICONV XIII ENCONTRO NACIONAL DA REDE PROFIS
Clique para editar o formato do título de texto Clique para editar o formato do texto em estrutura de tópicos Segundo Nível da Estrutura de Tópicos Terceiro.
Portal dos Convênios – SICONV
Controladoria-Geral da União. DECRETO Nº de 25/07/2007 EFEITOS DO DECRETO PARA O CONTROLE O Decreto de dispõe sobre as normas.
Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV)
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Controladoria-Geral da União Ministério do Planejamento Convênios julho de 2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União
Portal dos Convênios Um novo modelo para gestão das Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, out/2008.
SICONV Portal dos Convênios Credenciamento de Proponentes SLTI/MP Brasília, out/2008.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
Captação de Recursos Federais
Recursos Públicos Federais SICONV – sistema de convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União.
Sitema de Gestão de Convênios do Governo Estadual: Sistema e Fluxo das Informações Marcelo Inocencio Pereira Contador da Fazenda Estadual
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
ABORDAGEM SISTÊMICA SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS E GESTÃO DE CONVÊNIOS AULA 3 Manaus/AM 2013.
REUNIÃO REGIONAL NORTE - 2° CICLO / 2012 Auditoria Interna – Audin CONVÊNIOS INMETRO/RBMLQ-I SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS INMETRO A U D I T O R I A I.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Divulgação Fiotec Diretoria Tópicos O que é, o que faz, com o que faz e como faz o gerenciamento de projetos; O que é, o que faz, com o que faz e como.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
REUNIÃO REGIONAL SUL e SUDESTE 2° CICLO / 2012 Auditoria Interna – Audin CONVÊNIOS INMETRO/RBMLQ-I SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS INMETRO A U D I T O R.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Noções de Contratos e Convênios
DIRETORIA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS E DA DÍVIDA PÚBLICA (DICD) GERÊNCIA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS (GECAR) GRUPO DE TRABALHO INTERFEDERATIVO DE DESBUROCRATIZAÇÃO.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
MARCO REGULATÓRIO DAS OSC NO SICONV
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Lei orçamentária anual - loa
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
REDE SICONV Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Ministério da Educação
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Convênios.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS MUNICÍPIOS PARA O RECEBIMENTO DE RECURSOS FEDERAIS ATRAVÉS DE CONVÊNIOS Apresentação: Walter Manfroi Secretário.
Normas que Regulamentam
Fundação Sousândrade Curso de Sistema de Gestão de Convênios - SICONV Ricardo Felix Santana São Luís, 24 – 28 de novembro de
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado - CGE/CE MISSÃO Zelar pela qualidade e regularidade na administração dos recursos públicos e pela participação.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses Ferramenta para Captação de Recursos Federais pelos Municípios José Antonio de Aguiar Neto e Cleber Fernando de Almeida Brasília, 30 de janeiro de 2013. ENCONTRO NACIONAL COM NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Ações no SICONV Infra-estrutura Saúde Agricultura Atendimento ao Cidadão

Programas do Governo Federal Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Programas do Governo Federal Todos os programas do Governo Federal são disponibilizados no SICONV para execução de projetos e atividades de interesse recíproco que envolvam a transferência de recursos financeiros oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União Estes programas são disponibilizados por: Órgão, ano e nome do Programa no PPA e; Emenda Parlamentar (quando houver). De acordo com o Programa, estes podem atender: Estados e Distrito Federal; Municípios e; Entidades Privadas sem fins Lucrativos (OSCIP).

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI www.convenios.gov.br

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI www.convenios.gov.br Consultar Programas Acesso Livre ou com Login e Senha

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Objetivos do SICONV Com a implantação do SICONV, os órgãos federais passaram a dispor de um Sistema de gestão das transferências voluntárias. Principais da iniciativa Registro de todo o ciclo de vida dos convênios, desde a formalização até a prestação de contas final, padronizando todas as atividades do processo de transferência de recursos da União. Principais inovações proporcionadas pela iniciativa Cadastramento prévio de os proponentes beneficiários das transferências voluntárias da União; Divulgação anual dos programas de governo; Democratização na distribuição dos recursos públicos; Envio eletrônico dos projetos;

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Facilidades do SICONV Divulgação dos programas de todos os órgãos num único local; Centralização das linhas de transferência; Cadastro unificado de convenentes; Envio eletrônico de propostas e plano de trabalho; Recursos transferidos e a transferir; Execução, acompanhamento e fiscalização; Prestação de contas no próprio portal.

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Fluxo operacional Publicação Celebração Prestação de Contas Encerramento Execução

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Transferências voluntárias – Esfera administrativa municipal – Por Região e ano de assinatura Fonte: DW SICONV

Legislação de convênios e contratos de repasse Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Legislação de convênios e contratos de repasse Decreto nº 6.1702007; e Portaria Interministerial nº 507/2011. TÓPICOS: Credenciamento; Cadastramento; Proposta de Trabalho; e Formalização do Instrumento.

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Credenciamento Art. 18 da PI Nº 507/2011 I - nome, endereço da sede, endereço eletrônico e número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, bem como endereço residencial do responsável que assinará o instrumento, quando se tratar de instituições públicas; CADASTRAMENTO Art. 21. O cadastramento será realizado em órgão ou entidade concedente ou nas unidades cadastradoras do - SICAF a ele vinculadas, e terá validade de 1 (um) ano IMPORTANTE: No momento do cadastro o representante do proponente deverá comprovar o seu vínculo com o cadastrado. a)      Cópia autenticada dos documentos pessoais do representante, em especial, Carteira de Identidade e CPF; e b)      Cópia autenticada do Diploma Eleitoral e comprovante de residência do responsável que assinará os instrumentos.

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Propostas de trabalho Art. 19. O proponente credenciado manifestará seu interesse em celebrar instrumentos regulados por esta Portaria mediante apresentação de proposta de trabalho no SICONV, em conformidade com o programa e com as diretrizes disponíveis no sistema, que conterá, no mínimo: I - descrição do objeto a ser executado; II - justificativa contendo a caracterização dos interesses recíprocos, a relação entre a proposta apresentada e os objetivos e diretrizes do programa federal e a indicação do público alvo, do problema a ser resolvido e dos resultados esperados; III - estimativa dos recursos financeiros, discriminando o repasse a ser realizado pelo concedente e a contrapartida prevista para o proponente, especificando o valor de cada parcela e do montante de todos os recursos, na forma estabelecida em lei; IV - previsão de prazo para a execução; e V - informações relativas à capacidade técnica e gerencial do proponente para execução do objeto. 12

Formalização do instrumento Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Formalização do instrumento Art. 43. São cláusulas necessárias nos instrumentos regulados por esta Portaria as que estabeleçam: I - o objeto e seus elementos característicos, em consonância com o Plano de Trabalho,..... II - as obrigações de cada um dos partícipes; III - a contrapartida, ......... V - a vigência, .......... VI - a obrigação de o concedente prorrogar "de ofício" ............. VIII - a classificação orçamentária da despesa, ........ e declaração de que, em termos aditivos, indicarse- ão os créditos e empenhos para sua cobertura, de cada parcela da despesa a ser transferida em exercício futuro; IX - o cronograma de desembolso conforme o Plano de Trabalho,.......... X - a obrigatoriedade de o convenente ou contratado incluir regularmente no SICONV as informações e os documentos exigidos por esta Portaria, mantendo-o atualizado; 13

Formalização do instrumento (cont). Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Formalização do instrumento (cont). XI - a obrigatoriedade de restituição de recursos, nos casos previstos nesta Portaria; XII - no caso de órgão ou entidade pública, a informação de que os recursos para atender às despesas em exercícios futuros, no caso de investimento, estão consignados no plano plurianual ou em prévia lei que os autorize; XIII - a obrigação do convenente de manter e movimentar os recursos na conta bancária específica do convênio ou contrato de repasse em instituição financeira controlada pela União, quando não integrante da conta única do Governo Federal; XIV - a definição, se for o caso, do direito de propriedade dos bens remanescentes; XV - a forma pela qual a execução física do objeto será acompanhada pelo concedente; 14

Formalização do instrumento (cont). Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Formalização do instrumento (cont). XVI - o livre acesso dos servidores dos órgãos ou entidades públicas concedentes e os do controle interno do Poder Executivo Federal, bem como do Tribunal de Contas da União .... XVIII - a previsão de extinção obrigatória do instrumento em caso de o Projeto Básico não ter sido aprovado ou apresentado no prazo estabelecido, ......... XXIV - a obrigação de prestar contas dos recursos recebidos no SICONV; XXVI - a responsabilidade solidária dos entes consorciados, nos instrumentos que envolvam consórcio público; e XXVII - o prazo para apresentação da prestação de contas. 15

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI